Emlia Maria Gonalves COMPOTAMENTO ORGANIZACIONAL MOTIVAO Por que

  • Slides: 14
Download presentation
Emília Maria Gonçalves COMPOTAMENTO ORGANIZACIONAL MOTIVAÇÃO Por que as pessoas desempenham e se comportam

Emília Maria Gonçalves COMPOTAMENTO ORGANIZACIONAL MOTIVAÇÃO Por que as pessoas desempenham e se comportam de uma determinada maneira em seu trabalho e em suas organizações? O que faz com que algumas pessoas darem o máximo de si enquanto outras procuram apenas fazer o mínimo indispensável? Como posso influenciar o desempenho daqueles que trabalham para mim?

Emília Maria Gonçalves COMPOTAMENTO ORGANIZACIONAL MOTIVAÇÃO 1. O que energiza Humano? o comportamento 2.

Emília Maria Gonçalves COMPOTAMENTO ORGANIZACIONAL MOTIVAÇÃO 1. O que energiza Humano? o comportamento 2. O que dirige esse comportamento? 3. Como certos comportamentos podem ser sustentados ou mantidos ao longo do tempo?

Emília Maria Gonçalves COMPOTAMENTO ORGANIZACIONAL MOTIVAÇÃO TEORIAS O que energiza o comportamento O que

Emília Maria Gonçalves COMPOTAMENTO ORGANIZACIONAL MOTIVAÇÃO TEORIAS O que energiza o comportamento O que dirige ou orienta o comportamento Como o comportamento pode ser mantido ou sustentado ao longo prazo Conteúdo Estático de necessidades Processo Baseadas no ambiente 1. Hierarquia de necessidades Maslow 2. Teoria ERC de Alderfer 3. Teoria das necessidades socialmente adquiridas de Mc Celland 4. Teoria de motivação – Higiene de Herbz Bert 1. Teoria das Expectativas 2. Teoria da Motivação pelo Caminho – META 3. Teoria do Estabelecimento de Metas. 1. Teoria do Condicionamento e Reforço Operantes 2. Teoria da Comparação Social a) Teoria da Equidade b) Teoria do Intercambio

Emília Maria Gonçalves COMPOTAMENTO ORGANIZACIONAL TEORIAS da MOTIVAÇÃO CONTEUDO ESTÁTICO Observam o que energiza

Emília Maria Gonçalves COMPOTAMENTO ORGANIZACIONAL TEORIAS da MOTIVAÇÃO CONTEUDO ESTÁTICO Observam o que energiza o comportamento humano. v Teoria ERC de ALDERFER Identifica 03 níveis de necessidades EXISTÊNCIA ou sobrevivência RELACIONAMENTO – interação social CRESCIMENTO – desenvolvimento do seu potencial

Emília Maria Gonçalves TEORIAS da MOTIVAÇÃO CONTEÚDO ESTÁTICO Observam o que energiza o comportamento

Emília Maria Gonçalves TEORIAS da MOTIVAÇÃO CONTEÚDO ESTÁTICO Observam o que energiza o comportamento humano. v Teoria das necessidades socialmente adquiridas – Mc CLELLAND COMPOTAMENTO ORGANIZACIONAL Necessidades por: Realização – ficam satisfeitos com o bom desempenho. Estabelecem metas mais elevadas, melhoram o desempenho após terem recebido feedback. Poder – conquistar poder ou influência sobre outras pessoas. Afiliação – necessidades sociais – a pessoa procura amigos, busca a liderança, age com calor humano e cordialidade com os colegas. . .

Emília Maria Gonçalves COMPOTAMENTO ORGANIZACIONAL TEORIAS da MOTIVAÇÃO CONTEÚDO ESTÁTICO Observam o que energiza

Emília Maria Gonçalves COMPOTAMENTO ORGANIZACIONAL TEORIAS da MOTIVAÇÃO CONTEÚDO ESTÁTICO Observam o que energiza o comportamento humano. v Teoria da Motivação – Higiene de HERZBERG Fatores de Higiene – aspectos do trabalho que podem impedir a insatisfação, mas que não influenciam os empregados a crescerem e se desenvolverem: supervisão; políticas e administração da empresa; condições de trabalho; salário; relacionamento com o chefe, com os colegas, com os subordinados; vida pessoal. . Fatores Motivadores – aspectos do trabalho que efetivamente encorajam o desenvolvimento: realização; reconhecimento; o trabalho em si; progresso; crescimento.

Emília Maria Gonçalves COMPOTAMENTO ORGANIZACIONAL TEORIAS da MOTIVAÇÃO PROCESSO Observam o que energiza o

Emília Maria Gonçalves COMPOTAMENTO ORGANIZACIONAL TEORIAS da MOTIVAÇÃO PROCESSO Observam o que energiza o comportamento humano. v Teoria das Expectativas ou VIE Componentes básicos da motivação Valência – para que o indivíduo esteja motivado é preciso que ele dê valor ao resultado ou a recompensa. Instrumentalidade – um bom desempenho trará certos resultados ou recompensas. Expectativa – um esforço maior trará um bom desempenho.

