ESTRUTURA DO ARTIGO O QUE UM ARTIGO CIENTFICO

  • Slides: 14
Download presentation
ESTRUTURA DO ARTIGO O QUE É UM ARTIGO CIENTÍFICO?

ESTRUTURA DO ARTIGO O QUE É UM ARTIGO CIENTÍFICO?

Os artigos são documentos utilizados para divulgação de estudos acerca de um tema, caracterizando-se

Os artigos são documentos utilizados para divulgação de estudos acerca de um tema, caracterizando-se pela dimensão reduzida e publicação em periódicos ou revistas especializadas.

De acordo com a ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas – ARTIGO CIENTÍFICO

De acordo com a ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas – ARTIGO CIENTÍFICO é: “A ABNT define os elementos que compõem um artigo na norma NBR 6022 (ABNT, 2003), contudo, os periódicos costumam apresentar normas específicas para a publicação de artigos. Assim, quando o autor desejar submeter um artigo à apreciação do conselho editorial de um periódico deverá adequá-lo à normatização estabelecida pela revista ”

A IDÉIA PRINCIPAL DE UM ARTIGO É APRESENTAR RESULTADOS PRÁTICOS E APLICÁVEIS NA REALIDADE.

A IDÉIA PRINCIPAL DE UM ARTIGO É APRESENTAR RESULTADOS PRÁTICOS E APLICÁVEIS NA REALIDADE. ASSIM, DEVE-SE ATENTAR PELA PRODUÇÃO OBJETIVA.

AS DIFERENÇAS ENTRE MONOGRAFIA E ARTIGO 1. QUANTO A FORMA: estrutura e formatação 2.

AS DIFERENÇAS ENTRE MONOGRAFIA E ARTIGO 1. QUANTO A FORMA: estrutura e formatação 2. QUANTO AO NÚMERO DE PÁGINAS 3. QUANTO AO CONTEÚDO: na monografia busca-se validar o estudo por meio de duas ações: teóricas e práticas.

O QUE DEVE SER CONSIDERADO PARA A ELABORAÇ O DE UM ARTIGO CIENTÍFICO 1.

O QUE DEVE SER CONSIDERADO PARA A ELABORAÇ O DE UM ARTIGO CIENTÍFICO 1. CABEÇALHO. O cabeçalho é composto de: a) título do artigo, que deve ser centralizado e em negrito; b) nome do(s) autor(es), centralizado; c) e-mail dos autores.

2. RESUMO Resumo é a apresentação concisa do texto, destacando-se os aspectos de maior

2. RESUMO Resumo é a apresentação concisa do texto, destacando-se os aspectos de maior relevância. Escrevê-lo na mesma língua do texto. Incluir obrigatoriamente um resumo em português (no caso de o artigo ser em língua estrangeira e publicado em periódicos brasileiros); redigir em um único parágrafo, em entrelinhamento menor, sem recuo de parágrafo;

FORMATAÇÃO O artigo completo deve possuir um mínimo de 8 (oito) páginas e não

FORMATAÇÃO O artigo completo deve possuir um mínimo de 8 (oito) páginas e não deve exceder 20 (vinte) páginas. As margens (superior, inferior, lateral esquerda e lateral direita) devem ter 2, 5 cm. O tamanho de página deve ser A 4, impreterivelmente.

TÍTULO: deve estar na primeira linha da primeira página, em posição centralizada, com tipo

TÍTULO: deve estar na primeira linha da primeira página, em posição centralizada, com tipo de fonte Times New Roman, tamanho 15, em negrito, com a primeira letra em maiúscula e as demais letras em minúsculo.

NOME DOS AUTORES: nome do primeiro-autor deve vir duas linhas abaixo do título (ou

NOME DOS AUTORES: nome do primeiro-autor deve vir duas linhas abaixo do título (ou 24 pontos), centralizado, com letra Times New Roman, tamanho 10, com primeira letra de cada nome em maiúscula e o restante em minúsculo, em negrito, seguido da sigla da instituição (entre parênteses) e e-mail do autor.

PALAVRAS CHAVE: Imediatamente abaixo do resumo, devem ser informadas as palavraschave. Sugere-se três palavras-chave,

PALAVRAS CHAVE: Imediatamente abaixo do resumo, devem ser informadas as palavraschave. Sugere-se três palavras-chave, em português, separadas por ponto-evírgula, com primeira letra de cada palavra em maiúsculo e o restante em minúsculo.

A ESTRUTURA DO ARTIGO COMPREENDE OS SEGUINTES ELEMENTOS: ¡ PRÉ-TEXTUAIS ¡ PÓS-TEXTUAIS ¡

A ESTRUTURA DO ARTIGO COMPREENDE OS SEGUINTES ELEMENTOS: ¡ PRÉ-TEXTUAIS ¡ PÓS-TEXTUAIS ¡

ONDE PUBLICAR UM ARTIGO CIENTÍFICO CONGRESSOS E SIMILARES (Dever ter ISSN) ¡ PERIÓDICOS ¡

ONDE PUBLICAR UM ARTIGO CIENTÍFICO CONGRESSOS E SIMILARES (Dever ter ISSN) ¡ PERIÓDICOS ¡ REVISTAS ¡ JORNAIS (Deve ter ISSN) ¡

Buscar eventos na sua IES e em outra IES; ¡ Buscar eventos em sua

Buscar eventos na sua IES e em outra IES; ¡ Buscar eventos em sua cidade e fora dela (quanto mais distante de sua cidade mais pontuado é); ¡ Verificar eventos que levam a chamada internacional; ¡ Verificar se tem chancela da CAPES ou CNPq; ¡ Verificar se tem comitê ou comissão cientifica. ¡