FSICA E QUMICA A 10 A Lio n

  • Slides: 14
Download presentation
FÍSICA E QUÍMICA A 10º A

FÍSICA E QUÍMICA A 10º A

Lição nº Sumário: de outubro de 2011 Espectros, radiações e energia: - Espectro eletromagnético

Lição nº Sumário: de outubro de 2011 Espectros, radiações e energia: - Espectro eletromagnético – radiações e energia. - Relação das cores do espectro do visível com a energia da radiação. - Aplicações das diferentes gamas de radiação eletromagnética. - Emissão de radiação pelas estrelas – espectro de riscas de absorção.

ESPECTROS, RADIAÇÃO E ENERGIA § Espectro eletromagnético – radiações e energia

ESPECTROS, RADIAÇÃO E ENERGIA § Espectro eletromagnético – radiações e energia

Ordem crescente de energia Espectro eletromagnético é constituído por radiações distintas que transportam diferentes

Ordem crescente de energia Espectro eletromagnético é constituído por radiações distintas que transportam diferentes energias: - ondas de rádio, - as micro-ondas, - a radiação infravermelha, - a luz visível, - os raios ultravioleta, - os raios X, - a radiação gama. Das diversas radiações, as infravermelhas são as que provocam um maior aumento da temperatura – têm maior efeito térmico.

Ordem crescente de energia A luz branca é constituída por uma gama contínua de

Ordem crescente de energia A luz branca é constituída por uma gama contínua de radiações de diferentes cores (radiações monocromáticas): - vermelho; - cor-de-laranja; - amarelo; - verde; - azul; - anil; - violeta.

Espectro solar Espectros de duas estrelas diferentes

Espectro solar Espectros de duas estrelas diferentes

Os espectros classificam-se como: • contínuos – constituídos por radiações de uma gama contínua

Os espectros classificam-se como: • contínuos – constituídos por radiações de uma gama contínua de energia. Ex. : Espectro da luz branca. • descontínuos ou de riscas – constituídos por radiações que somente apresentam certos valores energia. Ex. : Espectro de uma estrela.

Espectro de absorção de riscas

Espectro de absorção de riscas

Espectro de emissão de riscas

Espectro de emissão de riscas

Os espectros de risca distinguem-se como: • absorção – quando algumas radiações emitidas por

Os espectros de risca distinguem-se como: • absorção – quando algumas radiações emitidas por uma fonte luminosa são absorvidas pelos átomos de uma substância interposta entre a fonte luminosa e o observador (o espectro apresenta riscas ou zonas negras e um fundo brilhante). • emissão – quando se submetem os gases rarefeitos a descargas elétricas, os átomos emitem radiações (o espectro apresenta riscas brilhantes e um fundo negro).

Espectros atómicos Na H

Espectros atómicos Na H

As radiações absorvidas têm igual energia às radiações emitidas por átomos do mesmo elemento.

As radiações absorvidas têm igual energia às radiações emitidas por átomos do mesmo elemento. Por isso, o espectro de absorção e o espectro de emissão do mesmo elemento são simétricos. O espectro de riscas de um dado elemento, seja de emissão, seja de absorção, é característico desse elemento: cada elemento tem um único espectro de emissão e de absorção, que são diferentes de todos os outros elementos. O espectro de riscas de um dado elemento funciona como a impressão digital.

Ao compararmos as riscas apresentadas no espectro de emissão de uma estrela com as

Ao compararmos as riscas apresentadas no espectro de emissão de uma estrela com as riscas dos espectros diferentes elementos químicos, constatase que algumas riscas coincidem, pelo que ficamos a saber quais os elementos químicos que existem numa dada estrela.