Formao de Ministros da Liturgia Temas dos encontros

  • Slides: 22
Download presentation

Formação de Ministros da Liturgia

Formação de Ministros da Liturgia

Temas dos encontros 1 – Ano Litúrgico – Celebrações dos Mistérios do Senhor no

Temas dos encontros 1 – Ano Litúrgico – Celebrações dos Mistérios do Senhor no decurso do Ano 2 – Alfaias Litúrgicas– Utensílios utilizados nas Celebrações Litúrgicas 3 – Paramentos Litúrgicas– Vestes e cores 4 – Celebrações – Sentido e Símbolos 5 – Celebração presidida por um Bispo 6 – Avaliação Diagnostica 7 – Compromisso com a Comunidade

Alfaias Litúrgicas As Alfaias litúrgicas são todos os objetos utilizados nas várias celebrações litúrgicas

Alfaias Litúrgicas As Alfaias litúrgicas são todos os objetos utilizados nas várias celebrações litúrgicas para que ajudar ao culto divino.

Alfaias Litúrgicas Cálice O Cálice, do latim cálix ou do grego kylix que era

Alfaias Litúrgicas Cálice O Cálice, do latim cálix ou do grego kylix que era usado nos simpósios, é um recipiente destinado a conter líquidos. É usado concretamente em certos rituais cristãos para conter o vinho com água, sendo apresentado no altar. Na missa cristã, o cálice representa o Santo Graal, ou seja, o cálice que Jesus Cristo teria usado na Última Ceia. É usado na Liturgia eucarística e no Rito da Comunhão. Antes e depois desses momentos, ele fica vazio, de forma que água e o vinho que serão usados na Consagração ficam em recipientes à parte.

Alfaias Litúrgicas Patena A Patena é uma espécie de prato utilizado pelos católicos nas

Alfaias Litúrgicas Patena A Patena é uma espécie de prato utilizado pelos católicos nas Missas onde se consagra o pão e o vinho, transubstanciando-os em Corpo e Sangue de Cristo. A patena é o recipiente sagrado onde o sacerdote coloca o pão (hóstia) que ele, durante estas celebrações, toma e parte.

Alfaias Litúrgicas Galhetas são dois recipientes que levam consigo a água e o vinho

Alfaias Litúrgicas Galhetas são dois recipientes que levam consigo a água e o vinho para serem misturados e consagrados em Sangue de Cristo. Podem ser feitas de metal ou de vidro. O vinho simboliza a divindade e a água simboliza o Povo de Deus, reunido para a celebração da Missa. Ambos significam, ainda, o sangue e a água que jorraram do peito de Cristo quando o soldado romano lhe perfurou o coração.

Alfaias Litúrgicas Caldeirinha e Hissope A Caldeirinha é uma pequena vasilha, onde se coloca

Alfaias Litúrgicas Caldeirinha e Hissope A Caldeirinha é uma pequena vasilha, onde se coloca água benta para a aspersão. Já o Hissope ou Aspersório é um pequeno instrumento com o qual se asperge água benta sobre o povo ou sobre objetos. Na liturgia são inseparáveis.

Alfaias Litúrgicas Naveta Chama-se Naveta ao pequeno recipiente que contém o incenso, e que

Alfaias Litúrgicas Naveta Chama-se Naveta ao pequeno recipiente que contém o incenso, e que tem sensivelmente forma de nau (Barco). Simboliza a Barca onde devemos por as nossas orações para serem elevadas ao céu.

Alfaias Litúrgicas Turíbulo O Turíbulo, normalmente, possui a forma de um coração e representa

Alfaias Litúrgicas Turíbulo O Turíbulo, normalmente, possui a forma de um coração e representa o homem e seu progresso na vida espiritual. Um Turíbulo ainda apagado e frio dava muito trabalho para ser aceso: era necessário preparar os carvão, assoprando, para que o fogo se torne mais intenso e depois escolher algumas brasas para colocá-las dentro do Turíbulo. Mesmo com as brasas se permanecer parado ele apagará. É preciso oscila-lo constantemente. Assim é também o homem, no início de sua vida espiritual precisa de muito apoio, porém, durante toda a sua vida precisa se manter em progresso, pois, parando apagará como o Turíbulo. O uso do incenso representa a oração elevada ao céu de modo confiante.

