Fsica IV Radiaes RADIAES IONIZANTES HISTRICO 2019 Histrico

  • Slides: 9
Download presentation
Física IV - Radiações RADIAÇÕES IONIZANTES HISTÓRICO 2019

Física IV - Radiações RADIAÇÕES IONIZANTES HISTÓRICO 2019

 • Histórico • 1895 - Wilhelm Conrad Röentgen descobre os Raios X •

• Histórico • 1895 - Wilhelm Conrad Röentgen descobre os Raios X • 1896 - Henry Becquerel (francês) – estudo de sais de urânio • 1902 - Marie e Pierre Curie descobrem o Rádio. • Em 1903 Marie, Pierre e Becquerel dividiram o Nobel de Física • Em 1911 Marie recebeu sozinha o Nobel de Química pela descoberta do Polônio.

Histórico da radiação Þ 08/11/1895 - Wilhem Konrad Roentgen observou um fraco brilho esverdeado

Histórico da radiação Þ 08/11/1895 - Wilhem Konrad Roentgen observou um fraco brilho esverdeado numa tela fluorescente ativado por um tipo de emanação desconhecida de um tubo de crookes exitado eletrostaticamente; Þ 28/12/1895 - Roentgen escreve o primeiro trabalho: “On a New Kind of Ray” para a Bavarian Physical medical Society.

Þ 05/01/1896 - O Viena Press publica um resumo e a notícia se espalha

Þ 05/01/1896 - O Viena Press publica um resumo e a notícia se espalha rapidamente no mundo; Þ Um dia após a chegada do relatório nos USA, Thomas A. Edson começa a trabalhar no assunto; Þ Durante o ano de 1896, a revista Medical record (NY) publica 28 referências sobre os Roentgen Rays ou X Rays; ÞAntes do final do ano, trabalhadores sofrem severas reações devido aos raios X. Uma assistente de T. Edson - Clarence Doll - talvez tenha sido a primeira que sabidamente morreu de câncer induzido por raios X.

Þ No mesmo mês (nov/1895) da descoberta de Roentgen, A. H. Becquerel descobriu que

Þ No mesmo mês (nov/1895) da descoberta de Roentgen, A. H. Becquerel descobriu que algum tipo de raio similar ao raio X era continuamente emitido por compostos de urânio natural; Þ Em 12/1898, Pierre e Marie Curie anunciavam, a partir de compostos de urânio, a descoberta de um material altamente radioativo, que chamaram de RADIUM. Era constituído de três tipos de raio; um deles foi chamado de Raios Gama - com menor energia, mas maior capacidade de penetração.

Þ Os Raios Gama pareciam atuar em tecidos vivos. Em 1901, Becquerel sofreu queimaduras

Þ Os Raios Gama pareciam atuar em tecidos vivos. Em 1901, Becquerel sofreu queimaduras por causa de um frasco de Radium que levava no bolso; Pierre Curie queimou sou braço intencionalmente. Estes fatos levaram à idéia que o Radium tinha propriedades medicinais. Curie levou Ra ao Hospital S. Louis (Paris), onde se iniciou a aplicação em doenças dermatológicas; Þ A pesquisa mostrou que os raios do Ra tinham efeito bactericida. Sementes perdiam o poder de germinação, protozoários mostravam anormalidades e retardo no desenvolvimento.

ÞHistologias de tecidos irradiados foram estudadas por Bergonie e Tribondeau, que elaboraram a lei:

ÞHistologias de tecidos irradiados foram estudadas por Bergonie e Tribondeau, que elaboraram a lei: “células imaturas em estado de divisão mais sensíveis à irradiação do que células adultas ou estacionadas. ”; Þ Em 1903, o efeito esterilizante dos RX foi observado. Em mais alguns anos, Bardeen observou que ovos de rã fertilizados por espermas e irradiados com RX desenvolviam anormalidades; Þ Em 1927 H. J. Muller estudou em Drosophila que RX e raios gama produziam mutações hereditárias.

Þ Nas duas décadas seguintes, vários eventos aconteceram: fontes poderosas de RX e Raios

Þ Nas duas décadas seguintes, vários eventos aconteceram: fontes poderosas de RX e Raios Gama; gramas de Ra forma isoladas; fontes de alta voltagem como Van der Graaff foram construídas; em 1961, E. O. Lawrence e col. iniciaram o desenvolvimento do acelerador linear, que levou à invenção de Cyclotrons; os riscos do uso da radiação foram reconhecidos e regras forma estabelecidas; radioisótopos como 198 Au, 60 Co, 137 Cs, 90 Sr tornaramse disponíveis em larga escala.

Primeira radiografia de parte do corpo humano

Primeira radiografia de parte do corpo humano