Existem dois tipos de animais os que vivem

  • Slides: 61
Download presentation

"Existem dois tipos de animais: os que vivem em cativeiro e os que não

"Existem dois tipos de animais: os que vivem em cativeiro e os que não vivem. Ultimamente, surgiram um terceiro tipo que corresponde aqueles os que são presos pela polícia federal. ”

Com sujeito simples n O verbo concorda com o sujeito em número (singular ou

Com sujeito simples n O verbo concorda com o sujeito em número (singular ou plural) e pessoa (1ª, 2ª ou 3ª), estando o sujeito antes ou depois do verbo. Ex. : O homem não é um dos mamíferos mais dorminhocos. Sujeito na verbo na 3ªpessoa 3ª pessoa do singular

Concordância do verbo com o sujeito composto I. Quando o sujeito composto estiver posicionado

Concordância do verbo com o sujeito composto I. Quando o sujeito composto estiver posicionado antes do verbo , este ficará no plural. Ex. : O ônibus e o caminhão deslizaram na pista. n sujeito composto verbo no antes do verbo plural Sujeito composto é aquele que apresenta dois ou mais núcleos Observação: O verbo pode ficar no singular principalmente : quando os núcleos são sinônimos , quando formam uma enumeração gradativa, Ex. 1: A paz e a tranquilidade reinava (reinavam) naquele lugar Ex. 2: A angústia, a inquietação, o desespero o dominou (dominaram)

O VERBO FICARÁ NO SINGULAR. . . Quando os elementos de um sujeito composto

O VERBO FICARÁ NO SINGULAR. . . Quando os elementos de um sujeito composto são resumidos por um aposto recapitulativo, a concordância é feita com esse termo resumidor. (TUDO, NADA, NINGUÉM. EXs. : Papel, caneta, lápis, borracha, tudo era instrumento de trabalho do escritor. Cara feia, beiço caído, nada me fará mudar de ideia.

II. Quando o sujeito composto estiver depois ( posposto) , poderá concordar com o

II. Quando o sujeito composto estiver depois ( posposto) , poderá concordar com o mais próximo, ou ficará no plural Ex. : Foi ao parque de diversão o filho, a mãe e o pai. Verbo na 3ª pessoa sing. Sujeito composto depois do verbo concordando com filho. ou Foram ao parque de diversão o filho, a mãe e o pai. Verbo na 3ªpessoa sujeito composto depois do verbo do plural

Sujeito composto por pessoas gramaticais diferentes prevalece a menor pessoa: Exs. : Eu, tu

Sujeito composto por pessoas gramaticais diferentes prevalece a menor pessoa: Exs. : Eu, tu e ele (Nós) faremos a pesquisa amanhã. 1ª 2ª 3ª = 1ª pl. Tu e ele reivindicastes /reivindicaram seus direitos. 2ª 3ª = 2ª pl. ou 3ªpl.

 Núcleos do sujeito ligados pela conjunção "ou" n o verbo ficará no singular

Núcleos do sujeito ligados pela conjunção "ou" n o verbo ficará no singular ou concordará com o mais próximo se houver ideia de exclusão. Exs. : Pedro ou Antônio será o presidente do clube. (Exclusão) Ou você ou eu terei de resolver o problema. Ele ou nós venceremos o jogo. n Se houver ideia de inclusão o verbo irá para o plural. Exs. : Laranja ou mamão fazem bem a saúde. (Inclusão) O rico ou o pobre morrerão um dia.

Cuidado!!! §. §Com a locução um ou outro - verbo no singular. Um ou

Cuidado!!! §. §Com a locução um ou outro - verbo no singular. Um ou outro assessor viajará a serviço. Um ou outro chapéu lhe ficava bem.

Com as locuções um e outro / nem um nem outro/ nem. . .

Com as locuções um e outro / nem um nem outro/ nem. . . nem verbo no singular ou no plural Um e outro decreto trata/tratam da mesma questão jurídica. Nem um nem outro foi / foram à festa. Nem livro nem apostila basta/bastam

Núcleos ligados por com ØSem vírgula – verbo plural ØCom vírgula – verbo singular

Núcleos ligados por com ØSem vírgula – verbo plural ØCom vírgula – verbo singular O professor com o aluno organizaram a feira cultural. O professor, com o aluno, organizou a feira cultural. A professora, com todos os seus alunos, foi para outra sala.

