Escola Secundria do Monte Caparica rea de Projecto

  • Slides: 28
Download presentation
Escola Secundária do Monte Caparica Área de Projecto DOENÇAS SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS Alexandra Costa Nº

Escola Secundária do Monte Caparica Área de Projecto DOENÇAS SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS Alexandra Costa Nº 3 Ana Correia Nº 7 Filipa Reis Nº 17 8º A

O QUE SÃO? As doenças sexualmente transmissíveis são doenças provocadas por bactérias, fungos e

O QUE SÃO? As doenças sexualmente transmissíveis são doenças provocadas por bactérias, fungos e vírus e que se transmitem por contacto sexual íntimo, quando um dos parceiros se encontra infectado. Existem várias destas doenças, também conhecidas por doenças venéreas, sendo de salientar a Sífilis, o Herpes genital, a Hepatite B, a SIDA, a Candídiase e a Gonorreia.

SIDA – O QUE É? A SIDA (Síndrome de Imunodeficiência Adquirida) é uma doença

SIDA – O QUE É? A SIDA (Síndrome de Imunodeficiência Adquirida) é uma doença provocada pelo vírus VIH (Vírus da Imunodeficiência Humana). Este vírus introduz-se no organismo humano, podendo permanecer “inactivo” (as pessoas chamam-se seropositivas), ou “activo”, destruindo o sistema imunitário da pessoa. Um indivíduo infectado com este vírus pode contrair e desenvolver infecções muito variadas ou mesmo certos tipos de cancro. A SIDA ainda não tem cura, sendo mesmo mortal.

SINTOMAS Apenas alguns desenvolvem, ao serem contagiados, os primeiros sintomas, muito parecidos com a

SINTOMAS Apenas alguns desenvolvem, ao serem contagiados, os primeiros sintomas, muito parecidos com a gripe (febre, transpiração e debilidade geral) e em cerca de 30% dos casos verifica-se também um inchaço dos gânglios de pescoço, axilas e virilhas. Estes pacientes não associam este mal-estar com a SIDA, pensam que se trata de um forte resfriado ou esgotamento.

PREVENÇÃO Como é óbvio, a única prevenção é não ter relações sexuais com portadores

PREVENÇÃO Como é óbvio, a única prevenção é não ter relações sexuais com portadores do vírus da SIDA. Como isto é impossível de se saber, na maioria dos casos - por vezes, nem o próprio portador sabe que a tem - a única prevenção possível é utilizar sempre o preservativo.

FORMAS DE CONTÁGIO Partilhar seringas infectadas; Relações sexuais com portadores; Transmissão ao feto pela

FORMAS DE CONTÁGIO Partilhar seringas infectadas; Relações sexuais com portadores; Transmissão ao feto pela mãe; Com agulhas não esterilizadas; Partilhar objectos cortantes e pessoais.

A SIDA NÃO É TRANSMISSÍVEL POR: Picadas de insectos; Utilizar casas de banho públicas;

A SIDA NÃO É TRANSMISSÍVEL POR: Picadas de insectos; Utilizar casas de banho públicas; Beijar, abraçar, tocar; Partilhar roupa; Utilizar os mesmos talheres, tomar banho com portadores, brincar com portadores.

SÍFILIS - O QUE É? Esta doença é provocada por uma bactéria Treponema Pallidum,

SÍFILIS - O QUE É? Esta doença é provocada por uma bactéria Treponema Pallidum, que apesar de ser contagiosa e perigosa, é curável se for tratada a tempo. A Sífilis ataca qualquer tecido desde a pele aos ossos, fígado, órgãos genitais e olhos. O seu maior perigo é alcançar o sistema nervoso e o coração, o que pode levar à morte. A bactéria da sífilis, para sobreviver, precisa de um ambiente quente e húmido.

SINTOMAS Inicia-se 3 semanas após o contágio, no local da infecção, na região genital,

SINTOMAS Inicia-se 3 semanas após o contágio, no local da infecção, na região genital, um pequeno nódulo rosado que evolui para uma úlcera indolor. Na segunda fase da doença, há uma erupção cutânea com sintomas de mal-estar, fadiga, dores de cabeça e nos ossos. Até esta altura a doença é muito contagiosa, mas curável.

FORMAS DE CONTÁGIO MAIS PROVÁVEIS Quase exclusivamente por contacto sexual. Um simples beijo em

FORMAS DE CONTÁGIO MAIS PROVÁVEIS Quase exclusivamente por contacto sexual. Um simples beijo em qualquer zona que tenha uma pequena ferida, é arriscado. Não há contágio através dos sanitários, toalhas e outros objectos.

