Estudo do Predicado O estudo do predicado O

  • Slides: 29
Download presentation
Estudo do Predicado

Estudo do Predicado

O estudo do predicado O predicado é o termo da oração que contém o

O estudo do predicado O predicado é o termo da oração que contém o verbo. Apesar de sujeito e predicado serem termos essenciais da oração, há situações (com verbos impessoais) em que a oração não possui sujeito. Porém, não é possível existir uma oração sem predicado.

Exemplos: n O presidente Lula viajou para Davos. Sujeito: O presidente Lula Predicado: viajou

Exemplos: n O presidente Lula viajou para Davos. Sujeito: O presidente Lula Predicado: viajou para Davos n Choveu torrencialmente no Rio de Janeiro. Sujeito: sem sujeito Predicado: Choveu torrencialmente no Rio de Janeiro

Verbo quanto à predicação n Existem verbos que QUALIFICAM o sujeito no predicado. São

Verbo quanto à predicação n Existem verbos que QUALIFICAM o sujeito no predicado. São os chamados verbos de ligação. Esses verbos expressam o ESTADO do sujeito. Como servem apenas de ponte entre o sujeito e o seu estado, sua qualidade ou seu modo de ser, eles são chamados de verbos de ligação.

Os verbos de ligação podem expressar: n Estado permanente: ser, viver n Estado transitório:

Os verbos de ligação podem expressar: n Estado permanente: ser, viver n Estado transitório: estar, andar, achar-se, encontrar-se n Estado mutatório: Ficar, virar, tornar-se, fazer-se n Estado de continuidade: continuar, permanecer n Estado aparente: parecer

Os principais verbos de ligação ser, estar, ficar, permanecer, parecer, andar, continuar, tornarse. OBSERVA

Os principais verbos de ligação ser, estar, ficar, permanecer, parecer, andar, continuar, tornarse. OBSERVA OS EXEMPLOS:

O Brasil é um grande país. Sujeito Simples: O Brasil Predicado: é um grande

O Brasil é um grande país. Sujeito Simples: O Brasil Predicado: é um grande país. Verbo de ligação (VL) (estado permanente): é Característica do sujeito ou sua qualificação: um grande país.

Manoel está feliz. Sujeito simples: Manoel Predicado: está feliz. Verbo de ligação (VL) (estado):

Manoel está feliz. Sujeito simples: Manoel Predicado: está feliz. Verbo de ligação (VL) (estado): está Característica do sujeito: feliz.

O ministro e o seu assessor pareciam irritados. Sujeito composto: O ministro e o

O ministro e o seu assessor pareciam irritados. Sujeito composto: O ministro e o seu assessor Predicado: pareciam irritados. Verbo de ligação (VL) (estado aparente): pareciam Característica do sujeito: irritados

Nota importante: n Chama-se de predicativo o termo que qualifica o sujeito no predicado.

Nota importante: n Chama-se de predicativo o termo que qualifica o sujeito no predicado. Ex: Luísa anda cansada. Sujeito simples: Luísa Predicado: anda cansada Verbo de ligação (VL) (estado transitório): anda Predicativo do sujeito: cansada

Quando a oração tem verbo de ligação e predicativo do sujeito chamamos o predicado

Quando a oração tem verbo de ligação e predicativo do sujeito chamamos o predicado de: PREDICADO NOMINAL No predicado nominal, o núcleo é o nome, isto é, o predicativo do sujeito. Este termo é o que, no predicado, mais informa sobre o sujeito.

Predicado nominal É aquele que informa o estado do sujeito. E nesse caso o

Predicado nominal É aquele que informa o estado do sujeito. E nesse caso o verbo empregado é de ligação.

Estrutura do predicado nominal Essa formação dá-se por dois termos básicos: n n Verbo

Estrutura do predicado nominal Essa formação dá-se por dois termos básicos: n n Verbo de ligação Predicativo do sujeito

A palavra central do predicativo é o núcleo do predicado. Exemplos: Eu sempre ficava

A palavra central do predicativo é o núcleo do predicado. Exemplos: Eu sempre ficava nervoso. Sujeito: Eu Predicado nominal: sempre ficava nervoso Verbo de ligação: ficava Predicativo do sujeito e núcleo do predicado: nervoso As mulheres parecem distraídas. Sujeito: As mulheres Predicado nominal: parecem distraídas Predicativo do sujeito e núcleo do predicado: distraídas

Núcleo do predicado nominal O núcleo não é o verbo, mas sim a palavra

Núcleo do predicado nominal O núcleo não é o verbo, mas sim a palavra que indica as características do sujeito contidas no predicado. O núcleo do predicado nominal é o predicativo do sujeito.