Locuções: Øum dos que, uma das que - preferência plural. Antônio é um dos

Locuções: Øum dos que, uma das que - preferência plural. Antônio é um dos que mais estudam matemática. (dos que estudam, ele é um) ØMais de, menos de, cerca de, perto de concorda com o numeral a que se refere. Mais de um aluno apresentou a pesquisa de campo. Perto de vinte alunos faltaram hoje. Cerca de mil pessoas participaram do evento. Menos de cem menores fugiram do presídio.

ØMais de um Se houver reciprocidade ou a expressão for repetida, verbo concorda no

ØMais de um Se houver reciprocidade ou a expressão for repetida, verbo concorda no plural. Mais de um convidado abraçaram-se. Mais de um aluno e mais de um professor não concordaram com a data da prova.

Núcleos infinitivos Øverbo na 3ª pessoa do singular Caminhar e correr faz bem à

Núcleos infinitivos Øverbo na 3ª pessoa do singular Caminhar e correr faz bem à saúde ØInfinitivos antônimos ou determinados – verbo plural. Amar e odiar fazem parte do ser humano. O caminhar e o correr fazem bem à saúde.

 Sujeito formado por um pronome de tratamento Ø verbo sempre na 3º pessoa.

Sujeito formado por um pronome de tratamento Ø verbo sempre na 3º pessoa. Exemplos: Vossa Excelência leu os relatórios? Vossas Excelências leram os relatórios? Vossa Senhoria se enganou na remessa da mercadoria.

SUJEITO REPRESENTADO POR COLETIVO Ø O VERBO CONCORDARÁ COM O SUJEITO. EXS. : O

SUJEITO REPRESENTADO POR COLETIVO Ø O VERBO CONCORDARÁ COM O SUJEITO. EXS. : O cardume escapou da rede. sujeito singular v. singular As boiadas seguiram seu caminho. sujeito plural v. plural

Atenção!!! n Sujeito coletivo singular + adjunto adnominal plural, admite-se as duas concordâncias. n

Atenção!!! n Sujeito coletivo singular + adjunto adnominal plural, admite-se as duas concordâncias. n 1º caso - preferência pelo verbo no singular concordando com o coletivo. Ex. : O bando de andorinhas contrastava com o céu azul.

2º caso – dar ênfase ao adjunto adnominal – verbo no plural. Ex. :

2º caso – dar ênfase ao adjunto adnominal – verbo no plural. Ex. : O bando de andorinhas contrastavam com o céu azul.

Sujeito representado por expressões partitivas, representadas por “a maioria de, a maior parte de,

Sujeito representado por expressões partitivas, representadas por “a maioria de, a maior parte de, a metade de, uma porção de, entre outras” §o verbo tanto pode concordar com o núcleo dessas expressões quanto com o substantivo que a segue: A maioria dos alunos resolveu ficar. . A maioria dos alunos resolveram ficar.

Cuidado!!! A maioria dos aposentados foi recadastrada. A maioria dos aposentados foram recadastrados.

Cuidado!!! A maioria dos aposentados foi recadastrada. A maioria dos aposentados foram recadastrados.

Refletindo. . .

Refletindo. . .

 NOMES PRÓPRIOS NO PLURAL 1ª. Sem artigo - verbo no singular. Estados Unidos

NOMES PRÓPRIOS NO PLURAL 1ª. Sem artigo - verbo no singular. Estados Unidos vive uma crise séria. Minas Gerais possui grandes jazidas de ferro. 2ª. Com artigo –verbo no plural. As Minas Gerais foram o cenário da Conjuração. Mineira. Os Andes ficam na América do Sul. v. Os Sertões conta/contam a Guerra de Canudos.

Qual o erro cometido nesta manchete? Portal G 1, 12 de setembro de 2010.

Qual o erro cometido nesta manchete? Portal G 1, 12 de setembro de 2010.

