Espao Agrrio 2 EM 2015 Jeferson ESPAO AGRRIO

  • Slides: 27
Download presentation
Espaço Agrário 2º EM – 2015 Jeferson

Espaço Agrário 2º EM – 2015 Jeferson

ESPAÇO AGRÁRIO BRASILEIRO ● ● ● Até a década de 30 o Brasil era

ESPAÇO AGRÁRIO BRASILEIRO ● ● ● Até a década de 30 o Brasil era um país exclusivamente agrário-exportador (cana-deaçúcar, café, cacau, etc. ) A industrialização brasileira incentiva a modernização do campo, gerando êxodo rural, além da busca de novas oportunidades que a cidade proporcionava. O Brasil possui um significativo mercado interno, sendo também grande exportador mundial de produtos agropecuários.

ESPAÇO AGRÁRIO BRASILEIRO ● ● ● O Brasil caracteriza-se pelo Agrobusiness ou agronegócio que

ESPAÇO AGRÁRIO BRASILEIRO ● ● ● O Brasil caracteriza-se pelo Agrobusiness ou agronegócio que é o conjunto de atividades que engloba desde o fornecimento de insumos e bens até a produção agropecuária, o processamento e a transformação das matérias-primas, destinados à distribuição e ao consumo interno e externo. A expansão das grandes áreas agrícolas modernas com objetivo de exportação, aumentou a concentração fundiária, expulsando pequenos proprietários que produzem para o mercado interno. O Brasil apresenta contrastes como a agricultura moderna e de subsistência, latifúndios improdutivos e pequenas propriedades, pecuária moderna e tradicional.

Brasil - regiões ● ● ● Nordeste – Cana-de-açúcar, banana, uva, frutas tropicais, produção

Brasil - regiões ● ● ● Nordeste – Cana-de-açúcar, banana, uva, frutas tropicais, produção de mel e caprinos; sofre escassez de chuvas; Sudeste – Café, Cana-de-açúcar, laranja e frutas, cinturão verde (grandes cidades), bovinos e avicultura. Agricultura moderna. Centro-Oeste – Soja, algodão, milho, sorgo e cana-deaçúcar. Fronteira em expansão, problemas ambientais (Cerrado, Amazônia) Sul – arroz, milho, feijão, trigo, tabaco, avicultura e pecuária; quase metade dos grãos brasileiros Norte – cacau, mandioca, bovino – questões ambientais

ESTRUTURA FUNDIÁRIA ● Entrega de grandes quantidades de terra no período colonial; ● Lei

ESTRUTURA FUNDIÁRIA ● Entrega de grandes quantidades de terra no período colonial; ● Lei de Terras – 1850; ● Estatuto da Terra – 1964; ● Movimentos Sociais – MST, Associações de Agricultura Familiar, Pequenos Produtores, Atingidos por Barragens, Quilombolas, etc.

ESTRUTURA FUNDIÁRIA

ESTRUTURA FUNDIÁRIA

ESTÃO NO CAMPO ● ● ● Boia-fria – trabalhador temporário do campo que habita

ESTÃO NO CAMPO ● ● ● Boia-fria – trabalhador temporário do campo que habita a periferia das cidades, ocupando-se das atividades agrícolas, principalmente no período das colheitas; Arrendatário – lavrador que aluga a terra para produzir. O arrendatário vende sua produção e paga ao proprietário o aluguel da terra; Meeiro – trabalhador que oferece sua mão-de-obra para trabalhar a terra de alguém, dividindo parte da sua produção com o proprietário; Posseiro – aquele que se ocupa de terras devolutas ou particulares, (usucapião); Grileiro – aquele que se apropria da terra com a falsificação de documentos.

A expansão do agronegócio Setor agropecuário Década de 1950 25% do PIB 70% da

A expansão do agronegócio Setor agropecuário Década de 1950 25% do PIB 70% da PEA Em 2005 7, 5% do PIB 20% da PEA Os dados mostram mudanças estruturais da economia brasileira.

