Farmacologia e sade Apostila 3 Captulo 8 Mdulos

  • Slides: 8
Download presentation
Farmacologia e saúde Apostila 3 Capítulo 8 Módulos 26 e 27 Pág. 185 a

Farmacologia e saúde Apostila 3 Capítulo 8 Módulos 26 e 27 Pág. 185 a 191

Farmacologia FARMACOLOGIA é a ciência que se ocupa do estudo das interações que acontecem

Farmacologia FARMACOLOGIA é a ciência que se ocupa do estudo das interações que acontecem entre um organismo vivo e drogas que afetam seu funcionamento, normal ou anormal. Se uma substância tem propriedade medicinal, ela é considerada farmacêutica. A ciência da FARMACOLOGIA é bastante antiga. O ser humano sempre buscou encontrar na natureza algo que pudesse erradicar ou minimizar os efeitos das doenças.

Etnobotânica ETNO= etnia, grupo social que divide as mesmas culturas, costumes, “língua” (idioma) e

Etnobotânica ETNO= etnia, grupo social que divide as mesmas culturas, costumes, “língua” (idioma) e saberes. BOT NICA= parte da ciência que estuda as plantas. ETNOBOT NICA: é a área da ciência que estuda a relação entre o ser humano e as plantas.

A indústria farmacêutica Os cientistas estudam diversas que podem virar remédio, pois elas podem

A indústria farmacêutica Os cientistas estudam diversas que podem virar remédio, pois elas podem conter uma ou mais substâncias químicas que podem alterar as funções em nosso organismo. Essas substâncias são os princípios ativos, ou seja, é a molécula dentro de uma planta responsável por dar origem a um medicamento. As plantas utilizadas para fins medicinais devem ser muito estudadas antes de se tornarem medicamentos, pois através disso podemos identificar: - qual planta é adequada para qual doença, - identificar a parte correta da planta para extrair o medicamento, - jeito certo de preparar esse medicamento, - dosagem correta (potencial de remédio para cura e de veneno).

Medicamentos são feitos dentro de laboratórios de industrias farmacêuticas e de maneira artificial, ou

Medicamentos são feitos dentro de laboratórios de industrias farmacêuticas e de maneira artificial, ou seja, ao invés de se extrair naturalmente das plantas, ele é fabricado, pois precisamos de uma produção em grande quantidade.

Tecnologia e saúde O desenvolvimento tecnológico permite que indústria farmacêutica assuma um papel importante

Tecnologia e saúde O desenvolvimento tecnológico permite que indústria farmacêutica assuma um papel importante na Ciência, pode assim, avançar nas suas pesquisas e aumentar a produção. - informatizar seus processos e diminuir o tempo entre as etapas - garantir economia e qualidade nos seu produtos - gerar conhecimento e utilizá-lo para desenvolver novos medicamentos e aprimorar processos.

Drogas Droga: é um termo usado para nomear qualquer substância ou ingrediente usado na

Drogas Droga: é um termo usado para nomear qualquer substância ou ingrediente usado na fabricação de produtos químicos. Uma droga é capaz de provocar alterações no funcionamento do corpo humano. Quanto a sua origem: Natural: encontrada nas plantas Sintética: produzida nos laboratórios Quanto a regulação de uso: Lícitas: permita por lei. Ex. : álcool, cigarro e medicamentos Ilícitas: não é permitida por lei. Ex. : maconha e cocaína

As drogas possuem substâncias psicoativas. São substâncias que atuam no sistema nervoso central, alteram

As drogas possuem substâncias psicoativas. São substâncias que atuam no sistema nervoso central, alteram a consciência, a sensação física e emocional. São classificadas em: ü estimulantes: são drogas que aumentam a atividade cerebral, dando a sensação de alerta, disposição e resistência, mas depois que passa o efeito a pessoa fica cansada, indisposta e depressiva. ü depressoras: são drogas que diminuem as atividades cerebral, deixando a pessoa mais devagar, desligada e alheia; menos sensível aos estímulos externos. ü alucinógenas: são drogas que bagunçam as informações no cérebro. Deixam as pessoas perturbadas e sem noção de espaço e tempo. Grande parte destas substâncias vem de plantas, cujos efeitos foram descobertos por culturas primitivas, associando as experiências vivenciadas a um contato com o divino.