Fundao CAPES Coordenao da rea de Psicologia QUALIS

  • Slides: 23
Download presentation
Fundação CAPES Coordenação da Área de Psicologia QUALIS DE LIVROS TRIÊNIO 2007 -2009 Emmanuel

Fundação CAPES Coordenação da Área de Psicologia QUALIS DE LIVROS TRIÊNIO 2007 -2009 Emmanuel Zagury Tourinho Antônio Virgílio Bittencourt Bastos

Vantagens do Procedimento Programas se envolveram e cooperaram com o processo. Foi possível avaliar

Vantagens do Procedimento Programas se envolveram e cooperaram com o processo. Foi possível avaliar (quase) integralmente as obras, sem o requisito de leitura. Alguns aspectos são indicadores diretos da qualidade (premiação, avaliação por agências de apoio etc. ). Resultado da avaliação não gerou um rótulo para as obras e não serve a interesses diversos da avaliação dos Programas. Permitiu visualizar as interações/cooperações entre Programas.

Desvantagens do Procedimento Ainda requer um volume considerável de trabalho. Depende da disponibilização das

Desvantagens do Procedimento Ainda requer um volume considerável de trabalho. Depende da disponibilização das obras pelos Programas com bastantecedência à data da avaliação. Não representa uma aferição direta da qualidade das obras.

PROPOSTA EM DISCUSSÃO NA GRANDE ÁREA DE HUMANAS

PROPOSTA EM DISCUSSÃO NA GRANDE ÁREA DE HUMANAS

Histórico: Qualis da Educação: Qualis de Editoras. Qualis da Geografia: Leitura das obras. Qualis

Histórico: Qualis da Educação: Qualis de Editoras. Qualis da Geografia: Leitura das obras. Qualis da Psicologia: Indicadores indiretos de qualidade das obras. Reunião da Comissão: 24/03. Reunião da GA – Humanas: 25/03.

Princípios: Definir requisitos mínimos para classificação como livro/coletânea. Privilegiar leitura das obras. Ou seja:

Princípios: Definir requisitos mínimos para classificação como livro/coletânea. Privilegiar leitura das obras. Ou seja: Quando possível, classificar com base em leitura das obras por consultores ad hoc. Quando o número de obras não permitir a leitura, trabalhar com indicadores indiretos de qualidade. Trabalhar com uma classificação de 7 estratos. Envolver Programas no processo de avaliação. Realizar a avaliação ao longo do triênio.

Procedimentos a serem seguidos pela Coordenação de Área ou Comissão por ela designada: Definir

Procedimentos a serem seguidos pela Coordenação de Área ou Comissão por ela designada: Definir critérios mínimos para avaliação. Eliminar obras que não atendem critérios mínimos para avaliação. Compor uma ficha de descrição para cada obra, com características a serem observadas. A classificação inicial, com base na ficha, deve permitir a classificação a partir do estrato “C” (ou inferior, a critério da Área).

Procedimentos a serem seguidos pela Coordenação de Área ou Comissão por ela designada: Solicitar

Procedimentos a serem seguidos pela Coordenação de Área ou Comissão por ela designada: Solicitar que os Programas preencham uma ficha de descrição para cada obra. Auditar a descrição realizada pelos Programas. Classificar as obras com base na descrição realizada pelos Programas. Promover a leitura das obras classificadas no estrato “C” por consultores ad hoc. Avaliar se podem ser promovidas aos estratos “A” e “B”.

Procedimentos a serem seguidos pelos Programas: Preencher uma ficha de descrição para cada obra.

Procedimentos a serem seguidos pelos Programas: Preencher uma ficha de descrição para cada obra. Enviar um exemplar de cada obra para biblioteca designada pela Coordenação de Área.

Estratos A) B) C) D) E) F) G) 400% 300% 200% 100% 75% 50%

Estratos A) B) C) D) E) F) G) 400% 300% 200% 100% 75% 50% 25% Necessariamente lidos na íntegra por avaliadores ad hoc. Necessariamente auditados.

Observações: Definir valor de capítulo como proporção da nota da coletânea. Estabelecer que a

Observações: Definir valor de capítulo como proporção da nota da coletânea. Estabelecer que a soma da organização e dos capítulos publicados por um Programa em uma coletânea não pode ser superior à avaliação da coletânea. Estabelecer que uma coletânea não pode ter valor superior ao de um livro. Considerar que o limite de pontuação por capítulos em uma coletânea se aplica ao Programa (não a cada autor). Estudar possibilidade de incluir no Coleta a ficha de descrição de cada obra.

A NOVA FICHA DE DESCRIÇÃO DE OBRAS

A NOVA FICHA DE DESCRIÇÃO DE OBRAS

 A Ficha contém vários conjuntos de informações. Nenhum desses conjuntos corresponde pontualmente aos

A Ficha contém vários conjuntos de informações. Nenhum desses conjuntos corresponde pontualmente aos estratos para a classificação da obra. Cada estrato corresponderá a uma combinação de características mencionadas na Ficha. A Ficha pretende levantar informações para a classificação da obra dentre os cinco estratos inferiores do sistema de classificação a ser usado.

