FSICA PROFESSOR JAIRO GOMES ELETRICIDADE INTRODUO J pensou

  • Slides: 14
Download presentation
FÍSICA PROFESSOR JAIRO GOMES

FÍSICA PROFESSOR JAIRO GOMES

ELETRICIDADE

ELETRICIDADE

INTRODUÇÃO Já pensou como seria nossa sociedade tão dependente de energia elétrica sem a

INTRODUÇÃO Já pensou como seria nossa sociedade tão dependente de energia elétrica sem a eletricidade? É muito mais fácil listar as inúmeras aplicações e benefícios que ela traz do que propriamente imaginar a vida sem o uso da eletricidade. Facilmente poderemos citar o nome de diversos aparelhos elétricos que a sociedade atual não pode dispensar. Para entender a eletricidade, devemos retroceder na História até o período em que as residências, o comércio e a indústria começaram a ser alimentadas pelas redes elétricas — isso se deu na segunda metade do século XIX — e considerar que todos os dispositivos e sistemas que dependem da eletricidade para funcionar não chegariam a existir. Com essa supressão, nossa sociedade nada teria de tecnológica nos dias atuais!

Perceba que convivemos com a tecnologia da eletricidade há cerca de 150 anos. Isso

Perceba que convivemos com a tecnologia da eletricidade há cerca de 150 anos. Isso é bem pouco se compararmos com o tempo em que convivemos com a tecnologia que adveio do conhecimento acumulado da Mecânica ou da Termodinâmica. O homem faz uso da eletricidade há menos de dois séculos, mas já havia um conhecimento acumulado sobre ela desde o século VI a. C. , quando foram feitas as primeiras documentações das manifestações elétricas da matéria. Desde então, fenômenos elétricos têm sido estudados com materiais que se comportavam bem ou nem tanto com relação à eletricidade, assim como a maneira de se produzir, conservar e quantificá-la.

Todo esse conhecimento foi produzido sem que se soubesse exatamente "o que era" a

Todo esse conhecimento foi produzido sem que se soubesse exatamente "o que era" a eletricidade ou quais entidades teriam tais propriedades; as partículas então chamadas "elementares" só viriam a ser descobertas entre os séculos XIX e XX, e com elas foi finalmente possível elaborar uma descrição de modelo atômico que explicava as manifestações elétricas na matéria. Assim, o corpo organizado de conhecimento conseguido através dessas conquistas denominou-se Eletricidade.

Nesse desenvolvimento, outras ciências e tecnologias associadas à Eletricidade também floresceram: a Físico-Química, o

Nesse desenvolvimento, outras ciências e tecnologias associadas à Eletricidade também floresceram: a Físico-Química, o Magnetismo, a Matemática, as telecomunicações, a indústria automobilística e o que viria a ser a Física Quântica. No final do século XIX, o estudo das propriedades conjuntas da eletricidade e o magnetismo deu início ao Eletromagnetismo, o último grande ramo da chamada Física Clássica.

Divisão da Eletricidade v Eletrostática v Eletrodinâmica v Eletromagnetismo

Divisão da Eletricidade v Eletrostática v Eletrodinâmica v Eletromagnetismo

ELETROSTÁTICA q q q Eletrização Força Elétrica Campo elétrico Potencial Elétrico Trabalho da Força

ELETROSTÁTICA q q q Eletrização Força Elétrica Campo elétrico Potencial Elétrico Trabalho da Força Elétrica Capacitores

APLICAÇÃO DA ELETROSTÁTICA

APLICAÇÃO DA ELETROSTÁTICA

ELETRODIN MICA q Corrente elétrica q Resistores elétricos q Aparelhos de medição elétrica q

ELETRODIN MICA q Corrente elétrica q Resistores elétricos q Aparelhos de medição elétrica q Potencial Elétrico q Geradores elétricos q Receptores elétricos

APLICAÇÃO DA ELETRODIN MICA

APLICAÇÃO DA ELETRODIN MICA

ELETROMAGNETISMO q Campo magnético q Força Magnética q Indução eletromagnética q Corrente Alternada

ELETROMAGNETISMO q Campo magnético q Força Magnética q Indução eletromagnética q Corrente Alternada

APLICAÇÃO DO ELETROMAGNETISMO O Maglev é um projeto de um trem de Levitação Magnética.

APLICAÇÃO DO ELETROMAGNETISMO O Maglev é um projeto de um trem de Levitação Magnética. É algo muito inovador, um dos poucos transportes que não utilizam a já muito usada Roda. Agora o que muitos não sabem e o que você vai saber agora é como ele funciona.

O trem de Levitação Magnética nada mais é do que um trem ou comboio

O trem de Levitação Magnética nada mais é do que um trem ou comboio que flutua sobre os trilhos sem tocar em nenhum ponto, através de imãs enormes que o mantém a exatos 10 milímetros (1 cm) acima dos trilhos. E acreditem, graças a essa maravilha da tecnologia, foi possível eliminar uma das forças que mais causam perdas de potência e gastos excessivos de combustível ou eletricidade, que é a Fricção.