Escravido e servido Idade Mdia e Antiguidade Componente

  • Slides: 20
Download presentation

Escravidão e servidão: Idade Média e Antiguidade Componente: História Professora Janaina Jardim Professor Mediador

Escravidão e servidão: Idade Média e Antiguidade Componente: História Professora Janaina Jardim Professor Mediador Carlos Néri Equipe do Centro de Mídias COPED/SEDUC-SP

Escravidão e servidão: Idade Média e Antiguidade (EF 06 HI 17) Diferenciar escravidão, servidão

Escravidão e servidão: Idade Média e Antiguidade (EF 06 HI 17) Diferenciar escravidão, servidão e trabalho livre no mundo antigo. Objetivo: Diferenciar as formas de entendimento da servidão, da escravidão e do trabalho livre durante a passagem do mundo antigo para o medieval.

Na sua opinião O que é trabalho escravizado? .

Na sua opinião O que é trabalho escravizado? .

Escravidão e servidão Escravidão é uma complexa forma de relação social, caracterizada principalmente pela

Escravidão e servidão Escravidão é uma complexa forma de relação social, caracterizada principalmente pela exploração da força de trabalho. Quando um sistema social se estrutura a partir da exploração de uma classe de indivíduos, com a classe que os explora se beneficiando continuamente dessa subordinação e outros indivíduos sendo continuamente reintroduzidos dentro dessa lógica exploratória (seja por comércio, seja por reprodução natural), existe escravidão. São Paulo faz Escola, 2020. Caderno do Aluno, História, 6º ano, v. 4, p. 193.

Escravidão no Egito Elaborado especialmente para o CMSP. • Cativo de guerra (espólio). •

Escravidão no Egito Elaborado especialmente para o CMSP. • Cativo de guerra (espólio). • Escravidão por dívidas (supressão de liberdade temporária). • Autovenda à escravidão em troca de comida e abrigo. • Trabalho forçado, exigido pelo Estado (guerras, mineração, obras públicas, pedreiras etc. ). Pirâmides de Gizé, Egito, 2010. Kallerna. CC BY-SA 3. 0. Wikimedia Commons. Disponível em: https: //commons. wikimedia. org/wiki/File: Giza_pyramid_complex. jpg. Acesso em 25 nov. 2020 Modo de produção: servidão coletiva

Escravização dos hebreus no Egito Elaborado especialmente para o CMSP. • • 1750 a.

Escravização dos hebreus no Egito Elaborado especialmente para o CMSP. • • 1750 a. C. : invasão dos hicsos (período intermediário). • • Chegaram durante a ocupação dos hicsos. • Os hebreus migraram para o Egito após um período de seca do Rio Jordão, por volta do ano 1700 a. C. Em 1550 a. C. , com a expulsão dos hicsos, os hebreus foram escravizados pelos faraós. Êxodo: liderados por Moisés, hebreu que foi criado como egípcio junto à família do faraó Ramsés. Pintura de David Roberts retratando os israelitas saindo do Egito, 1828. Birmingham Museum and Art Gallery. Domínio público. . Wikimedia Commons. Disponível em: https: //commons. wikimedia. org/wiki/File: David_Roberts-Israelites. Leaving. Egypt_1828. jpg Acesso em: 25 nov. 2020

Escravidão na Grécia Antiga A escravidão era uma prática comum e componente integral da

Escravidão na Grécia Antiga A escravidão era uma prática comum e componente integral da vida na Grécia Antiga, ao longo de toda sua história. Estima-se que em Atenas a maioria dos cidadãos tinha pelo menos um escravizado. A maior parte dos escritores do período antigo consideravam a escravidão algo natural. Homens e mulheres estrangeiros e prisioneiros de guerra desempenhavam as mais diversas funções. Estela funerária de Mnesarete, um jovem escravizado (esquerda) encara sua falecida patroa, c. 380 a. C. Texto adaptado de Wikipédia. Escravidão na Grécia Antiga. CC BY-SA 3. 0. Disponível em: https: //pt. wikipedia. org/wiki/Escravid%C 3%A 3 o_na_Gr%C 3%A 9 cia_Antiga#: ~: text=A%20 escrav id%C 3%A 3 o%20 era%20 uma%20 pr%C 3%A 1 tica, tinha%20 pelo%20 menos%20 um%20 escravo. Acesso em: 25 nov. 2020. Estátuas retratando a escravidão na Grécia Antiga. Mathias Kabel. CC BY-SA 3. 0. Wikimedia Commons. Disponível em: https: //commons. wikimedia. org/wiki/File: Stele_Mnesarete_Glyptothek_Munich_491_n 1. jpg. Acesso em : 25 nov. 2020.

Escravidão em Roma Na Antiguidade, um dos exemplos mais conhecidos de escravidão foi o

Escravidão em Roma Na Antiguidade, um dos exemplos mais conhecidos de escravidão foi o praticado na Roma Antiga, onde as pessoas eram escravizadas por dívidas, por nascimento ou por serem prisioneiras de guerra. Nesse cenário, essas pessoas eram excluídas da vida política, assim como os plebeus, que, embora fossem livres, não tinham direitos políticos e poderiam se tornar escravos devido à impossibilidade do pagamento de dívidas. . São Paulo faz Escola, 2020. Caderno do Aluno, História, 6º ano, v. 4, p. 193.

