FILOSOFIA DA EDUCAO PARA SENECA A filosofia no

  • Slides: 11
Download presentation
FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO

FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO

PARA SENECA A filosofia não é uma habilidade para exibir em público, não se

PARA SENECA A filosofia não é uma habilidade para exibir em público, não se destina a servir de espetáculo; a filosofia não consiste em palavras, mas em ações. O seu fim não consiste em fazer-nos passar o tempo com alguma distração, nem em libertar o ócio do tédio. Revista CESUMAR - Ciências Humanas e Sociais Aplicadas 14 V. 8 n. 1 Janeiro 2003

O OBJETIVO DA FILOSOFIA Consiste em dar forma e estrutura à nossa alma, em

O OBJETIVO DA FILOSOFIA Consiste em dar forma e estrutura à nossa alma, em ensinar-nos um rumo na vida, em orientar os nossos atos, em apontarnos o que devemos fazer ou pôr de lado, em sentar-se ao leme e fixar a rota de quem flutua à deriva entre escolhos. (Cartas 16, 3).

SÓCRATES

SÓCRATES

SÓCRATES Cidadão ateniense que vivia perambulando e se sustentava com doações; Foi soldado e

SÓCRATES Cidadão ateniense que vivia perambulando e se sustentava com doações; Foi soldado e esportista; Foi considerado o mais sábio de todos os homens gregos; Principal personagem dos diálogos de Platão; Inaugurador do período antropológico na filosofia; Sócrates foi um filósofo grego, nascido em Atenas e se tornou um dos principais pensadores da antiguidade na Grécia. Ele é considerado o fundador da filosofia ocidental. Neste artigo veremos alguns textos e as principais ideias de Sócrates.

A DEMOCRACIA: Teve grande importância para o futuro da filosofia Igualdade e direito perante

A DEMOCRACIA: Teve grande importância para o futuro da filosofia Igualdade e direito perante as leis e participação do governo; Opinião e expressão ativa nas discussões e tomadas de decisões. Período Socrático ou antropológico A Filosofia investiga as questões humanas • O ideal da educação é a formação do cidadão; • Os Sofistas (primeiros filósofos) surgem como mestres de oratória ou retórica; • Sócrates com a filosofia “conhecer-se a si mesmo”.

A filosofia de Sócrates envolvia necessariamente o diálogo. Maiêutica: Perguntas sucessivas para se chegar

A filosofia de Sócrates envolvia necessariamente o diálogo. Maiêutica: Perguntas sucessivas para se chegar a uma definição ou conceito. Ironia: Forma de mostrar aos outros que estavam enganados sobre o que pensavam estarem certos.

MÉTODOS SOCRATICOS IRONIA Consiste em levar o interlocutor, mediante uma série de perguntas habilmente

MÉTODOS SOCRATICOS IRONIA Consiste em levar o interlocutor, mediante uma série de perguntas habilmente formuladas, a tomar consciência da própria ignorância e confessá-la. MAIÊUTICA Reconhecida a insciência em relação ao que se julgava saber, Procura-se extrair de sua alma o conceito que nela permanecia em estado latente.

VIDA MORTE - nasceu por volta do Ano 470 a. C. - em Atenas,

VIDA MORTE - nasceu por volta do Ano 470 a. C. - em Atenas, Grécia. - pai Sofronisco era escultor - mãe Fenareta – parteira. - casou-se com Xantipa e teve três filhos. Estudou música, ginástica, gramática Profissões – escultor - militar - Integrou o conselho legislativo de Atenas Sócrates foi acusado de corromper a juventude e desdenhar o culto aos deuses tradicionais. Condenado a morte, a sentença: envenenamento. Morreu em 399. a. C.

MISSÃO “Eis a missão de Sócrates, missão para a qual ele se sentiu chamado

MISSÃO “Eis a missão de Sócrates, missão para a qual ele se sentiu chamado pelo oráculo de Delfos: incitar os homens a se preocuparem antes de tudo com os interesses da própria alma, procurando adquirir a sabedoria e a virtude. ” Sócrates, rebelou-se contra os sofistas, pois não tinham amor pela sabedoria, nem respeito pela verdade, defendiam qualquer idéia se fosse vantajosa. Os sofistas ensinavam técnicas de persuasão para os jovens que aprendiam a defender a posição ou opinião. Fazendo o erro e a mentira valer tanto quanto a verdade.

ELEMENTOS FILOSÓFICOS PSICOLOGIA - A doutrina fundamental gira em torno da imortalidade da alma.

ELEMENTOS FILOSÓFICOS PSICOLOGIA - A doutrina fundamental gira em torno da imortalidade da alma. - A alma é claramente superior ao corpo, encontra-se nele como numa prisão. CONHECIMENTO - Distinção entre opinião e verdade (conceito universal). - Conceitos universais : bem, justiça, felicidade e virtude MORALIDADE - Identifica-se com o conhecimento: a sabedoria é virtude e a virtude identifica-se com a sabedoria. - A verdade e a sabedoria, tornam o homem virtuoso e livre. - A felicidade consiste na honestidade e na prática da virtude