Estatstica Aula 01 introduo Panorama histrico Mtodo estatstico

  • Slides: 12
Download presentation
Estatística Aula 01 – introdução Panorama histórico Método estatístico Fases do método estatístico Prof.

Estatística Aula 01 – introdução Panorama histórico Método estatístico Fases do método estatístico Prof. Diovani Milhorim

Origem e Evolução da Estatística – mesma raiz latina da palavra Estado (organização política):

Origem e Evolução da Estatística – mesma raiz latina da palavra Estado (organização política): status. ¢ Originalmente, as estatísticas eram colhidas para as finalidades relacionadas com o Estado (com objetivos militares, tributários, recenseamentos, entre outros). ¢

Origem e Evolução da Estatística ANTIGUIDADE: os povos já registravam o número de habitantes,

Origem e Evolução da Estatística ANTIGUIDADE: os povos já registravam o número de habitantes, nascimentos, óbitos. ¢ Bíblia: ¢ Referências do censo dos Hebreus. l Devido às inundações do Nilo, se efetuavam anualmente trabalhos cadastrais para a repartição de terras férteis no Egito. l

Estatística ¢ Estatística: o que é ? Estatística pode ser pensada como a ciência

Estatística ¢ Estatística: o que é ? Estatística pode ser pensada como a ciência de aprendizagem a partir de dados. No nosso cotidiano, precisamos tomar decisões, muitas vezes rápidas. Em linhas gerais, a Estatística fornece métodos que auxiliam o processo de tomada de decisão.

As áreas da Estatística ¢ ¢ ¢ Amostragem e planejamento de experimentos: mecanismo de

As áreas da Estatística ¢ ¢ ¢ Amostragem e planejamento de experimentos: mecanismo de coleta de dados; Estatística descritiva: organização, apresentação e sintetização de dados; Estatística inferencial: métodos de análise de dados visando a tomada de decisões. Utiliza alguns resultados da teoria das probabilidades (a qual tem por objetivo quantificar a incerteza existente em determinada situação).

Fases do Método Estatístico 1. 2. 3. 4. 5. 6. DEFINIÇÃO DO PROBLEMA PLANEJAMENTO

Fases do Método Estatístico 1. 2. 3. 4. 5. 6. DEFINIÇÃO DO PROBLEMA PLANEJAMENTO COLETA DE DADOS APURAÇÃO DOS DADOS APRESENTAÇÃO DOS DADOS ANÁLISE E INTERPRETAÇÃO DOS DADOS

Fases do Método Estatístico 1. DEFINIÇÃO DO PROBLEMA: Saber exatamente aquilo que se pretende

Fases do Método Estatístico 1. DEFINIÇÃO DO PROBLEMA: Saber exatamente aquilo que se pretende pesquisar é o mesmo que definir corretamente o problema.

Fases do Método Estatístico 2. PLANEJAMENTO: Como levantar informações? Que dados deverão ser obtidos?

Fases do Método Estatístico 2. PLANEJAMENTO: Como levantar informações? Que dados deverão ser obtidos? Qual levantamento a ser utilizado? Censitário? Por amostragem? E o cronograma de atividades? Os custos envolvidos? Etc.

Fases do Método Estatístico 3. COLETA DE DADOS : Fase operacional. É o registro

Fases do Método Estatístico 3. COLETA DE DADOS : Fase operacional. É o registro sistemático de dados, com um objetivo determinado.

Fases do Método Estatístico 4. APURAÇÃO DOS DADOS : Resumo dos dados através de

Fases do Método Estatístico 4. APURAÇÃO DOS DADOS : Resumo dos dados através de sua contagem e agrupamento. É a condensação e tabulação de dados.

Fases do Método Estatístico 5. APRESENTAÇÃO DOS DADOS : Há duas formas de apresentação,

Fases do Método Estatístico 5. APRESENTAÇÃO DOS DADOS : Há duas formas de apresentação, que não se excluem mutuamente: l l A apresentação tabular: apresentação numérica dos dados em linhas e colunas distribuídas de modo ordenado segundo regras práticas fixadas pelo Conselho Nacional de Estatística. A apresentação gráfica: os dados numéricos constituem uma apresentação geométrica permitindo uma visão rápida e clara do fenômeno.

Fases do Método Estatístico 6. ANÁLISE E INTERPRETAÇÃO DOS DADOS: A última fase do

Fases do Método Estatístico 6. ANÁLISE E INTERPRETAÇÃO DOS DADOS: A última fase do trabalho estatístico é a mais importante e delicada. Está ligada essencialmente ao cálculo de medidas e coeficientes, cuja finalidade principal é descrever o fenômeno (estatística descritiva). Na estatística indutiva a interpretação dos dados se fundamenta na teoria da probabilidade.