EXERCCIOS Fenmenos de Transporte EXERCCIO 01 Um condutor

  • Slides: 8
Download presentation
EXERCÍCIOS Fenômenos de Transporte

EXERCÍCIOS Fenômenos de Transporte

EXERCÍCIO 01 Um condutor de 20 cm 2 de área de secção reta despeja

EXERCÍCIO 01 Um condutor de 20 cm 2 de área de secção reta despeja gasolina num reservatório. A velocidade de saída da água é de 60 cm/s. Qual a vazão do fluido escoado?

EXERCÍCIO 02 Em uma tubulação hidráulica é aplicada uma força de 10 N em

EXERCÍCIO 02 Em uma tubulação hidráulica é aplicada uma força de 10 N em uma das extremidades com secção de área igual a 15 cm 2. Estime a força transmitida pelo fluido na outra extremidade da tubulação, sabendo que a secção de área é de 45 cm 2.

EXERCÍCIO 03 Um fluido passa por uma tubulação de área 5 cm 2 com

EXERCÍCIO 03 Um fluido passa por uma tubulação de área 5 cm 2 com velocidade de 8 cm 2/s. Estime a vazão do fluido na tubulação.

EXERCÍCIO 04 Considere um elevador hidráulico, com dois êmbolos, de áreas respectivamente iguais a

EXERCÍCIO 04 Considere um elevador hidráulico, com dois êmbolos, de áreas respectivamente iguais a 100 cm 2 e 100000 cm 2. Se, sobre o êmbolo maior for colocado um veículo de 8000 N de peso, estime a força necessária que deverá ser aplicada ao êmbolo menor para manter o êmbolo em equilíbrio.

EXERCÍCIO 05 A área A 0, da secção transversal da veia aorta de um

EXERCÍCIO 05 A área A 0, da secção transversal da veia aorta de um indivíduo vale 3 cm 2 e a velocidade do sangue é igual a 30 cm/s. Um vaso capilar típico possui uma secção transversal de área 3 x 10 -7 cm 2 e uma velocidade de escoamento igual a 0. 05 cm/s. De posse dessas informações, um estudante decidiu estimar o número de vasos capilares de um indivíduo aplicando a equação da continuidade, tópico de Mecânica de Fluídos, que pode ser aplicadas em diversas áreas. Pode-se afirmar que o número encontrado foi. . .

EXERCÍCIO 06 Segundo o teorema de Steven, "a diferença entre as pressões de dois

EXERCÍCIO 06 Segundo o teorema de Steven, "a diferença entre as pressões de dois pontos de um fluído em equilíbrio é igual ao produto entre a densidade do fluído, a aceleração gravitacional e a diferença entre a profundidade dos pontos". Desta forma, considere a situação hipotética onde um mergulhador está a 5 m de profundidade num tanque de mergulho com água de densidade 1 g/cm 3. A pressão atmosférica é igual a 105 Pa. Sendo g=10 m/s 2, podemos afirmar que a pressão absoluta exercida no mergulhador é de. . .

CONTATOS msc. marcelosilva@gmail. com prof. msilva@ufrj. br Twitter: @mscmarcelosilva aulasmarcelosilva. wordpress. co m PROF.

CONTATOS msc. marcelosilva@gmail. com prof. msilva@ufrj. br Twitter: @mscmarcelosilva aulasmarcelosilva. wordpress. co m PROF. MARCELO SILVA, M. SC. 8