Títulos de Obras Literárias também seguem a mesma regra: ● Os Lusíadas tornaram Camões

Títulos de Obras Literárias também seguem a mesma regra: ● Os Lusíadas tornaram Camões imortal. Mas, atenção: Embora precedido de artigo, o verbo pode [ficar no singular], por efeito da [concordância ideológica] feita com um termo implícito, [a obra] ou o [o livro]: § Os Lusíadas tornou Camões imortal. ( a obra) § Os Sertões glorificou nossa literatura. (o livro)

Concordância dos verbos Impessoais

Concordância dos verbos Impessoais

Concordância dos verbos Impessoais a) Verbo Haver É impessoal quando empregado com o sentido

Concordância dos verbos Impessoais a) Verbo Haver É impessoal quando empregado com o sentido de “existir” ou “acontecer Ex. 1: Havia muitos alunos na sala de aula. n 3ª pessoa do singular Não é sujeito, é objeto direto Em locuções verbais, o verbo Em locuções verbais, o verbo haver transmite a impessoalidade para o outro verbo (verbo auxiliar), que também fica no singular. Ex. : Deve haver vinte pessoas na sala. Ex. 2: Aqui nunca houve brigas antes. 3ª P. do Singular Não é sujeito, é objeto direto

Observações: n n O verbo haver com sentido de existir é impessoal, entretanto o

Observações: n n O verbo haver com sentido de existir é impessoal, entretanto o verbo existir, não é impessoal, ele concorda normalmente com o sujeito ao qual se refere. Ex. : Antigamente havia poucas escolas particulares. Verbo impessoal não é sujeito, 3ª P. Singular é objeto direto n Antigamente existiam poucas escolas particulares. Verbo pessoal sujeito simples concorda com o sujeito

Cuidado!!! “Eu sei onde tem doces. ” - coloquial “Eu sei onde há/ existem

Cuidado!!! “Eu sei onde tem doces. ” - coloquial “Eu sei onde há/ existem doces. ”- norma culta.

O verbo de ligação ser pode concordar com o sujeito , com o predicativo

O verbo de ligação ser pode concordar com o sujeito , com o predicativo (característica atribuída ao sujeito) ou quando for impessoal concorda com o adjunto adverbial( indicando distância e tempo).

ØSujeito tudo, nada, isto, isso, aquilo – com predicativo ( no singular ou no

ØSujeito tudo, nada, isto, isso, aquilo – com predicativo ( no singular ou no plural). Exs. : Na juventude tudo são flores. Aquilo eram fantasias cultivadas. Tudo o mais é saudade e tristeza Ø Sujeito no singular e o predicativo no plural (ou vice-versa), a concordância se faz de preferência no PLURAL O vestibular são as esperanças dos estudantes. Estas providências são a nossa salvação.

Atenção!!! Ø O sujeito ou predicativo sendo nome próprio, nome de pessoa ou pessoa,

Atenção!!! Ø O sujeito ou predicativo sendo nome próprio, nome de pessoa ou pessoa, a concordância se faz com [a pessoa] Exs. : Seu orgulho eram os velhinhos. A menina é os encantos dos mestre. As esperanças do time era o Beto.

 ØFrases interrogativas(Que/Quem) - concorda com o predicativo. Exs. : “Quem são os convocados?

ØFrases interrogativas(Que/Quem) - concorda com o predicativo. Exs. : “Quem são os convocados? ” “Quem foram os responsáveis? ” “Que são seis meses? ”

ØIndicação de tempo É meio dia. É uma hora. É meia noite. ØIndicação de

ØIndicação de tempo É meio dia. É uma hora. É meia noite. ØIndicação de data Hoje é primeiro de setembro. Hoje são doze de setembro. Hoje é dia quinze. Hoje é doze de setembro. ( palavra “dia” subtendida) ØIndicação de distância Do Planalto ao Congresso são duzentos metros.

PRONOME PESSOAL Os responsáveis somos nós.

PRONOME PESSOAL Os responsáveis somos nós.

Música Inútil – Ultraje a Rigor A gente não sabemos escolher presidente A gente

Música Inútil – Ultraje a Rigor A gente não sabemos escolher presidente A gente não sabemos tomar conta da gente A gente não sabemos nem escovar os dente Tem gringo pensando que nóis é indigente (Refrão) Inútil A gente somos inútil Inútil(. . . )

Expressões : É muito, é pouco, é suficiente, é bastante (quantidade, peso, medida etc)

Expressões : É muito, é pouco, é suficiente, é bastante (quantidade, peso, medida etc) – invariáveis (verbo no singular) ØApenas um litro de água por dia é pouco para mim. ØTrês quilos de açúcar é muito para estes doces. Poderão ficar enjoativos. ØVinte colaboradores é o suficiente. ØDois metros é pouco para fazer essa saia.