O predicativo do sujeito pode ser representado por n n um adjetivo ou locução

O predicativo do sujeito pode ser representado por n n um adjetivo ou locução adjetiva; um substantivo ou palavra substantivada; um pronome substantivo; um numeral.

Adjetivo ou locução adjetiva n O seu aroma é maravilhoso.

Adjetivo ou locução adjetiva n O seu aroma é maravilhoso.

Substantivo ou palavra substantivada n Aquele cara parece uma bola. n Recordar é viver.

Substantivo ou palavra substantivada n Aquele cara parece uma bola. n Recordar é viver.

Pronome substantivo n Meu texto não é esse.

Pronome substantivo n Meu texto não é esse.

Numeral n Nós somos onze em campo.

Numeral n Nós somos onze em campo.

Exemplos: Romário está feliz. Sujeito Simples: Romário Predicado nominal: está feliz Verbo de Ligação

Exemplos: Romário está feliz. Sujeito Simples: Romário Predicado nominal: está feliz Verbo de Ligação (estado transitório) : está Predicativo do sujeito: feliz Giovanna Antonelli é linda. Sujeito Simples: Giovanna Antonelli Predicado nominal: é linda Verbo de Ligação (estado permanente) : é Predicativo do Sujeito: linda

Exemplos: Aquele automóvel era lindo. Sujeito: Aquele automóvel Predicado nominal: era lindo Verbo de

Exemplos: Aquele automóvel era lindo. Sujeito: Aquele automóvel Predicado nominal: era lindo Verbo de ligação(estado transitório): era Predicativo do sujeito: lindo Núcleo do predicado: lindo.

O ministro ficou apreensivo. Sujeito: O ministro Predicado nominal: ficou apreensivo Verbo de ligação

O ministro ficou apreensivo. Sujeito: O ministro Predicado nominal: ficou apreensivo Verbo de ligação (estado mutatório): ficou Predicativo do sujeito: apreensivo Núcleo do predicado: apreensivo.

Esta criança permanece irrequieta. Sujeito: Esta criança Predicado nominal: permanece irrequieta Verbo de Ligação

Esta criança permanece irrequieta. Sujeito: Esta criança Predicado nominal: permanece irrequieta Verbo de Ligação (estado de continuidade): permanece Predicativo do sujeito: irrequieta Núcleo do predicado: irrequieta.

Predicativo do sujeito Trata-se do termo que atribui características ao sujeito por intermédio do

Predicativo do sujeito Trata-se do termo que atribui características ao sujeito por intermédio do verbo. Todo predicado construído com verbo de ligação necessita de predicativo do sujeito.

Exemplo: Romário continua feliz. Sujeito: Romário Predicado nominal: continua feliz. Verbo de ligação: continua

Exemplo: Romário continua feliz. Sujeito: Romário Predicado nominal: continua feliz. Verbo de ligação: continua Predicativo do sujeito: feliz.

As atitudes de alguns políticos são imperdoáveis. Sujeito: As atitudes de alguns políticos Predicado

As atitudes de alguns políticos são imperdoáveis. Sujeito: As atitudes de alguns políticos Predicado nominal: são imperdoáveis. Verbo de ligação: são Predicativo do sujeito: imperdoáveis.

Exemplo: O pássaro parece machucado. Sujeito simples: o pássaro Verbo de ligação: parece Predicativo

Exemplo: O pássaro parece machucado. Sujeito simples: o pássaro Verbo de ligação: parece Predicativo do sujeito: machucado Predicado nominal: parece machucado

RESUMINDO Existem dois tipos de verbos quanto à predicação; Verbos Significativos Verbos de Ligação

RESUMINDO Existem dois tipos de verbos quanto à predicação; Verbos Significativos Verbos de Ligação (VL) n Os verbos significativos classificam-se em: Verbo Transitivo (VT) Verbo Intransitivo (VI) n Os verbos transitivos dividem-se em: Verbo Transitivo Direto (VTD) Verbo Transitivo Indireto (VTI) Verbo Transitivo Direto e Indireto (VTDI) n