FATORES CLIMTICOS FATORES CLIMTICOS Quais so os fatores

  • Slides: 27
Download presentation
FATORES CLIMÁTICOS

FATORES CLIMÁTICOS

FATORES CLIMÁTICOS Quais são os fatores climáticos? o Latitude A distância a que os

FATORES CLIMÁTICOS Quais são os fatores climáticos? o Latitude A distância a que os lugares se situam do equador determina as suas características climáticas. Por isso, existem climas quentes, temperados e frios. o Proximidade do mar / continentalidade À mesma latitude, existem lugares situados próximo de oceanos e mares e outros no interior dos continentes com características climáticas diferentes. o Correntes marítimas As correntes marítimas são grandes massas de água em movimento nos oceanos. Existem correntes quentes e correntes frias, que influenciam os climas das regiões costeiras. o Relevo O relevo é a forma que a superfície terrestre apresenta num determinado lugar. O relevo influencia o clima devido: • à sua disposição geográfica; • à diminuição da temperatura com a altitude.

FATORES CLIMÁTICOS LATITUDE - Influência na Temperatura ► A latitude é o mais importante

FATORES CLIMÁTICOS LATITUDE - Influência na Temperatura ► A latitude é o mais importante fator climático porque exerce a sua influência sobre a temperatura e todos os outros elementos climáticos à escala global. A temperatura diminui à medida que a latitude aumenta Distribuição da temperatura média anual na superfície terrestre

FATORES CLIMÁTICOS ► Por que diminui a temperatura à medida que a latitude aumenta?

FATORES CLIMÁTICOS ► Por que diminui a temperatura à medida que a latitude aumenta? o A Terra tem uma forma aproximadamente esférica e gira inclinada sobre o seu eixo. Círculo Polar Ártico (66º 33’N) o Deste modo, os raios solares atingem a superfície terrestre com diferentes graus de inclinação e os dias e Trópico de as noites têm uma Câncer (23º 27’N) duração desigual. Equador Trópico de Capricórnio (23º 27’S) Círculo Polar Antártico (66º 33’S)

FATORES CLIMÁTICOS Zo n a. T em p era da d o. N ort

FATORES CLIMÁTICOS Zo n a. T em p era da d o. N ort e Zo na Q Int Zo n a. T ou ert rop em pe ra da Zona Fria do Norte ue nte ica l do Su l o A Terra tem uma forma aproximadamente esférica e gira inclinada Zona Fria do Norte sobre o seu eixo. Círculo Polar Ártico (66º 33’N) o Deste modo, os raios solares atingem a superfície terrestre com diferentes graus de inclinação e os dias e Trópico de as noites têm uma Câncer (23º 27’N) duração desigual. o Podemos, assim, identificar diferentes Equador zonas climáticas. Trópico de Capricórnio (23º 27’S) Círculo Polar Antártico (66º 33’S)

FATORES CLIMÁTICOS ► Zonas Frias ► Grande inclinação dos raios solares e maior massa

FATORES CLIMÁTICOS ► Zonas Frias ► Grande inclinação dos raios solares e maior massa atmosférica atravessada – pequena concentração de energia por unidade de superfície. Zo na na duração ► Grande desigualdade Te m era dos dias e das noites ao plongo do da do ano. No r Zona Fria do Norte Círculo Polar Ártico (66º 33’N) te BAIXAS TEMPERATURAS AO LONGO Zo na Qu DO ANO en Int Zo na ert rop ica Te mp era da d Zona Fria do Norte te ou l o. S ul Trópico de Câncer (23º 27’N) Equador Trópico de Capricórnio (23º 27’S) Círculo Polar Antártico (66º 33’S)

FATORES CLIMÁTICOS ► Zonas Temperadas ► Variação da inclinação dos raios solares e da

FATORES CLIMÁTICOS ► Zonas Temperadas ► Variação da inclinação dos raios solares e da massa atmosférica atravessada – variação da concentração de energia por unidade de superfície. ► Os dias e as noites têm uma duração variável ao longo do ano. TEMPERATURAS VARIÁVEIS AO LONGO DO ANO

FATORES CLIMÁTICOS ► Zona Quente ou Intertropical ► Pequena inclinação dos raios solares e