Como efeitos imediatos desse processo tivemos: • a ampliação da produtividade da terra e

Como efeitos imediatos desse processo tivemos: • a ampliação da produtividade da terra e • o êxodo rural. Do ponto de vista da produção os complexos agroindistriais se apresentam: Unidades empresariais – emprego de assalariados, Dominam a produção de açúcar e álcool de cana; soja, café, pecuária. Unidades familiares – trabalho familiar. Dominam a produção de laranja, fumo, uva, porcos, frutas tropicais.

As grandes culturas comerciais

As grandes culturas comerciais

Cana-de-açúcar

Cana-de-açúcar

Laranja

Laranja

Café

Café

Fumo

Fumo

Arroz

Arroz

Duas faces da produção de carnes Carne bovina Grandes estabelecimentos empresariais. São Paulo, Goiás,

Duas faces da produção de carnes Carne bovina Grandes estabelecimentos empresariais. São Paulo, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais e Rio Grande do Sul Carne suína e de aves Estabelecimentos familiares Região Sul, Goiás

A fronteira agrícola Década de 1960 Mato Grosso do Sul e Goiás Décadas de

A fronteira agrícola Década de 1960 Mato Grosso do Sul e Goiás Décadas de 1970/80 Amazônia (MA, TO, RO, MT, PA)

Agricultura Orgânica ou Biológica é uma nova maneira de se produzir alimentos de forma

Agricultura Orgânica ou Biológica é uma nova maneira de se produzir alimentos de forma limpa (sem contaminantes químicos) visando à produção de alimentos de maior valor nutricional.

Glossário Agrotóxico - Produto químico destinado a combater as pragas da lavoura (insetos, fungos,

Glossário Agrotóxico - Produto químico destinado a combater as pragas da lavoura (insetos, fungos, etc. ). O uso indiscriminado prejudica os animais e o próprio homem. Exploração Agrícola - Unidade básica de produção agrícola, formada por um conjunto de terras (contíguas ou não), explorada para produção agrícola e submetida a uma mesma direção e com meios de produção próprios. Exportação - Venda de produtos a países estrangeiros. FAO - Organização da Agricultura e Alimentação - Organismo especializado da ONU, com sede em Roma e que tem como objetivo o aumento da produção agrícola e a ajuda aos países subdesenvolvidos que se encontram em dificuldades para alimentar as suas populações.

Glossário Fertilizante - Substância mineral ou orgânica, natural ou sintética, fornecedora de um ou

Glossário Fertilizante - Substância mineral ou orgânica, natural ou sintética, fornecedora de um ou mais nutrientes vegetais. Greenpeace - Organização internacional de defesa do ambiente, criada em 1970. É atualmente a mais importante e conhecida organização ambientalista, com representação em 40 países e com cerca de 4, 5 milhões de apoiantes em todo o mundo. Hectare - Medida agrária que corresponde a 10. 000 m 2. Hidroponia - O uso da água como substrato para plantas. Húmus - Componente orgânico complexo do solo resultante da decomposição de tecidos vegetais e animais.

Glossário Manejo do solo - Soma total de todas as operações de cultivo, práticas

Glossário Manejo do solo - Soma total de todas as operações de cultivo, práticas culturais, fertilização, correção e outros tratamentos, conduzidos ou aplicados a um solo, que visam à produção de plantas. Monocultura - Sistema de cultura fundado sobre uma única produção ou com uma produção dominando sobre todas as outras. Pesticidas - Nome dado aos produtos químicos usados na agricultura para proteger as plantas do ataque de parasitas. Policultura - Sistema de cultura que se baseia no cultivo simultâneo de várias espécies. Produtividade - Medida de produção por unidade de tempo ou outro fator de produção (terra, capital ou trabalho) incorporado num processo produtivo.