Ensino Fundamental Planos de aula para promover o

  • Slides: 39
Download presentation
Ensino Fundamental: Planos de aula para promover o desenvolvimento das Competências Gerais

Ensino Fundamental: Planos de aula para promover o desenvolvimento das Competências Gerais

Objetivo da pauta Elaborar Planos de Aula que articulem a aprendizagem das Competências Gerais

Objetivo da pauta Elaborar Planos de Aula que articulem a aprendizagem das Competências Gerais da BNCC com habilidades dos diferentes componentes curriculares.

Agenda do dia 20 min Reflexão inicial 40 min Discussão sobre a estrutura de

Agenda do dia 20 min Reflexão inicial 40 min Discussão sobre a estrutura de um Plano de Aula voltado ao desenvolvimento de Competências Gerais 30 min Análise de Planos de Aula à luz das Competências Gerais 50 min Construção de dicas para elaboração de Planos de Aula voltados ao desenvolvimento das Competências Gerais 1 h Criação de um esboço de um Plano de Aula 30 min Partilha e aprimoramento dos Planos de Aula 10 min Avaliação

Acolhimento • Nome • A escola em que trabalha • A disciplina que leciona

Acolhimento • Nome • A escola em que trabalha • A disciplina que leciona

Atividade 1 Reflexão inicial sobre a relação entre planejamento de aula e Competências Gerais

Atividade 1 Reflexão inicial sobre a relação entre planejamento de aula e Competências Gerais Objetivo: Identificar os elementos que não podem faltar em um Plano de Aula que trabalha o desenvolvimento de Competências Gerais.

Atividade 1 • Em uma folha ou post-it escreva seu nome e uma de

Atividade 1 • Em uma folha ou post-it escreva seu nome e uma de suas principais competências. • Em grupos de até 6 pessoas, compartilhar o que foi escrito e identificar elementos comuns, complementares, bem como outros relevantes. • Registrar todas as sugestões.

10 Competências Gerais

10 Competências Gerais

Atividade 1 Antes de prosseguir Nessa atividade, refletimos sobre. o que não pode faltar

Atividade 1 Antes de prosseguir Nessa atividade, refletimos sobre. o que não pode faltar em um planejamento de aula que aborda as Competências Gerais. Em seguida, ampliaremos nossos conhecimentos sobre a estrutura de um Plano de Aula e como incorporar os elementos identificados anteriormente para promover o desenvolvimento das Competências Gerais de forma articulada com as habilidades dos componentes curriculares.

Atividade 2 Discussão sobre a estrutura de um Plano de Aula voltado ao desenvolvimento

Atividade 2 Discussão sobre a estrutura de um Plano de Aula voltado ao desenvolvimento de Competências Gerais Objetivo: Compreender a estrutura de um Plano de Aula voltado a promover o desenvolvimento de Competências Gerais.

Atividade 2 • Apresentar o resultado das discussões em grupo, item a item (post-it

Atividade 2 • Apresentar o resultado das discussões em grupo, item a item (post-it com o que não pode faltar em um Plano de Aula articulado com as Competências Gerais) • Caso os demais grupos tenham um post-it ou pedaço de papel com elemento comum ou semelhante, colar imediatamente ao lado do que foi apresentado.

PLANO DE AULA

PLANO DE AULA

Plano de aula: o que é e para que serve O planejamento de aula

Plano de aula: o que é e para que serve O planejamento de aula é muito importante para que processos de ensino e aprendizagem alcancem seus objetivos. Quando as aulas não são planejadas, correm o risco de se tornar desorganizadas, desestimulantes ou ineficazes. O Plano de Aula é o instrumento por meio do qual o professor planeja de forma detalhada os objetivos, as atividades e os materiais que pretende utilizar para promover a aprendizagem dos seus alunos. Quando um conjunto de Planos de Aula se articulam e se complementam para promover aprendizagens mais amplas e complexas, eles passam a compor uma Sequência Didática.