PREVENÇÃO O preservativo é muito eficaz e a mulher pode aplicar irrigações vaginais com

PREVENÇÃO O preservativo é muito eficaz e a mulher pode aplicar irrigações vaginais com líquidos desinfectantes suaves. Fazer análises antes do casamento e durante a gravidez.

CANDIDÍASE – O QUE É? Doença causada pelos fungos Candida albicans, que se desenvolvem

CANDIDÍASE – O QUE É? Doença causada pelos fungos Candida albicans, que se desenvolvem num local quente e húmido da vagina.

SINTOMAS No homem verifica-se uma inflamação acompanhada de pontinhos vermelhos no pénis e ardor.

SINTOMAS No homem verifica-se uma inflamação acompanhada de pontinhos vermelhos no pénis e ardor. A mulher sofre de inflamação e irritação nos lábios da vulva, acompanhado de um fluxo espesso e esbranquiçado. Pode haver complicações, como é o caso da ureterite.

FORMAS DE CONTÁGIO Contacto sexual ou proliferação do fungo.

FORMAS DE CONTÁGIO Contacto sexual ou proliferação do fungo.

PREVENÇÃO Abstinência sexual logo após o aparecimento da infecção e durante o tratamento. Algumas

PREVENÇÃO Abstinência sexual logo após o aparecimento da infecção e durante o tratamento. Algumas doenças, como a diabetes ou o hipotiroidismo, favorecem o aparecimento de candidíase, assim como a gravidez, irrigações vaginais e os tratamentos com cortisona e antialérgicos.

GONORREIA – O QUÊ É? Uma infecção das vias genitais provocada por bactérias, designadas

GONORREIA – O QUÊ É? Uma infecção das vias genitais provocada por bactérias, designadas genericamente por gonococos. Pode afectar o colo do útero da mulher e também a uretra do homem, podendo expandir-se para a região anal. A gonorreia não tratada pode conduzir à esterelidade em ambos os sexos.

SINTOMAS Aparece um ardor e um pus acinzentado ou esverdeado, através do pénis ou

SINTOMAS Aparece um ardor e um pus acinzentado ou esverdeado, através do pénis ou da vagina, entre 15 a 30 dias após o contágio. Também se pode sentir dor ao urinar.

FORMAS DE CONTAGIO Contacto sexual directo; durante o parto.

FORMAS DE CONTAGIO Contacto sexual directo; durante o parto.

PREVENÇÃO É muito eficaz o uso do preservativo e/ou a lavagem da vagina com

PREVENÇÃO É muito eficaz o uso do preservativo e/ou a lavagem da vagina com desinfectantes adequados ao corpo humano.

HERPES GENITAIS – O QUE É? Afectam os órgãos genitais e as zonas envolventes.

HERPES GENITAIS – O QUE É? Afectam os órgãos genitais e as zonas envolventes. É uma doença que não tem cura e é causada pelo vírus Herpes Simplex. Apenas existem medicamentos que aliviam as dores.

SINTOMAS O herpes caracteriza-se por vesículas, em forma de cacho, que aparecem 4 -

SINTOMAS O herpes caracteriza-se por vesículas, em forma de cacho, que aparecem 4 - 5 dias após o contágio, que acabam por rebentar e deixar a carne a descoberto. São acompanhadas por um ardor intenso.

FORMAS DE CONTÁGIO Transmite-se por contacto sexual.

FORMAS DE CONTÁGIO Transmite-se por contacto sexual.

PREVENÇÃO Abstenção de relações sexuais enquanto durem os sintomas.

PREVENÇÃO Abstenção de relações sexuais enquanto durem os sintomas.

HEPATITE B – O QUE É? É uma doença causada por um vírus que

HEPATITE B – O QUE É? É uma doença causada por um vírus que ataca o fígado, sendo o sangue o principal meio de transmissão e depois a saliva. Se não for tratada, pode provocar a morte. O vírus sobrevive durante bastante tempo e resiste a alguns desinfectantes.

SINTOMAS A princípio é parecido com a gripe, sintomas de náuseas, vómitos, diarreias, cansaço,

SINTOMAS A princípio é parecido com a gripe, sintomas de náuseas, vómitos, diarreias, cansaço, falta de apetite, surgimento de icterícia, alteração da cor das fezes e da urina.

FORMAS DE CONTÁGIO Transmissão ao feto pela mãe, através do sémen e secreções vaginais,

FORMAS DE CONTÁGIO Transmissão ao feto pela mãe, através do sémen e secreções vaginais, suor, lágrimas e saliva.

PREVENÇÃO É possível prevenir esta doença através da vacinação.

PREVENÇÃO É possível prevenir esta doença através da vacinação.

FIM! Esperamos que tenham gostado.

FIM! Esperamos que tenham gostado.