Estrutura de Projetos de Pesquisa Disciplina Tcnicas de

  • Slides: 19
Download presentation
Estrutura de Projetos de Pesquisa Disciplina: Técnicas de Pesquisa em Economia

Estrutura de Projetos de Pesquisa Disciplina: Técnicas de Pesquisa em Economia

N A S q u a t r o E N T R E

N A S q u a t r o E N T R E G A S SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO 1. 1 Tema e problema 1. 2 Objetivos 1. 2. 1 Objetivos gerais 1. 2. 2 Objetivos específicos 1. 3 Justificativa Entrega 1 1. 4 Metodologia da pesquisa 1. 4. 1 Definição da estratégia metodológica 1. 4. 2 Coleta e análise de informações 1. 5 Limitação da Pesquisa 1. 6 Organização do trabalho 2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 2. 1 Os fundamentos do trabalho 2. 2 Conceitos fundamentais (exemplo) 2. 2. 1 Conceito um 2. 2. 2 Conceito dois REFERÊNCIAS Entrega 2 Entrega 3 FT: apenas os tópicos Entrega 4: FT com vários tópicos prontos

Estrutura de Projetos de Pesquisa – Introdução Tema e Problema Objetivos Justificativa Metodologia Limitação

Estrutura de Projetos de Pesquisa – Introdução Tema e Problema Objetivos Justificativa Metodologia Limitação da pesquisa Organização da pesquisa Referencial teórico (ou Marco Teórico) Cronograma – Referências – – – –

Tema e problema Escolha do Tema e critérios a serem levados em conta: n

Tema e problema Escolha do Tema e critérios a serem levados em conta: n n n Gosto e interesse do aluno pesquisador. Trazer/possibilitar experiências duráveis de grande valor para o pesquisador. Importância teórica ou prática. Considerar tempo e de recursos financeiros do pesquisador. Viabilidade em termos de levantamento de dados e informações.

Tema e problema Escolha do Tema: Desejo de aprofundar o estudo em questão, interesse

Tema e problema Escolha do Tema: Desejo de aprofundar o estudo em questão, interesse particular ou profissional sobre determinado assunto, aprofundar estudos realizados anteriormente. Critérios: - originalidade: pode não ser original, mas deve apresentar novo enfoque, novos argumentos e pontos de vista, contribuindo para o esclarecimento do problema e enriquecimento da área. - relevância: questão de interesse geral ou social/ importância prática ou teórica. - viabilidade: verificar prazos, bibliografia, adequação ao nível intelectual do autor (recursos disponíveis). (ANDRADE, 2003 p. 85 -86)

Tema e problema “Apresentar um tema é evidenciar razões suficientes para que haja desenvolvimento

Tema e problema “Apresentar um tema é evidenciar razões suficientes para que haja desenvolvimento da pesquisa. Isto significa que você deve apresentar bons e convincentes motivos para empreender o seu esforço de investigação”. GONÇALVES p. 58

Tema e problema n O tema selecionado precisa ser delimitado pelo estabelecimento de fronteiras

Tema e problema n O tema selecionado precisa ser delimitado pelo estabelecimento de fronteiras em relação: q q às variáveis de estudo, ao tempo, ao objeto de estudo, às pessoas/sujeitos de pesquisa.

Tema e problema Tema deve ser problematizado: n Modo como foi escolhido o tema

Tema e problema Tema deve ser problematizado: n Modo como foi escolhido o tema e como surgiu o problema levantado para o estudo; n Apresentação das razões em defesa do estudo realizado; n Relação do tema ou problema com o contexto social; n Explicação dos motivos que justificam a pesquisa nos planos teórico ou prático; n Levantamento bibliográfico preliminar: facilita a formulação do tema, podendo inclusive determinar uma mudança nos propósitos iniciais da pesquisa.

