Economia e Gesto da Sade Gesto da Psicologia

  • Slides: 15
Download presentation
Economia e Gestão da Saúde

Economia e Gestão da Saúde

Gestão da Psicologia Organizacional Adm. Valéria Romão Residente em Economia e Gestão da Saúde

Gestão da Psicologia Organizacional Adm. Valéria Romão Residente em Economia e Gestão da Saúde valeria. ufjf@live. com 31. 99169 -4516 (Whats. App)

Tópicos Comportamento Organizacional Cultura Organizacional em Equipes de Saúde do Trabalhador Tendências e Desafios

Tópicos Comportamento Organizacional Cultura Organizacional em Equipes de Saúde do Trabalhador Tendências e Desafios da Gestão da Psicologia Organizacional

Comportamento nas Organizações Para compreendermos a temática comportamental nas organizações é necessário pontuar dois

Comportamento nas Organizações Para compreendermos a temática comportamental nas organizações é necessário pontuar dois importantes aspectos, são eles: Sociologia Organizacional: Convivência humana e socialização nas instituições Psicologia Organizacional: Compreensão do indivíduo na Organização

Psicologia Organizacional A Psicologia Organizacional é a ciência que se interessa pelo estudo do

Psicologia Organizacional A Psicologia Organizacional é a ciência que se interessa pelo estudo do comportamento e da subjetividade humana, de modo que esteja aplicado as Organizações ( sejam públicas ou privadas). Nesse ínterim, o gestor deve alinhar três grandes áreas de preocupação: O Trabalho: Visto como um meio para a realização pessoal dos indivíduos e como meio de produção. A Organização: O comportamento das pessoas depende, entre outros motivos, dos padrões culturais aos quais são submetidos. Gestão de Pessoas: Diz respeito sobre como a Organização gerencia e orienta os comportamentos no trabalho.

Psicologia Organizacional Valorização da função social do indivíduo: Quem já o filme Tempos Modernos

Psicologia Organizacional Valorização da função social do indivíduo: Quem já o filme Tempos Modernos de Charlie Chaplin ? Este filme desenvolve uma crítica sobre a “modernidade” e ao capitalismo representado pela industrialização.

Psicologia Organizacional Teoria y de Mc. Gregor Modelos: Teoria X Teoria Y Características Certeza

Psicologia Organizacional Teoria y de Mc. Gregor Modelos: Teoria X Teoria Y Características Certeza de que o homem é preguiçoso, avesso à responsabilidades e desobediente. De acordo com o ambiente de trabalho o trabalhador pode ser criativo, disciplinado e responsável. Ação do Gestor Necessário constante controle, pois os Estabelecimento de trabalhadores uma relação de precisam ser vigiados. confiança Fonte: adaptado de CAMARGO (2009)

Psicologia Organizacional Quem motiva o trabalhador? Efeito Hawthorne Motivo + ação Refere-se ao fato

Psicologia Organizacional Quem motiva o trabalhador? Efeito Hawthorne Motivo + ação Refere-se ao fato de que o comportamento do trabalhador é influenciado não apenas pelo ambiente físico, mas também por aspectos sociais. Este estudo foi realizado em 1924 na Fábrica da Western Eletric Company (EUA).

Psicologia Organizacional Hierarquia das necessidades de Maslow A teoria sugere que à medida que

Psicologia Organizacional Hierarquia das necessidades de Maslow A teoria sugere que à medida que cada é suprida a próxima aparece necessidade. Após necessidade atendida extinguese a motivação do indivíduo sobre a mesma. Crítica ao Modelo por Huffman ao exemplificar o contexto de guerra.

Cultura Organizacional em Equipes de Saúde Cultura: Trata-se de uma extensa rede de significados

Cultura Organizacional em Equipes de Saúde Cultura: Trata-se de uma extensa rede de significados sociais compartilhados por todos os membros que fazem parte deste conjunto social. Equipes de Saúde: Grupo de diferentes profissionais responsáveis pela assistência à saúde com atuação direta ou indireta nas instituições. Conflitos?

Cultura Organizacional em Equipes de Saúde Émile Durkheim: Teórico que debruçou-se sobre os estudos

Cultura Organizacional em Equipes de Saúde Émile Durkheim: Teórico que debruçou-se sobre os estudos fatos sociais, ou seja, a maneira de agir, pensar e sentir como prática coletiva. (Exemplos de fatores: religião, divisão social do trabalho, família monogâmica, etc. ) Rede Social/Papel Social na organização: Refere-se ao comportamento apresentado pelas pessoas de acordo com as expectativas já estabelecidas pela sociedade para determinado exercício profissional. Relação entre o indivíduo e a organização Torcedor do Vasco Empregado Organização Chefe/Mãe de Família Morador do Bairro X

Cultura Organizacional em Equipes de Saúde Mudanças na visão de Hersey e Blanchard (1986)

Cultura Organizacional em Equipes de Saúde Mudanças na visão de Hersey e Blanchard (1986) Capacidade Holística do Gestor Não basta ao Gestor saber apenas que um indivíduo é seu empregado, nem amenos focar em aspectos pessoas da vida deste trabalhador. Mas compreender a rede de papeis de modo a possuir o chamado entendimento administrativo em relação ao indivíduo.

Saúde do Trabalhador Stress: Sentimento inerente ao homem, podendo variar em concentrações que tendem

Saúde do Trabalhador Stress: Sentimento inerente ao homem, podendo variar em concentrações que tendem desde o “suportável” a ameaçador da saúde mental do indivíduo. Fator estressor Síndrome de Burnout ”�síndrome da desistência”�: Esgotamento no trabalho em função de cobranças exacerbadas, sobrecarga de tarefas, etc. “o ambiente hospitalar pode constituir um importante estressor para os profissionais devido aos possíveis sofrimentos vivenciados nesse local, às condições de trabalho, às demandas requeridas pela assistência, e também pela grande responsabilidade exigida no trabalho” (CUNHA, 2014).

Tendências e Desafios da Gestão da Psicologia Organizacional Alinhamento prático na relação entre a

Tendências e Desafios da Gestão da Psicologia Organizacional Alinhamento prático na relação entre a produtividade da organização e a percepção do indivíduo enquanto pessoa Sobrecargas de funções, tendo em vista fatores de “economicidade” Ambiente de trabalho e infraestrutura deficitários Conhecimento de novas metodologias que permita a maturação da organização em relação ao bem estar social e psicológico nas organizações

Referências MULLINS, L. J. Gestão da Hospitalidade e Comportamento Organizacional. 4. ed. São Paulo:

Referências MULLINS, L. J. Gestão da Hospitalidade e Comportamento Organizacional. 4. ed. São Paulo: 2004. 387 p. BERGUE, S. T. Comportamento Organizacional. Florianópolis: Departamento de Ciências da Administração/UFSC. 2010. 114 p. CAMARGO, D. Psicologia Organizacional. Florianópolis: Departamento de Ciências da Administração/UFSC. 2009. 126 p.