Funes da diretoria da SSVP Funes da diretoria

  • Slides: 17
Download presentation
Funções da diretoria da SSVP

Funções da diretoria da SSVP

Funções da diretoria da SSVP é uma comunidade cristã espalhada pleo mundo inteiro, fundada

Funções da diretoria da SSVP é uma comunidade cristã espalhada pleo mundo inteiro, fundada em Paris em 1833, por um grupo de jovens leigos católicos, e um outro mais velho. É uma entidade organizada e católica de inspiração divina, que caminha a luz da igreja, mas ao mesmo tempo é independente. Possui uma hierarquia própria.

Exemplos de serviço ao reino de Deus junto aos mais pobres. 1) 1ª instrução

Exemplos de serviço ao reino de Deus junto aos mais pobres. 1) 1ª instrução da irmã Rosalie Rendu (17861856) – Despojassem de seus ternos e trajes de elite, o que os afastariam dos Pobres da periferia e conseguissem lenha, material essencial para sobrevivência dos Pobres no século XIX. (estar a serviço dos Pobres. )

Exemplos de serviço ao reino de Deus junto aos mais pobres. 2) 2º Exemplo

Exemplos de serviço ao reino de Deus junto aos mais pobres. 2) 2º Exemplo é visitar os pobres semanalmente em seus domicílios.

Estrutura da SSVP H I E R A R Q U I A Conferências

Estrutura da SSVP H I E R A R Q U I A Conferências Conselhos Particulares Obras Unidas Conselhos Centrais Conselhos Metropolitanos Conselho Nacional do Brasil Conselho Geral Internacional

Condições para concorrer No caso de Conferência recém criada, o presidente do Conselho Particular

Condições para concorrer No caso de Conferência recém criada, o presidente do Conselho Particular nomeará o presidente e sua diretoria por um mandato provisório de 1 ano, até a convocação da primeira eleição. CP, CC e Obras Unidas, o confrade/consócia deve ter 2 anos de atividade ininterrupta na Conferência. CM – O confrade/consócia deve ter 4 (quatro) anos. CNB – O confrade/consócia deve ter 7(sete) anos. CGI – O confrade/consócia deve ter 15(quinze) anos (isto no Brasil) O mandato é de 3 (três) anos para presidente da Conferência e de 4 (quatro) anos para todos os presidentes de Conselhos e seus Conselhos Fiscais. Para obra unida e seus Conselhos Fiscais são de 2 (dois) anos. Idade máxima 81 anos.

Funções da diretoria da SSVP PRESIDENTE Deverá ter perfil de motivador e animar os

Funções da diretoria da SSVP PRESIDENTE Deverá ter perfil de motivador e animar os seus membros para um serviço engajado, eficiente e eficaz na promoção humana. Buscar crescimento espiritual e aperfeiçoamento do conhecimento. Espírito Empreendedor de líder servidor, acompanhando os processos de transformação. Função deve ser considerada como responsabilidade e nós como honraria. Simplicidade e Espiritualidade deve estar impregnadas no líder.

Ações básicas do Presidente deverá ser assegurada a) A solidariedade – ajuda mútua; b)

Ações básicas do Presidente deverá ser assegurada a) A solidariedade – ajuda mútua; b) O espírito de Pobreza, Pobreza crescer na simplicidade, humildade, zelo, desinteresse, doçura e exercício da caridade; c) O espírito de partilha, partilha ato de partilha plena, seu tempo, seu saber, seu talento, sua alegria, seu serviço, etc. d) A visita ao Pobre, Pobre deve ser como um sacramento, estamos adentrando no santuário onde Cristo está presente nas pessoas que lá vivem; e) O dinamismo, dinamismo ação concreta e contínua; f) A criatividade, criatividade sempre inspirada nos valores do Evangelho e atenda às reais necessidades do Pobre; g) A formação vicentina, vicentina o conhecimento da SSVP. A Ecafo é um dos meios que mais favorece essa formação;

Ações básicas do Presidente deverá ser assegurada 1. h) O entusiasmo, entusiasmo feliz por

Ações básicas do Presidente deverá ser assegurada 1. h) O entusiasmo, entusiasmo feliz por ser vicentino; tudo feito com muito gosto, alegria e satisfação contagia os demais membros; 2. A conduta, conduta o presidente deve ser exemplo, não ser a causa de escândalos; 3. j) A projeção no futuro, futuro o presidente deverá preocupar-se com a evolução das dinâmicas econômicas e sociais das comunidades onde estão inseridas; 4. l) O acolhimento, acolhimento dever ter lugar de destaque nas ações das Conferências (hospedar, atender, ouvir, amparar, etc); 5. m) O compromisso, compromisso com a vocação e o carisma vicentino e zelo pelo comprimento das diretrizes da SSVP;

