EDUCAO INTEGRAL DESAFIOS E PERSPECTIVAS EDUCAO INTEGRAL EDUCAO

  • Slides: 17
Download presentation
EDUCAÇÃO INTEGRAL DESAFIOS E PERSPECTIVAS

EDUCAÇÃO INTEGRAL DESAFIOS E PERSPECTIVAS

EDUCAÇÃO INTEGRAL

EDUCAÇÃO INTEGRAL

EDUCAÇÃO INTEGRAL ESCOLA – Escolarização formal Espaço fundamental para o desenvolvimento, socialização, construção de

EDUCAÇÃO INTEGRAL ESCOLA – Escolarização formal Espaço fundamental para o desenvolvimento, socialização, construção de identidades, exercício da autonomia e protagonismo, respeito à diversidade étnico-racial, de gênero e orientação sexual e, finalmente, de afirmação, proteção e resgate de direitos.

EDUCAÇÃO INTEGRAL “A educação integral supõe o desenvolvimento de todas as potencialidades humanas, com

EDUCAÇÃO INTEGRAL “A educação integral supõe o desenvolvimento de todas as potencialidades humanas, com equilíbrio entre os aspectos cognitivos, afetivos, psicomotores e sociais. . . Requer uma prática pedagógica globalmente compreensiva do ser humano em suas múltiplas relações, dimensões e saberes, reconhecendo-o em sua singularidade e universalidade” (GUARÁ, 2007)

EDUCAÇÃO INTEGRAL Projeto de Lei PNE 2011 -2020 Meta 6: Oferecer educação em tempo

EDUCAÇÃO INTEGRAL Projeto de Lei PNE 2011 -2020 Meta 6: Oferecer educação em tempo integral em 50% das escolas públicas da educação básica. “Estender progressivamente o alcance do programa nacional de ampliação da jornada escolar, mediante oferta de educação básica pública em tempo integral, por meio de atividades de acompanhamento pedagógico e interdisciplinares, de forma que o tempo de permanência de crianças, adolescentes e jovens na escola ou sob sua responsabilidade passe a ser igual ou superior a sete horas diárias durante todo o ano letivo”

EDUCAÇÃO INTEGRAL LDB - Lei nº 9. 394 de 20 de Dezembro de 1996

EDUCAÇÃO INTEGRAL LDB - Lei nº 9. 394 de 20 de Dezembro de 1996 Art. 34. A jornada escolar no ensino fundamental incluirá pelo menos quatro horas de trabalho efetivo em sala de aula, sendo progressivamente ampliado o período de permanência na escola. § 2º O ensino fundamental será ministrado progressivamente em tempo integral, a critério dos sistemas de ensino

EDUCAÇÃO INTEGRAL Ampliação de jornada Educação em tempo integral É uma oferta de atendimento

EDUCAÇÃO INTEGRAL Ampliação de jornada Educação em tempo integral É uma oferta de atendimento educacional que visa articular uma proposta de educação em tempo integral, para todos os alunos permeada por um currículo integrado. Possibilita maior tempo para a aprendizagem por meio da ampliação do tempo de permanência na escola (com jornada mínima de 7 horas diárias, durante todo o ano letivo). Turno único É uma política indutora para implantação da Educação em Tempo Integral. São atividades educativas integradas ao currículo escolar e contempladas no Projeto Político Pedagógico/Proposta Pedagógica Curricular da escola, por meio da ampliação de tempos, espaços e oportunidades de aprendizagem. Turno e contraturno

EDUCAÇÃO INTEGRAL PORTARIA INTERMINISTERIAL Nº 17/2007; DECRETO Nº 7. 083, DE 27 DE JANEIRO

EDUCAÇÃO INTEGRAL PORTARIA INTERMINISTERIAL Nº 17/2007; DECRETO Nº 7. 083, DE 27 DE JANEIRO DE 2010.

EDUCAÇÃO INTEGRAL O Programa Mais Educação é ofertado pelo Governo Federal, em parceria com

EDUCAÇÃO INTEGRAL O Programa Mais Educação é ofertado pelo Governo Federal, em parceria com a SEED, tendo como objetivo a melhora do ambiente escolar, oportunizando atividades que visem fomentar ações socioeducativas, levando o aluno a um conhecimento mais aprofundado dos conteúdos.