 Aspectos não abordados na Ficha (como domínio teórico-conceitual, atualidade, relevância, senso crítico etc.

Aspectos não abordados na Ficha (como domínio teórico-conceitual, atualidade, relevância, senso crítico etc. ) serão avaliados por consultores ad hoc, a partir de leitura das obras que tiverem alcançado melhor avaliação na etapa de preenchimento da Ficha. A segunda etapa (leitura) permitirá a classificação das obras nos dois estratos superiores do sistema de classificação. Para selecionar uma opção do conjunto “A” de informações, o Programa deverá consultar a Tabela em Anexo. Esse anexo contém os tipos de obra considerados relevantes pela área.

 A Ficha de Descrição está em formato “. doc”, mas espera-se que as

A Ficha de Descrição está em formato “. doc”, mas espera-se que as informações sejam prestadas de modo que possam ser prontamente incorporadas a uma planilha Excel. A planilha Excel (à qual apenas a Coordenação de Área terá acesso) terá os algoritmos para gerar a classificação das obras nos cinco estratos inferiores, com base nas informações prestadas. Haverá um link na página da CAPES (provavelmente junto com o cadastro discente) para o Programa preencher uma ficha para cada obra em que publicou. A cada ano, o prazo para preenchimento das fichas será sempre posterior ao preenchimento do Coleta.

Dados Básicos: Título da Obra: Autores (livro) ou Organizadores (coletânea): Editora: Número de Páginas:

Dados Básicos: Título da Obra: Autores (livro) ou Organizadores (coletânea): Editora: Número de Páginas: ISBN: Ano da primeira edição: Referência completa: Participações de membros do Programa na autoria (livro), organização ou autoria de capítulos (coletâneas). Indicar a referência de cada participação.

A - Tipo de Obra (consultar tabela em anexo): A-I - Grupo I A-2

A - Tipo de Obra (consultar tabela em anexo): A-I - Grupo I A-2 - Grupo II A-3 - Grupo III A-4 - Grupo IV A-5 - Grupo V A-6 – Grupo VI A-7 – Grupo VII (especificar):

B - Natureza do texto: B-1 - Relato e discussão de pesquisa(s) original(is), focalizando

B - Natureza do texto: B-1 - Relato e discussão de pesquisa(s) original(is), focalizando questões empíricas, teóricas, metodológicas, ou de aplicação B-2 - Texto de revisão ou de discussão da literatura, dirigido a pesquisadores, docentes e especialistas da área B-3 - Material didático para alunos de graduação e/ou pós-graduação B-4 - Texto de difusão para público externo B-5 - Texto opinativo B-6 – Outros (especificar):

C - Tipo de Editora: C-1 – Brasileira, universitária, filiada à ABEU C-2 –

C - Tipo de Editora: C-1 – Brasileira, universitária, filiada à ABEU C-2 – Brasileira, universitária, não filiada à ABEU C-3 – Brasileira, comercial sem distribuição nacional C-4 – Brasileira, comercial com distribuição nacional C-5 – Brasileira, comercial com distribuição nacional e tradição de publicação na área C-6 – Estrangeira, universitária C-7 – Estrangeira, comercial C-8 - Estrangeira, comercial e com tradição de publicação na área C-7 - Outra (especificar):

D - Tipo de Autoria : D-1 - Apenas Docente(s) do próprio Programa D-2

D - Tipo de Autoria : D-1 - Apenas Docente(s) do próprio Programa D-2 – Docentes do Programa e de outros Programas no país D-3 – Docente(s) do Programa e de outros Programas no exterior D-4 – Docente(s) e Discente(s) de um ou mais Programas D-5 – Apenas Discente(s) do Programa Do Livro Da Do(s) Capítulo(s) Integral Organização com participação de Membros (Coletânea) do Programa (Coletânea)

E - Aspectos formais (assinalar os que estão presentes na obra): E-1 - ISBN

E - Aspectos formais (assinalar os que estão presentes na obra): E-1 - ISBN E-2 - Ficha catalográfica E-3 - Lombada com título E-4 - Conselho Editorial ou Consultivo (da Editora) E-5 - Informações sobre os autores

F - Características adicionais da obra: F-1 – Premiação nacional (descrever premiação abaixo) F-2

F - Características adicionais da obra: F-1 – Premiação nacional (descrever premiação abaixo) F-2 - Premiação regional ou local (descrever premiação abaixo) F-3 - Publicação no exterior F-4 – Financiamento de agência de apoio à pesquisa, resultante de processo de avaliação (descrever abaixo) F-5 - Obra relacionada a linha de pesquisa no Programa F-6 - Obra relacionada às atividades de Grupos de Trabalho na Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação da área.

Comissão Editorial CAPES/ANPEPP: reunião programada para 28 -30/04/2008.

Comissão Editorial CAPES/ANPEPP: reunião programada para 28 -30/04/2008.