FATORES CLIMÁTICOS ► Zona Quente ou Intertropical ► Pequena inclinação dos raios solares e menor massa atmosférica atravessada – grande concentração de energia por unidade de superfície. ► Os dias e as noites têm uma duração quase idêntica ao longo do ano. ELEVADAS TEMPERATURAS AO LONGO DO ANO

FATORES CLIMÁTICOS LATITUDE - Influência na Precipitação ► Existe precipitação quando se verifica a

FATORES CLIMÁTICOS LATITUDE - Influência na Precipitação ► Existe precipitação quando se verifica a condensação do vapor de água presente na atmosfera. ► De um modo geral: Quando o ar sobe em altitude, a sua temperatura desce e ocorre condensação. Quando o ar desce em altitude, a sua temperatura aumenta e não há condensação.

FATORES CLIMÁTICOS ► O ar movimenta-se de forma diferente nos centros de altas e

FATORES CLIMÁTICOS ► O ar movimenta-se de forma diferente nos centros de altas e de baixas pressões atmosféricas, o que condiciona a ocorrência de precipitação. ► A pressão atmosférica é representada através de isóbaras – linhas que unem pontos de igual valor de pressão.

FATORES CLIMÁTICOS Centros de altas pressões ► O valor da pressão aumenta da periferia

FATORES CLIMÁTICOS Centros de altas pressões ► O valor da pressão aumenta da periferia para o centro, sendo superior a 1013 mb (o valor normal). Centros de baixas pressões ► O valor da pressão diminui da periferia para o centro, sendo inferior a 1013 mb (o valor normal).

FATORES CLIMÁTICOS Centros de altas pressões ► O movimento do ar descendente na vertical

FATORES CLIMÁTICOS Centros de altas pressões ► O movimento do ar descendente na vertical divergente à superfície. Centros de baixas pressões é e ► O movimento do ar é convergente à superfície e ascendente na vertical.

FATORES CLIMÁTICOS Centros de altas pressões ► À medida que o ar desce, a

FATORES CLIMÁTICOS Centros de altas pressões ► À medida que o ar desce, a sua temperatura aumenta, tornando-se maior a capacidade de reter vapor de água. Por isso, não é provável que ocorra precipitação. Centros de baixas pressões ► À medida que o ar sobe, a sua temperatura diminui, tornando-se menor a capacidade de absorção do vapor de água. Por isso, há condições para ocorrer condensação e formação de nuvens.

FATORES CLIMÁTICOS Centros de altas pressões Centros de baixas pressões ► Estes centros de

FATORES CLIMÁTICOS Centros de altas pressões Centros de baixas pressões ► Estes centros de pressão encontram-se associados a céu limpo e tempo seco, independentemente da temperatura, e aparecem representados com a letra A ou o sinal +. ► Estes centros de pressão encontram-se associados a céu nublado com possibilidade de precipitação, independentemente da temperatura, e representam-se com as letras B, D ou o sinal –. A B

FATORES CLIMÁTICOS ► As diferenças de temperatura na superfície terrestre refletem-se numa distribuição dos

FATORES CLIMÁTICOS ► As diferenças de temperatura na superfície terrestre refletem-se numa distribuição dos centros de baixas e altas pressões em latitude. ► Este aspeto determina a direção dos ventos dominantes porque o ar desloca-se das altas para as baixas pressões.

FATORES CLIMÁTICOS ► Como é que a latitude influencia a precipitação? ► A disposição

FATORES CLIMÁTICOS ► Como é que a latitude influencia a precipitação? ► A disposição dos centros de pressão em latitude faz variar a distribuição da precipitação no mundo. Distribuição da precipitação anual na superfície terrestre

FATORES CLIMÁTICOS PROXIMIDADE DO MAR / CONTINENTALIDADE ► Faz sentir a sua influência às

FATORES CLIMÁTICOS PROXIMIDADE DO MAR / CONTINENTALIDADE ► Faz sentir a sua influência às escalas regional e local. É por esse motivo que lugares situados à mesma latitude podem ter características climáticas diferentes. A proximidade do mar e a continentalidade exercem uma ação distinta sobre os elementos do clima.