Tema e problema ● Problema: formular o problema implica em determinar com precisão, o

Tema e problema ● Problema: formular o problema implica em determinar com precisão, o objetivo central da investigação. “Formular um problema consiste em dizer, de forma explícita, clara, compreensível e operacional qual a dificuldade com a qual nos defrontamos e que pretendemos resolver, limitando o seu campo e apresentando suas características. Desta forma, o objetivo da formulação do problema da pesquisa é torná-lo individualizado, específico, inconfundível. ” (MARCONI; LAKATOS, 2003, p 139)

Tema e problema Recomendações: n deve ser expresso de forma interrogativa, n deve ser

Tema e problema Recomendações: n deve ser expresso de forma interrogativa, n deve ser delimitado a uma dimensão viável, n deve ser formulado de maneira clara e explícita, n deve ser preciso quanto aos limites de sua aplicabilidade, n deve apresentar referências empíricas. BEUREN, p. 53

Tema e problema Problema: questão que envolve intrinsecamente uma dificuldade teórica ou prática, para

Tema e problema Problema: questão que envolve intrinsecamente uma dificuldade teórica ou prática, para a qual se deve encontrar uma solução. Descoberta do problema que o tema envolve: n identificar as dificuldades. n formular perguntas ou levantar hipóteses significa abrir a porta. n O problema deve expressar uma relação entre duas ou mais variáveis. CERVO p. 84

Tema e problema Vantagens da formulação do problema: n Delimita com exatidão, qual tipo

Tema e problema Vantagens da formulação do problema: n Delimita com exatidão, qual tipo de resposta deve ser procurado. n Leva o pesquisador a uma reflexão benéfica e proveitosa sobre o assunto. n Fixa, freqüentemente, roteiros para o início do levantamento bibliográfico e da coleta de dados. n Discrimina com precisão os apontamentos que serão tomados, isto é, todos e tão somente aqueles que respondem às perguntas formuladas. CERVO p. 84

PROBLEMA é uma interrogação que o pesquisador faz diante da realidade e deve apresentar

PROBLEMA é uma interrogação que o pesquisador faz diante da realidade e deve apresentar as variáveis e as unidades de observação.

n O problema precisa apresentar algumas características, as quais devem ser identificadas durante seu

n O problema precisa apresentar algumas características, as quais devem ser identificadas durante seu processo de elaboração. Uma maneira prática de identificar essas características está na formulação do problema na forma de pergunta, por exemplo: ‘O que acontece quando ? ’; ‘Qual a causa de. . . ? ’; ‘Como se deveria proceder para . . . ? ’ Quais são as formas de. . ? Os métodos. . ? Os sistemas. . ? Os passos. . ? As estratégias. . ? Qual perfil. . ? Que característica. . ? O que significa. . ? Que relação pode ser encontrada. . ? Que demanda. . ? Que importância tem. . ? (PGCom/IEL, 2012)

Tema e problema Assunto Tema Contabilidade Pública Despesas orçamentárias Composição e a evolução das

Tema e problema Assunto Tema Contabilidade Pública Despesas orçamentárias Composição e a evolução das despesas públicas orçamentárias executadas do Estado de São Paulo num período de cinco anos, Contabilidade de custos Tecnologia da Informática Verificação de quais serviços um sistema de custos fundamentado no custeio variável que dê suporte ao processo de gestão e que demonstre a quantidade mínima de serviços que a empresa deve prestar, deve ter para conseguir manter-se no mercado.

Tema e problema n Exemplo: q Problema de pesquisa: Qual é a relação entre

Tema e problema n Exemplo: q Problema de pesquisa: Qual é a relação entre a virtualidade organizacional e as estratégias mercadológicas em empresas de comércio e serviços que realizam o comércio eletrônico, na região da Grande Florianópolis? Variáveis: virtualidade organizacional estratégias mercadológicas Unidades de observação: empresas de comércio e serviços que realizam o comércio eletrônico, na região da Grande Florianópolis (ZANELLA, 2008)

Exemplos de problemas n Problema: Como está o mercado de trabalho do profissional do

Exemplos de problemas n Problema: Como está o mercado de trabalho do profissional do serviço público do curso de ciências contábeis? Variáveis: n Mercado de trabalho no serviço público n Profissional formado e (RAUPP, 2008)

Exemplos de problemas Problema: O aumento do lucro está relacionado ao aumento do lucro

Exemplos de problemas Problema: O aumento do lucro está relacionado ao aumento do lucro em caixa? Variáveis: n Lucro real n Lucro em caixa

n FALSOS PROBLEMAS DE PESQUISA CIENTÍFICA n Juízos de valor (bom, ruim, melhor, pior)

n FALSOS PROBLEMAS DE PESQUISA CIENTÍFICA n Juízos de valor (bom, ruim, melhor, pior) n Propostas ou planos (como resolver algo, como deve ser. . )