Emília Maria Gonçalves TEORIAS da MOTIVAÇÃO PROCESSO Observam o que energiza o comportamento humano.

Emília Maria Gonçalves TEORIAS da MOTIVAÇÃO PROCESSO Observam o que energiza o comportamento humano. v Teoria das Expectativas ou VIE Conclusões COMPOTAMENTO ORGANIZACIONAL 1. As recompensas ou outros resultados para motivar as pessoas PRECISAM ser desejadas por esses indivíduos. 2. Se os funcionários tiverem de ser motivados, precisam perceber que a diferença no comportamento real resultará em diferenças nas recompensas ou resultados. 3. Funcionário também precisam perceber que o seu esforço (comportamento) resultará em bom desempenho.

Emília Maria Gonçalves COMPOTAMENTO ORGANIZACIONAL TEORIAS da MOTIVAÇÃO PROCESSO Observam o que energiza o

Emília Maria Gonçalves COMPOTAMENTO ORGANIZACIONAL TEORIAS da MOTIVAÇÃO PROCESSO Observam o que energiza o comportamento humano. v Teoria da Motivação pelo Caminho-Meta Enfoque básico – exame da motivação e o modo como um diagnóstico pode influenciar a administração do desempenho. As pessoas fazem opções que refletem suas preferências em termos da relativa utilidade delas para si. v Teoria do Estabelecimento de Metas Enfoque básico – as intenções conscientes (metas) de uma pessoas são os principais determinantes da motivação relacionada à tarefa. As metas dirigem nossos pensamentos e ações.

Emília Maria Gonçalves COMPOTAMENTO ORGANIZACIONAL Teoria da Motivação Baseada no Ambiente v Teoria do

Emília Maria Gonçalves COMPOTAMENTO ORGANIZACIONAL Teoria da Motivação Baseada no Ambiente v Teoria do Condicionamento e Reforço Operantes – Skiner. Enfoque Básico – o comportamento humano é determinado e mantido pelo ambiente da pessoa. Antecedentes das variáveis as quais normalmente atribuímos o comportamento motivado. Comportamento Recompensa Reforço Positivo

Emília Maria Gonçalves TEORIAS da MOTIVAÇÃO BASEADA NO AMBIENTE Comportamento Punição COMPOTAMENTO ORGANIZACIONAL Reforço

Emília Maria Gonçalves TEORIAS da MOTIVAÇÃO BASEADA NO AMBIENTE Comportamento Punição COMPOTAMENTO ORGANIZACIONAL Reforço Molda o Negativo Comportamento Reforço Positivo Elogios Reconhecimento Remuneração ou promoção Atingimento de metas Recompensa Parcial Retardada

Emília Maria Gonçalves TEORIAS da MOTIVAÇÃO BASEADA NO AMBIENTE Modificação do Comportamento Organizacional Manipulação

Emília Maria Gonçalves TEORIAS da MOTIVAÇÃO BASEADA NO AMBIENTE Modificação do Comportamento Organizacional Manipulação sistemática das condições antecedentes a um comportamento e suas conseqüências imediatas. COMPOTAMENTO ORGANIZACIONAL Características básicas: 1. O tema principal é o comportamento de uma pessoa e não os seus valores e atividades.

Emília Maria Gonçalves COMPOTAMENTO ORGANIZACIONAL TEORIAS da MOTIVAÇÃO BASEADA NO AMBIENTE v Teoria da

Emília Maria Gonçalves COMPOTAMENTO ORGANIZACIONAL TEORIAS da MOTIVAÇÃO BASEADA NO AMBIENTE v Teoria da Comparação Social Variáveis que cercam o individuo que precisa ser “motivado” Examina como as pessoas vêem a realidade com base em suas próprias experiências. Justifica ou racionaliza certos comportamentos visto que essa justificativa nos ajuda a “entender” atitudes e comportamentos específicos.

Emília Maria Gonçalves TEORIAS da MOTIVAÇÃO BASEADA NO AMBIENTE • Teoria da Equidade As

Emília Maria Gonçalves TEORIAS da MOTIVAÇÃO BASEADA NO AMBIENTE • Teoria da Equidade As pessoas comparam a proporção entre seus esforços e resultados com os resultados de outras pessoas que sejam vistas como comparáveis. COMPOTAMENTO ORGANIZACIONAL • Teoria da Intercambio Procura explicar o comportamento de grupos em termos de recompensas trocadas e os custos incorridos diversas interações. Comportamento como resultado de diversos incentivos (econômico-sociais, orientado ao desenvolvimento de facetas múltiplas) para aquele comportamento, que sejam proporcionados por uma organização. _ Recompensas – Custos – Resultados – Níveis de comparação