ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DAS OGARNIZAES SOCIAIS Estrutura social

  • Slides: 20
Download presentation
ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DAS OGARNIZAÇÕES SOCIAIS Estrutura social é o conjunto ordenado de partes

ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DAS OGARNIZAÇÕES SOCIAIS Estrutura social é o conjunto ordenado de partes encadernadas que formam um todo. É a totalidade dos status existentes num determinado grupo social ou de uma sociedade

ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DAS OGARNIZAÇÕES SOCIAIS n Exemplo: Cada um desses indivíduos ocupam uma

ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DAS OGARNIZAÇÕES SOCIAIS n Exemplo: Cada um desses indivíduos ocupam uma posição social, um status no grupo. Cada posição está relacionada com as demais, todas elas em conjunto formam a estrutura social.

ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DAS OGARNIZAÇÕES SOCIAIS n Organização social é qualquer estrutura de mecanismo

ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DAS OGARNIZAÇÕES SOCIAIS n Organização social é qualquer estrutura de mecanismo de ordem social que governa o comportamento de indivíduos entro de uma dada comunidade. Uma sociedade não tem condições de sobreviver se não apresentar uma certa organização e relacionamento entre seus membros.

ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DAS OGARNIZAÇÕES SOCIAIS n Para que exista sociedade são necessárias interações

ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DAS OGARNIZAÇÕES SOCIAIS n Para que exista sociedade são necessárias interações conscientes entre os indivíduos que a formam. Até os grupos sociais se organizam e mantém relações recíprocas, como família, escola, etc.

ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DAS OGARNIZAÇÕES SOCIAIS n. A organização social engloba os diversos campos

ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DAS OGARNIZAÇÕES SOCIAIS n. A organização social engloba os diversos campos de atuação humana: econômica, política, religiosa. n Na organização social são importantes as relações de poder que se estabelecem entre os indivíduos que as compõem. Poder significa capacidade de agir, de produzir resultados que já foram pré determinados.

RECURSOS DE SAÚDE DISPONÍVEIS NA COMUNIDADE. n. A promoção da saúde consiste em políticas,

RECURSOS DE SAÚDE DISPONÍVEIS NA COMUNIDADE. n. A promoção da saúde consiste em políticas, planos e programas de saúde pública com ações voltadas para evitar que pessoas se exponham a fatores condicionantes e determinantes de doença, a exemplo dos programas de educação em saúde que se propõem a ensinar a população a cuidar da sua saúde.

RECURSOS DE SAÚDE DISPONÍVEIS NA COMUNIDADE n Além disso, incentiva condutas adequadas a melhoria

RECURSOS DE SAÚDE DISPONÍVEIS NA COMUNIDADE n Além disso, incentiva condutas adequadas a melhoria da qualidade de vida, distinguindo-se da atenção primária ou ações de medicina preventiva que identificam precocemente o dano. n A humanidade já dispõe de conhecimentos e de tecnologias que podem melhorar bastante a qualidade de vida das pessoas, mas além de muitos deles não serem aplicados por falta de priorização

RECURSOS DE SAÚDE DISPONÍVEIS NA COMUNIDADE de políticas sociais, há uma série de enfermidades

RECURSOS DE SAÚDE DISPONÍVEIS NA COMUNIDADE de políticas sociais, há uma série de enfermidades relacionadas ao potencial genético de cada um. § Por melhores que sejam as condições de de vida, necessariamente se convive com doenças.

RECURSOS DE SAÚDE DISPONÍVEIS NA COMUNIDADE n. O serviço de saúde desempenha um papel

RECURSOS DE SAÚDE DISPONÍVEIS NA COMUNIDADE n. O serviço de saúde desempenha um papel importante na prevenção, na cura, reabilitação e na minimização do sofrimento das pessoas que necessitam de assistência. n O conceito de cidade saudável, originado no Canadá na década de 80, serve hoje como parâmetro para nortear projetos

RECURSOS DE SAÚDE DISPONÍVEIS NA COMUNIDADE de saúde que vem se desenvolvendo em diversas

RECURSOS DE SAÚDE DISPONÍVEIS NA COMUNIDADE de saúde que vem se desenvolvendo em diversas partes do mundo a partir da sua incorporação pela OMS e deve ter: 1 - Uma comunidade forte, solidária e constituída sobre bases de justiça social, na qual ocorre alto grau de participação da população nas decisões do poder público.

