Fazer Dizer e Pensar Comportamentos operantes interrelacionados O

  • Slides: 11
Download presentation
Fazer, Dizer e Pensar Comportamentos operantes interrelacionados

Fazer, Dizer e Pensar Comportamentos operantes interrelacionados

O fazer, O Dizer e O Pensar O O que estes comportamentos tem em

O fazer, O Dizer e O Pensar O O que estes comportamentos tem em comum? O O que estes comportamentos tem de diferente? O Conceito de classes de respostas O o que significa dizer que estes operantes apresentam independência funcional? O Sob efeito de quais condições estes comportamentos podem apresentar interrelação? O O ensino de uma destas classes de ensino, é o suficiente para outras classes se modificarem ou se reorganizarem?

Comportamento Verbal: A Função da Linguagem O Linguagem é comportamento O As palavras não

Comportamento Verbal: A Função da Linguagem O Linguagem é comportamento O As palavras não são coisas, são comportamentos. O A linguagem referente ao ambiente Direcionamento da linguagem para o ambiente O A linguagem controlada pelo ambiente Linguagem emitida na presença de aspectos do ambiente

Linguagem & Significado O A metáfora das palavras como recipientes dos significados O significados

Linguagem & Significado O A metáfora das palavras como recipientes dos significados O significados e o dicionário. O ensino do significados – Não se ensina o significado nos dicionários. Conseqüências e contexto. O Compartilhamos nosso comportamento verbal Comportamento Social. O Comunidade Verbal. São pessoas que falam entre si e reforçam as verbalizações uma das outras.

Análise do Comportamento Verbal O Classificação do Comportamento Verbal Estrutura (gramática) versus Função. O

Análise do Comportamento Verbal O Classificação do Comportamento Verbal Estrutura (gramática) versus Função. O Análise Funcional do Comportamento Verbal Ocasião em que as respostas ocorrem (estímulo antecedente) e conseqüências que produzem (estímulos conseqüentes) Os estímulos podem ser verbais ou não, bem como suas conseqüências.

Correspondências entre classes vocais e escritas O As comunidades Verbais modelam as correspondências. Coisas

Correspondências entre classes vocais e escritas O As comunidades Verbais modelam as correspondências. Coisas e nomes; Palavras e definições; Fazer e dizer, etc. O As respostas verbais e resposta vocal O termo verbal é genérico, aplicando-se a qualquer modalidade de comportamento verbal A resposta vocal específico para a respostas falada O Correspondências entre estímulos verbais e respostas verbais. Função elementar é a reprodução do comportamento verbal.

Comportamento Ecóico O Consiste na correspondência entre um estímulo verbal e uma resposta verbal

Comportamento Ecóico O Consiste na correspondência entre um estímulo verbal e uma resposta verbal O Características do comportamento ecóico É ocasionado por um estímulo verbal vocal (falante). Os fonemas tem correspondência um-a-um com o estímulo vocal (articulação). O Ecóico não é definido pela correspondência acústica, mas pela correspondência fonética – comportamento do papagaio. O tamanho da unidade pode variar de um fonema até um sentenças completas. Diferenças na qualidade vocal (intensidade e timbre) e dialetos são irrelevantes. Não envolve significado do que foi ecoado.

Transcrição O Consiste na correspondência entre estímulos e respostas verbais escritas. O Características da

Transcrição O Consiste na correspondência entre estímulos e respostas verbais escritas. O Características da transcrição É ocasionado por um estímulo verbal escrito. Depende de correspondências de propriedades verbais (soletração, ordem e pontuação) e não visuais (manuscrita ou impressa) O tamanho da unidade pode variar de uma letra até um sentença longa. É um comportamento que deve ser explicitamente ensinado. Não envolve significado do que foi transcrito.

Comportamento Textual O Uma resposta vocal corresponde a um estímulo verbal escrito. O Características

Comportamento Textual O Uma resposta vocal corresponde a um estímulo verbal escrito. O Características da transcrição A correspondência é arbitrária entre os estímulos e as respostas verbais. Estímulos e respostas são de modalidades diferentes. Deve ser ensinado de fora explicita A modalidade da resposta deve ser vocal. Comportamento Textual versus Leitura Respostas textuais são parte da leitura. Leitura envolve compreensão

Ditado O Uma estímulo vocal pode estabelecer a ocasião uma resposta escrita. O Características

Ditado O Uma estímulo vocal pode estabelecer a ocasião uma resposta escrita. O Características do ditado Estamos interessados no comportamento de quem recebe o ditado e não do falante que dita. Estímulos e respostas são de modalidades diferentes e portanto arbitrários. A relação entre o estímulo e a resposta tem que ser ponto a ponto.

Relação entre classes Ecóico Estímulo Vocal Di Resposta Vocal tad o l a tu

Relação entre classes Ecóico Estímulo Vocal Di Resposta Vocal tad o l a tu x e T Estímulo Escrito Transcrição Resposta Escrita