Escravidão em Roma Elaborado especialmente para o CMSP. Plebeus Patrícios • • • Pagavam

Escravidão em Roma Elaborado especialmente para o CMSP. Plebeus Patrícios • • • Pagavam impostos e geravam riqueza. Não tinham participação política. Participavam compulsoriamente de guerras. Eram escravizados por causa de dívidas. Não ascendiam socialmente. Não pagavam impostos e não geravam riqueza. Participavam do Senado e de Altas Magistraturas. Comandavam os exércitos. Acumulavam conquistas de guerras. Conscrição (do latim conscriptione): trabalho compulsório no serviço militar.

Sociedade romana durante a República Elaborado especialmente para o CMSP. Os nobilitas eram patrícios

Sociedade romana durante a República Elaborado especialmente para o CMSP. Os nobilitas eram patrícios e plebeus enriquecidos por meio das guerras. Patrícios Nobilitas Cavaleiros Plebeus Escravizados. Os cavaleiros eram homens que enriqueceram por meio da cobrança de impostos e do comércio com as províncias romanas. Os escravizados eram, em sua maioria, povos conquistados nas guerras de expansão de Roma.

Hora da interação pelo chat Explique a relação entre os gladiadores e a escravidão

Hora da interação pelo chat Explique a relação entre os gladiadores e a escravidão em Roma. 1 min. Pintura de Jean-Léon Gérôme retratando luta de gladiadores, 1872. Phoenix Art Museum. Domínio público. Wikimedia Commons. Disponível em: https: //pt. wikipedia. org/wiki/Ficheiro: Jean-Leon_Gerome_Pollice_Verso. jpg. Acesso em: 25 nov. 2020

Responda no chat Na Antiguidade, o que possibilitaria alguém ser escravizado? .

Responda no chat Na Antiguidade, o que possibilitaria alguém ser escravizado? .

Escravidão no mundo medieval No mundo medieval, o que definia a posição social dos

Escravidão no mundo medieval No mundo medieval, o que definia a posição social dos indivíduos era a posse da terra. O senhor feudal, consequentemente, detinha o poder político local, tendo o direito de cobrar muitas taxas dos servos que trabalhavam e habitavam seu feudo em troca de sua proteção. A servidão é também uma forma de relação social, caracterizada por laços de dependência mútuos, mas é importante ressaltar que os servos também não participavam da vida política. Na atualidade, a escravidão e a servidão são combatidas pelos governos democráticos. . São Paulo faz Escola, 2020. Caderno do Aluno, História, 6º ano, v. 4, p. 193.

Sociedade estamental Elaborado especialmente para o CMSP. Clero Nobreza Camponeses e servos . Nesta

Sociedade estamental Elaborado especialmente para o CMSP. Clero Nobreza Camponeses e servos . Nesta sociedade não existe ascensão social

Responda no chat De que forma indivíduos podiam tornar-se servos durante a Idade Média?

Responda no chat De que forma indivíduos podiam tornar-se servos durante a Idade Média? . São Paulo faz Escola, 2020. Caderno do Aluno, História, 6º ano, v. 4, p. 194.

Servos e escravizados Elaborado especialmente para o CMSP. Escravizados Servos . • Possuíam terras.

Servos e escravizados Elaborado especialmente para o CMSP. Escravizados Servos . • Possuíam terras. • Eram coisificados. • Tinham proteção contra ataques externos. • Eram propriedades de seu senhor. • Era uma condição hereditária. • • Não recebiam salário. Podiam ser vendidos e comprados. • Podiam ser herdados ou alugados. • Deviam plena obediência. Não podiam sair das terras. O senhor feudal não podia expulsá-los das terras.

Atividade complementar Podemos dizer que as práticas escravistas realizadas durante a Antiguidade deixaram de

Atividade complementar Podemos dizer que as práticas escravistas realizadas durante a Antiguidade deixaram de existir na Idade Média? Como você chegou a essa conclusão? . São Paulo faz Escola, 2020. Caderno do Aluno, História, 6º ano, v. 4, p. 194.

Protagonismo juvenil Nicolas Gabriel da Silva – 6º B E. E. Prof. Sergio Pedro

Protagonismo juvenil Nicolas Gabriel da Silva – 6º B E. E. Prof. Sergio Pedro Speranza Araraquara/SP Professora Meire Professora Gisele Yuri dos Santos Martins – 6º A .

Atitude historiadora Elaborado especialmente para o CMSP. ATITUDE HISTORIADORA Planejamento e organização Para realizar

Atitude historiadora Elaborado especialmente para o CMSP. ATITUDE HISTORIADORA Planejamento e organização Para realizar a pesquisa, planeje e organize cada passo de seu projeto, para facilitar a investigação e a elaboração. Escolha um objeto-tema de pesquisa Selecione o tema do seu interesse dentro do objeto que você pretende pesquisar. Identificação, seleção e comparação A partir do tema, identifique as fontes e selecione as mais adequadas, de acordo com a pergunta que pretende responder. Interpretação e análise Investigar as fontes selecionadas, interpretando cada detalhe para construção de suas hipóteses, levando em consideração o contexto da época estudada. Conclusão Anote os resultados obtidos e apresente-os conforme for solicitado.