Plano de aula: sugestão de roteiro 1. Componente Curricular: Indique o componente curricular a

Plano de aula: sugestão de roteiro 1. Componente Curricular: Indique o componente curricular a ser trabalhado (pode ser mais de um no caso de atividade interdisciplinar) 2. Ano: Indique para que ano de escolaridade a aula se destina 3. Título: Crie um título interessante para a sua aula, se possível já fazendo menção à Competência Geral que será trabalhada 4. Objetivo de Aprendizagem ou Finalidade: Explicite as aprendizagens que serão promovidas, inclusive aquelas relacionadas às Competências Gerais 5. Unidade Temática: Indique a Unidade Temática que será abordada

Plano de aula: sugestão de roteiro 6. Objeto de Conhecimento: Indique os conhecimentos que

Plano de aula: sugestão de roteiro 6. Objeto de Conhecimento: Indique os conhecimentos que serão trabalhados. 7. Habilidades: Liste a habilidade que será desenvolvida (pode ser mais de uma). 8. 9. pode contribuir para integrar habilidades com Competências Gerais. 10. Atividades/Tempo: Descreva as atividades a serem realizadas e os respectivos tempos de duração, assegurando que elas Competência Geral: Indique trabalhem simultaneamente as Competência Geral será habilidades e as Competências abordada (pode ser mais de uma) Gerais. e que aprendizagens associadas a elas serão desenvolvidas. 11. Materiais: Liste os materiais necessários para que sua aula Tema: Identifique o tema central aconteça. da sua aula, lembrando que ele

Plano de aula: dicas sobre atividades As atividades do Plano de Aula costumam se

Plano de aula: dicas sobre atividades As atividades do Plano de Aula costumam se organizar em etapas, como: 1. Introdução: Atividades de aquecimento ou contextualização 2. Desenvolvimento: Atividades de questionamento/problematização, seguidas de atividades práticas 3. Fechamento: Atividades que ajudem os estudantes a sistematizar as aprendizagens adquiridas No trabalho com as Competências Gerais, as atividades precisam ser mais interativas e diversificadas, para dar conta de promover o desenvolvimento intelectual, físico, social, emocional e cultural dos estudantes.

Atividade 2 Antes de prosseguir Até aqui, compreendemos a estrutura e os elementos que

Atividade 2 Antes de prosseguir Até aqui, compreendemos a estrutura e os elementos que devem fazer parte de um Plano de Aula voltado a desenvolver as Competências Gerais. Na próxima atividade, analisaremos os exemplos de Planos de Aula com essas características.

Atividade 3 Análise de Planos de Aula à luz das Competências Gerais Objetivo: Reconhecer

Atividade 3 Análise de Planos de Aula à luz das Competências Gerais Objetivo: Reconhecer elementos que impactam a qualidade e efetividade de um Plano de Aula voltado para o trabalho com as Competências Gerais.

Atividade 3 Em grupos, trabalhar com os Planos de aulas distribuídos. Reconhecer como cada

Atividade 3 Em grupos, trabalhar com os Planos de aulas distribuídos. Reconhecer como cada item do Plano de Aula está estruturado e analisar o material considerando as seguintes perguntas disparadoras: 1. Como o Plano de Aula integra a aprendizagem das Competências Gerais e das habilidades do componente curricular? 2. Como o tema do Plano de Aula contribui para essa integração? 3. Como as atividades propostas impactam no desenvolvimento das Competências Gerais? Registrar as respostas em tópicos, utilizando três cartolinas diferentes, sendo uma para cada pergunta disparadora

Atividade 3 Exemplos de respostas 1. Como o Plano de Aula integra a aprendizagem

Atividade 3 Exemplos de respostas 1. Como o Plano de Aula integra a aprendizagem das Competências Gerais e das habilidades do componente curricular? Exemplo: “O Plano de Aula trabalha com Competências Gerais e habilidades que se complementam. ” 2. Como o tema do Plano de Aula contribui para essa integração? Exemplo: “O tema integra os objetos de conhecimento do Plano de Aula com experiências que promovem o desenvolvimento da Competência Geral”. 3. Como as atividades propostas impactam no desenvolvimento das Competências Gerais? Exemplo: “As atividades propostas contribuem com o desenvolvimento da Competência Geral, porque permitem que os estudantes vivenciem situações em que precisam utilizá-las. ” e “As atividades propostas não permitem que os estudantes experimentem a Competência Geral que está sendo trabalhada, o que pode dificultar o seu desenvolvimento”.

