ESTRUTURA E FORMAO DE PALAVRAS CH AULA 1

  • Slides: 7
Download presentation
ESTRUTURA E FORMAÇÃO DE PALAVRAS. CH: AULA 1 GRAMÁTICA Profa Soninha

ESTRUTURA E FORMAÇÃO DE PALAVRAS. CH: AULA 1 GRAMÁTICA Profa Soninha

COMO SE ESTRUTURAM AS PALAVRAS: Observe: Em todas as palavras abaixo, há uma parte

COMO SE ESTRUTURAM AS PALAVRAS: Observe: Em todas as palavras abaixo, há uma parte que se mantém: O radical. Cert – a Cert – o Cert – a – mente Cert – eza A – cert – ar In – cert – eza A – cert – o RADICAL: elemento que carrega o significado primitivo da palavra. AFIXOS: partes que se ligam ao radical adicionando novas informações ao significado primitivo.

CLASSIFICAÇÃO DE MORFEMAS Radical Afixos prefixos sufixos Desinências nominais verbais Vogal temática nominal verbal

CLASSIFICAÇÃO DE MORFEMAS Radical Afixos prefixos sufixos Desinências nominais verbais Vogal temática nominal verbal

PROCESSOS DE FORMAÇÃO DE PALAVRAS DERIVAÇÃO: ATRAVÉS DA DERIVAÇÃO SE FORMAM PALAVRAS DE APENAS

PROCESSOS DE FORMAÇÃO DE PALAVRAS DERIVAÇÃO: ATRAVÉS DA DERIVAÇÃO SE FORMAM PALAVRAS DE APENAS UM RADICAL, AS PALAVRAS SIMPLES. TIPOS DE DERIVAÇÃO: PREFIXAÇÃO: Um prefixo (afixo) aparece ANTES do radical. INfiel, Imoral, DEgelo. SUFIXAÇÃO: Um sufixo (afixo) aparece DEPOIS do radical. fiel. MENTE, moral. IZAÇÃO, gel. ADO. PREFIXAÇÃO E SUFIXAÇÃO: Um prefixo e um sufixo se unem ao radical um de cada vez, permitindo que ao removerem-se os afixos sobrem palavras com sentido. DESleal. DADE, INfeliz. MENTE

TIPOS DE DERIVAÇÃO: PARASSÍNTESE (DERIVAÇÃO PARASSINTÉTICA): Assim como na prefixação e sufixação, na parassíntese

TIPOS DE DERIVAÇÃO: PARASSÍNTESE (DERIVAÇÃO PARASSINTÉTICA): Assim como na prefixação e sufixação, na parassíntese há a presença de prefixo e sufixo, só que, neste caso, ambos ocorrem ao mesmo tempo (em par), não sobram palavras com sentido ao se retirarem os afixos. ENcaracol. ADO, DESmoral. IZAR, Avermelh. ADO. DERIVAÇÃO REGRESSIVA: A palavra sofre perda de morfema (letra), sempre temos um verbo que origina um substantivo abstrato. Abraçar – abraço Embarcar – embarque DERIVAÇÃO IMPRÓPRIA: A palavra migra de classe gramatical, só ocorre no contexto. Fora da frase: verbo O ANDAR do velho revela cansaço. Na frase: substantivo.

PROCESSOS DE FORMAÇÃO DE PALAVRAS COMPOSIÇÃO: ATRAVÉS DA COMPOSIÇÃO SURGEM PALAVRAS COM DOIS OU

PROCESSOS DE FORMAÇÃO DE PALAVRAS COMPOSIÇÃO: ATRAVÉS DA COMPOSIÇÃO SURGEM PALAVRAS COM DOIS OU MAIS RADICAIS. TIPOS DE COMPOSIÇÃO: JUSTAPOSIÇÃO: Radicais lado a lado (podem ser separados sem perda de sentido dos radicais. GIRA S SOL, GUARDA-CHUVA AGLUTINAÇÃO: Radicais fundidos (não há possibilidade de Separação sem que haja perda de sentido de um dos radicais) EMBORA = EM+BOA+HORA OUTRORA= OUTRA+HORA AGUARDENTE= ÁGUA +ARDENTE.

NEOLOGISMO: Criação de palavras novas, que não estão nos dicionários. Cuidado: Neologismo não é

NEOLOGISMO: Criação de palavras novas, que não estão nos dicionários. Cuidado: Neologismo não é um processo de formação de palavras. Milmalditas Pernilongar Andorinhava