FORMAO E USO DO SOLO SOLOS Parte mais

  • Slides: 20
Download presentation
FORMAÇÃO E USO DO SOLO

FORMAÇÃO E USO DO SOLO

SOLOS • Parte mais superficial da crosta terrestre. • Trata-se de um complexo composto

SOLOS • Parte mais superficial da crosta terrestre. • Trata-se de um complexo composto de mineral, material orgânico, água e gases Pedologia: ramo da geografia que estuda os solos O solo é um corpo natural possuindo comprimento, largura e profundidade, e constitui a camada externa da litosfera em contato com a atmosfera.

Formação do solo Decomposição da rocha (intemperismo) Físico Químico Originam os componentes minerais Material

Formação do solo Decomposição da rocha (intemperismo) Físico Químico Originam os componentes minerais Material orgânico Húmus SOLO Responsável pela fertilidade do solo

Horizontes do Solo

Horizontes do Solo

Perfil geral do solo

Perfil geral do solo

Classificação dos solos Variam em função das origens • Eluviais ou Zonais intemperismo da

Classificação dos solos Variam em função das origens • Eluviais ou Zonais intemperismo da rocha matriz local ü forte ação climática na formação ü maduros (fase podzólica) • Aluviais ou Azonais sedimentos transportados oriundos de outros locais ü Jovens (litossólicos até Cambissólicos) ü Geralmente sem horizonte B • Intrerzonal ou orgânico erosão local e de sedimentos acumulados de outros locais ü ação de um agente local

Uso dos solos Erosão: perda e transporte das camadas superficiais, pela ação da chuva

Uso dos solos Erosão: perda e transporte das camadas superficiais, pela ação da chuva e vento.

Uso dos solos Lixiviação: lavagem com perda de material solúvel.

Uso dos solos Lixiviação: lavagem com perda de material solúvel.

Uso dos solos Laterização: crosta formada pela alta concentração de hidróxidos de ferro e

Uso dos solos Laterização: crosta formada pela alta concentração de hidróxidos de ferro e alumínio na camada mais superficial.

Uso dos solos Arenização: perda de matéria orgânica e grãos finos, restando solo de

Uso dos solos Arenização: perda de matéria orgânica e grãos finos, restando solo de maior granulometria.

Uso dos solos Salinização: processo de acúmulo de sais minerais na camada superficial do

Uso dos solos Salinização: processo de acúmulo de sais minerais na camada superficial do solo. Pode ser causado, entre outros, pelos usos inadequados de fertilizantes e irrigação, em áreas de evapotranspiração maior que a pluviosidade.

Uso dos solos Salinização: processo de acúmulo de sais minerais na camada superficial do

Uso dos solos Salinização: processo de acúmulo de sais minerais na camada superficial do solo. Pode ser causado, entre outros, pelos usos inadequados de fertilizantes e irrigação, em áreas de evapotranspiração maior que a pluviosidade.

Uso dos solos Desertificação: é a degradação de grandes áreas em regiões áridas, semiáridas

Uso dos solos Desertificação: é a degradação de grandes áreas em regiões áridas, semiáridas e subúmidas secas, produto de variações climáticas e de atividades antrópicas inadequadas de uso dos solos, que se tornam estéreis acompanhado da diminuição da umidade e pluviosidade.

Uso dos solos Plantio direto: mantem-se a palhada restante da colheita como forma de

Uso dos solos Plantio direto: mantem-se a palhada restante da colheita como forma de proteção do solo, cultivando sobre o mesmo em seguida.

Uso dos solos Terraceamento: consiste na construção de uma estrutura transversal ao sentido do

Uso dos solos Terraceamento: consiste na construção de uma estrutura transversal ao sentido do maior declive do terreno. Tem a finalidade de reter, infiltrar e escoar as águas mais lentamente em terrenos muito íngremes.

Uso dos solos Curvas de nível: sistema de cultivo seguindo as cotas altimétricas do

Uso dos solos Curvas de nível: sistema de cultivo seguindo as cotas altimétricas do terreno. Facilita a infiltração e escoamento da água, evitando erosão, deslizamentos e perda de nutrientes do solo

Uso dos solos Rotação de culturas: consiste em alternar anualmente diferentes espécies vegetais numa

Uso dos solos Rotação de culturas: consiste em alternar anualmente diferentes espécies vegetais numa mesma área agrícola. Pode-se optar por um período de repouso.

Uso dos solos Adubação verde: tipo de adubação em que em é feito o

Uso dos solos Adubação verde: tipo de adubação em que em é feito o plantio de espécies que tem capacidade de reciclar os nutrientes do solo (destacam-se as leguminosas, sobretudo o feijão, soja e amendoim), dispensando o uso de demais fertilizantes