EVOLUCIONISMO EVOLUCIONISMO FIXISMO EVOLUCIONISMO As espcies so permanentes




















- Slides: 20
EVOLUCIONISMO
EVOLUCIONISMO FIXISMO EVOLUCIONISMO As espécies são permanentes, fixas e imutáveis. As espécies se transformam ao longo do tempo, modificando-se e originando outras espécies.
BIOLOGIA, 3º ano As teoria de Lamarck e Darwin EVOLUCIONISMO Imagem: Pharos/ Painel retratando Charles Darwin, 1890/ Exposto no Museu da Anatomia Humana - Turin/ public domain Estudo da origem das espécies e das modificações sofridas ao longo do tempo.
BIOLOGIA, 3º ano As teoria de Lamarck e Darwin EVOLUCIONISMO TEORIAS EVOLUCIONISTAS Lamarck Darwin e Wallace
BIOLOGIA, 3º ano As teoria de Lamarck e Darwin EVOLUCIONISMO JEAN BAPTISTE LAMARCKISMO § Nasceu em 1 de agosto de 1744, na cidade de Bazentin, na França. § Morreu no ano de 1829, em Paris. § Lamarck foi um dos pioneiros do Evolucionismo.
BIOLOGIA, 3º ano As teoria de Lamarck e Darwin EVOLUCIONISMO LAMARCKISMO Lamarck defendia que os seres vivos sofrem pressões ambientais e devem modificar-se para atender a uma necessidade de adaptação. As transformações seriam passadas aos seus descendentes. A teoria da evolução elaborada por Lamarck em 1809 evidencia dois princípios: § Lei do uso e do desuso; § Lei transmissão dos caracteres adquiridos.
BIOLOGIA, 3º ano As teoria de Lamarck e Darwin EVOLUCIONISMO LAMARCKISMO 1 - LEI DO USO E DO DESUSO As espécies ajustariam seus corpos para atender uma demanda ambiental. Para atender a uma necessidade de adaptação, um órgão pode ser mais exigido que o outro, sendo assim, as partes do corpo extensivamente usadas por um organismo desenvolvem -se, e as que não são, atrofiam. Exemplo: Com o uso excessivo dos pés para nadar, o pato desenvolveu membranas entre os dedos.
BIOLOGIA, 3º ano As teoria de Lamarck e Darwin EVOLUCIONISMO LAMARCKISMO 1 - LEI DO USO E DO DESUSO Exemplo: • Membros poderiam se transformar em asas ou atrofiar; • Olhos poderiam se desenvolver ou atrofiar; 1 - Inicialmente a girafa tinha pescoço curto e comia vegetação rasteira. 2 - Uma alteração ambiental reduziu a vegetação rasteira, forçando o animal a procurar alimento nas árvores. 3 - Isso provocou o progressivo alongamento do pescoço. 4 - O aumento do pescoço foi transmitido, de geração em geração aos descendentes.
BIOLOGIA, 3º ano As teoria de Lamarck e Darwin EVOLUCIONISMO LAMARCKISMO 2 - LEI DA TRANSMISSÃO DOS CARACTES ADQUIRIDOS As características que um organismo adquire ao longo da sua vida, desenvolvido ou atrofiado, são transmitidas à sua descendência, aumentando as características na população. Exemplo: Os espinhos adquiridos pelos cactos durante sua evolução são transmitidos às gerações futuras.
BIOLOGIA, 3º ano As teoria de Lamarck e Darwin EVOLUCIONISMO LAMARCKISMO EM RESUMO: O meio é um agente indutor de modificações herdáveis Modificação ambiental Necessidade de adaptação Novo comportamento Lei de uso e desuso Desenvolvimento ou atrofia de um órgão Modificação no organismo Lei da herança dos caracteres adquiridos Transmissão da característica aos descendentes
BIOLOGIA, 3º ano As teoria de Lamarck e Darwin EVOLUCIONISMO CRÍTICAS AO LAMARCKISMO § A lei do uso e desuso não é verdadeira em todas as situações e os órgãos desenvolvidos pelo uso sofrem regressão quando deixam de ser usados. § As características adquiridas ao longo da vida por um ser vivo afetam apenas a sua parte somática, e não o material genético, ou seja, não são transmitidas à sua descendência.
BIOLOGIA, 3º ano As teoria de Lamarck e Darwin EVOLUCIONISMO CHARLES ROBERT DARWINISMO § Nasceu em 12 de fevereiro de 1809, em Shrewsbury, Inglaterra. § Morreu em 19 de abril de 1882, em Downe, Kent, Inglaterra. § Estudou medicina e teologia, mas foi na botânica e geologia que obteve Reconhecimento.
BIOLOGIA, 3º ano As teoria de Lamarck e Darwin EVOLUCIONISMO DARWINISMO § Darwin viajou cinco anos pelo mundo, a bordo do “Beagle”. § Percorreu o mundo coletando fósseis, animais e plantas. Imagem: Conrad Martens/ HMS Beagle in the seaways of Tierra del Fuego, (1831 -1836)/ public domain Imagem: Stw/ public domain § Após vinte anos de estudo publicou “ A origem das espécies”, que serviu de base para comprovar sua teoria.
BIOLOGIA, 3º ano As teoria de Lamarck e Darwin EVOLUCIONISMO DARWINISMO Viagem do Beagle, 1831 - 1836
EVOLUCIONISMO Vídeo
BIOLOGIA, 3º ano As teoria de Lamarck e Darwin EVOLUCIONISMO DARWINISMO Os aspectos principais da teoria de Darwin: Ø Dentro da espécie existem variações: Dentro de uma mesma espécie existem seres que nascem com variações positivas que os tornam mais adaptados ao meio em que vivem, outros, porém, nascem com variações negativas que os tornam menos adaptado. Ø Seleção Natural: O meio seleciona as variedades mais adaptadas, portanto, aqueles que possuem variações positivas tem mais chances de sobreviver e são mais competitivos. Os mais adaptados também têm maiores chances de se reproduzir, podendo transmitir aos descendentes as características que tornam a espécie mais adaptada.
BIOLOGIA, 3º ano As teoria de Lamarck e Darwin EVOLUCIONISMO DARWINISMO • 1858 Alfred Russel Wallace, enviou a Darwin um resumo elaborado por ele, no qual havia as mesmas premissas observadas por Darwin sobre a evolução das espécies por seleção natural, no entanto, Wallace havia chegado as mesmas conclusões que Darwin em estudos realizados em apenas 2 anos. • 1859 Darwin publica o livro A Origem das Espécies, com o resultado de todo seu estudo.
EVOLUCIONISMO 1 - Existiam girafas de pescoço longo e pescoço curto. 2 - As de pescoço longo, por terem mais chance de alcançar o alimento alto, sobreviviam Seleção Natural. 3 - As girafas mais adaptadas tem maior chance de reprodução, deixando descendentes com as mesmas características.
EVOLUCIONISMO