EDUCAO FSICA RETOMADA DE LUTAS E ESPORTES ADAPTADOS

  • Slides: 31
Download presentation
EDUCAÇÃO FÍSICA RETOMADA DE LUTAS E ESPORTES ADAPTADOS AULA 9

EDUCAÇÃO FÍSICA RETOMADA DE LUTAS E ESPORTES ADAPTADOS AULA 9

LUTAS

LUTAS

CONCEITO DE LUTAS São disputas em que os oponentes se utilizam de técnicas e

CONCEITO DE LUTAS São disputas em que os oponentes se utilizam de técnicas e estratégias de desequilíbrio, golpes, imobilização ou exclusão para o desenvolvimento de ações de ataque e defesa.

LUTA GRECO-ROMANA • Aumento da prática da luta no século XIX em toda a

LUTA GRECO-ROMANA • Aumento da prática da luta no século XIX em toda a Europa. • Primeira edição dos Jogos Olímpicos da Era Moderna, em Atenas 1896.

LUTAS INDÍGENAS Huka-Huka • Povo indígena Bakairi e povos do Xingu. • Modalidades dos

LUTAS INDÍGENAS Huka-Huka • Povo indígena Bakairi e povos do Xingu. • Modalidades dos Jogos dos Povos Indígenas. • Ritual tradicional para testar a força de jovens índios.

1 Quando a Luta Greco-Romana surgiu em competições? a) Na primeira edição dos Jogos

1 Quando a Luta Greco-Romana surgiu em competições? a) Na primeira edição dos Jogos Olímpicos da Antiguidade, em Atenas no ano de 776 a. C. b) Na primeira edição dos Jogos Olímpicos da Era Moderna, em Atenas no ano de 1896. c) Na segunda edição dos Jogos Olímpicos da Era Moderna, em Paris no ano de 1900. d) Somente em 1908 nas Olimpíadas de Londres.

CAPOEIRA ü Século XVI; ü Negros vindos para o Brasil eram em sua maioria

CAPOEIRA ü Século XVI; ü Negros vindos para o Brasil eram em sua maioria de Angola; ü Formas de proteção contra a violência e repressão dos colonizadores; ü O nome “CAPOEIRA” deu-se pelo motivo dos escravos fugirem para as matas, cujo nome é Capoeira.

HISTÓRIA DA CAPOEIRA ü Os senhores de engenho proibiam os escravos de praticar qualquer

HISTÓRIA DA CAPOEIRA ü Os senhores de engenho proibiam os escravos de praticar qualquer tipo de luta. ü A Capoeira no meio das matas era praticada como luta mortal. ü Nas fazendas ela era praticada utilizando ritmo e movimentos de suas danças africanas, adaptando a um tipo de luta, uma arte marcial disfarçada de dança.

HISTÓRIA DA CAPOEIRA ü Capoeira Angola; ü Com as fugas em massa das fazendas,

HISTÓRIA DA CAPOEIRA ü Capoeira Angola; ü Com as fugas em massa das fazendas, a Capoeira se afirmava como arma de defesa nos Quilombos; ü Quilombo dos Palmares; ü Serra da Barriga, na então Capitania de Pernambuco, hoje município de União dos Palmares, Alagoas.

2 Como surgiu a capoeira? a) Surgiu como forma de proteção dos negros em

2 Como surgiu a capoeira? a) Surgiu como forma de proteção dos negros em Angola. b) Surgiu das artes marciais africanas. c) Surgiu como forma de proteção dos negros escravizados vindos para o Brasil. d) Foi criada por Zumbi dos Palmares.

ZUMBI DE PALMARES ü Nasceu em 1655 em Alagoas; ü Representante da resistência negra

ZUMBI DE PALMARES ü Nasceu em 1655 em Alagoas; ü Representante da resistência negra à escravidão na época do Brasil Colonial; ü No ano de 1675, o quilombo é atacado por soldados portugueses; ü Morreu em 20 de novembro de 1695. Dia da Consciência Negra.

3 Quando é comemorado o dia da consciência negra? a) b) c) d) 20

3 Quando é comemorado o dia da consciência negra? a) b) c) d) 20 de novembro, devido a morte de Zumbi dos Palmares; 3 de outubro, devido o surgimento da capoeira; 19 de setembro, devido a morte de Zumbi dos Palmares; 20 de outubro, devido a abolição dos escravos.

O QUE É O JOGO DE CAPOEIRA? Processo coreográfico, por dois parceiros, caracterizado pelos

O QUE É O JOGO DE CAPOEIRA? Processo coreográfico, por dois parceiros, caracterizado pelos movimentos rituais, regido pelo berimbau, simulando intenções de ataque, defesa e esquiva, exibindo habilidade, força e autoconfiança, em colaboração com o parceiro do jogo. Se desenvolve a partir de um movimento básico denominado de ginga, do qual surgem os demais num desenrolar espontâneo e natural, com objetivo de obrigar o seu parceiro a admitir a própria inferioridade. Das características mais importantes da capoeira destaca-se a liberdade de criação, a preservação das tradições e o respeito aos mais velhos. 3

A capoeira é original do Brasil e é considerada uma expressão cultural, misturando arte

A capoeira é original do Brasil e é considerada uma expressão cultural, misturando arte marcial, cultura popular e música. • JOGO • DANÇA • LUTA Fonte: https: //www. visiteobrasil. com. br/nordeste/bahia/folclore/conheca/capoeira

https: //www. todamateria. com. br/samba-de-roda/ INSTRUMENTOS

https: //www. todamateria. com. br/samba-de-roda/ INSTRUMENTOS

4 Na escola, a capoeira pode ser considerada. . . A) B) C) D)

4 Na escola, a capoeira pode ser considerada. . . A) B) C) D) Luta, Dança e Ginástica, Esporte e Luta. Dança, Luta e Jogo, Dança e Ginástica.

