Estudo do Meio O que o Estudo do

  • Slides: 13
Download presentation
Estudo do Meio

Estudo do Meio

O que é o Estudo do Meio? O Estudo do meio é uma técnica

O que é o Estudo do Meio? O Estudo do meio é uma técnica de ensino interdisciplinar; Promove um contato direto com a realidade.

História Geografia Educação Artística http: //www. escolafazendoarte 3 marias. com. br/pagina. php? catego ria=dependencias

História Geografia Educação Artística http: //www. escolafazendoarte 3 marias. com. br/pagina. php? catego ria=dependencias http: //www. ateneu. com. br/portal/i ndex. php/saladeaula/ http: //www. novosite. ssps. org. br/publ ic. asp? 330 -682 -estrutura-fisica Pontos turísticos – Belo Horizonte http: //cidadebrasileira. brasilescola. uol. com. br/minas-gerais/pontos-turisticos-belo-horizonte. htm

Histórico e Fundamentação Teórica: O estudo do meio não é uma prática pedagógica nova.

Histórico e Fundamentação Teórica: O estudo do meio não é uma prática pedagógica nova. Esta prática foi inspirada em educadores tais como: Francisco Ferrer Y Guardia (1859 -1909) e Célestin Freinet (1896 -1966).

Década de 1920 Célestin Freinet: ü A partir de 1924, estrutura-se a teoria precursora

Década de 1920 Célestin Freinet: ü A partir de 1924, estrutura-se a teoria precursora dos estudos do meio; ü O autor cria as aulas “passeio” ü Cria o “livro da vida”.

Década de 1950/1960 ü Surge na Itália a definição de “metodologia” do estudo do

Década de 1950/1960 ü Surge na Itália a definição de “metodologia” do estudo do meio; ü Segundo tal movimento, a pesquisa é o processo natural de aprendizagem, na medida em que está relacionada com o ambiente ou interesse do estudante; ü Popularização do método no Brasil, no interior do movimento “Escola Nova”.

Década de 60 / Início e fim da década de 70 ü Ato Institucional

Década de 60 / Início e fim da década de 70 ü Ato Institucional n. 5 (Al-5), baixado em 13 de Dezembro de 1968; ü Enfraquecimento do Regime Militar.

Benefícios para aprendizagem ü O estudo do meio desenvolve um olhar crítico e investigativo;

Benefícios para aprendizagem ü O estudo do meio desenvolve um olhar crítico e investigativo; ü Abre as possibilidades de provocar reflexão a respeito da concepção de mundo, de sociedade e de natureza; ü É um treino de vida em grupo, de divisão de responsabilidades e de dependência social.

Etapas do estudo do meio ü A definição dos objetivos de aprendizagem; ü A

Etapas do estudo do meio ü A definição dos objetivos de aprendizagem; ü A seleção dos temas e lugares a serem pesquisados; ü O estudo prévio do local a ser visitado; ü Elaboração do roteiro e cronograma das atividades a serem desenvolvidas durante a pesquisa de campo; ü Criação de um roteiro de entrevista para ser aplicado durante a pesquisa de campo; ü A sistematização dos dados coletados na pesquisa/trabalho de campo.

Equívocos a evitar!!! ü O estudo do meio faz parte do currículo; ü Não

Equívocos a evitar!!! ü O estudo do meio faz parte do currículo; ü Não são “simples visitas” ou atividades “externas”.

Avaliação da aprendizagem No processo e seleção dos instrumentos de avaliação da aprendizagem, é

Avaliação da aprendizagem No processo e seleção dos instrumentos de avaliação da aprendizagem, é importante levar em conta que: ü A avaliação da aprendizagem é um processo que possui um caráter contínuo, cumulativo e sistêmico; ü É um processo orientado pela reunião de evidências; ü A avaliação do estudo do meio ocorre durante o processo.

“Suprima o pedestal, de repente você estará ao nível das crianças. Você as verá

“Suprima o pedestal, de repente você estará ao nível das crianças. Você as verá não com olhos de pedagogos e chefes, mas com olhos de homens e crianças, e com este ato você reduzirá seguidamente a perigosa separação entre aluno e professor que existe na escola tradicional”. (Célestin Freinet)

Bibliografia: BALZAN, C. C. et al. Algumas considerações sobre um estudo do meio. São

Bibliografia: BALZAN, C. C. et al. Algumas considerações sobre um estudo do meio. São Paulo: Brasiliense, 1969. GOETTEMS, A. A. Problemas ambientais urbanos: desafios e possibilidades para a escola pública. Dissertação (Mestrado em Geografia Humana). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, 2006, 221 p. LLARENA, M. A. A. O Estudo do meio como uma alternativa metodológica para abordagem de problemas ambientais urbanos na educação básica. Dissertação (Mestrado em Geografia). Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Federal da Paraíba. João Pessoa, 2009. LOPES, Claudivan S. ; PONTUSCHKA, Nídia N. Estudo do meio: teoria e prática. Geografia (Londrina) v. 18, n. 2, 2009. PONTUSCHKA, N. N. O conceito de estudo do meio transforma-se. . . em tempos diferentes, em escolas diferentes, com professores diferentes. In: Vesentini, J. W. (Org. ). O ensino de geografia no século XXI. Campinas, SP: Papirus, 2004ª, p. 249288.