RECURSOS DE SAÚDE DISPONÍVEIS NA COMUNIDADE 2 - Ambiente favorável á qualidade de vida

RECURSOS DE SAÚDE DISPONÍVEIS NA COMUNIDADE 2 - Ambiente favorável á qualidade de vida e saúde, limpo e seguro, satisfação das necessidades básicas dos cidadãos, incluindo alimentação, moradia, trabalho e acesso a serviços de qualidade em saúde, á educação e a assistência social. 3 - Vida cultural ativa 4 - Economia forte, diversificada e inovadora.

INTERVENÇÃO DO PROFISSIONAL NA EDUCAÇÃO PARA A SAÚDE. n Educar para a saúde consiste

INTERVENÇÃO DO PROFISSIONAL NA EDUCAÇÃO PARA A SAÚDE. n Educar para a saúde consiste em dotar pessoas de conhecimentos, atitudes e valores que os ajudem a fazer opções e a tomar decisões adequadas á sua saúde e ao bem estar físico, social e mental, bem como a saúde dos que os rodeiam, conferindo-lhes assim um papel interventivo.

INTERVENÇÃO DO PROFISSIONAL NA EDUCAÇÃO PARA A SAÚDE. n Educação, saúde e trabalho são

INTERVENÇÃO DO PROFISSIONAL NA EDUCAÇÃO PARA A SAÚDE. n Educação, saúde e trabalho são compreendidos como práticas sociais que fazem parte do modo de produção da existência humana, precisando ser abordados como fenômenos constituintes ( produtores, reprodutores ou transformadores) das relações sociais.

INTERVENÇÃO DO PROFISSIONAL NA EDUCAÇÃO PARA A SAÚDE. n Educação em saúde estimula a

INTERVENÇÃO DO PROFISSIONAL NA EDUCAÇÃO PARA A SAÚDE. n Educação em saúde estimula a prevenção de doenças, a promoção a saúdee o engajamento da população e a sua participação em assuntos relacionados á saúde e qualidade de vida, através de ações educativas. Seu objetivo é contribuir com a melhora da situação de saúde e da qualidade de vida da população.

IMPORT NCIA DAS ATIVIDADES FÍSICAS n. O que é? É definida como um conjunto

IMPORT NCIA DAS ATIVIDADES FÍSICAS n. O que é? É definida como um conjunto de ações que um indivíduo ou grupo de pessoas pratica envolvendo gasto de energia e alterações do organismo por meio de exercícios que envolvam movimentos corporais, com aplicação de uma ou mais apitidões físicas, além de atividades mental e social, de modo que terá como resultados os benefícios á saúde.

IMPORT NCIA DAS ATIVIDADES FÍSICAS n Sedentarismo: No Brasil pesquisas mostram que a população

IMPORT NCIA DAS ATIVIDADES FÍSICAS n Sedentarismo: No Brasil pesquisas mostram que a população atual gasta menos calorias por dia , do que gastava a 100 anos atrás. Isso afeta aproximadamente 70% da populaçaõ ficando atrás da obesidade, hipertensão, tabagismo, diabetes e colesterol alto.

IMPORT NCIA DAS ATIVIDADES FÍSICAS n. O estilo de vida atual pode ser responsabilizado

IMPORT NCIA DAS ATIVIDADES FÍSICAS n. O estilo de vida atual pode ser responsabilizado por 54% das mortes por infarto e por 50% do risco de morte por derrame cerebral.

IMPORT NCIA DAS ATIVIDADES FÍSICAS n Atividade física e seus benefícios: A prática regular

IMPORT NCIA DAS ATIVIDADES FÍSICAS n Atividade física e seus benefícios: A prática regular de exercícios físicos acompanha-se de benefícios que se manifestam sob todos os aspectos do organismo. Do ponto de vista músculo esquelético, auxilia na melhoria da força e do tônus muscular e da flexibilidade fortalecendo os ossos e articulações.

IMPORT NCIA DAS ATIVIDADES FÍSICAS n Observa-se também a perda de peso, redução da

IMPORT NCIA DAS ATIVIDADES FÍSICAS n Observa-se também a perda de peso, redução da pressão arterial em repouso, melhora do diabetes, etc. Todos esses benefícios auxiliam na prevenção e no controle de doenças. Também faz bem para a mente, regulando substâncias relacionadas ao sistema nervoso, melhorando o fluxo de sangue para o cérebro , ajudando na capacidade de lidar com problemas e com o stresse.

IMPORT NCIA DAS ATIVIDADES FÍSICAS n. A atividade física deve ser sempre indicada e

IMPORT NCIA DAS ATIVIDADES FÍSICAS n. A atividade física deve ser sempre indicada e acompanhada por profissionais qualificados e associada a uma alimentação saudável.