Dom Quixote Miguel de Cervantes Miguel de Cervantes

  • Slides: 31
Download presentation
Dom Quixote Miguel de Cervantes

Dom Quixote Miguel de Cervantes

Miguel de Cervantes (1547 -1616) • Espanhol de Alcalá de Henares. • Era funcionário

Miguel de Cervantes (1547 -1616) • Espanhol de Alcalá de Henares. • Era funcionário público, cobrador de impostos. • 1605: primeira parte de Dom Quixote. • 1615: segunda parte de Dom Quixote.

Mapa Político da Europa

Mapa Político da Europa

Frontispício do primeiro exemplar de O fidaldo Dom Quixote de La Mancha

Frontispício do primeiro exemplar de O fidaldo Dom Quixote de La Mancha

Contexto

Contexto

O engenhoso fidalgo Dom Quixote de la Mancha • É o primeiro romance. •

O engenhoso fidalgo Dom Quixote de la Mancha • É o primeiro romance. • Período de grandes inovações artísticas e literárias – Classicismo. • Antes: Época Medieval. • Revigora o gênero da novela de cavalaria, mas retrata a decadência dos valores da cavalaria feudal, fazendo uma paródia.

A primeira parte da obra foi publicada em 1605 e teve êxito imediato. Em

A primeira parte da obra foi publicada em 1605 e teve êxito imediato. Em 1615 Cervantes imprimiu a segunda parte. A ação da primeira parte (1605), composta de 52 capítulos, começa com a adesão de Alonso Quijano à cavalaria andante. Com isso, Cervantes emula as aventuras dos livros de cavalaria. Desde esse momento até duas excursões – primeiro sozinho e depois com o escudeiro Sancho Pança —, o protagonista transforma a realidade com sua imaginação: vê castelos onde apenas há estrebarias, gigantes no lugar de moinhos e exércitos poderosos diante de rebanhos de ovelhas.

Alonso Quijano é um fidalgo modesto e já maduro que enlouquece por ler livros

Alonso Quijano é um fidalgo modesto e já maduro que enlouquece por ler livros de cavalaria e decide emular os cavaleiros andantes. Ele adota o nome de Dom Quixote de La Mancha e sai em busca de aventura. Como o herói que imita, ele oferecerá todos os triunfos àquela que acredita ser a sua dama, Dulcineia dei Toboso, que na realidade é a camponesa Aldonza Lorenzo.

Desde a sua primeira saída, Dom Quixote dá mostras de loucura. Em um moinho,

Desde a sua primeira saída, Dom Quixote dá mostras de loucura. Em um moinho, que a ele parece ser um castelo, é armado cavaleiro em uma cerimônia ridícula e, depois de algumas aventuras sozinho, volta à sua aldeia. Ali convence Sancho Pança, um lavrador vizinho, a ser seu escudeiro, e em troca lhe promete como pagamento o governo de uma ilha. Cavaleiro e escudeiro se colocam em uma série de aventuras em que Dom Quixote confunde a realidade com a ficção. Assim, por exemplo, Dom Quixote e Sancho encontram pelo caminho dois frades de São Benedito que acompanham uma mulher. Dom Quixote acredita que se trata de feiticeiros que raptaram uma princesa. Para salvá-la, o cavaleiro enfrenta o escudeiro da dama.

Dom Quixote Desde as primeiras páginas, o leitor de Dom Quixote recebe uma descrição

Dom Quixote Desde as primeiras páginas, o leitor de Dom Quixote recebe uma descrição das características de seu protagonista. Esses dados são apenas o ponto de partida de uma evolução psicológica genialmente traçada que se desenvolverá ao longo da novela. Dom Quixote é um fidalgo pobre da região espanhola de La Mancha, que tem recursos apenas para viver. Seu tipo físico esquálido era associado, na época, a personalidades coléricas e melancólicas.

O livro de Miguel de Cervantes retoma a história do povo espanhol e da

O livro de Miguel de Cervantes retoma a história do povo espanhol e da Europa, retratando as aventuras de seus inúmeros cavaleiros, sendo por isso considerado a última novela de cavalaria. Critica também as atitudes da sociedade e como alguns componentes desta alertaram para o problema de Dom Quixote e se esforçaram para tentar solucioná-lo.

Tradição Literária

Tradição Literária

A demanda do Santo Graal • Século XII a XIV. • Última ceia religiosa).

A demanda do Santo Graal • Século XII a XIV. • Última ceia religiosa). (tradição • Artur e os cavaleiros da Távola Redonda: busca da perfeição.

A última ceia, de Leonardo da Vinci, 1495 -1497. • Graal: Gradalis – cálice,

A última ceia, de Leonardo da Vinci, 1495 -1497. • Graal: Gradalis – cálice, em latim.

A saga do cavaleiro

A saga do cavaleiro

Sir Thomas Malory descreve o Código dos Cavaleiros como: 1 - Buscar a perfeição

Sir Thomas Malory descreve o Código dos Cavaleiros como: 1 - Buscar a perfeição humana 2 - Retidão nas ações 3 - Respeito aos semelhantes 4 - Amor pelos familiares 5 - Piedade com os enfermos 6 - Doçura com as crianças e mulheres 7 - Ser justo e valente na guerra e leal na paz

Armaduras e armas dos cavaleiros

Armaduras e armas dos cavaleiros

Cota de malha

Cota de malha

A lenda do Graal hoje Indiana Jones e a última cruzada (1989), de Steven

A lenda do Graal hoje Indiana Jones e a última cruzada (1989), de Steven Spielberg Hobin Hood – o príncipe dos ladrões (1991), de Kevin Reynolds. Lancelot – o primeiro cavaleiro (1995), de Jerry Zucker. Excalibur (1981), de John Boorman.

Filme: Dom Quixote (1992), de Orson Welles.

Filme: Dom Quixote (1992), de Orson Welles.

O incrível exército de Brancaleone, de Mário Monicelli, ITA, 1965.

O incrível exército de Brancaleone, de Mário Monicelli, ITA, 1965.

Monty Python e o cálice sagrado, de Terry Jones, 1975.

Monty Python e o cálice sagrado, de Terry Jones, 1975.

“A vida é um moinho É um sonho o caminho. ”

“A vida é um moinho É um sonho o caminho. ”