Faculdade Nome da faculdade Disciplina Nome da matria

  • Slides: 22
Download presentation
Faculdade: Nome da faculdade Disciplina: Nome da matéria Grupo: Os nomes do grupo aqui

Faculdade: Nome da faculdade Disciplina: Nome da matéria Grupo: Os nomes do grupo aqui

Introdução a Microbiologia Em 1674, um senhor chamado Antony Van Leeuwenhoek conseguiu adaptar o

Introdução a Microbiologia Em 1674, um senhor chamado Antony Van Leeuwenhoek conseguiu adaptar o microscópio para utilizá-lo na área da ciência. Após finalizar, verificou diversas amostras distintas como seres vivos pequenos, solo, rio, fezes, saliva, etc. O que ele observou chamou de “animálculos“. Animálculos – Animal muito pequeno, visível somente ao microscópio Todas as visualizações descobertas com a ajuda do microscópio foram escritas, documentadas e enviadas para Royal Society (Londres) para que o mundo conhecesse ou pelo menos soubessem da existências desses seres.

Introdução a Microbiologia Sem sombra de dúvidas, após esta importante descoberta Antony Van Leeuwenhoek

Introdução a Microbiologia Sem sombra de dúvidas, após esta importante descoberta Antony Van Leeuwenhoek conseguiu de forma indireta acabar com por vez com a Teoria da Abiogênese. A comunidade da época acreditava que esses seres vivos surgiam de decomposições de plantas ou seres vivos. Todavia, devemos lembrar e dar créditos também a Louis Pasteur que realizou dois experimentos contra essa teoria (1861).

Introdução a Microbiologia 1 – Experimento: Foram separados alguns frascos e neles foram fervidos

Introdução a Microbiologia 1 – Experimento: Foram separados alguns frascos e neles foram fervidos caldo de carne. Alguns frascos ficaram abertos e em poucos dias foi observado que todos estavam contaminados (microrganismos); já os frascos que foram fechados ficaram sem contaminação. A conclusão foi de que os microrganismos estavam em toda parte, até no ar e assim acabaram contaminando os frascos abertos. 2 – Experimento: Realizando praticamente o mesmo experimento de antes, neste o diferencial foi o frasco com um pescoço em formato de S.

Introdução a Microbiologia Porém, levou meses e nada mudou, concluindo assim que esse formato

Introdução a Microbiologia Porém, levou meses e nada mudou, concluindo assim que esse formato impedia os micróbios presentes no ar de contaminar o caldo de carne.

Introdução a Microbiologia Foram diversas vezes que Louis Pasteur contribuiu para a Microbiologia, tanto

Introdução a Microbiologia Foram diversas vezes que Louis Pasteur contribuiu para a Microbiologia, tanto com trabalhos novos como teorias. Um exemplo foi a Teoria microbiana da fermentação, onde ele conseguiu explicar a contaminação durante o a fermentação por álcool. No caso, foram localizados microrganismos denominados de leveduras. Esses micróbios convertiam o frutose das frutas em álcool quando o oxigênio estava ausente. Já quando tinha oxigênio os microrganismos eram outros e as bebidas azedavam transformando em ácido acético (constituinte principal do vinagre).

Introdução a Microbiologia Para resolver o problema dos comerciantes e até dos produtores de

Introdução a Microbiologia Para resolver o problema dos comerciantes e até dos produtores de vinhos Pasteur ferveu as bebidas. Assim matou os microrganismos que azedavam e assim esse novo experimento recebeu o nome de Pasteurização.

Introdução a Microbiologia Segundo os cientistas da época, não! Após o processo de Pasteurização,

Introdução a Microbiologia Segundo os cientistas da época, não! Após o processo de Pasteurização, alguns pesquisadores alertaram que os micróbios poderiam ocasionar ou ter algum tipo de relação com as doenças (humana e animal). Este clamor virou teoria e foi chamado de Teoria Microbiana da doença. Em 1841, Ignaz Semmelweis, atesta a transmissão de microrganismo por contato direto e consequentemente o surgimento de alguma enfermidade. Obviamente que isso ocasionaria um fervor, visto que a sociedade era muito religiosa na época e o ato de adoecer era uma punição dos pecados enviada por Deus.

