E A I C N L VIO S

  • Slides: 13
Download presentation
E A I C N Ê L VIO S O N A M U

E A I C N Ê L VIO S O N A M U DIREITOS H ADRIANA RODRIGUES LUANA PEREIRA VINÍCIUS MOREIRA

VIOLÊNCIA E DIREITOS HUMANOS Ø VIOLÊNCIA AO DECORRER DA HISTÓRIA (PERÍODOS: ANTIGUIDADE CLÁSSICA, MEDIEVAL,

VIOLÊNCIA E DIREITOS HUMANOS Ø VIOLÊNCIA AO DECORRER DA HISTÓRIA (PERÍODOS: ANTIGUIDADE CLÁSSICA, MEDIEVAL, MODERNIDADE E CONTEMPOR NEA). Ø “O PERCURSO HISTÓRICO DA VIOLÊNCIA SOCIAL MOSTRA QUE, AO PASSO EM QUE O HOMEM SE DESENVOLVE E PASSA A VIVER EM SOCIEDADES COMPLEXAS, A VIOLÊNCIA PERDE SUA CARACTERÍSTICA NATURAL DE AUTODEFESA E É CONVERTIDA EM INSTRUMENTO DE ORGANIZAÇÃO COLETIVA”. Ø “UMA VIOLÊNCIA QUE SE EXPRESSAR DE DIFERENTES FORMAS, QUE SE EXPANDE POR DIFERENTES ESPAÇOS DA SOCIEDADE, MUITAS VEZES SEM CAUSA APARENTE”(DORNELLES, 2011).

VIOLÊNCIA E DIREITOS HUMANOS ØVIOLÊNCIA NO NEOLIBERALISMO ØA VIOLÊNCIA SE APRESENTA DE DUAS FORMAS:

VIOLÊNCIA E DIREITOS HUMANOS ØVIOLÊNCIA NO NEOLIBERALISMO ØA VIOLÊNCIA SE APRESENTA DE DUAS FORMAS: ELA COMO INSTRUMENTO QUE VISA CHEGAR A UM OBJETIVO PROCURANDO LEGITIMAR SUA PRÁTICA E ELA POSSUINDO VALOR PRÓPRIO SEM JUSTIFICATIVAS PARA A SEU USO COMO INSTRUMENTO E APARECE DE FORMA FRAGMENTADA EM TODA A SOCIEDADE. ØNO CONTEXTO NEOLIBERAL A REALIDADE PASSA A SER “VIVIDA” COM MEDO DA VIOLÊNCIA E INSEGURANÇA. ØA VIOLÊNCIA NAS SUAS MANIFESTAÇÕES DIRETAS OU INDIRETAS PASSA A ALIMENTAR AS DESIGUALDADES DA SOCIEDADE. ØA HEGEMONIA NEOLIBERAL, O INDIVIDUALISMO, AS FRAGMENTAÇÕES SOCIAIS E CULTURAIS POSSIBILITAM AS DIVERSAS FORMAS DE VIOLÊNCIA.

VIOLÊNCIA E DIREITOS HUMANOS ØA CONCEPÇÃO CONTEMPOR NEA DA VIOLÊNCIA SE RELACIONA COM O

VIOLÊNCIA E DIREITOS HUMANOS ØA CONCEPÇÃO CONTEMPOR NEA DA VIOLÊNCIA SE RELACIONA COM O DECLÍNIO-SUPERAÇÃO DO ESTADO -NAÇÃO. EMBORA AINDA SE POSSA FALAR NO ESTADO COMO CAUSA, FONTE OU JUSTIFICATIVA DA VIOLÊNCIA, EXISTE UMA TENDÊNCIA DE QUE A VIOLÊNCIA CONTEMPOR NEA SURGE OU SE DESENVOLVA EM MEIO ÀS CARÊNCIAS OU AUSÊNCIAS DO ESTADO. ” (DORNELLES, 2011).

INTENSIFIÇÃO DA VIOLÊNCIA NO BRASIL VIGORAM MÉTODOS ILEGAIS DE APLICAÇÃO DA LEI POR PARTE

INTENSIFIÇÃO DA VIOLÊNCIA NO BRASIL VIGORAM MÉTODOS ILEGAIS DE APLICAÇÃO DA LEI POR PARTE DE DIFERENTES INSTITUIÇÕES: Ø TORTURA; Ø MAUS TRATOS; Ø CONDIÇÕES DE TRATAMENTO DEGRADANTE E SUB HUMANO DOS ENCARCERADOS E NAS INSTITUIÇÕES ASILARES; Ø EXECUÇÕES EXTRAJUDICIAIS: JUSTICEIROS E ESQUADRÕES DA MORTE Ø ASSASSINATO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES DE RUA Ø VIOLÊNCIA CONTRA INDÍGENAS E PESSOAS EM SITUAÇÃO DE RUA Ø VIOLÊNCIA RURAL Ø ARBITRARIEDADES DO SISTEMA JUDICIAL Ø IMPUNIDADE GENERALIZADA DAS ELITES POLÍTICAS E ECONÔMICAS. TAIS PRÁTICAS SOMADAS AS DESIGUALDADES SOCIAIS E A CRIMINALIZAÇÃO DA POBREZA GERAM INSEGURANÇA E PERPETUAM O CÍRCULO DA VIOLÊNCIA.

CRIME, VIOLÊNCIA E SEGURANÇA PÚBLICA AÇÕES REPRESSIVAS DO ESTADO: Ø AUMENTO DO EFETIVO POLICIAL;

CRIME, VIOLÊNCIA E SEGURANÇA PÚBLICA AÇÕES REPRESSIVAS DO ESTADO: Ø AUMENTO DO EFETIVO POLICIAL; ØAÇÕES OSTENSIVAS SOBRE AS COMUNIDADES PERIFÉRICAS; ØAUMENTO DAS PRISÕES EM FLAGRANTE; ØAUMENTO DAS TAXAS E ENCARCERAMENTO E AUMENTO DA DURAÇÃO DAS PENAS; ØENDURECIMENTO PENAL.

