Escola Secundria de Estarreja Ano lectivo 20082009 Curso

  • Slides: 47
Download presentation
Escola Secundária de Estarreja Ano lectivo 2008/2009 Curso Tecnológico de Administração A Comunicação Interna

Escola Secundária de Estarreja Ano lectivo 2008/2009 Curso Tecnológico de Administração A Comunicação Interna Como Factor Estratégico Prova de Aptidão Tecnológica Música: Richard Clayderman-Canon Pachelbel

Perfil Nome: • Isabel Maria Silva Valente Ano : • 12º Turma: • F

Perfil Nome: • Isabel Maria Silva Valente Ano : • 12º Turma: • F Número: • 6

A Comunicação interna como factor estratégico Palavras-chave Comunicação Interna Relações Públicas Estratégia

A Comunicação interna como factor estratégico Palavras-chave Comunicação Interna Relações Públicas Estratégia

A Comunicação interna como factor estratégico Sumário Introdução Comunicação Informação Comunicação organizacional/empresarial A evolução

A Comunicação interna como factor estratégico Sumário Introdução Comunicação Informação Comunicação organizacional/empresarial A evolução da Comunicação Interna Comunicação interna Relações públicas versus comunicação interna Comunicação interna integrada Comunicação interna enquanto factor estratégico Um modelo de comunicação interna Conclusão Bibliografia

A Comunicação interna como factor estratégico Introdução A revolução Industrial esteve na base do

A Comunicação interna como factor estratégico Introdução A revolução Industrial esteve na base do desenvolvimento tecnológico que marcou a transição de uma economia baseada na agricultura da subsistência para uma economia marcada pela indústria e pelo consumo. A comunicação interna deve ser encarada como forma de comunicar estratégias e objectivos. Só pela assimilação e identificação com a estratégia e projectos da empresa é que os colaboradores se sentem em sintonia com a empresa.

A Comunicação interna como factor estratégico Introdução (cont. ) O mercado de trabalho dos

A Comunicação interna como factor estratégico Introdução (cont. ) O mercado de trabalho dos dias de hoje exige cada vez mais a eficácia organizacional devido à elevada competitividade pelo que todos os membros da empresa devem procurar a expansão desta. Todos os níveis hierárquicos devem aplicar-se de modo responsável no processo de comunicação interna para que esta preserve ou impulsione as transformações necessárias na empresa. A comunicação interna deve ser assim encarada como uma ferramenta estratégica que torne a empresa mais competitiva.

A Comunicação interna como factor estratégico Comunicação latim “ communicare ” ”estar em relação

A Comunicação interna como factor estratégico Comunicação latim “ communicare ” ”estar em relação com” “pôr em comum” Comunicação – transferência de uma mensagem entre uma fonte/emissor e um destinatário/receptor.

A Comunicação interna como factor estratégico Importância da Comunicação Gerir o conhecimento Processo sistemático,

A Comunicação interna como factor estratégico Importância da Comunicação Gerir o conhecimento Processo sistemático, articulado e intencional cujo objectivo é atingir a excelência organizacional.

A Comunicação interna como factor estratégico Canais de comunicação Presença física meio de comunicação

A Comunicação interna como factor estratégico Canais de comunicação Presença física meio de comunicação mais rico pois engloba a linguagem corporal. Canal interactivo (telefone) permite rápido feedback e trabalho mas perde no suporte a informação e no elemento presencial.

A Comunicação interna como factor estratégico Canais de comunicação (continuação) Canais personalizados estáticos (cartas,

A Comunicação interna como factor estratégico Canais de comunicação (continuação) Canais personalizados estáticos (cartas, memorandos) diminui o suporte, continua personalizado mas o feedback é lento. Canais impessoais estáticos (notas, relatórios) não existe personalização; o suporte das informações é limitado e o feedback é raro.

A Comunicação interna como factor estratégico Fases de comunicação Registo da informação Compreensão Interpretação

A Comunicação interna como factor estratégico Fases de comunicação Registo da informação Compreensão Interpretação Memorização / acção

A Comunicação interna como factor estratégico Barreiras à comunicação Pré–ideias Significados personalizados Motivação e

A Comunicação interna como factor estratégico Barreiras à comunicação Pré–ideias Significados personalizados Motivação e interesse Credibilidade da fonte Recusa de opiniões Clima psico-social Pouca habilidade do emissor Medo de falhar Excesso de preocupação Baixa auto-estima Complexidade do meio

A Comunicação interna como factor estratégico Informação Resultado do processamento, manipulação e organização de

A Comunicação interna como factor estratégico Informação Resultado do processamento, manipulação e organização de dados que modifique o conhecimento do sistema (pessoa, animal ou máquina) que a recebe.

