Entrevista e notcia Selecionando informaes e noticiando Componente

  • Slides: 22
Download presentation

Entrevista e notícia – Selecionando informações e noticiando Componente: Língua Portuguesa Prof. ª Ma.

Entrevista e notícia – Selecionando informações e noticiando Componente: Língua Portuguesa Prof. ª Ma. Andréa Paulon Prof. ª Elaine Barros Prof. Mauro Farias Prof. ª Silene Felix Equipe Curricular de Língua Portuguesa COPED/SEDUC – SP

Apresentação da aula Etapa de ensino: 6º Ano Habilidades do Currículo Paulista: (EF 69

Apresentação da aula Etapa de ensino: 6º Ano Habilidades do Currículo Paulista: (EF 69 LP 07 B) – Produzir textos em diferentes gêneros, considerando sua adequação ao contexto de produção e circulação. (EF 35 LP 03) – Identificar a ideia central de textos de diferentes gêneros (assunto / tema), demonstrando compreensão global.

Objetivos da aula • • Reconhecer as características do gênero Entrevista; • Reconhecer as

Objetivos da aula • • Reconhecer as características do gênero Entrevista; • Reconhecer as características e ideia central de uma notícia. Produzir uma notícia com entrevista, considerando sua adequação ao contexto de produção e circulação;

Compartilhe seus conhecimentos Você já foi entrevistado ou entrevistou alguém? Se sim, conte-nos como

Compartilhe seus conhecimentos Você já foi entrevistado ou entrevistou alguém? Se sim, conte-nos como foi sua experiência. Qual a finalidade e a importância de uma entrevista?

Entrevista A Entrevista é um gênero de caráter interacional, geralmente entre duas pessoas, organizado

Entrevista A Entrevista é um gênero de caráter interacional, geralmente entre duas pessoas, organizado em turnos com uma pequena introdução sobre o entrevistado e o tema. O intercâmbio pode ser registrado em áudio e/ou vídeo e, assim, ser exibido nos suportes, em que a linguagem audiovisual é permitida, ou ser posteriormente transcrita e editada para publicação por escrito. A entrevista ainda pode ser feita com a interação já por escrito (por e-mail, por exemplo). O objetivo desse gênero é obter informações sobre a pessoa entrevistada ou sobre um tema ou um fato que a envolva. Plano de Aula: Introdução ao gênero Entrevista. Nova Escola. Disponível em: https: //novaescola. org. br/plano-de-aula/2997/introducao-ao-genero-entrevista. Acessoem: 3 fev. 2021.

Entrevistar para conhecer Em defesa dos animais Você sabia que algumas pessoas tiram animais

Entrevistar para conhecer Em defesa dos animais Você sabia que algumas pessoas tiram animais da natureza para vendê-los de maneira ilegal? Isso faz parte do tráfico de animais. A boa notícia é que existem instituições e profissionais que trabalham para combater essa situação. É o caso da Juliana Machado Ferreira, uma das fundadoras e diretora executiva da Freeland Brasil, organização não governamental (ONG) que atua no combate ao tráfico de espécies da fauna e da flora. Confira a entrevista que ela deu à repórter mirim Sofia dos S. , de 8 anos. Aprender Sempre, 2021. Caderno do Aluno, Língua Portuguesa, 6º Ano, vol. 1, p. 9 -10.

Entrevistar para conhecer Como a ONG protege os animais dos traficantes? Atuamos em diferentes

Entrevistar para conhecer Como a ONG protege os animais dos traficantes? Atuamos em diferentes faces dessa questão. Só existe a venda ilegal de animais porque existe quem compra. Então, fazemos palestras e trabalhamos com mídias e feiras de ciências em escolas, por exemplo, para tentar diminuir essa demanda e mostrar para as pessoas por que a venda de animais é controlada. A gente também apoia o combate ao crime com dados e ferramentas para fortalecer a legislação [conjunto de leis] e garantir que ela seja aplicada corretamente. Aprender Sempre, 2021. Caderno do Aluno, Língua Portuguesa, 6º Ano, vol. 1, p. 9 -10.