Alfaias Litúrgicas Custódia A Custódia ou Ostensório é uma peça usada em atos de

Alfaias Litúrgicas Custódia A Custódia ou Ostensório é uma peça usada em atos de culto da Igreja Católica para expor solenemente a hóstia consagrada sobre o altar ou para a transportar solenemente em procissão. A sua utilização é uma manifestação artística do dogma católico da transubstanciação da hóstia consagrada no corpo de Cristo e da consequente veneração que é lhe devida como presença real de Deus.

Alfaias Litúrgicas Píxide A Píxide ou Cibório é taça grande, com tampa amovível, onde

Alfaias Litúrgicas Píxide A Píxide ou Cibório é taça grande, com tampa amovível, onde se guarda o Pão eucarístico, talvez por causa da forma dessa tampa (parece uma taça invertida), ou, ainda, porque, durante alguns séculos, foi costume manter suspenso do cibório do altar este recipiente sagrado, onde se guardava o Santíssimo.

Alfaias Litúrgicas Relicário é um objeto que permita guardar relíquias de um santo. Modernamente

Alfaias Litúrgicas Relicário é um objeto que permita guardar relíquias de um santo. Modernamente vem sendo utilizado como algo que se destine a guardar também hóstias e/ou imagens de santos.

Alfaias Litúrgicas mbulas As mbulas são semelhantes a 3 frascos que servem para a

Alfaias Litúrgicas mbulas As mbulas são semelhantes a 3 frascos que servem para a bênção (Batismo e Enfermos) e consagração (Crisma) dos Santos Óleos.

Alfaias Litúrgicas Lavadas O Jarro é recipiente que contém a água para as abluções.

Alfaias Litúrgicas Lavadas O Jarro é recipiente que contém a água para as abluções. A Bacia é o recipiente de recolha da água das abluções.

Alfaias Litúrgicas Toalha de Altar A Toalha de Altar deve ser, geralmente, Branca, comprida,

Alfaias Litúrgicas Toalha de Altar A Toalha de Altar deve ser, geralmente, Branca, comprida, deve cobrir toda a mesa. Deve ser limpa, impecavelmente lavada e passada.

Alfaias Litúrgicas Corporal O Corporal é um pano de forma quadrada que, antes do

Alfaias Litúrgicas Corporal O Corporal é um pano de forma quadrada que, antes do ofertório, se coloca sobre o altar para nele depositar o pão e o vinho da Eucaristia. O nome vem-lhe do Corpo do Senhor, que, na celebração da Eucaristia, vai repousar sobre este pano, assim como, na adoração do Santíssimo, se se faz sobre o altar. Também se pode colocar sobre uma mesinha, quando se leva a comunhão aos doentes.

Alfaias Litúrgicas Pala Do latim, palla (manto, banda) ou pallium (coberta) é um pedaço

Alfaias Litúrgicas Pala Do latim, palla (manto, banda) ou pallium (coberta) é um pedaço de tecido endurecido (engomado), de forma quadrada ou redonda. A pala de forma quadrada serve, a partir do ofertório, para cobrir o cálice que contém a água e o vinho para a consagração; a de forma redonda punha-se a cobrir a patena, por cima da hóstia do celebrante, para evitar o roçar do pano que cobria o cálice, e que se retirava da patena ao começar o Ofertório.

Alfaias Litúrgicas Sanguínio O Sanguínio é um pequeno pano de linho (com três dobras)

Alfaias Litúrgicas Sanguínio O Sanguínio é um pequeno pano de linho (com três dobras) que se sobrepõe ao cálice e que se usa para a purificação dos vasos sagrados, depois da celebração. Também se lhe dá o nome de «purificatório» .

Alfaias Litúrgicas Manutérgio O Manutérgio é uma pequena toalha de linho para enxugar as

Alfaias Litúrgicas Manutérgio O Manutérgio é uma pequena toalha de linho para enxugar as mãos do ministro depois da purificação.

BOM TRABALHO

BOM TRABALHO