Verbo Fazer O verbo fazer é impessoal quando empregado na indicação de tempo transcorrido

Verbo Fazer O verbo fazer é impessoal quando empregado na indicação de tempo transcorrido (ou a transcorrer). Nesses casos, como ele não tem sujeito fica na 3ª pessoa do singular Ex. : Já faz muitos anos que não a vejo. n 3ª P. Sing não é sujeito, é objeto direto Observação: Nas locuções verbais, o verbo fazer, como todo verbo impessoal, transmite o singular para o auxiliar Ex. : Já deve fazer muitos anos que não a vejo.

Verbo + pronome “se” Os verbos transitivos diretos ou os transitivos diretos e indiretos,

Verbo + pronome “se” Os verbos transitivos diretos ou os transitivos diretos e indiretos, quando apassivados pelo pronome se, concordam com o sujeito. (sujeito paciente)

NESTE LUGAR SE É TRATADO COMO UM REI. COME -SE MUITO BEM AQUI. PRECISA

NESTE LUGAR SE É TRATADO COMO UM REI. COME -SE MUITO BEM AQUI. PRECISA -SE DE UM AMIGO. URGENTE !!! Os demais verbos – de ligação, intransitivo e transitivo indireto - , quando seguidos do pronome se (índice de indeterminação do sujeito), ficam na 3ª pessoa do singular

CONCORD NCIA: Dar, bater, soar Concorda com a expressão numérica ou com o sujeito

CONCORD NCIA: Dar, bater, soar Concorda com a expressão numérica ou com o sujeito expresso: EXS. : Deram dez horas no velho relógio. / O velho relógio deu dez horas. Bateram dez horas. / Bateu dez horas o sino da matriz. Soou duas horas o relógio. / Soaram duas horas.

SUJEITO PRONOME RELATIVO QUE / QUEM Ø quem - verbo concorda com o antecedente

SUJEITO PRONOME RELATIVO QUE / QUEM Ø quem - verbo concorda com o antecedente ou na 3ª. pessoa do singular: Fomos nós quem compramos o carro. (antecedente do quem- pronome pessoal) Fomos nós quem comprou o carro. (Verbo na 3ª p. do singular) Ø que - (verbo concorda com o antecedente) Fui eu que executei a tarefa. Fomos nós que compramos o carro.

Testando conhecimentos. . . abriram Chegou o dono das lojas que ______ no domingo.

Testando conhecimentos. . . abriram Chegou o dono das lojas que ______ no domingo. (abrir-pretérito) casará Chegou o dono das lojas que ______ no domingo. (casar- futuro) O funcionamento conjunto dos dois hemisférios cerebrais, que distingue cria _____(criar) a consciência, _____ (distinguir)o homem dos outros seres. Observe a frase abaixo. Naquela tarde estival, as mulheres precisavam prender as suas saias, para que o vento não as levantassem.

PORCENTAGEM + SUBSTANTIVO 1. Porcentagem + substantivo (sem modificador da porcentagem) poderá concordar com

PORCENTAGEM + SUBSTANTIVO 1. Porcentagem + substantivo (sem modificador da porcentagem) poderá concordar com o número referente à porcentagem ou com o substantivo. Ø 1 % da turma estuda muito. Ø 1 % dos alunos estuda / estudam muito. Ø 10 % da turma estuda / estudam muito. Ø 10 % dos alunos estudam muito.

2. Porcentagem + substantivo (com modificador da porcentagem) O verbo concordará com o modificador

2. Porcentagem + substantivo (com modificador da porcentagem) O verbo concordará com o modificador , que pode ser pronome demonstrativo , pronome possessivo , artigo. . . Ø Aqueles vinte por cento do Senado não votaram. ØEste 1% dos alunos estuda mais. 3. Mais de, menos de, cerca de, perto de (antes de porcentagem) O verbo concordará apenas com o número referente à porcentagem. Mais de 1% dos alunos estuda muito. Menos de 10 % da turma estudam muito.