Atividade 3 Antes de prosseguir Na atividade anterior, analisamos os exemplos de Planos de

Atividade 3 Antes de prosseguir Na atividade anterior, analisamos os exemplos de Planos de Aula para reconhecer elementos que contribuem para a sua qualidade e efetividade. Agora compartilharemos as reflexões, construindo um conjunto de orientações que possam apoiar a elaboração de bons planejamentos.

Atividade 4 Construção de dicas para elaboração de Planos de Aulas voltados ao desenvolvimento

Atividade 4 Construção de dicas para elaboração de Planos de Aulas voltados ao desenvolvimento das Competências Gerais Objetivo: Identificar caminhos para elaboração de bons Planos de Aulas que articulem as Competências Gerais e as habilidades dos componentes curriculares.

Atividade 4 • Em 3 novos grupos, identificar em cada cartolina, por pergunta, quais

Atividade 4 • Em 3 novos grupos, identificar em cada cartolina, por pergunta, quais respostas fazem mais sentido. • Transformar em dicas para quem deseja elaborar um bom Plano de Atividades.

Atividade 4 Exemplos de dicas que podem ser elaboradas 1. 2. Para a primeira

Atividade 4 Exemplos de dicas que podem ser elaboradas 1. 2. Para a primeira pergunta: “O Plano de Atividades deve trabalhar com as Competências Gerais, objetivos de aprendizagem e desenvolvimento dos campos de experiência que se 3. complementam”. Para a segunda pergunta: “O tema deve ser capaz de integrar os os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento dos campos de experiência do Plano de Aula com experiências que promovam o desenvolvimento das Competências Gerais”. Para a terceira pergunta: “As atividades previstas no Plano de Atividades devem estimular que os estudantes vivenciem situações em que precisam utilizá-las”.

Atividade 4 • Apresentar as dicas aos demais. • Receber contribuições dos demais grupos.

Atividade 4 • Apresentar as dicas aos demais. • Receber contribuições dos demais grupos. • Refletir sobre o que pode dificultar a capacidade de elaborar Planos de Atividades voltados ao desenvolvimento das Competências Gerais. • Apontar possíveis caminhos para superar esses desafios.

Atividade 4 Exemplos • Dificuldade: “Acho que terei dificuldade de encontrar os melhores cruzamentos

Atividade 4 Exemplos • Dificuldade: “Acho que terei dificuldade de encontrar os melhores cruzamentos entre os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento dos campos de experiência e as Competências Gerais. ” Superação: “Preciso de referências para me ajudar a identificar as melhores conexões. ” • Dificuldade: “Ainda me sinto inseguro para elaborar Planos de Atividades sozinho. ” • Superação: “Gostaria de poder utilizar as horas de planejamento coletivo na escola para elaborá-los junto com o coordenador pedagógico e colegas”.

Atividade 4 Antes de prosseguir Até aqui, nos nutrimos de informações e orientações sobre

Atividade 4 Antes de prosseguir Até aqui, nos nutrimos de informações e orientações sobre como elaborar um bom Plano de Atividades para desenvolver as Competências Gerais. Na próxima atividade, vamos colocar em prática tudo o que aprendemos, criando um esboço de planejamento que poderá ser executado quando retornarem às escolas onde atuam.

Atividade 5 Criação de um esboço de Plano de Aula Objetivo: Elaborar um Plano

Atividade 5 Criação de um esboço de Plano de Aula Objetivo: Elaborar um Plano de Aula com foco no desenvolvimento de uma Competência Geral em articulação com uma habilidade de um componente curricular.

Atividade 5 • Formar grupos preferencialmente com professores de um mesmo componente curricular. •

Atividade 5 • Formar grupos preferencialmente com professores de um mesmo componente curricular. • Usar todas as referências, conhecimentos e orientações adquiridos e produzidos até este momento. • Propor uma combinação entre uma Competência Geral e uma habilidade de componente curricular e ano de escolaridade específicos, utilizando como suporte o Jogo das Competências Gerais e planilhas de habilidades extraídas do currículo da sua rede ou da BNCC.