Entrevistar para conhecer Para onde os traficantes levam os animais? Primeiro, os animais são

Entrevistar para conhecer Para onde os traficantes levam os animais? Primeiro, os animais são roubados da natureza por causa de encomendas ou para revenda. Depois disso, outro traficante começa a preparar cargas maiores [um número maior de animais para revender], que geralmente vão para polos importantes de comercialização, como as capitais do Sudeste. Mas o tráfico varia muito. No Norte, por exemplo, existe grande coleta de ovos e carnes de caça que são vendidos em mercados locais ilegalmente. Aprender Sempre, 2021. Caderno do Aluno, Língua Portuguesa, 6º Ano, vol. 1, p. 9 -10.

Entrevistar para conhecer Quais são os impactos do tráfico de animais? São muito sérios,

Entrevistar para conhecer Quais são os impactos do tráfico de animais? São muito sérios, como o sofrimento dos animais que são coletados e transportados de forma horrorosa e passam a vida em cativeiros, que geralmente são inadequados. Por mais que a pessoa tenha um animal ilegal e ame seu bicho, o cativeiro provavelmente é inadequado. Para mim, é uma violação de bem-estar que alguns animais, que evoluíram anos até conseguir voar centenas de quilômetros, passem a vida em uma gaiola. Aprender Sempre, 2021. Caderno do Aluno, Língua Portuguesa, 6º Ano, vol. 1, p. 9 -10.

Entrevistar para conhecer Além disso, quando o traficante tira espécies de onde estão e

Entrevistar para conhecer Além disso, quando o traficante tira espécies de onde estão e as leva para viver em outro local, elas podem se tornar prejudiciais para as populações de animais locais, trazendo doenças ou competindo por comida, por exemplo. Todos os animais têm uma função na natureza, e isso mantém um equilíbrio. É como uma cama elástica: se você pula em um ponto, quem está do outro lado balança também. [. . . ] Jornal Joca, edição nº 162, dezembro de 2020, p. 10. Aprender Sempre, 2021. Caderno do Aluno, Língua Portuguesa, 6º Ano, vol. 1, p. 9 -10.

Entrevistar para conhecer 1) Abaixo do título, temos um texto introdutório. Qual é a

Entrevistar para conhecer 1) Abaixo do título, temos um texto introdutório. Qual é a função desta parte da entrevista? Seja o mais específico possível. R. : O texto introdutório tem a função de apresentar, dar uma prévia sobre quem será entrevistado e o assunto a ser desenvolvido. 2) Qual o assunto central da entrevista? Ele é de relevância social? Justifique. R. : O tema central trata do tráfico de animais e o papel da ONG Freeland Brasil para impedir este crime.

Entrevistar para conhecer 3) Pensando no que vimos até agora, responda: Qual a estrutura

Entrevistar para conhecer 3) Pensando no que vimos até agora, responda: Qual a estrutura de uma entrevista? R. : A entrevista possui um texto introdutório que apresenta o tema a ser tratado e a pessoa a ser entrevistada. Depois, inicia-se os turnos de falas, elaborados a partir de perguntas e respostas.

Noticiando A notícia é um gênero jornalístico que tem por finalidade comunicar fatos do

Noticiando A notícia é um gênero jornalístico que tem por finalidade comunicar fatos do cotidiano de forma clara e objetiva. Esse gênero é publicado em jornal impresso e/ou digital e tem a seguinte organização: título principal (manchete), subtítulo (linha fina), lide (lead) e corpo da notícia. O “lead” apresenta um resume das informações essenciais do fato apresentado pelo texto. Geralmente, responde a estas perguntas: Quem? , O quê? , Quando? , Onde? e Como? .

Escrita criativa Refaça a leitura da entrevista e transforme-a em uma notícia. Para isso,

Escrita criativa Refaça a leitura da entrevista e transforme-a em uma notícia. Para isso, observe as pistas abaixo: O que acontece? Combate ao tráfico de animais. Com quem? ONG Freeland Brasil. Quando? Diariamente. Onde? Território brasileiro (na entrevista são citadas capitais do Sudeste e Norte do País). Como? Atuando em diversos setores. • Em sua notícia, insira ao menos uma das falas de Juliana Machado Ferreira. Isso dará credibilidade aos fatos. Não se esqueça de usar as aspas (“ ”) para marcar a fala.

