Expansão Marítima üDefinição: exploração do Atlântico pelas potências europeias, nos séculos XV e XVI. üO Mundo conhecido no século XIV e o desenvolvimento da cartografia da época. üO monopólio das cidades italianas sobre o comércio de especiarias no século XIV.
Expansão Marítima üFatores das navegações: lucrativo comércio de especiarias e expansão da fé.
Pioneirismo Português üCentralização do poder: primeiro país europeu a possuir monarquia centralizada. üPosição estratégica: ponto de parada de uma importante rota marítima. üConhecimentos náuticos e desenvolvimento de técnicas necessárias.
Pioneirismo Português üExperiência com navegação em mar aberto, através da prática da pesca.
A expansão Portuguesa üO início da aventura portuguesa: a conquista de Ceuta (1415) e o Périplo Africano. üA criação de feitorias e a exploração tráfico de escravos na África. ü 1488: Bartolomeu Dias contornou o Cabo das Tormentas, no sul da África.
A expansão Portuguesa ü 1498: Vasco da Gama chega à Calicute, na Índia, concluindo a missão. ü 22 de abril de 1500: a esquadra de Pedro Álvares Cabral chega ao Brasil.
A expansão Espanhola e outras üCristóvão Colombo e seu projeto de chegar às Índias navegando para o Ocidente. ü A Guerra de Reconquista contra os muçulmanos e a formação do Espanha (1492). üA primeira viagem de Cristóvão Colombo e o Descobrimento da América (1492).
A expansão Espanhola e outras üA divisão do Mundo: a Bula Inter Coetera e o Tratado de Tordesilhas (1494). üAs navegações inglesas, francesas e holandesas e o boicote à Tordesilhas.