FICHA DE INSCRIO DO WORKSHOP ISTO AQUI D

  • Slides: 12
Download presentation
FICHA DE INSCRIÇÃO DO WORKSHOP ISTO AQUI DÁ CERTO ÓRGÃO/ENTIDADE: SECRETARIA DA EDUCAÇÃO BÁSICA

FICHA DE INSCRIÇÃO DO WORKSHOP ISTO AQUI DÁ CERTO ÓRGÃO/ENTIDADE: SECRETARIA DA EDUCAÇÃO BÁSICA CREDE 10 – RUSSAS. PARTICIPANTES: 1. FRANCISCO EMILIANO GONÇALVES DA SILVA SUPERVISOR NÚCLEO - 088 411 0245 - financeiro@crede 10. seduc. ce. gov. br 2. RAIMUNDO CÉLIO PEREIRA DE CARVALHO ASSESSOR TÉCNICO - 088 411 0245 - celiocarvalho 2010@yahoo. com. br 3. MARIA DECÉLIS RAMALHO MEDEIROS ASSESSORA TÉCNICA - 088 411 0245 – decelism@yahoo. com. br PRÁTICA: “ARTICULANDO PARA ACONTECER” AUTORIA: EQUIPE DE MONITORAMENTO E CONTROLE DO CREDE 10 -RUSSAS

IDENTIFICAÇÃO DA PRÁTICA “ARTICULANDO PARA ACONTECER” SECRETARIA DA EDUCAÇÃO BÁSICA CREDE 10 – RUSSAS

IDENTIFICAÇÃO DA PRÁTICA “ARTICULANDO PARA ACONTECER” SECRETARIA DA EDUCAÇÃO BÁSICA CREDE 10 – RUSSAS FRANCISCO EMILIANO GONÇALVES DA SILVA MARIA DECELIS RAMALHO MEDEIROS RAIMUNDO CÉLIO PEREIRA DE CARVAHO

JUSTIFICATIVA No atual cenário de alta competividade, as empresas estão se modernizando. Seu sistema

JUSTIFICATIVA No atual cenário de alta competividade, as empresas estão se modernizando. Seu sistema de produção e sua prática de gestão buscam cada vez mais níveis crescentes de eficiência operacional, através da automação de processos e da informatização das tarefas administrativas. O conjunto destas medidas acarreta como conseqüência imediata a demanda por mão de obra mais qualificada e especializada. Neste sentido, as instituições/empresas têm o desafio de adequar a ação formativa de seus profissionais às novas habilidades tecnológicas, considerando as demandas do novo mercado de trabalho. Um bom profissional deve desenvolver suas habilidades e competências para lidar da melhor forma com as mudanças, deve aprimorar o relacionamento interpessoal assegurando um clima de satisfação, participação e integração com todos; crescer profissionalmente a fim de tornar-se mais seguro, mais confiante e mais experiente.

JUSTIFICATIVA O novo contexto está a exigir novas formas de administrar os recursos públicos,

JUSTIFICATIVA O novo contexto está a exigir novas formas de administrar os recursos públicos, onde podemos inferir que é impossível gerenciá-los com sucesso sem respeitar profundamente os recursos humanos da instituição , sem conhecer seus sentimento e sem estabelecer laços de confiança mútua e entusiasmo por parte de toda a equipe de trabalho. O gestor, portanto, deve ser um mestre, um educador, um líder autêntico que persegue alcançar objetivos e metas, com determinação e segurança, apoiado pelas mais importantes ferramentas, que são os recursos humanos de sua instituição, com base no espírito de cooperação mútua. No campo educacional, apesar de suas especificidades, a questão da liderança do gestor não difere das demais instituições empresariais. Aqui, mais do que nunca, a liderança deve ser vista como processo, vislumbrando a direção que a escola deve caminhar, pautada numa visão de futuro que seja capaz de dar conta de sua função social com foco na aprendizagem do educando.

JUSTIFICATIVA Hoje, o bom gestor deve ter características de liderança, que são indispensáveis à

JUSTIFICATIVA Hoje, o bom gestor deve ter características de liderança, que são indispensáveis à condução de sua escola, tais como: capacidade de compreensão do ambiente no qual trabalha, paixão pelo que faz e entusiasmo que inspira e envolve todos os recursos humanos da escola, capacidade de se expressar bem e de forma articulada. Finalmente, a questão da gestão democrática no contexto da escola pública deve pautar-se nos princípios da gestão administrativa, desenvolvendo em seus gestores as competências pessoais, gerenciais e interpessoais, focadas na mais importante ferramenta – seus recursos humanos. É fundamental, para o sucesso da instituição, o desenvolvimento e a real consolidação dos níveis de eficácia de seus gestores, e a neutralização, senão a eliminação dos sinais de ineficiência no gerenciamento da coisa pública. A gestão pública esta exigindo cada vez mais competência dos seus administradores, levando em consideração as mudanças constantes no cenário empresarial e das instituições em geral.