A Comunicação interna como factor estratégico Informação versus Comunicação Passar uma informação significa apontar

A Comunicação interna como factor estratégico Informação versus Comunicação Passar uma informação significa apontar algo que alguém desconhece; conduzir alguém para algo importante. Comunicar é reconhecer a existência de sujeitos em acção, promovendo a coexistência e correspondência entre eles.

A Comunicação interna como factor estratégico Comunicação Organizacional/Empresarial Processo de troca de informação e

A Comunicação interna como factor estratégico Comunicação Organizacional/Empresarial Processo de troca de informação e de criação de relacionamento orientado por objectivos e dependente da cultura. Pode ser Interna Externa Comunicação entre os Comunicação funcionários da empresa e o meio envolvente entre a

A Comunicação interna como factor estratégico O conceito que cada colaborador tem da empresa

A Comunicação interna como factor estratégico O conceito que cada colaborador tem da empresa resulta da sua intercomunicação com ela pois cada comportamento (mesmo até a ausência de comportamento ) traduz um momento de comunicação. A empresa é assim a súmula de tudo o que se interpreta sobre ela pelo que a comunicação está na base de toda e qualquer empresa.

A Comunicação interna como factor estratégico Tipos de comunicação Horizontal Ascendente • A comunicação

A Comunicação interna como factor estratégico Tipos de comunicação Horizontal Ascendente • A comunicação parte dos níveis hierárquicos inferiores. Quadro 1 Descendente • A comunicação parte dos níveis superiores. • As relações de comunicação processam-se de forma não hierárquica, ou seja, dentro do mesmo nível hierárquico.

A Comunicação interna como factor estratégico Programas e políticas de comunicação ascendente Políticas de

A Comunicação interna como factor estratégico Programas e políticas de comunicação ascendente Políticas de portas abertas permite a qualquer empregado receber a atenção da alta administração. Programas de treino avaliar aspectos da empresa simplificando e tornando mais rápidas as operações. Programas de reclamações.

A Comunicação interna como factor estratégico A evolução da Comunicação Interna A comunicação interna

A Comunicação interna como factor estratégico A evolução da Comunicação Interna A comunicação interna surge no séc. XIX, no meio da revolução Industrial, em Inglaterra. É nesse momento que a relação entre empregado e patrão sofre uma alteração e se torna formal. O funcionário transforma-se num número o que forçou as empresas a criar jornais e revistas para poderem aproximar os empregados da política e objectivos da empresa.

A Comunicação interna como factor estratégico A evolução da Comunicação Interna (cont. ) A

A Comunicação interna como factor estratégico A evolução da Comunicação Interna (cont. ) A comunicação interna enquanto ferramenta de resultados permanece nas empresas de hoje no sentido de compreender e melhor atender os clientes externos suavizando as despesas da empresa. Realce-se que o sucesso da comunicação interna empresarial depende principalmente da cultura organizacional da empresa. Nos dias de hoje a comunicação interna assume um papel cada vez mais importante nas empresas.

A Comunicação interna como factor estratégico A evolução da Comunicação Interna (cont. ) Torna-se

A Comunicação interna como factor estratégico A evolução da Comunicação Interna (cont. ) Torna-se assim uma ferramenta de gestão empresarial da maior relevância. Acredita-se que estimular o bom humor dos funcionários ( colaboradores ) é uma forma de obter bons resultados na empresa mas sem nunca esquecer os objectivos reais da organização

A Comunicação interna como factor estratégico Comunicação interna Sistema de interacções onde o emissor

A Comunicação interna como factor estratégico Comunicação interna Sistema de interacções onde o emissor e o receptor se influenciam mutuamente e partilham significados simbólicos. Entregue à área de relações públicas. É de máxima importância para o desenvolvimento de um quadro de referência comum a todos os funcionários da empresa que leve à consolidação da mesma.

A Comunicação interna como factor estratégico Objectivos da comunicação interna Tornar influentes, informados e

A Comunicação interna como factor estratégico Objectivos da comunicação interna Tornar influentes, informados e integrados todos os funcionários da empresa. Possibilitar aos colaboradores o conhecimento/controlo das transformações ocorridas no ambiente de trabalho. Tornar determinante a presença dos colaboradores de uma organização no andamento dos negócios. Facilitar a comunicação empresarial de modo a ser clara e objectiva para o público interno.

A Comunicação interna como factor estratégico Comunicação interna Formal Informal Processos estruturados de Aspectos

A Comunicação interna como factor estratégico Comunicação interna Formal Informal Processos estruturados de Aspectos não planeados acordo com as necessidades fundamentais operacionais da organização. diversas actividades da organização. para ajustar mas as

A Comunicação interna como factor estratégico Vantagens da comunicação interna Uniformização da comunicação da

A Comunicação interna como factor estratégico Vantagens da comunicação interna Uniformização da comunicação da empresa; Diminuição das possibilidades de instalação de boatos; Fazer com que cada um conheça as prioridades da empresa; Contribuição para que cada um perceba o seu contributo; Incentivar a comunicação ascendente.