Introdução a Microbiologia Porém, somente no ano de 1876 um médico chamado Robert Koch

Introdução a Microbiologia Porém, somente no ano de 1876 um médico chamado Robert Koch conseguiu provar essa relação de micróbios e as doenças. Com quatro postulados (e três modificações): 1 – Postulado: Todos os microrganismos estavam presentes todos os enfermos; 2 – Postulado: Os microrganismos necessitavam de um registro por características, em uma cultura nativa para crescimento e isolamento; 3 – Postulado: Após isolado e inoculado em plantas sadias, devem causar doenças ;

Introdução a Microbiologia 4 – Postulado: Reisolamento do patógeno para averiguar suas características. A

Introdução a Microbiologia 4 – Postulado: Reisolamento do patógeno para averiguar suas características. A classificação das bactérias teve seu início em 1875, nessa classificação estava a identificação da Neisseria gonorrhoeae – primeiro patógeno de doença crônica, por Ferdinand Cohn. Modificações nos postulados: Foi descoberto o vírus (não crescem em culturas); Alguns tipos de doenças surgem de mais de um microrganismo; Diversos microrganismos causam várias enfermidades distintas.

Introdução a Microbiologia Um médico inglês, no ano de 1860, chamado Joseph Lister concluiu

Introdução a Microbiologia Um médico inglês, no ano de 1860, chamado Joseph Lister concluiu que a grande maioria (pelo menos) dos processos infecciosos proviam de microrganismos que estavam no ar. Então, baseado nesta conclusão criou uma forma de desinfectar o campo operatório com uma vaporização de Fenol (ácido fênico) na região em que seria realizado o procedimento. O primeiro teste aconteceu em 1865 em uma criança com fratura exposta. Visto que foi rendeu um excelente resultado para a época, diversos médicos adotaram esta técnica e a redução de mortes pósoperatória por infecção foi comprovada.

Introdução a Microbiologia Algum tempo depois, Alexander Fleming, médico e bacteriologista, verificou que o

Introdução a Microbiologia Algum tempo depois, Alexander Fleming, médico e bacteriologista, verificou que o Fenol ocasionava mais problemas no glóbulos brancos que nos microrganismos. Para tentar solucionar essa questão começou usar salmoura. Fleming acreditava que o a defesa humana necessitava de uma atenção especial.

Introdução a Microbiologia No ano de 1928, Alexander Fleming, realizou um experimento com Estafilococos.

Introdução a Microbiologia No ano de 1928, Alexander Fleming, realizou um experimento com Estafilococos. Ao perceber que uma das placas tinha fungo diferente e que envolta dele, micróbio não crescia. Esse fungo estudado mais profundamente recebeu o nome de Penicilium. O Penicilium produzia uma substância com capacidade de inibir o crescimento de vários microrganismos. Após realizar essa experiência diversas vezes percebeu também que evitava o crescimento de micróbios causadores de enfermidades. Mais tarde essa substância foi chamada de Penicilina. O marco da Terapia antimicrobiana foi em 1939 ao ser descoberto as sulfonamidas por Gerhardt Domagk. Já em 1940 começa a produção da penicilina para uso clínico.

Introdução a Microbiologia Esse médico que já falamos anteriormente, neste artigo, teve a brilhante

Introdução a Microbiologia Esse médico que já falamos anteriormente, neste artigo, teve a brilhante dedução de que a falta de higienização das mãos ao realizar partos causava sepse puerperal. Obviamente que a medida que a técnica começou a ser adotada pelos profissionais da época, a redução no índice de óbitos (por essa causa) aconteceu de forma proporcional.

Introdução a Microbiologia Sem data específica: Os Egípcios usavam esporos de Aspergillus para proteger

Introdução a Microbiologia Sem data específica: Os Egípcios usavam esporos de Aspergillus para proteger tumbas. 1000 a. C. : Descrição da lepra (bíblia). 600 a. C. : Alguns tipos de carne tiveram o consumo proibido (bíblia). 400 a. C. : Na Grécia, um historiador chamado Tucídides percebeu que os sobreviventes da praga conseguiam cuidar dos enfermos. 50 a. C. : As pessoas na China usavam sandálias mofadas para conter infecção bacteriana nos pés. 100 d. C. : Marcus Terentius Varro, filósofo de Roma, acreditava que pequenas criaturas de terminados locais entravam no corpo causando enfermidades. 1665 – A primeira visualização de uma célula foi realizada por Robert Hook.