Funções da diretoria da SSVP Vice Presidente é o substituto legal do presidente, deve

Funções da diretoria da SSVP Vice Presidente é o substituto legal do presidente, deve auxiliar o mesmo em todos os trabalhos, planejando as atividades e colaborando para que as Conferências cresçam com qualidade e eficiência; Secretário(a), sua função é a de organizar toda documentação da conferência, tais como: atas, correspondências, livro-caixa, data de fundação, cartas de agregação, convites, cadastrar os assistidos, vicentinos, registrar a data de aniversário dos membros, dos assistidos, dos benfeitores, bem como seus endereços. Na falta do Presidente e do Vice Presidente o secretário é quem assume a presidência da Conferêcia. O secretário é quem deve fazer a prestação de contas (mapa mensal e aual)

Funções da diretoria da SSVP Tesoureiro(a) tem a função de controlar as entradas e

Funções da diretoria da SSVP Tesoureiro(a) tem a função de controlar as entradas e saídas de dinheiro, exigir nota fiscal em tudo que comprar, manter o livro caixa organizado em dia. Tem a função de angariar fundos para as Conferências, por meio de promoções e doações. Organizar e repassar as décimas ao Conselho Particular a que está vinculado.

Coordenador de Comissão de Jovens Precisa conhecer e entender as atribuições da Comissão de

Coordenador de Comissão de Jovens Precisa conhecer e entender as atribuições da Comissão de Jovens “CJ”. Sua função é promover eventos de recrutamento como: Gincanas, Encontros, Festas, Festivais, Divulgar a SSVP nas escolas, Igrejas, nas catequeses e em outras pastorais, acompanhar jovens iniciantes.

Para ser nomeado coordenador de Comissão de Jovens é preciso: 1 ano para Conselhos

Para ser nomeado coordenador de Comissão de Jovens é preciso: 1 ano para Conselhos Particulares; 2 anos para Conselhos Centrais; 3 anos para Conselhos Metropolitanos; 4 anos para o Conselho Nacional do Brasil. Observações: As Comissões de Jovens serão compostas de 3 a 5 membros escolhidos pelo coordenador e aprovados pelo Presidente do Conselho. O Coordenador participa da diretoria do Conselho (art 127) com direito a voto.

Coordenador de Ecafo é o representante e auxiliar da Ecafo do Conselho Central, tem

Coordenador de Ecafo é o representante e auxiliar da Ecafo do Conselho Central, tem a função de visitar as Conferências e fazer a sondagem de como estão os trabalhos e qual tipo de formação estão precisando no momento. Levar estas informações à Ecafo do Conselho Central e participar do planejamento para a formação necessária dos vicentinos do Conselhos Particular. Incentivar as Conferências nas leituras espirituais que estejam de acordo com o carisma vicentino.

Coordenador de Ecafo é o representante e auxiliar da Ecafo do Conselho Central, tem

Coordenador de Ecafo é o representante e auxiliar da Ecafo do Conselho Central, tem a função de visitar as Conferências e fazer a sondagem de como estão os trabalhos e qual tipo de formação estão precisando no momento. Levar estas informações à Ecafo do Conselho Central e participar do planejamento para a formação necessária dos vicentinos do Conselhos Particular. Incentivar as Conferências nas leituras espirituais que estejam de acordo com o carisma vicentino.

A ecafo nos Conselhos Centrais e quando possível nos Conselhos Particulares, será constituída por:

A ecafo nos Conselhos Centrais e quando possível nos Conselhos Particulares, será constituída por: a) Um coordenador; b) Equipe de serviço; c) Corpo docente. d) O Coordenador da Ecafo participa da diretoria do Conselho (art 95, 98, 102), com direito a voto.

Conferências de Criança e Adolescentes – CCA O Conselho Particular não tem coordenador de

Conferências de Criança e Adolescentes – CCA O Conselho Particular não tem coordenador de CCA, mas é preciso manter um orientador em cada Conferência de Crianças e Adolescentes; A Conferência de Crianças e Adolescentes é um escola onde se aprende o que é ser vicentino.