Estou em casa mas vou entrevistar Componente Lngua

  • Slides: 15
Download presentation

Estou em casa, mas vou entrevistar. . . Componente: Língua Portuguesa Prof. ª Ma.

Estou em casa, mas vou entrevistar. . . Componente: Língua Portuguesa Prof. ª Ma. Andréa Paulon Prof. ª Elaine Barros Prof. Mauro Farias Prof. ª Silene Felix Equipe Curricular de Língua Portuguesa CEFAF – COPED/SEDUC-SP

Apresentação da aula Tema da aula: Roteiro para produção de entrevistas. Etapa de ensino:

Apresentação da aula Tema da aula: Roteiro para produção de entrevistas. Etapa de ensino: 8º ano. Habilidades do Currículo Paulista: (EF 67 LP 24 A) Tomar nota de aulas, apresentações orais, entrevistas (ao vivo, áudio, TV, vídeo). (EF 69 LP 12 B) Analisar textos orais, áudio e/ou vídeo, considerando sua adequação aos contextos em que foram produzidos. (EF 67 LP 24 B) Identificar as informações principais de apresentações orais, tendo em vista o apoio ao estudo.

Objetivos da aula • Conhecer os principais objetivos da entrevista no seu contexto de

Objetivos da aula • Conhecer os principais objetivos da entrevista no seu contexto de produção e funcionalidade. • • Desenvolver o pensamento crítico e investigativo. • Produzir uma entrevista. Organizar um texto baseado nos dados coletados, a partir do roteiro e da realização da entrevista.

Vamos de chat! • Se você pudesse entrevistar alguém, quem seria? Por quê? Pode

Vamos de chat! • Se você pudesse entrevistar alguém, quem seria? Por quê? Pode ser um parente, um amigo, alguém famoso, um personagem da TV. ©Pixabay Envie sua participação no chat do CMSP.

Atividade 1 Produção de uma entrevistaescrita. Nessa etapa, você será desafiado a planejar, executar

Atividade 1 Produção de uma entrevistaescrita. Nessa etapa, você será desafiado a planejar, executar e produzir uma entrevista escrita em seu caderno. O primeiro passo é pensar em alguém que tenha algo a dizer para a nossa sociedade. Pode ser um parente, um amigo, alguém famoso ou não. Pense na profissão, na vida pessoal e na forma como essa pessoa se comunica com outras pessoas, pois é a partir dessa análise que suas perguntas se nortearão. Não se esqueça de que sua temática já está predeterminada, uma vez que o roteiro, já produzido, auxiliará na condução da realização dessa atividade de produção textual. Aprender Sempre, 2021. Caderno do Aluno, Língua Portuguesa e Matemática, 8º ano, v. 1, p. 12.

Continuação da atividade 1 O passo seguinte é produzir um convite para a pessoa

Continuação da atividade 1 O passo seguinte é produzir um convite para a pessoa que será entrevistada, entregá-lo e esperar a confirmação. Após a confirmação, combine o dia da entrevista com o(a) entrevistado(a), prepare as perguntas que serão feitas, seguindo as regras para isso. Tome nota de todas as respostas feitas para, depois, organizá-las textualmente. Com a entrevista pronta, organize o texto com os dados coletados, leia, revise e entregue ao professor para as correções finais. O terceiro passo é a socialização com toda a turma. ©Pixabay Aprender Sempre, 2021. Caderno do Aluno, Língua Portuguesa e Matemática, 8º ano, v. 1, p. 12.

Atividade 2 Produção de uma entrevista gravada. Nessa etapa, você será desafiado a planejar,

Atividade 2 Produção de uma entrevista gravada. Nessa etapa, você será desafiado a planejar, executar e produzir uma entrevista gravada. O primeiro passo é pensar em alguém que tenha algo a dizer para a nossa sociedade. Pode ser um parente, um amigo, alguém famoso ou não. Pense na profissão, na vida pessoal e na forma como essa pessoa se comunica com outras pessoas, pois é a partir dessa análise que suas perguntas se nortearão. Não se esqueça de que sua temática já está predeterminada, uma vez que o roteiro, já produzido, auxiliará na condução da realização dessa atividade de produção textual. O passo seguinte é produzir um convite para a pessoa que será entrevistada, entregá-lo e esperar a confirmação. Aprender Sempre, 2021. Caderno do Aluno, Língua Portuguesa e Matemática, 8º ano, v. 1, p. 12.

