FACULDADE DE EDUCAO EDU 03041 PESQUISA EM EDUCAO

  • Slides: 6
Download presentation
FACULDADE DE EDUCAÇÃO EDU 03041 – PESQUISA EM EDUCAÇÃO O USO DAS TECNOLOGIAS DE

FACULDADE DE EDUCAÇÃO EDU 03041 – PESQUISA EM EDUCAÇÃO O USO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO( TIC) NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS GABRIELA PRATES DA SILVA

PROBLEMA Como as tecnologias de informação e comunicação podem ajudar no processo de alfabetização

PROBLEMA Como as tecnologias de informação e comunicação podem ajudar no processo de alfabetização e na inclusão dos estudantes da Educação de Jovens e Adultos? OBJETIVOS 3. 1 OBJETIVO GERAL Investigar o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação de Jovens e Adultos. 3. 2 OBJETIVOS EXPECÍFICOS • Verificar quais são as TICs utilizadas na alfabetização da Educação de Jovens e Adultos; • Investigar as propostas de atividade tendo as TICs como meio de aprendizagem na educação de Jovens e Adultos; • Investigar como o uso das TICs pode facilitar a alfabetização e a inclusão de jovens e adultos.

JUSTIFICATIVA Vivemos em uma sociedade que se encontra em constante transformação. Cada vez mais

JUSTIFICATIVA Vivemos em uma sociedade que se encontra em constante transformação. Cada vez mais surgem novas tecnologias de informação e comunicação (TICs), e aqueles que não estão preparados para utilizá-las estão fora do mercado de trabalho e excluídos da sociedade. Nesta sociedade digital existem dois tipos de sujeitos: os nativos digitais e os imigrantes digitais, estes termos são usados por Prensky (2001). Os nativos digitais são aqueles que nasceram a partir dos anos 90, numa sociedade onde os meios de comunicação não sofreram nenhuma grande transformação, e que por isso tem mais facilidade para utilizar os recursos tecnológicos disponíveis. Já os imigrantes digitais são aquelas pessoas que passaram pelas grandes transformações na comunicação como o surgimento do rádio, da televisão, etc. Os estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) são imigrantes digitais e estão excluídos da sociedade por não compartilharem dos recursos tecnológicos e, os de turma de alfabetização, por não saberem decifrar os códigos de leitura e escrita. “Pode-se pensar que o público que freqüenta os cursos de EJA (Educação de Jovens e Adultos) não se depara com o desafio do computador em seu ambiente de trabalho. No entanto, tal demanda se aproxima cada vez mais também desse público, à medida que há necessidade de operar equipamentos que exigem uma certa familiaridade com a tecnologia (como em ambientes domésticos, portarias dos prédios, pequenos estabelecimentos e empresas). ” (FRANCO, 2003) É UMA CITAÇÃO? . Um caminho para que estes jovens e adultos sejam incluídos nesta sociedade digital pode ser a utilização das tecnologias de informação e comunicação na EJA.

REFERENCIAL TEÓRICO/ estado da arte TÍTULO AUTOR ANO SÍNTESE Educação de Jovens e Adultos:

REFERENCIAL TEÓRICO/ estado da arte TÍTULO AUTOR ANO SÍNTESE Educação de Jovens e Adultos: sociedade da inclusão e exclusão digital Angélica Paulino da Silva 2010 • Professor e escola devem estar sempre atualizados quanto as mudanças da sociedade. • Exclusão social e digital de jovens e adultos. • Histórico da EJA. • Imigrantes e nativos digitais. • Importância da inclusão, social e digital, dos jovens e adultos. Inclusão Digital: Uma Proposta na Alfabetização de Jovens e Adultos Mônica Gardelli Franco 2003 • Inclusão digital • Excluídos digitais alfabetizados e não-alfabetizados • Reflexão sobre uma proposta de alfabetização digital que cria espaços para uma inclusão crítico-social.

METODOLOGIA • Pesquisa qualitativa, com um estudo de caso em uma escola pública de

METODOLOGIA • Pesquisa qualitativa, com um estudo de caso em uma escola pública de Porto Alegre que tenha uma turma de EJA no nível de alfabetização e que utilizem as TICs como meio de aprendizagem. • Observação: com o objetivo de descobrir quais são e como são utilizadas as TICs. ( aqui já foi dito nos obejtivos. . , ok!) • Entrevista semi-estruturada: Alunos: para saber o que estes acham da utilização das TICs como meio de aprendizagem e se acham que está sendo uma experiência válida para sua vida fora e dentro da escola Professores: para descobrir o que eles acham da utilização das TICs como meio de aprendizagem, mais especificamente para a alfabetização, se o desempenho e o interesse dos alunos pela aula melhoraram com o uso delas e como foi a experiência da implantação das TICs no seu plano de aula.

REFERÊNCIAS FRANCO, Mônica Gardelli. Inclusão Digital: uma proposta na alfabetização de jovens e adultos.

REFERÊNCIAS FRANCO, Mônica Gardelli. Inclusão Digital: uma proposta na alfabetização de jovens e adultos. PUCSP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. 2003 PRENSKY, Marc. Nativos Digitais, Imigrantes Digitais. NCB University Press, Vol. 9 No. 5, Outubro 2001.