CONCORD NCIA IDEOLÓGICA ØSilepse de número – Ocorre quando a concordância se faz com

CONCORD NCIA IDEOLÓGICA ØSilepse de número – Ocorre quando a concordância se faz com o número gramatical implícito. Exs: Toda aquela multidão gritavam por melhorias na saúde pública. A maioria chegou, escolheram seus lugares e começaram os estudos. Ø Silepse de gênero – Manifesta-se pela concordância que se faz com o gênero gramatical subentendido. Exs: São Paulo é linda. A gente está cansado. Ø Silepse de pessoa – Ocorre quando a concordância se dá pela pessoa gramatical implícita, conferida pela ideia de que o sujeito também se inclui no discurso. Os brasileiros somos todos patriotas. ( suj. na 3ª p. pl e verbo na 1ª pl. ) Os culpados seremos punidos.

Parecer + infinitivo As meninas parecem sorrir para mim. (construção mais utilizada) As meninas

Parecer + infinitivo As meninas parecem sorrir para mim. (construção mais utilizada) As meninas parece sorrirem. (construção literária) "Les Demoiselles d'Avignon, " by Pablo Picasso,

As estrelas parecerão brilhar mais para mim. . . As estrelas parecerá brilharem mais

As estrelas parecerão brilhar mais para mim. . . As estrelas parecerá brilharem mais para mim. . . Parecer é o único auxiliar que transfere para o infinitivo a flexão de plural.

ou o t s i v a j a H Ha ja vis ta

ou o t s i v a j a H Ha ja vis ta

ü “haja vista” ( “tenha em vista”, “veja”). Logo. . . "Jogar contra o

ü “haja vista” ( “tenha em vista”, “veja”). Logo. . . "Jogar contra o Milan em Milão não é nada fácil, haja vista aos resultados das últimas partidas lá realizadas“ Haja vista os conhecimentos aqui adquiridos, faça bom uso deles sempre que necessário for.

ü ”Hajam vista” o verbo "haver" como variável, caso em que passa a significar

ü ”Hajam vista” o verbo "haver" como variável, caso em que passa a significar algo como "receber“(ser alvos de) e vista (exame/análise/observação ) Jogar contra o Milan em Milão não é nada fácil, hajam vista os resultados das últimas partidas. . . “ Obs. : Não pode ser acompanhada de preposição. ü“Haja visto" é uma locução verbal - Tenha(m)visto Eles esperam que eu haja visto o relatório. Suponho que ela haja visto o filme.

ATIVIDADES APOSTILA PÁGS. 277 E 278

ATIVIDADES APOSTILA PÁGS. 277 E 278

01. ESPM-SP Considere: “Longe de mim propor que o poeta, eu e o leitor

01. ESPM-SP Considere: “Longe de mim propor que o poeta, eu e o leitor comecemos a dizer ‘nós vai’. . . ”. Se na formação do sujeito composto substituíssemos o pronome “eu” por “tu”, a forma verbal seria: a. começas. b. comecem. c. comeceis. d. comeces. e. começais.

2 -UFPE A concordância sintática do verbo com o sujeito da oração constitui, na

2 -UFPE A concordância sintática do verbo com o sujeito da oração constitui, na língua portuguesa formal, uma exigência socialmente prestigiada. Nessa perspectiva, identifique a alternativa em que essa concordância foi inteiramente respeitada. a. Várias formas podem assumir o preconceito linguístico. Além disso, eles pode serem dirigidos contra grupos sociais. b. Uma pesquisa sobre diferentes grupos sociais mostraram que existe várias formas de preconceito linguístico que podem ser dirigido contra povos específicos. c. Falta programas que lutem contra os preconceitos linguísticos. Qual das políticas de ensino se preocupam com essa questão? d. Várias formas pode assumir o preconceito linguístico. Além disso, ele pode ser dirigido contra grupos sociais ou povos específicos. e. Houveram gramáticos que lutaram contra as manifestações do preconceito linguísticos. Mas, é poucos os que se mantém interessados no problema.

03. UFTM-MG A concordância verbal obedece à norma-padrão da língua portuguesa na alternativa: a.

03. UFTM-MG A concordância verbal obedece à norma-padrão da língua portuguesa na alternativa: a. Trabalho e determinação constituiu a mola propulsora na vida de Medina. b. Comemorou o primeiro emprego a costureira e o pedreiro analfabeto. c. Haviam bons professores no cursinho prévestibular, um deles, o Dr. Drauzio Varella. d. O programa de transplantes tiveram a direção do médico Medina. e. Por trás do sucesso profissional, existem horas de estudo por dia.