FATORES CLIMÁTICOS Influência na Temperatura No verão ► A água do mar tem uma

FATORES CLIMÁTICOS Influência na Temperatura No verão ► A água do mar tem uma temperatura mais baixa do que a superfície continental. Os ventos que sopram do oceano para terra refrescam a temperatura das áreas litorais. ► As temperaturas são mais elevadas no interior dos continentes.

FATORES CLIMÁTICOS No inverno ► A água do mar encontra-se mais quente do que

FATORES CLIMÁTICOS No inverno ► A água do mar encontra-se mais quente do que os continentes. Os ventos que sopram em direção à terra amenizam a temperatura das áreas litorais. ► As temperaturas são muito mais baixas no interior dos continentes.

FATORES CLIMÁTICOS ► O mar exerce uma ação moderadora sobre as temperaturas das áreas

FATORES CLIMÁTICOS ► O mar exerce uma ação moderadora sobre as temperaturas das áreas litorais. ► O afastamento em relação ao litoral aumenta a continentalidade. Deste modo, no interior dos continentes, as temperaturas são elevadas no verão e muito baixas no inverno.

FATORES CLIMÁTICOS Influência na Precipitação ► De um modo geral, as regiões localizadas no

FATORES CLIMÁTICOS Influência na Precipitação ► De um modo geral, as regiões localizadas no litoral têm mais precipitação do que as do interior, uma vez que recebem o ar húmido proveniente do oceano. À medida que o ar se desloca em direção ao interior torna-se, progressivamente, mais seco e diminui a precipitação.

FATORES CLIMÁTICOS CORRENTES MARÍTIMAS ► A água dos oceanos movimenta-se através de ondas, marés

FATORES CLIMÁTICOS CORRENTES MARÍTIMAS ► A água dos oceanos movimenta-se através de ondas, marés e correntes marítimas. Estas são movidas pelo vento e exercem um efeito importante no clima porque também contribuem para o equilíbrio térmico do planeta. A existência de correntes quentes e frias afeta de forma diferente as regiões do litoral.

FATORES CLIMÁTICOS ► As regiões influenciadas por correntes marítimas quentes possuem temperaturas mais altas

FATORES CLIMÁTICOS ► As regiões influenciadas por correntes marítimas quentes possuem temperaturas mais altas e precipitação mais abundante do que as que são afetadas por correntes marítimas frias à mesma latitude.

FATORES CLIMÁTICOS RELEVO ► A altitude e a disposição do relevo também provocam diferenças

FATORES CLIMÁTICOS RELEVO ► A altitude e a disposição do relevo também provocam diferenças significativas nos principais elementos climáticos

FATORES CLIMÁTICOS ALTITUDE - Influência na Temperatura ► À medida que a altitude aumenta,

FATORES CLIMÁTICOS ALTITUDE - Influência na Temperatura ► À medida que a altitude aumenta, a temperatura diminui. ► A temperatura diminiu cerca de 6ºC por cada 1000 m (gradiente térmico vertical). ► A temperatura diminui em altitude porque diminuem os gases que têm capacidade para reter a radiação terrestre, tais como o vapor de água e o dióxido de carbono.

FATORES CLIMÁTICOS ALTITUDE - Influência na Precipitação ► O ar é obrigado a subir

FATORES CLIMÁTICOS ALTITUDE - Influência na Precipitação ► O ar é obrigado a subir sempre que no seu trajeto encontra um obstáculo montanhoso. ► Ao subir, a sua temperatura diminui e mais facilmente ocorre condensação e precipitação nas vertentes expostas à ascensão dos ventos húmidos.

FATORES CLIMÁTICOS DISPOSIÇÃO DO RELEVO ► No hemisfério norte, as vertentes expostas a sul

FATORES CLIMÁTICOS DISPOSIÇÃO DO RELEVO ► No hemisfério norte, as vertentes expostas a sul recebem mais radiação solar e, por esse motivo, são mais quentes (soalheiras) do que as vertentes viradas a norte (umbrias). ► Quando as elevações se dispõem paralelamente à linha de costa (relevo concordante) impedem a progressão do ar húmido para o interior. ► Quando a disposição do relevo é discordante, o ar húmido avança mais facilmente para o interior, fazendo sentir a sua ação, nas temperaturas e na precipitação.