EDUCAÇÃO INTEGRAL Objetivos do PME: - Ampliação de tempos, espaços e oportunidades educativos; -

EDUCAÇÃO INTEGRAL Objetivos do PME: - Ampliação de tempos, espaços e oportunidades educativos; - Compreensão do processo de mudança paradigmática na educação escolar; - Compreensão da cidade como território educativo-educador; - Construção da intersetorialidade entre Educação, Direitos Humanos, Meio Ambiente, Inclusão Digital, Assistência Social, Saúde, Cultura e Esporte; - Estabelecimento da jornada escolar e da organização curricular, na perspectiva da Educação Integral; - Legitimação de saberes comunitários e do mundo da vida;

EDUCAÇÃO INTEGRAL Programa Mais Educação / Paraná ANO ESCOLAS ATIVIDADES ALUNOS 2008 17 85

EDUCAÇÃO INTEGRAL Programa Mais Educação / Paraná ANO ESCOLAS ATIVIDADES ALUNOS 2008 17 85 1. 700 2009 45 225 4. 500 2010 222 1. 110 22. 200 2011 326 1. 615 33. 475 2012 391

EDUCAÇÃO INTEGRAL TEMPO INTEGRAL Matriz Curricular - Ampliação da Matriz Curricular para 1. 800

EDUCAÇÃO INTEGRAL TEMPO INTEGRAL Matriz Curricular - Ampliação da Matriz Curricular para 1. 800 h Tempo - 7 horas / 5 dias na semana. Nº de alunos - Todos os alunos da escola. Currículo e Proposta Pedagógica - Integração do currículo, Proposta Curricular com todas as atividades integradas. Projeto Político Pedagógico/Proposta Pedagógica Curricular e Regime Escolar para o Regime de Tempo Integral. Matrícula - Matrícula e Frequência obrigatórias para 100% dos alunos. Registro no Censo Escolar. Registro - Registro na documentação do aluno através das disciplinas. Avaliação - Todas as disciplinas, são objeto de avaliação processual. Obrigatoriedade de notas e conceitos.

EDUCAÇÃO INTEGRAL Proposta da ETI no Paraná - Nova organização do tempo escolar; Formação

EDUCAÇÃO INTEGRAL Proposta da ETI no Paraná - Nova organização do tempo escolar; Formação integral dos sujeitos; Foco no currículo; Garantia da qualidade do processo de ensino aprendizagem; - Construção da proposta considerando os aspectos culturais, históricos e necessidades da unidade escolar.

EDUCAÇÃO INTEGRAL No Estado do Paraná: - 05 estabelecimentos de ensino desenvolvem Educação em

EDUCAÇÃO INTEGRAL No Estado do Paraná: - 05 estabelecimentos de ensino desenvolvem Educação em Tempo Integral em 2012, sendo: - 02 no município de Curitiba; - 02 no NRE Francisco Beltrão (município de Bom Jesus do Sul); - 01 no município de Apucarana. - 30 estabelecimentos de ensino com proposta de implantação para o ano letivo de 2013.

EDUCAÇÃO INTEGRAL ORGANIZAÇÃO DA MATRIZ CURRICULAR EM TEMPO INTEGRAL O Currículo da Educação em

EDUCAÇÃO INTEGRAL ORGANIZAÇÃO DA MATRIZ CURRICULAR EM TEMPO INTEGRAL O Currículo da Educação em Tempo Integral deve ter como base a interdisciplinaridade e a articulação curricular entre a BNC e a Parte Diversificada.

EDUCAÇÃO INTEGRAL Conforme as DCEs a interdisciplinaridade ocorre a partir do aprofundamento dos conhecimentos

EDUCAÇÃO INTEGRAL Conforme as DCEs a interdisciplinaridade ocorre a partir do aprofundamento dos conhecimentos que constituem as disciplinas, as quais chamam à discussão e auxiliam a compreensão, possibilitando uma abordagem mais abrangente do objeto de estudo de determinada disciplina. (PARANÁ, SEED, 2009, p. 27)

EDUCAÇÃO INTEGRAL Dessa forma, o tempo de permanência do estudante na escola será preenchido

EDUCAÇÃO INTEGRAL Dessa forma, o tempo de permanência do estudante na escola será preenchido com atividades que, efetivamente, são correlatas à sua função social enquanto local de conhecimento, sem que, no entanto, sejam árduas, desinteressantes ou divorciadas da realidade.