FLAVIA LEAL KATIA ETHINNE PORTFLIO PORTFLIO A palavra

  • Slides: 17
Download presentation
FLAVIA LEAL KATIA ETHIÉNNE

FLAVIA LEAL KATIA ETHIÉNNE

PORTFÓLIO

PORTFÓLIO

PORTFÓLIO A palavra portfólio vem do inglês e significa “pasta para guardar documentos”. O

PORTFÓLIO A palavra portfólio vem do inglês e significa “pasta para guardar documentos”. O portfólio é um dossiê ou um conjunto de trabalhos de um determinado profissional, mas quando utilizado na escola, torna-se um conjunto de itens que irá descrever, ao longo de um determinado período de tempo, o desenvolvimento do estudante.

PORTFÓLIO http: //www. eduqa. me/

PORTFÓLIO http: //www. eduqa. me/

PORTFÓLIO O uso do Portfólio como abordagem metodológica e avaliativa é evidenciado por diferentes

PORTFÓLIO O uso do Portfólio como abordagem metodológica e avaliativa é evidenciado por diferentes autores (Behrens, 2011; Villas Boas, 2004; Santos, 2006) como um recurso na organização do trabalho pedagógico que viabiliza a superação da docência de caráter autoritário e excludente.

PORTFÓLIO Para que o uso do portfólio se materialize nas salas de aula de

PORTFÓLIO Para que o uso do portfólio se materialize nas salas de aula de nível superior, é imprescindível que o professor se aproprie das premissas teóricas que orientam esta prática. A mudança e inovação são parceiras da convicção, pesquisa e ação, assim, estas somente ocorrerão efetivamente se forem assumidas conscientemente pelo profissional da educação.

Algumas barreiras e/ou dificuldades que o docente provavelmente encontrará: Tempo ideal para o planejamento

Algumas barreiras e/ou dificuldades que o docente provavelmente encontrará: Tempo ideal para o planejamento das ações e acompanhamento do processo de trabalho; Contato com pares na própria instituição que utilizem o portfólio como abordagem metodológica; Adesão imediata dos estudantes, visto que pode haver incompreensão inicial das vantagens do portfólio para a aprendizagem; Pouca prática com a aplicação desta modalidade de avaliação.

 Princípios orientadores como o desenvolvimento da criatividade, estímulo à reflexão e autonomia, os

Princípios orientadores como o desenvolvimento da criatividade, estímulo à reflexão e autonomia, os quais favorecem a emancipação do estudante; Fatores que recomendam a sua adoção: O exercício da auto avaliação desenvolve a capacidade do aluno em registrar percepções pessoais e tomar conhecimento do próprio processo de aprendizagem; Permite a superação de uma prática avaliativa autoritária porque a avaliação e seus critérios não são definidos unilateralmente pelo professor; Promove a aprendizagem, pois, permite sua expressão em diferentes linguagens, orais, escritas, gráficas e visuais;

 Além do formato físico, como uma pasta, por exemplo, o portfólio pode ser

Além do formato físico, como uma pasta, por exemplo, o portfólio pode ser organizado no meio digital, em sistema de colaboração, com o uso de redes sociais e plataformas de aprendizagem online; Fatores que recomendam a sua adoção: O docente assume o papel de articulador e mediador da aprendizagem e há uma relação de corresponsabilidade na relação professor-aluno; Permite o delineamento de intervenções pedagógicas a fim de promover a superação de dificuldades individuais e coletivas; Possibilita um trabalho interdisciplinar envolvendo diferentes disciplinas de um mesmo curso, em oposição à fragmentação dos saberes.

Fatores que recomendam a sua adoção: A prática avaliativa por meio do portfólio não

Fatores que recomendam a sua adoção: A prática avaliativa por meio do portfólio não precisa abolir o instrumento “prova” tão valorizado no contexto educacional, porém, ao inovar-se a docência, se concebe a presença da perspectiva de superação da atuação conservadora, ou seja, de um formato de avaliação liberal e não libertadora. As premissas que acompanham o uso do portfólio como ferramenta principal no processo avaliativo, não compartilham dos preceitos de uma educação pautada na transmissão de saberes pelo professor e o seu retorno pelo aluno tal qual recebe, de maneira reprodutiva.

 Quando aplicados demonstram ser extremamente reguladores da ação docente, requerem intenso: PREPARAÇÃO DOS

Quando aplicados demonstram ser extremamente reguladores da ação docente, requerem intenso: PREPARAÇÃO DOS PROFESSORES PLANEJAMENTO PORTFÓLIO FEEDBACK CONSTANTE AOS ESTUDANTES AUTONOMIA ENVOLVIMENTO E COMPROMETIMENTO COMUNICAÇÃO ATIVA ENTRE PROFESSOR E ALUNO

PORTFÓLIO

PORTFÓLIO

PORTFÓLIO

PORTFÓLIO

PORTFÓLIO

PORTFÓLIO

PORTFÓLIO

PORTFÓLIO

PORTFÓLIO

PORTFÓLIO

 Referências consultadas BEHRENS, Marilda Aparecida. Cap. 3 Planejamento por contrato didático e avaliação

Referências consultadas BEHRENS, Marilda Aparecida. Cap. 3 Planejamento por contrato didático e avaliação portfólio na metodologia de projetos. (75 -110). In: BEHRENS, Marilda Aparecida. Paradigma da complexidade. Metodologia de projetos, contratos didáticos e portfólios. 3 ed. Petrópolis: Vozes, 2011. PORTFÓLIO POSSOLI, G. E. e GUBERT, R. Portfólio como ferramenta metodológica e Avaliativa. In: TORRES, P. L. (org. ) Complexidade: Redes e Conexões na Produção do Conhecimento. Curitiba, SENAR, 2014. SANTOS, Edméa. Portfólio e cartografia cognitiva: dispositivos e interfaces para prática de avaliação formativa em educação on-line. Parte 2 -(p. 315 -332). IN: SILVA, M. SANTOS, E. Avaliação da aprendizagem em educação online. São Paulo: Loyola, 2006. VILLAS BOAS. Benigna Maria Freitas. O portfólio no curso de Pedagogia: ampliando o diálogo entre professores e aluno. Educ. Sociedade. Campinas, v. 26, n. 90, p. 291 -306, jan. /abr. 2005.