FATORES MOTIVACIONAIS PARA A PRTICA DE EXERCCIOS FSICOS

  • Slides: 17
Download presentation
FATORES MOTIVACIONAIS PARA A PRÁTICA DE EXERCÍCIOS FÍSICOS POR IDOSOS DO PROGRAMA UNIEXP NO

FATORES MOTIVACIONAIS PARA A PRÁTICA DE EXERCÍCIOS FÍSICOS POR IDOSOS DO PROGRAMA UNIEXP NO MUNICÍPIO DE TUBARÃO/SC Cibele do Livramento Richard Ferreira Sene

Introdução Os benefícios dos exercícios físicos praticados com regularidade são intermináveis. Sabe-se que a

Introdução Os benefícios dos exercícios físicos praticados com regularidade são intermináveis. Sabe-se que a vida fisicamente ativa adiciona tempo e vitalidade aos anos do ser humano e os idosos, mais do que os jovens, já perceberam isso.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (apud VELASCO, 2006, p. 22), “o envelhecimento cronológico

Segundo a Organização Mundial da Saúde (apud VELASCO, 2006, p. 22), “o envelhecimento cronológico se dá a partir dos 60 anos, estando os idosos classificados em três outras faixas: de 60 a 69 anos estão os jovens idosos; de 70 a 79 anos, os meio idosos; e, a partir dos 80 anos, os idosos velhos”. Para a Lei, idoso é todo aquele que possui idade igual ou superior a 60 anos (VELASCO, 2006)

Os exercícios físicos devem ser levados a sério ao longo de toda a vida,

Os exercícios físicos devem ser levados a sério ao longo de toda a vida, e para isso a motivação representa um fator crítico para a continuidade e participação em programas. Outro fator muito importante é praticar atividades que dêem prazer ao indivíduo praticante (POLLOCK; WILMORE, 1993).

Objetivo Geral - Identificar e descrever os motivos que levam os idosos do programa

Objetivo Geral - Identificar e descrever os motivos que levam os idosos do programa UNIEXP de Tubarão - SC a praticar exercícios físicos.

Específicos • - Relacionar nível motivacional para prática de atividade física segundo gênero; •

Específicos • - Relacionar nível motivacional para prática de atividade física segundo gênero; • - Relatar as principais atividades físicas praticadas pelos idosos; • - Relatar o turno que os idosos preferem praticar as atividades físicas; • - Relatar média de sessões semanais de praticas de atividades físicas realizadas pelos idosos; • - Identificar e descrever os motivos para prática de atividades físicas segundo aspectos relacionados com a saúde, a amizade/lazer e competência motora.

Metodologia • A elaboração deste estudo foi realizada a partir da escolha tipo de

Metodologia • A elaboração deste estudo foi realizada a partir da escolha tipo de pesquisa quanto ao procedimento utilizado na coleta de dados. Chegou à conclusão de que um estudo de campo seria o mais indicado devido ao envolvimento direto do pesquisador com a realidade estudada, dando a ela uma observação direta. (LEONEL; MOTTA, 2007).

Amostra • O trabalho foi aplicado a uma amostra de idosos participantes do Programa

Amostra • O trabalho foi aplicado a uma amostra de idosos participantes do Programa UNIEXP da Universidade do Sul de Santa Catarina – Tubarão/SC. A população de idosos deste programa é de 54 indivíduos, sendo retirado destes dezenove (19) participantes, pois o restante não compareceu no dia previamente agendado para entrevista ou tinha idade inferior a 60 anos. • Amostra foi feita de forma intencional, pois o grupo que participa do programa corresponde às exigências e descobertas propostas pelo estudo, que são identificar e descrever quais os fatores motivacionais levam os idosos à prática regular de exercícios físicos.

Análise dos dados • Para a descrição do perfil dos grupos analisados, em relação

Análise dos dados • Para a descrição do perfil dos grupos analisados, em relação ao gênero, grupo de idade e nível de prática esportiva, foi utilizada a estatística descritiva, apresentando as médias e desvios padrões, para consecução de tais resultados empregou-se o Inventário de Motivação para a Prática Esportiva adaptado (CARDOSO, GAYA, 1998), o referido instrumento foi testado em sua validade e fidedignidade para indivíduos brasileiros pelos autores (conforme artigo na Revista Perfil, Editora UFRGS, Ano 2, nº 1, Porto Alegre). O instrumento mede os fatores motivacionais em três categorias: Fatores relacionados à competência desportiva, à saúde e ao lazer.

Resultados Gráfico 1 – Nível Motivacional Segundo Gênero

Resultados Gráfico 1 – Nível Motivacional Segundo Gênero

Tabela 1 – Atividades Físicas Preferencialmente Praticadas pelos Idosos do Programa UNIEXP – Tubarão/SC

Tabela 1 – Atividades Físicas Preferencialmente Praticadas pelos Idosos do Programa UNIEXP – Tubarão/SC Atividade Física Quantidade de praticantes Hidroginástica 17 Caminhada 8 Dança 2 Musculação 2 Natação 1 Ciclismo 1 Outros 6

Escore dos Aspectos Motivacionais Relacionados às Competências Desportiva, à Saúde e ao Lazer DP

Escore dos Aspectos Motivacionais Relacionados às Competências Desportiva, à Saúde e ao Lazer DP = 0, 45 3, 0 2, 5 Escore 2, 0 1, 5 1, 0 0, 5 0, 0 Competência Saúde Motora Fatores Amizade/Lazer

Considerações Finais A maior preocupação assinalada com fatores relacionados à amizade e lazer, Grande

Considerações Finais A maior preocupação assinalada com fatores relacionados à amizade e lazer, Grande parte dos idosos do UNIEXP realiza apenas uma sessão de exercício físico por semana, Em especial os maiores de 50 anos, a realizar pelo menos 30 minutos de atividade física moderada por dia, na maior parte dos dias, de forma contínua ou acumulada. Entretanto, quanto maior o grau de motivação, mais sessões semanais foram registradas pela amostra.

A hidroginástica, a caminhada, a dança, a musculação, a natação e por último foi

A hidroginástica, a caminhada, a dança, a musculação, a natação e por último foi citado o ciclismo. A hora para a prática relataram em maioria o período matutino seguido pelo período vespertino.