Continuação da atividade 2 Prepare as perguntas que serão feitas, seguindo as regras para

Continuação da atividade 2 Prepare as perguntas que serão feitas, seguindo as regras para isso. E, por ser uma entrevista gravada, é necessária a assinatura do termo de autorização 3. Após tudo isso organizado, combine o dia da entrevista com o(a) entrevistado(a), tome notas de todas as respostas feitas e não se esqueça de levar o gravador. Lembre -se de que a entrevista deverá ocorrer num ambiente tranquilo e calmo, onde tenha pouco barulho, para que se ouça, com perfeição, tudo o que será conversado. Após esse momento, procure editar e reeditar a gravação e entregue ao professor para as correções finais. O terceiro passo é a socialização com toda a turma. Aprender Sempre, 2021. Caderno do Aluno, Língua Portuguesa e Matemática, 8º ano, v. 1, p. 12.

Aprendendo na prática Modelo Prezado _________, Eu, _____________, aluno da escola ___________ da rede

Aprendendo na prática Modelo Prezado _________, Eu, _____________, aluno da escola ___________ da rede pública estadual, convido o(a) senhor(a) _________ para ceder uma entrevista explanando sobre sua carreira no dia _____, às_______ horas. Aguardo confirmação. Grato. Elaborado para atividade do CMSP.

Responda no chat Vamos entrevistar o(a) nosso(a) professor(a) moderador(a) sobre o projeto de vida

Responda no chat Vamos entrevistar o(a) nosso(a) professor(a) moderador(a) sobre o projeto de vida dele(a). . . Quais perguntas você acha que são essenciais para perguntarmos ao nosso(a) entrevistado(a)? ©Pixabay Envie sua participação no chat do CMSP.

Quem sabe faz ao vivo. Vamos praticar? Meu projeto de vida na telinha Entrevistado:

Quem sabe faz ao vivo. Vamos praticar? Meu projeto de vida na telinha Entrevistado: Entrevistador: Possíveis perguntas: 1. Fale um pouco de sua trajetória. Como surgiu o desejo ou a oportunidade de ser professor(a)? 2. O que é projeto de vida? 3. Qual a importância de se ter um projeto de vida? 4. Quais aspectos da vida devemos englobar no projeto? 5. Deixe uma dica ou sugestão para os jovens que já têm ou não seu projeto de vida definido.

Modelo de termo de autorização MODELO DE TERMO DE AUTORIZAÇÃO PARA GRAVAÇÃO DE VOZ

Modelo de termo de autorização MODELO DE TERMO DE AUTORIZAÇÃO PARA GRAVAÇÃO DE VOZ Eu, (nome do participante da pesquisa), ciente dos objetivos da pesquisa intitulada (título da pesquisa) e dos métodos que serão usados para a coleta de dados, assim como estou ciente da necessidade da gravação de minha entrevista, AUTORIZO, por meio deste termo, os pesquisadores (nome de todos os pesquisadores envolvidos na pesquisa) a realizar a gravação de minha fala, sem custos financeiros a nenhuma parte. Esta AUTORIZAÇÃO foi concedida com o compromisso dos pesquisadores, acima citados, em garantir-me os seguintes direitos: 1. Poderei ler a transcrição de minha gravação; 2. Os dados coletados serão usados exclusivamente para gerar informações para a pesquisa escolar, podendo ser divulgada no ambiente escolar; 3. Minha identificação necessitará ser revelada; 4. Qualquer outra forma de utilização dessas informações, somente poderá ser feita mediante minha autorização. São Paulo, (data). Assinatura do participante da pesquisa ________________ Assinatura e carimbo do pesquisador responsável _____________ ESTE DOCUMENTO DEVERÁ SER ELABORADO EM DUAS VIAS; UMA FICARÁ COM O PARTICIPANTE E OUTRA COM O PESQUISADOR RESPONSÁVEL. *O termo pode ser adaptado de acordo com o tipo de entrevista. Aprender Sempre, 2021. Caderno do Aluno, Língua Portuguesa e Matemática, 8º ano, v. 1, p. 15.

Na aula de hoje • Vimos como elaborar as atividades 1 e 2 do

Na aula de hoje • Vimos como elaborar as atividades 1 e 2 do Caderno do Aluno sobre entrevista. • • Tomamos nota de informações imprescindíveis em uma entrevista. Entrevistamos ao vivo o professor(a) moderador(a) da aula de hoje.

Compartilhe o que você aprendeu com seus amigos e com seu professor ou sua

Compartilhe o que você aprendeu com seus amigos e com seu professor ou sua professora! Até a próxima aula! Bom estudo! ©Pixabay