Introdução a Microbiologia 1668 – Frascesco Redi comprovou que as larvas vinham de ovos

Introdução a Microbiologia 1668 – Frascesco Redi comprovou que as larvas vinham de ovos de insetos na carne. 1673 – A primeira visualização de microrganismo vivo foi realizada por Anton Van Leeuwenhoek. Descoberta do microscópio. 1745 – John Needham cozinhou carne para eliminar microrganismos, após depositou em frascos abertos. Após algum tempo percebeu que novos microrganismo estavam presentes. Então a conclusão foi de geração espontânea. 1769 – Neste ano Lazaro Spallanzani, cozinhou carne excluindo o ar. Foi reforçado assim que a força vital necessária para isso acontecer foi removida, no caso, o ar. 1796 – Nesta data foi criada a primeira vacina por Edward Jenner.

Introdução a Microbiologia 1836 – Franz Schulze, realizou um experimento passando o ar por

Introdução a Microbiologia 1836 – Franz Schulze, realizou um experimento passando o ar por uma solução de ácido antes de colocá-lo no caldo de carne. Os microrganismos não surgiram. 1837 – Theodor Schwann, fez um experimento parecido, passou o ar por um tubo aquecido. Também não surgiu micróbio. 1860 – Joseph Lister, cria uma técnica asséptica com Fenol. 1861 – Pasteur provou que a Teoria da Abiogênese estava errada. 1864 – Pasteur cria o método de pasteurização. 1876 – A Teoria do germe da doença foi apresentada e idealizada por Robert Koch. 1880 – Louis Pasteur, realiza um experimento com bactérias causadoras de cólera aviária em dois grupos de galinhas. Após verificar que um grupo ficou imune denominou as culturas avirulentas e o processo de imunizar de vacinas.

Introdução a Microbiologia 1881 – Através de meio de cultura realizou-se a cultura (crescimento)

Introdução a Microbiologia 1881 – Através de meio de cultura realizou-se a cultura (crescimento) de bactérias por Robert Koch. 1884 – Criado o método Gram de coloração bacteriana por Christian Gram. 1885 – Em Hamburgo, Adolph Lutz (brasileiro), começou a investigação contra o bacilo da lepra. 1887 – A placa de Petri é criada por Petri. 1890 – Theovald Smith, após comprar que um tipo de protozoário é um parasita intracelular de insetos, foi possível a partir disto novas pesquisas sobre enfermidades microbianas transmitidas por artrópodes. 1900 – Walter Reed, em pronunciamento constatou que o mosquito era apenas um hospedeiro ao parasita da febre amarela e que a doença se propagava pela picada deste inseto.

Introdução a Microbiologia 1903 – Oswaldo Cruz foi nomeado Diretor Geral de saúde Pública

Introdução a Microbiologia 1903 – Oswaldo Cruz foi nomeado Diretor Geral de saúde Pública (Brasil). 1907 – Oswaldo Cruz, em seu pronunciamento informou que a Febre Amarela foi erradicada (Brasil). 1909 – Paul Ehrlich, conseguiu criar um composto sintético efetivo contra sífilis e somando-se mais há alguns trabalhos sobre anticorpos ganhou neste ano o prêmio Nobel. 1928 – Alexander Fleming descobre a Penicilina. 1932 – Gerhard Domagk, descobriu em meio a Segunda Guerra Mundial as Sulfonamidas ou sulfas. 1944 – Avery, Mac. Leod e Mc. Cartey afirmam que o DNA é material genético. 1953 – A estrutura do DNA é descomberta por Watson e Crick. 1962 – Edelman e Porter descobrem os anticorpos.