JUSTIFICATIVA Diante da atual situação de redução de gastos, o presente projeto da área

JUSTIFICATIVA Diante da atual situação de redução de gastos, o presente projeto da área de monitoramento e controle por ser uma atividade meio, se justifica na tentativa de otimizar os recursos públicos, criando estratégias capazes de satisfazer os usuários, através da qualidade dos serviços prestados, da permanente qualificação dos recursos humanos da instituição e da observância da legislação vigente.

ONDE OCORRE A PRÁTICA 1. SEDE DO CREDE 10 2. UNIDADES ESCOLARES PÚBLICAS ESTADUAIS

ONDE OCORRE A PRÁTICA 1. SEDE DO CREDE 10 2. UNIDADES ESCOLARES PÚBLICAS ESTADUAIS DA JURISDIÇÃO DO CREDE 10 3. SECRETARIAS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO DE JURISDIÇÃO DO CREDE 10 4. SECRETARIA DA EDUCAÇÃO BÁSICA DO ESTADO DO CEARÁ

OBJETIVO DA PRÁTICA • Desenvolver com eficiência e eficácia as ações implementadas pelo CREDE/SEDUC.

OBJETIVO DA PRÁTICA • Desenvolver com eficiência e eficácia as ações implementadas pelo CREDE/SEDUC. • Promover ações de gestão do monitoramento e controle dos recursos públicos (financeiros, patrimoniais e humanos) que contemplem resultados sociais satisfatórios. • Implementar na instituição os princípios e fundamentos básicos da Teoria da Administração, tendo em vista a gestão escolar e a otimização dos recursos públicos. • Estabelecer clima de satisfação e integração entre usuários das unidades escolares e CREDE/SEDUC.

DESCRIÇÃO RESUMIDA DA PRÁTICA • Gerenciamento e monitoramento dos recursos públicos (Financeiros/Patrimoniais/Humanos) objetivando resultados

DESCRIÇÃO RESUMIDA DA PRÁTICA • Gerenciamento e monitoramento dos recursos públicos (Financeiros/Patrimoniais/Humanos) objetivando resultados sociais satisfatórios; • Articulação permanente com as Coordenadorias da SEDUC, Unidades Escolares e Secretarias Municipais de Educação; • Acompanhamento e implementação das Políticas Públicas Educacionais; • Atualização permanente da legislação administrativo-financeiro e de recursos humanos tendo em vista uma Gestão Escolar satisfatória; • Utilização das ferramentas tecnológicas (Internet, E-Mail, ICQ, etc) para agilizar, em tempo hábil, as resoluções e encaminhamento das atividades da SEDUC/CREDE/ESCOLA; • Disponibilização total do tempo necessário a fim de desempenhar as atividades com eficácia, para cumprimento e encaminhamento das demandas escolas e SEDUC, com vistas à satisfação e integração dos usuários do CREDE.

BENEFÍCIOS OBTIDOS • Reconhecimento e credibilidade do trabalho desenvolvido pela equipe a nível estadual;

BENEFÍCIOS OBTIDOS • Reconhecimento e credibilidade do trabalho desenvolvido pela equipe a nível estadual; • Confiança e satisfação dos usuários do CREDE; • Bom relacionamento interpessoal entre equipe de trabalho e usuários; • Níveis crescentes de eficiência profissional, através da automação de processos, da informatização das tarefas administrativas e da qualificação permanente da equipe de trabalho; • Ações de monitoramento e controle dos recursos públicos (financeiros, patrimoniais e humanos) com enfoque nos resultados sociais obtidos e no desenvolvimento de uma boa gestão escolar. • Ações integradas do monitoramento e controle como atividade meio, tendo em vista a melhoria dos indicadores educacionais.

TEMPO DE IMPLANTAÇÃO • O tempo de implantação da Prática de Gestão de Monitoramento

TEMPO DE IMPLANTAÇÃO • O tempo de implantação da Prática de Gestão de Monitoramento e Controle do CREDE 10 contempla sete anos e meio, desde a criação deste Centro, demonstrando um esforço cada vez mais acentuado de sua equipe no desenvolvimento de práticas que otimizem os recursos públicos (Financeiros, Patrimoniais e Humanos) e que invistam na satisfação de seus usuários. • Porém, permanentemente, as ações administrativo-financeiras e de pessoal são implementadas por ser uma atividade meio, uma vez que são processos contínuos e que necessitam ser desenvolvidos e atualizados na proporcionalidade em que as demandas estão ocorrendo.

GESTORES DA PRÁTICA • Núcleo Gestor do CREDE 10; • Equipe de trabalho do

GESTORES DA PRÁTICA • Núcleo Gestor do CREDE 10; • Equipe de trabalho do Monitoramento e Controle do CREDE 10.