Estudo do comportamento verbal Comportamento verbal e Linguagem

  • Slides: 15
Download presentation
Estudo do comportamento verbal Comportamento verbal e Linguagem Aula 02

Estudo do comportamento verbal Comportamento verbal e Linguagem Aula 02

O Comportamento Verbal l. O que é o Comportamento Verbal? ¡ Comportamento Verbal X

O Comportamento Verbal l. O que é o Comportamento Verbal? ¡ Comportamento Verbal X Comunicação ¡ Comportamento Verbal X Fala ¡ Comportamento Verbal X Linguagem

Comportamento Verbal X Comunicação é uma categoria mais ampla e inclui os comportamentos que

Comportamento Verbal X Comunicação é uma categoria mais ampla e inclui os comportamentos que dependem apenas dos estímulos antecedentes – padrões fixos da espécie (Baum, 1999). l Sugere uma teoria mentalista alheia ao ponto de vista behaviorista. A comunicação ocorre quando o comportamento de um organismo gera estímulos que afetam o comportamento de outro organismo (Baum, 1999). l Etimologicamente significa “tornar comum” (Baum, 1999). l Remetente Idéia/Mensagem/ Significado Idéia é Codificada. Transmitida em Código Destinatário Decodificada pelo Destinatário

Comportamento Verbal X Fala l Fala é um termo restrito, esta modalidade destaca apenas

Comportamento Verbal X Fala l Fala é um termo restrito, esta modalidade destaca apenas o comportamento vocal e dificilmente pode ser aplicado em situações em que uma pessoa é afetada por outra forma de estímulo (visual) (Skinner, 1957).

Comportamento Verbal X Linguagem O conceito de Comportamento Verbal refere-se a eventos concretos, enquanto

Comportamento Verbal X Linguagem O conceito de Comportamento Verbal refere-se a eventos concretos, enquanto que linguagem é uma abstração (Baum, 1999). l O Comportamento Verbal substitui a idéia tradicional sobre fala e linguagem. A linguagem não se restringe apenas a fala, incluindo outros comportamentos. No entanto este conceito refere -se muito mais as práticas de uma determinada comunidade lingüística, não destacando o comportamento do falante enquanto indivíduo (Skinner, 1957; Baum, 1999). l

Relação entre Comportamento Verbal – Fala – Linguagem

Relação entre Comportamento Verbal – Fala – Linguagem

Propriedades definidoras do comportamento verbal l O comportamento verbal está sujeito aos mesmos princípios

Propriedades definidoras do comportamento verbal l O comportamento verbal está sujeito aos mesmos princípios que governam o comportamento não verbal, a única característica que o difere significativamente e o faz merecer uma análise separada é a natureza do reforço que o estabelece e o mantém e que requer a mediação de outra pessoa.

Propriedades definidoras do comportamento verbal 1 - Ele é estabelecido e mantido por reforço

Propriedades definidoras do comportamento verbal 1 - Ele é estabelecido e mantido por reforço mediado. 2 - A ação de outra pessoa que resulta em reforço deve ter sido treinada para reforçar o falante. 3 – topografia e características dinâmicas da resposta são irrelevantes.

Reforço Mediado 1 - Ele deve ocorrer após uma resposta ser emitida. 2 -

Reforço Mediado 1 - Ele deve ocorrer após uma resposta ser emitida. 2 - Sua ocorrência deve ser função do comportamento. 2 - Ela aumenta a probabilidade futura desta resposta. 3 - Ela resulta da ação de outro indivíduo.

Tipos de variáveis de controle 1 - Controle por estímulos discriminativos antecedentes. 2 -

Tipos de variáveis de controle 1 - Controle por estímulos discriminativos antecedentes. 2 - Controle de estímulos verbais ou não verbais. 3 - Controle por operação estabelecedora: privação e estimulação aversiva.

Controle de Estímulos SD R C Controle de estímulos O controle por estímulos antecedentes

Controle de Estímulos SD R C Controle de estímulos O controle por estímulos antecedentes pode ser exercido por estímulos verbais ou não verbais e estão relacionados ao estudo do contexto e significado. l Refere-se ao contexto para o comportamento verbal do falante, indica o controle antecedente que ambiente exerce sobre o falante. l No caso do ouvinte este controle antecedente é l

Estimulo Verbal Ele é o resultado do comportamento verbal de um falante e pode

Estimulo Verbal Ele é o resultado do comportamento verbal de um falante e pode ter uma função discriminativa ou reforçadora. - Exemplos: Alguém pede uma corda e outra pessoa lhe fornece a corda. Um aluno faz uma excelente prova e o professor faz um elogio escrito na avaliação do aluno.

Reforço do Comportamento Verbal l l Depende de reforço social. Requer mais reforço para

Reforço do Comportamento Verbal l l Depende de reforço social. Requer mais reforço para ser adquirido do que para ser mantido. Existem conseqüências imediatas e conseqüências que podem ser atrasadas. É sensível a mudanças no reforço, favorecendo a modelagem ou a extinção. O papel do ouvinte – comunidade verbal.

Encadeamento de Respostas Verbais Falante Ouvinte SD R SD/SC R SD R SC

Encadeamento de Respostas Verbais Falante Ouvinte SD R SD/SC R SD R SC

Comunidade verbal l Pessoas que falam entre si e que reforçam as verbalizações umas

Comunidade verbal l Pessoas que falam entre si e que reforçam as verbalizações umas das outras. l Gera novos padrões de respostas enquanto outros padrões não reforçados deixam de existir.