Introdução a Microbiologia 1981 – Margulis identifica a origem das células eucarióticas. 1983 –

Introdução a Microbiologia 1981 – Margulis identifica a origem das células eucarióticas. 1983 – Kary Mullis, descobre a Reação em Cadeia da Polimerase (PCR). 2004 – Bessa, em uso para veterinária o controle microbiológico e refletido além da qualidade de vida aos animais, e sim, também, nas plantas industriais e na segurança alimentar feitos dos animais abatidos. 2005 – Pinheiro, evidencia que analisar microrganismos é importantíssimo na produção de alimentos. 2006 – Franco e Landgraf, falam que tratamentos para conservação com o uso de temperatura (especialmente o calor) são altamente relevantes para destruir e inativar microrganismos.

Introdução a Microbiologia 2007 – Silva, enfatiza que estudar a microbiologia do solo é

Introdução a Microbiologia 2007 – Silva, enfatiza que estudar a microbiologia do solo é altamente eficaz ao manejo agrícola sustentável, ou seja, será utilizado mais vezes e com menos degradação.

Introdução a Microbiologia Jornal Brasileiro de Patologia Médica Laboratorial- Antony Van Leeuwenhoek-Inventor do Microscópio,

Introdução a Microbiologia Jornal Brasileiro de Patologia Médica Laboratorial- Antony Van Leeuwenhoek-Inventor do Microscópio, volume 45, n. 2, 2009. Jornal Brasileiro de Patologia Médica Laboratorial-Alexander Fleming e a descoberta da penicilina, volume 45, n. 5, 2009. Instituto de Microbiologia Paulo de Goés UFRJ. A História do surgimento da Microbiologia: Fatos Marcantes. Disponível em: http: //www. microbiologia. ufrj. br/portal/index. php/pt/destaques/novidades-sobre-a-micro/384 -a-historia-do-surgimentoda-microbiologia-fatos-marcantes. Visualizado em 09 de março de 2017. Dicionário online de Português. Animálculo. Disponível em: https: //www. dicio. com. br/animalculo/. Visualizado em 09 de março de 2017. TRABULSI, LR et al. Microbiologia. 3. ed. São Paulo: Editora Atheneu, 1999. ROSSI, F; Andreazzi, DB. Resistência Bacteriana: Interpretando o Antibiograma. São Paulo: Editora Atheneu, 2005. Portal Biomédico. Microbiologia: um breve histórico. Disponível em: http: //portalbiomedico. net/microbiologia-um-brevehistorico/. Visualizado em 10 de março de 2017. KASVI. A história e os marcos da Microbiologia. Disponível em: http: //www. kasvi. com. br/historia-da-microbiologia/. Visualizado em 11 de março de 2017. PELCZAR, M. ; CHAN, . E. C. S. ; KRIEG, N. R. Microbiologia – conceitos e aplicações. v. 2. ed. São Paulo: Makron Books, 1996. PRESCOTT, L. M. ; HARLEY, J. P; KLEIN, D. A. Microbiology. 5. ed. Boston: Mc. Graw-Hill, 2002. 1026 p. BESSA, M. C. ; COSTA, M. ; CARDOSO, M. Prevalência de Salmonella sp em suínos abatidos em frigoríficos do Rio Grande do Sul. Pesquisa Veterinária Brasileira, v. 24, n. 2, 2004, 80 – 84. FRANCO, B. D. G. M. ; LANDGRAF, M. Manuale Métodos de Análise Microbiológica em Alimentos. 4 ed, São Paulo: Atheneu, 2006. SILVA, M. B. ; KLIEMANN, H. J. ; SILVEIRA, P. M. ; LANNA, A. C. Atributos biológicos do solo sob influencia da cobertura vegetal e do sistema de manejo. Pesquisa Agropecuária Brasileira, v. 42, n. 12, 2007, 1755 – 1761. PINHEIRO, N. M. S. ; FIGUEIREDO, E. A. T. ; FIGUEIREDO, R. W. ; MAIA, G. A. ; SOUZA, P. H. M. Avaliação da qualidade microbiológica de frutos minimamente processados comercializados em supermercados de Fortaleza. Revista Brasileira de Fruticultura, v. 27, n. 1, 2005, 153 – 156. Portal Educação. A importância da Microbiologia na atualidade. Disponível em: https: //www. portaleducacao. com. br/conteudo/artigos/farmacia/a-importancia-da-microbiologia-naatualidade/67815. Visualizado em 18 de março de 2017.