CLASSIFICAÇÃO DA VIOLÊNCIA ØVIOLÊNCIA CRIMINAL: CRIMES E CONTRAVENÇÕES; ØVIOLÊNCIA POLÍTICA: O ESTADO COMO PRINCIPAL

CLASSIFICAÇÃO DA VIOLÊNCIA ØVIOLÊNCIA CRIMINAL: CRIMES E CONTRAVENÇÕES; ØVIOLÊNCIA POLÍTICA: O ESTADO COMO PRINCIPAL PERPETRADOR; ØVIOLÊNCIA SOCIAL E ECONÔMICA; ØVIOLÊNCIA DAS INSTITUIÇÕES PÚBLICAS; ØVIOLÊNCIA INTERNACIONAL (MACRO VIOLÊNCIA); ØVIOLÊNCIA SIMBÓLICA; ØVIOLÊNCIA TECNOLÓGICA; ØVIOLÊNCIA DAS GUERRAS E DO TERRORISMO; ØMICRO VIOLÊNCIAS COTIDIANAS.

DIREITOS HUMANOS

DIREITOS HUMANOS

DIREITOS HUMANOS: A QUEM SERVE? ØCONJUNTO DE DIREITOS E GARANTIAS FUNDAMENTAIS CONQUISTADO AO LONGO

DIREITOS HUMANOS: A QUEM SERVE? ØCONJUNTO DE DIREITOS E GARANTIAS FUNDAMENTAIS CONQUISTADO AO LONGO DA HISTÓRIA, FRUTOS DE LUTAS DO HOMEM CONTRA O PODER OPRESSIVO E TOTALITÁRIO DO ESTADO; ØCARTA MAGNA DE 1215 ( INGLATERRA); ØACTO HABEAS CORPUS DE 1679; ØDECLARAÇÃO AMERICANA DE 1776: PREVIU OS DIREITOS NATURAIS DO SER HUMANO E QUE O PODER POLÍTICO DEVE RESPEITAR; ØDECLARAÇÃO DOS DIREITOS DO HOMEM E DO CIDADÃO DE 1789: PRINCÍPIOS DA LIBERDADE, IGUALDADE E FRATERNIDADE; ØCARTA DAS NAÇÕES UNIDAS DE 1945 ¨PROCLAMAR A FÉ DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS DO HOMEM, NA DIGNIDADE E VALOR DA PESSOA HUMANA¨; ØDECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS HUMANOS 1948.

DIREITOS HUMANOS ØPESSOAS QUE LUTAM PELA DEFESA E RESPEITO AOS DIREITOS HUMANOS NÃO DEFENDEM

DIREITOS HUMANOS ØPESSOAS QUE LUTAM PELA DEFESA E RESPEITO AOS DIREITOS HUMANOS NÃO DEFENDEM BANDIDOS, DEFENDEM O DIREITO DE DEFESA E AS GARANTIAS QUE TODO ACUSADO TEM DIANTE DE UM PROCESSO CRIMINAL. ØO INDIVÍDUO, QUANDO PRESO NÃO PERDE A CONDIÇÃO DE PESSOA HUMANA. DEFENDER OS DIREITOS HUMANOS NÃO É DEFENDER UM INDIVÍDUO ISOLADAMENTE, É DEFENDER TODA A SOCIEDADE.

DEBATE POR QUE OS DIREITOS HUMANOS GANHOU NA SOCIEDADE O ESTIGMA DE SOMENTE DEFENDER

DEBATE POR QUE OS DIREITOS HUMANOS GANHOU NA SOCIEDADE O ESTIGMA DE SOMENTE DEFENDER BANDIDOS OU OS DIREITOS HUMANOS SÃO SOMENTE PARA HUMANOS DIREITOS?

BIBLIOGRAFIA Ø HTTP: //WWW. DM. COM. BR/OPINIAO/2015/04/OS-DIREITOS-HUMANOS-NAO-SAO-DIREITOS-PARAPROTEGER-BANDIDOS. HTML ØHTTP: //GAJOP. ORG. BR/JUSTICACIDADA/WP-CONTENT/UPLOADS/VIOLENCIA-E-CONTROLE-SOCIAL. PDF Ø“OS

BIBLIOGRAFIA Ø HTTP: //WWW. DM. COM. BR/OPINIAO/2015/04/OS-DIREITOS-HUMANOS-NAO-SAO-DIREITOS-PARAPROTEGER-BANDIDOS. HTML ØHTTP: //GAJOP. ORG. BR/JUSTICACIDADA/WP-CONTENT/UPLOADS/VIOLENCIA-E-CONTROLE-SOCIAL. PDF Ø“OS DIREITOS HUMANOS: PARA ALÉM DO CAPITAL”; TRINDADE, JOSÉ DAMIÃO DE LIMA; EDITORA LUMEN JURIS; RIO DE JANEIRO; 2011 Ø“GLOBALIZAÇÃO NEOLIBERAL, DIREITOS HUMANOS E A VIOLÊNCIA NA REALIDADE CONTEMPOR NEA”; DORNELLES, JOÃO RICARDO W. ; EDITORA LUMEN JURIS; RIO DE JANEIRO; 2011 Ø HTTPS: //WWW. CARTACAPITAL. COM. BR/POLITICA/DIREITOS-HUMANOS-PARA-HUMANOS-DIREITOS