Nas entrelinhas do texto Games têm ações contra a COVID-19 Jogos entraram na onda

Nas entrelinhas do texto Games têm ações contra a COVID-19 Jogos entraram na onda da prevenção contra o novo coronavírus Diversos jogos entraram na onda da prevenção contra a COVID-19 e, assim, passaram a realizar ações para incentivar medidas de proteção e o isolamento social entre os jogadores. Confira alguns exemplos. Aprender Sempre, 2021. Caderno do Aluno, Língua Portuguesa, 6º Ano, vol. 1, p. 9 -10.

Nas entrelinhas do texto Pandemia em Azeroth Em abril, um servidor do World of

Nas entrelinhas do texto Pandemia em Azeroth Em abril, um servidor do World of Warcraft realizou o evento Pandemia em Azeroth. Os administradores inseriram um vírus contagioso no game e 7 mil jogadores foram infectados em 24 horas — tudo de mentirinha, claro. Apenas conseguia se proteger quem coletava sabão para lavar as mãos da sua personagem. Assim, os jogadores aprenderam como um vírus pode se espalhar rapidamente e como se proteger dele. Aprender Sempre, 2021. Caderno do Aluno, Língua Portuguesa, 6º Ano, vol. 1, p. 9 -10.

Nas entrelinhas do texto Fortnite Durante a quarentena, cantores e bandas precisaram parar de

Nas entrelinhas do texto Fortnite Durante a quarentena, cantores e bandas precisaram parar de fazer shows. Por isso, o jogo online Fortnite teve a ideia de criar um sistema de apresentações digitais na arena do game. Dentro do horário marcado, a partida de todos que estão online é pausada e um cantor se apresenta — o artista pode soltar poderes e até voar enquanto canta. O primeiro show digital teve 12 milhões de pessoas assistindo ao mesmo tempo. Aprender Sempre, 2021. Caderno do Aluno, Língua Portuguesa, 6º Ano, vol. 1, p. 9 -10.

Nas entrelinhas do texto PK XD Jogo para celular em que é possível criar

Nas entrelinhas do texto PK XD Jogo para celular em que é possível criar um avatar, navegar por cidades virtuais e até criar bichinhos de estimação virtuais. Além das personalizações tradicionais, como troca de roupas e aparência das personagens, agora os jogadores têm a opção de colocar máscaras ou lenços, iguais aos que estamos usando para nos proteger da COVID-19. Fonte: Games têm ações contra a COVID-19. Jornal Joca, 2020. Disponível em: https: //www. jornaljoca. com. br/games-tem-acoes-contra-a-covid-19/. Acesso em: 14 ago. 2020. Aprender Sempre, 2021. Caderno do Aluno, Língua Portuguesa, 6º Ano, vol. 1, p. 9 -10.

Nas entrelinhas do texto Fonte: JORNAL JOCA https: //www. jornaljoca. com. br/games-tem-acoes-contra-a-covid-19/ Qual é

Nas entrelinhas do texto Fonte: JORNAL JOCA https: //www. jornaljoca. com. br/games-tem-acoes-contra-a-covid-19/ Qual é o tema principal da notícia? R. : A notícia relata o caso de jogos que visam à prevenção contra a COVID-19, incentivando medidas de proteção e o isolamento social entre os jogadores. Quem é o público-alvo da notícia? Que elementos do texto fizeram você perceber isso? R. : A notícia é escrita pensando no público jovem. Percebemos isso pelas referências aos games, mas também pelo uso da linguagem mais informal e divertida.

Na aula de hoje • • Aprendemos a estrutura dos gêneros Entrevista e Notícia;

Na aula de hoje • • Aprendemos a estrutura dos gêneros Entrevista e Notícia; Vimos alguns passos para produzir uma notícia a partir de uma entrevista. © Pixabay

O repórter agora é você! Até a próxima! © David Klein/Unsphash

O repórter agora é você! Até a próxima! © David Klein/Unsphash