Espao Agrrio 2 EM 2017 Jeferson ESPAO AGRRIO

  • Slides: 26
Download presentation
Espaço Agrário 2º EM – 2017 Jeferson

Espaço Agrário 2º EM – 2017 Jeferson

ESPAÇO AGRÁRIO BRASILEIRO ● ● ● Até a década de 30 o Brasil era

ESPAÇO AGRÁRIO BRASILEIRO ● ● ● Até a década de 30 o Brasil era um país exclusivamente agrário-exportador (cana-deaçúcar, café, cacau, etc. ) A industrialização brasileira incentiva a modernização do campo, gerando êxodo rural, além da busca de novas oportunidades que a cidade proporcionava. O Brasil possui um significativo mercado interno, sendo também grande exportador mundial de produtos agropecuários.

ESPAÇO AGRÁRIO BRASILEIRO ● ● ● O Brasil caracteriza-se pelo Agrobusiness ou agronegócio que

ESPAÇO AGRÁRIO BRASILEIRO ● ● ● O Brasil caracteriza-se pelo Agrobusiness ou agronegócio que é o conjunto de atividades que engloba desde o fornecimento de insumos e bens até a produção agropecuária, o processamento e a transformação das matérias-primas, destinados à distribuição e ao consumo interno e externo. A expansão das grandes áreas agrícolas modernas com objetivo de exportação, aumentou a concentração fundiária, expulsando pequenos proprietários que produzem para o mercado interno. O Brasil apresenta contrastes como a agricultura moderna e de subsistência, latifúndios improdutivos e pequenas propriedades, pecuária moderna e tradicional.

Brasil - regiões ● ● ● Nordeste – Cana-de-açúcar, banana, uva, cacau, frutas tropicais,

Brasil - regiões ● ● ● Nordeste – Cana-de-açúcar, banana, uva, cacau, frutas tropicais, produção de mel e caprinos; sofre escassez de chuvas; Sudeste – Café, Cana-de-açúcar, laranja e frutas, cinturão verde (grandes cidades), bovinos e avicultura. Agricultura moderna; Centro-Oeste – Soja, algodão, bovinos, milho, sorgo e cana-de-açúcar. Celeiro do Brasil, problemas ambientais (Cerrado, Amazônia); Sul – arroz, milho, feijão, trigo, tabaco, avicultura e pecuária; Intensivo x extensivo; Norte – cacau, mandioca, soja e bovinos – questões ambientais. Fronteira em expansão.

A expansão do agronegócio Setor agropecuário Década de 1950 25% do PIB 70% da

A expansão do agronegócio Setor agropecuário Década de 1950 25% do PIB 70% da PEA Em 2015 21, 4% do PIB 17% da PEA Os dados mostram mudanças estruturais da economia brasileira.

Como efeitos imediatos desse processo tivemos: • a ampliação da produtividade da terra e

Como efeitos imediatos desse processo tivemos: • a ampliação da produtividade da terra e o êxodo rural. Do ponto de vista da produção os complexos agroindistriais se apresentam: Unidades empresariais – emprego de assalariados, Dominam a produção de açúcar e álcool de cana; soja, algodão, café e pecuária bovina/corte. Unidades familiares – trabalho familiar. Dominam a produção de frutas, hortaliças, suínos, gado leiteiro, aves, etc.

Principais Características

Principais Características

Cana-de-açúcar

Cana-de-açúcar

As grandes culturas comerciais

As grandes culturas comerciais

Arroz

Arroz

Café

Café

Fumo

Fumo

Duas faces da produção de carnes Carne bovina Grandes estabelecimentos empresariais. São Paulo, Goiás,

Duas faces da produção de carnes Carne bovina Grandes estabelecimentos empresariais. São Paulo, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais e Rio Grande do Sul Carne suína e de aves Estabelecimentos familiares Região Sul, Goiás

EXPORTAÇÃO E IMPORTAÇÃO - 2016 PRODUTO SOJA (GRÃO) AÇUCAR CARNE DE FRANGO FARELO DE

EXPORTAÇÃO E IMPORTAÇÃO - 2016 PRODUTO SOJA (GRÃO) AÇUCAR CARNE DE FRANGO FARELO DE SOJA CELULOSE CARNE BOVINA CAFÉ PRODUTO FERTILIZANTES TRIGO ARROZ FEIJ O FRUTAS (MAÇA, LIMÃO, ETC. )

A fronteira agrícola Década de 1960 Mato Grosso do Sul e Goiás Décadas de

A fronteira agrícola Década de 1960 Mato Grosso do Sul e Goiás Décadas de 1970/80 Amazônia (MA, TO, RO, MT, PA)

ESTRUTURA FUNDIÁRIA NO BRASIL • Entrega de grandes quantidades de terra no período colonial;

ESTRUTURA FUNDIÁRIA NO BRASIL • Entrega de grandes quantidades de terra no período colonial; • Lei de Terras – 1850; • Estatuto da Terra – 1964; • Movimentos Sociais – MST, Associações de Agricultura Familiar, Pequenos Produtores, Atingidos por Barragens, Quilombolas, etc.

ESTÃO NO CAMPO ● ● ● Boia-fria – trabalhador temporário do campo que habita

ESTÃO NO CAMPO ● ● ● Boia-fria – trabalhador temporário do campo que habita a periferia das cidades, ocupando-se das atividades agrícolas, principalmente no período das colheitas; Arrendatário – lavrador que aluga a terra para produzir. O arrendatário vende sua produção e paga ao proprietário o aluguel da terra; Meeiro – trabalhador que oferece sua mão-de-obra para trabalhar a terra de alguém, dividindo parte da sua produção com o proprietário; Posseiro – aquele que se ocupa de terras devolutas ou particulares, (usucapião); Grileiro – aquele que se apropria da terra com a falsificação de documentos.