ESPORTES ADAPTADOS

ESPORTES ADAPTADOS

O QUE É ESPORTE? É uma forma de atividade física praticada com finalidade recreativa,

O QUE É ESPORTE? É uma forma de atividade física praticada com finalidade recreativa, educativa, sociocultural, profissional ou como meio de melhorar a saúde. https: //drogaven. com. br/drogaven-esportes/

O QUE É ESPORTE ADAPTADO? É a prática de uma atividade esportiva adaptada para

O QUE É ESPORTE ADAPTADO? É a prática de uma atividade esportiva adaptada para pessoas com deficiência. https: //turismoadaptado. com. br/esporte-adaptado-a-importancia-e-os-desafios/

PESSOA COM DEFICIÊNCIA üLei n° 13. 146/2015, Art. 2º: ü“Considera-se pessoa com deficiência aquela

PESSOA COM DEFICIÊNCIA üLei n° 13. 146/2015, Art. 2º: ü“Considera-se pessoa com deficiência aquela que tem impedimento de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial. ” https: //euprojects. by/ru/projects/health-care-and-social-inclusion/

ATLETISMO PARALÍMPICO üAtletas com deficiência física, visual ou intelectual. üFeminino e masculino. üProvas de

ATLETISMO PARALÍMPICO üAtletas com deficiência física, visual ou intelectual. üFeminino e masculino. üProvas de pista, campo e rua.

PROVAS DO ATLETISMO PARALÍMPICO üCorrida üSaltos üLançamentos üArremessos

PROVAS DO ATLETISMO PARALÍMPICO üCorrida üSaltos üLançamentos üArremessos

5 O atletismo paralímpico é disputado por atletas com. . . A) B) C)

5 O atletismo paralímpico é disputado por atletas com. . . A) B) C) D) Deficiência física, visual ou auditiva; Deficiência física, motora ou mental; Deficiência física, visual ou intelectual; Qualquer deficiência.

PROVAS DE PISTA üVelocidades: 100 m, 200 m, 4 x 400 m e 4

PROVAS DE PISTA üVelocidades: 100 m, 200 m, 4 x 400 m e 4 x 100 m. üMeio fundo: 800 m, 1. 500 m. üFundo: 5. 000 m, 10. 000 m. üSalto em distância. üSalto em altura. üSalto triplo.

üLançamento de disco e club; üLançamento de dardo; üArremesso de peso. https: //gauchazh. clicrbs.

üLançamento de disco e club; üLançamento de dardo; üArremesso de peso. https: //gauchazh. clicrbs. com. br/esportes/noticia/2016/09/ https: //www. flickr. com/photos/cpboficial/29629104086 PROVAS DE CAMPO

PROVAS DE RUA üMaratona (42, 195 m) e Meia-maratona (21 km) http: //www. olimpiadatododia.

PROVAS DE RUA üMaratona (42, 195 m) e Meia-maratona (21 km) http: //www. olimpiadatododia. com. br/atletismo/134133 -mundial-paralimpico-de-maratona/

6 As provas disputadas no atletismo paralímpico são. . . A) B) C) D)

6 As provas disputadas no atletismo paralímpico são. . . A) B) C) D) Corrida, Saltos e Arremessos Corrida, Lançamentos e Arremessos Corrida, Saltos, Lançamentos e Marcha Corrida, Saltos, Lançamentos e Arremessos

GOALBALL https: //makeagif. com/gif/paralympic-sport-a-z-goalball-Ws. OGFZ

GOALBALL https: //makeagif. com/gif/paralympic-sport-a-z-goalball-Ws. OGFZ

GOALBALL üExclusivamente para pessoas com deficiência visual; üQuadra (9 m x 18 m); ü

GOALBALL üExclusivamente para pessoas com deficiência visual; üQuadra (9 m x 18 m); ü 2 tempos de 12 minutos, com 3 minutos de intervalo; ü 3 jogadores titulares e 3 reservas; üGol - 9 m de largura x 1, 30 m de altura; üO arremesso deve ser rasteiro; üO objetivo é balançar a rede adversária; üBola de guizo; üNão pode haver barulho.

https: //www. paralympic. org/news/sport-week-history-goalball

https: //www. paralympic. org/news/sport-week-history-goalball

Classes no Goalball • B 1 - Cegos totais ou com percepção de luz,

Classes no Goalball • B 1 - Cegos totais ou com percepção de luz, mas sem reconhecer o formato de uma mão a qualquer distância; • B 2 - Atletas com percepção de vultos; • B 3 - Atletas que conseguem definir imagens; Todos os atletas utilizam uma venda durante as competições.