Encontro de Polo RSB Comunicao Planejamento da Comunicao

  • Slides: 7
Download presentation
Encontro de Polo RSB Comunicação

Encontro de Polo RSB Comunicação

Planejamento da Comunicação Sentido do Planejamento: A prática do planejamento só é possível quando

Planejamento da Comunicação Sentido do Planejamento: A prática do planejamento só é possível quando se deseja intervir num futuro, próximo ou longínquo. E intervir significa estabelecer metas (objetivos quantificados ou qualitativos) a serem alcançadas num tempo (prazo) determinado. Verifica-se, portanto, que os elementos meta e prazo são indissociáveis e imprimem peso específico ao ato de planejar, atribuindo responsabilidades aos que devem encarregar-se de seu cumprimento. Se o processo de planejamento é um procedimento lógico, sua utilização é feita por indivíduos. A forma como é aplicado depende, portanto, da situação político-social da sociedade. Os instrumentos do planejamento (plano, programa e projeto) são objeto nas mãos de quem os manuseia. Não têm vida própria. Sua existência deve confundir-se com a própria prática dos indivíduos na consecução de seus objetivos sociais. Portanto, dar ao planejamento ou aos seus instrumentos "responsabilidades" é equívoco grosseiro. A responsabilidade é de quem aplica ou os adota.

Planejamento da Comunicação Modelo básico de Planejamento: q Plano de Ação: É parte prática

Planejamento da Comunicação Modelo básico de Planejamento: q Plano de Ação: É parte prática de um projeto, sendo que um mesmo projeto pode conter vários planos de ação. O esquema básico é: O quê? Como? Quando? Onde? Quem? Quanto? Ex. Produção de um vídeo institucional q Projeto: É definido para um determinado período, com ações pontuais e de curto e médio prazo. Como estrutura deve conter: Título, Introdução, Justificativa, Objetivo Geral e Específicos, Metodologia, Cronograma, Avaliação; Ex: Projeto de construção de uma revista online com uma turma; q Programa: O programa é o conjunto de projetos coordenados entre si de forma articulada e dinâmica e que visam objetivos comuns. Essa integração pode ocorrer de 2 formas: • desmembramento de um projeto em diversos outros projetos menores, em função de sua extrema complexidade; • agregação de projetos relacionados e executados de forma paralela. • A estrutura de um programa é parecida com a de um projeto, apesar de os objetivos serem mais amplos. Contudo, diferentemente do que acontece em um projeto, o programa não inclui a descrição das atividades e outros aspectos operacionais, pode envolver atividades repetitivas e cíclicas e sua finalização pode não estar ligada a uma data específica. Ex: Programa de formação com os educandos;

Planejamento da Comunicação Sentido da Avaliação: O processo de avaliação e mensuração de resultados

Planejamento da Comunicação Sentido da Avaliação: O processo de avaliação e mensuração de resultados em comunicação é uma ferramenta de extrema importância para o profissional direcionar e justificar ações que visam um melhor andamento dos processos de construção de uma identidade organizacional e para seu crescimento em sua área de atuação no mercado. Não se trata apenas de apontar erros e acertos. É um processo muito mais abrangente e criterioso que visa identificar onde ocorrem os ruídos ou o que os causou, ou seja, para mostrar o quão eficiente uma determinada ação se mostrou, podendo até mesmo ser implementada de forma permanente na organização.

Planejamento da Comunicação Controle e avaliação do Planejamento: Avaliação é o mecanismo que visa

Planejamento da Comunicação Controle e avaliação do Planejamento: Avaliação é o mecanismo que visa medir a efetividade das ações. Consiste em identificar o impacto das decisões afeitas ao processo. [. . . ] O controle é um instrumento para verificação entre o que está previsto e o que está efetivamente ocorrendo. [. . . ] Envolve o estabelecimento de procedimentos capazes de corrigir o processo decisório, indicando onde e quando intervir, para que o processo possa seguir seu curso apropriado. Embora apareça somente no final, a avaliação e controle de um plano de comunicação e marketing deve ser feita antes, durante e após a implementação do plano. Isso porque desta forma é possível identificar possíveis erros e corrigi-los a tempo de não obter muito prejuízo ou perder muito tempo.

Planejamento da Comunicação 1. Quais ações podemos realizar antes do planejamento? 2. Quais ações

Planejamento da Comunicação 1. Quais ações podemos realizar antes do planejamento? 2. Quais ações podemos realizar durante a execução do planejamento? 3. Quais ações podemos realizar depois de finalizado o planejamento?

Planejamento da Comunicação 1. Quais ações podemos realizar antes do planejamento? 2. Quais ações

Planejamento da Comunicação 1. Quais ações podemos realizar antes do planejamento? 2. Quais ações podemos realizar durante a execução do planejamento? 3. Quais ações podemos realizar depois de finalizado o planejamento?