A Comunicação interna como factor estratégico Meios de comunicação interna Em suporte escrito (ex:

A Comunicação interna como factor estratégico Meios de comunicação interna Em suporte escrito (ex: carta, inquérito); Oral (ex: reunião); Em suporte electrónico (ex: email); Áudio/visual (ex: intranet); Eventos; Campanhas e programas.

A Comunicação interna como factor estratégico Comunicação interna deve Adequar a linguagem ao nível

A Comunicação interna como factor estratégico Comunicação interna deve Adequar a linguagem ao nível dos colaboradores; Possibilitar a participação dos colaboradores nas ferramentas propostas; É como um pai na educação dos filhos: 1. Credibilidade é necessário acreditar no discurso; 2. Prática devemos dar o exemplo; 3. Influência aproximar o comportamento dos funcionários ao comportamento ideal.

A Comunicação interna como factor estratégico Curta Clara Contínua Comunicação interna eficaz: Frequent e

A Comunicação interna como factor estratégico Curta Clara Contínua Comunicação interna eficaz: Frequent e Esquema 1 Rápida Complet a

A Comunicação interna como factor estratégico Comunicação interna eficaz: É necessário que todos os

A Comunicação interna como factor estratégico Comunicação interna eficaz: É necessário que todos os elementos da empresa se empenhem para a comunicação ser realmente eficaz.

A Comunicação interna como factor estratégico Relações Públicas e a Comunicação Interna Relações Públicas

A Comunicação interna como factor estratégico Relações Públicas e a Comunicação Interna Relações Públicas Responsável pelo relacionamento da empresa com os seus diversos públicos (interior, exterior e mistos).

A Comunicação interna como factor estratégico Relações Públicas e a Comunicação Interna (cont. )

A Comunicação interna como factor estratégico Relações Públicas e a Comunicação Interna (cont. ) A procura pela modernização e sobrevivência no mundo dos negócios transformou as empresas e tornou-as mais: Competitivas; Flexíveis; Capazes de responder às exigências do mercado. E gerou um público interno de novo perfil (mais conscientes, responsáveis, inseridos e atentos às cobranças das empresas nos mais diversos sectores).

A Comunicação interna como factor estratégico Comunicação Interna Integrada Conjunto articulado de esforços, acções

A Comunicação interna como factor estratégico Comunicação Interna Integrada Conjunto articulado de esforços, acções estratégicas e produtos de comunicação planeadas e desenvolvidas por uma empresa. Objectivo Aumentar o valor da marca da empresa ou consolidar a sua imagem.

A Comunicação interna como factor estratégico Comunicação integrada pressupõe: Diálogo produtivo Planeamento conjunto Manter-se

A Comunicação interna como factor estratégico Comunicação integrada pressupõe: Diálogo produtivo Planeamento conjunto Manter-se activo no mercado Desfrutar ao máximo das vantagens obtidas pelos espaços dispendidos.

A Comunicação interna como factor estratégico Comunicação Interna Integrada Cultura e Valores Quadro 2

A Comunicação interna como factor estratégico Comunicação Interna Integrada Cultura e Valores Quadro 2 Atitudes e comportamentos dos colaboradores Comunicação Formal versus Informal Estrutura organizacional & estilos de gestão Outros FCS na gestão das pessoas Orientação estratégica Fonte: adaptado do Livro Novo Humanator- Recursos Humanos e Sucesso Empresarial (página 592)

A Comunicação interna como factor estratégico Comunicação Interna enquanto factor estratégico Instrumento de trabalho

A Comunicação interna como factor estratégico Comunicação Interna enquanto factor estratégico Instrumento de trabalho Deve assumir-se como Marketing Interno Os colaboradores devem sentir-se orgulhosos de estarem envolvidos na empresa para que se sintam motivados para melhorar as suas actividades e aumentar o desenvolvimento da organização.

A Comunicação interna como factor estratégico Uma estratégia A comunicação interna é sinónimo de

A Comunicação interna como factor estratégico Uma estratégia A comunicação interna é sinónimo de processo de comunicação alicerçada no planeamento estratégico da organização. Resulta da confiabilidade entre os colaboradores e líderes e de informações rápidas na tomada de decisão. A escolha de meios, o cuidado e a qualidade da comunicação interna tornam-se fundamentais na representatividade da empresa. sua tarefa de dinamização e

A Comunicação interna como factor estratégico Objectivos da comunicação interna enquanto ferramenta estratégica: Atrair

A Comunicação interna como factor estratégico Objectivos da comunicação interna enquanto ferramenta estratégica: Atrair Reter Desenvolver Mobilizar Os clientes internos em redor da missão e projecto da empresa.