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PLANO DE AULA Competências Gerais + Habilidades

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PLANO DE AULA Competências Gerais + Habilidades

Roteiro • Componente Curricular: Indique o componente curricular a ser trabalhado (pode ser mais

Roteiro • Componente Curricular: Indique o componente curricular a ser trabalhado (pode ser mais de um no caso de atividade interdisciplinar). • • Ano: Indique para que ano de escolaridade a aula se destina. aprendizagens que serão promovidas, inclusive aquelas relacionadas às Competências Gerais. Unidade Temática: Indique a Unidade Temática que será abordada. • Objeto de Conhecimento: • Título: Crie um título Indique os conhecimentos que interessante para a sua aula, se possível já fazendo menção serão trabalhados. à Competência Geral que será • Habilidades: Liste a habilidade trabalhada. que será desenvolvida (pode • Objetivo de Aprendizagem ou ser mais de uma). Finalidade: Explicite as

Roteiro • • • Competência Geral: Indique Competência Geral será abordada (pode ser mais

Roteiro • • • Competência Geral: Indique Competência Geral será abordada (pode ser mais de uma) e que aprendizagens associadas a elas serão desenvolvidas. Tema: Identifique o tema central da sua aula, lembrando que ele pode contribuir para integrar habilidades com Competências Gerais. Atividades/Tempo: Descreva as atividades a serem realizadas e os respectivos tempos de duração, assegurando que elas trabalhem simultaneamente as habilidades e as Competências Gerais. • Introdução: Atividades de aquecimento ou contextualização • Desenvolvimento: Atividades de questionamento/problematização, seguidas de atividades práticas. • Fechamento: Atividades que ajudem os estudantes a sistematizar as aprendizagens adquiridas. • Materiais: Liste os materiais necessários para que sua aula aconteça. • Autores: Liste o nome dos educadores responsáveis pela elaboração do Plano de Aula.

Atividade 5 Antes de prosseguir Na atividade anterior, experimentamos a elaboração coletiva de Planos

Atividade 5 Antes de prosseguir Na atividade anterior, experimentamos a elaboração coletiva de Planos de Aula para exercitar o que aprendemos ao longo desta formação. Em seguida, vamos compartilhar as produções para receber sugestões dos colegas, além de conversar sobre descobertas, aprendizados, dúvidas e próximos passos.

Atividade 6 Partilha e aprimoramento dos Planos de Aula Objetivo: Qualificar os Planos de

Atividade 6 Partilha e aprimoramento dos Planos de Aula Objetivo: Qualificar os Planos de Aula e fomentar a colaboração entre pares.

Atividade 6 • Em 2 grupos, trocar contribuições para os Planos de Aula. •

Atividade 6 • Em 2 grupos, trocar contribuições para os Planos de Aula. • Por fim, compartilhar descobertas, aprendizados e dúvidas. Compartilhamento e reflexão 1) Como as Competências Gerais foram abordadas nos Planos de Aula; 2) Como estão conectadas com as habilidades do componente curricular; 3) Que tipo de atividades pedagógicas são propostas.

Para saber mais E compartilhar • http: //movimentopelabase. org. br/na-pratica/ • http: //www. competenciasnabncc.

Para saber mais E compartilhar • http: //movimentopelabase. org. br/na-pratica/ • http: //www. competenciasnabncc. org. br/ • https: //novaescola. org. br/cursos/competencias-gerais-na-bncc/ • https: //novaescola. org. br/base/97/competencias-gerais • bit. ly/competenciasgerais • http: //porvir. org/

Como poderei compartilhar os aprendizados e produções da formação com professoras e professores da

Como poderei compartilhar os aprendizados e produções da formação com professoras e professores da minha escola? Reflexão final

Atividade 7 Avaliação 10 min.

Atividade 7 Avaliação 10 min.

Avaliação Preencher os questionários de avaliação antes do encerramento da atividade.

Avaliação Preencher os questionários de avaliação antes do encerramento da atividade.

Até logo!

Até logo!