A Comunicação interna como factor estratégico Objectivos da comunicação interna enquanto ferramenta estratégica A

A Comunicação interna como factor estratégico Objectivos da comunicação interna enquanto ferramenta estratégica A comunicação interna visa preparar e adaptar o público interno para o sucesso da relação com o público externo. É essencial adoptar uma filosofia que considere o cliente como elemento integrante e necessário para a existência de qualidade na organização.

A Comunicação interna como factor estratégico Um modelo de Comunicação Interna O processo da

A Comunicação interna como factor estratégico Um modelo de Comunicação Interna O processo da comunicação é estabelecida de acordo com alguns critérios. A informação deve ser correctamente seleccionada de acordo com a sua relevância, confiança e credibilidade tendo em mente a perspectiva da empresa. Deve haver divulgação interna dos valores fundamentais da empresa para que todos os conheçam, entendam, aceitem e apliquem.

A Comunicação interna como factor estratégico Um modelo de Comunicação Interna (cont. ) A

A Comunicação interna como factor estratégico Um modelo de Comunicação Interna (cont. ) A empresa deve propor recompensas pois essas permitem o reconhecimento das realizações pessoais ou em grupo e a aquisição de conhecimento e atitudes relevantes. O estabelecimento de resultados a curto prazo é fundamental mas sem que estes interfiram com os resultados a longo prazo, ambos fundamentais para a evolução da empresa. Este modelo termina com a existência de feedback formal e informal.

A Comunicação interna como factor estratégico A comunicação em geral e a comunicação interna

A Comunicação interna como factor estratégico A comunicação em geral e a comunicação interna em particular (intimamente ligada à comunicação externa) procura utilizar todas as ferramentas disponíveis de forma integrada. Melhoria da imagem institucional da empresa. Quem melhor do que os funcionários da empresa para enaltecer ou reprovar o seu local de trabalho.

A Comunicação interna como factor estratégico Conclusão A comunicação interna é um factor chave

A Comunicação interna como factor estratégico Conclusão A comunicação interna é um factor chave para a empresa tanto a nível estratégico como operacional, permitindo a integração dos colaboradores e a sua motivação. É vital garantir uma comunicação interna eficaz que permita garantir que a mensagem seja transmitida com o maior impacto possível junto dos colaboradores e com a menor quantidade de recursos consumidos.

A Comunicação interna como factor estratégico Conclusão (cont. ) A Comunicação interna ocupa hoje

A Comunicação interna como factor estratégico Conclusão (cont. ) A Comunicação interna ocupa hoje um lugar de destaque nas funções da empresa de modo a que esta passe a ser um sistema articulado e interligado tal como o corpo humano. É vital a troca de informação entre todos os departamentos e colaboradores da empresa para que esta seja eficaz no mercado. Não devemos nunca esquecer que o modelo de comunicação interna pode sempre ser aperfeiçoado e ajustado ao mundo que rodeia a empresa.

A Comunicação interna como factor estratégico Bibliografia Livros: • B. Da Camara, Pedro. ,

A Comunicação interna como factor estratégico Bibliografia Livros: • B. Da Camara, Pedro. , Balreira Guerra. , Paulo. e Vicente Rodrigues, Joaquim. Novo Humanator- Recursos Humanos E Sucesso Empresarial. Dom Quixote. 1ªEdição. Lisboa. • Lousã, Aires Pereira, Paula. , Lambert, Raul. e Dias Lousã, Mário. Técnicas Administrativas- Cursos Tecnológicos e Profissionais 11ºAno. 2005. Porto editora. Porto

A Comunicação interna como factor estratégico Bibliografia (continuação) Internet: www. bcsdportugal. org/files/995. pdf www.

A Comunicação interna como factor estratégico Bibliografia (continuação) Internet: www. bcsdportugal. org/files/995. pdf www. tiadro. com/News/artigos/cominterna. html http: //pt. wikipedia. org/wiki/Comunica%C 3%A 7%C 3%A 3 o_Interna http: //pt. wikipedia. org/wiki/Informa%C 3%A 7%C 3%A 3 o www. administradores. com. br/artigos/vantagens_da_comunicacao_i nterna/13903/

A Comunicação interna como factor estratégico Bibliografia (continuação) www. portalgens. com. br/baixararquivos/textos/informacao_e_comunic acao. pdf

A Comunicação interna como factor estratégico Bibliografia (continuação) www. portalgens. com. br/baixararquivos/textos/informacao_e_comunic acao. pdf http: //gestao. wordpress. com/2006/10/21/comunicacao-interna/ http: //www. rh. com. br/Portal/Comunicacao/Artigo/3715/comunicacaointerna. html http: //pt. wikipedia. org/wiki/Comunica%C 3%A 7%C 3%A 3 o

Fim

Fim