DMIMECCUNICAMP Disciplina MA 901902 Estgio Supervisionado III 2019

  • Slides: 26
Download presentation
DM-IMECC-UNICAMP Disciplina: MA 901/902 - Estágio Supervisionado I/II – 2019 s 2 (sumário): Plano

DM-IMECC-UNICAMP Disciplina: MA 901/902 - Estágio Supervisionado I/II – 2019 s 2 (sumário): Plano http: //www. ime. unicamp. br/~msantos/MA 901/902 - Tipos de motivações Prof. Marcelo Santos – msantos@ime. unicamp. br - http: //www. ime. unicamp. br/~msantos/ - Exercícios de fixação Parte II – Algumas informações/alguns conhecimentos e cuidados que o Professor deve ou devia ter (pelo menos) - (Data) __________________ * Motivada pela apresentação do Juan, feita em 22/08/2019.

Bibliografia/Referências Livros: - Lázaro Coutinho, Convite às Geometrias Não-Euclidianas. Ed. Interciência, 2001. - Euclides,

Bibliografia/Referências Livros: - Lázaro Coutinho, Convite às Geometrias Não-Euclidianas. Ed. Interciência, 2001. - Euclides, Os Elementos. Tradução e Introdução: Irineu Bicudo. Ed. Unesp, 2009. - Luiz M. Imenes, Marcelo Lellis, Descobrindo o Teorema de Pitágoras. Ed. Scipione, 2 ed. , 2000. - Elon L. Lima, Matemática e Ensino. SBM, 3 ed. , 2007. - Elon L. Lima, Meu Professor de Matemática e outras histórias. SBM, 6 ed. , 2012. - Elon L. Lima et al. , Temas e Problemas. SBM, 3 ed. , 2010. - Nilson J. Machado, Lógiga? É lógico! Ed. Scipione, 1989. - Ward Rutherford, Pitágoras. Ed. Mercuryo, 1991. - Paul Strathern, Pitágoras e seu Teorema em 90 minutos. Jorge Zahar ed. , 1998. - Frank J. Swetz, T. I. Kao, Was Pythagoras Chinese? The Pennsylvania State University Press, 3 rd printing, a a 1988. Páginas na Internet – citadas nos slides “Experiência pessoal”

Motivações (em uma aula) Motivação = convencer que o assunto (a matéria) é importante

Motivações (em uma aula) Motivação = convencer que o assunto (a matéria) é importante Porque - tem aplicações: - reais (no mundo real*) - na própria matéria (para deduzir/demonstrar outros resultados) ( - estimula/aprimora o intelecto; - é divertido ) ___________________________________*Curiosidade: este termo (mundo real) é usado na Ciência, e. g. tem uma revista de título “Nonlinear Analysis: Real World Applications”. (Esta revista é altamente especializada e não tem ligação direta com Ensino Fundamental ou Ensino Médio. )

Tipos de motivações 1 - Aplicações ao mundo real 2 - Uso em demonstrações

Tipos de motivações 1 - Aplicações ao mundo real 2 - Uso em demonstrações

Exemplos de aplicações do Teorema de Pitágoras no mundo real Motivação 1 da apresentação

Exemplos de aplicações do Teorema de Pitágoras no mundo real Motivação 1 da apresentação do Juan - “o problema do avião” ɑ = 6000 m b= c 3000 m c=? Segundo o site Real Life Uses of the Pythagorean Theorem, “um avião (“a plane”) pode usar sua altura acima do solo e sua distância do aeroporto de destino para encontrar o local correto para iniciar uma descida para esse aeroporto. ” (? )

Cont. Exemplos de aplicações do Teorema de Pitágoras no mundo real Veja o interessante

Cont. Exemplos de aplicações do Teorema de Pitágoras no mundo real Veja o interessante artigo APLICAÇÃO DO TEOREMA DE PITÁGORAS NO CONTROLE DE TRÁFEGO AÉREO por Antonio Mandu Amorim Filho manduamaf@gmail. com Acadêmico do Curso de Matemática-Licenciatura da Universidade do Sul de Santa Catarina –Campus Unisul Virtualhttps: //docplayer. com. br/70699072 -Aplicacao-doteorema-de-pitagoras-no-controle-de-trafego-aereo. html

Cont. Exemplos de aplicações do Teorema de Pitágoras no mundo real Ligar vértices opostos

Cont. Exemplos de aplicações do Teorema de Pitágoras no mundo real Ligar vértices opostos em uma parede - diagonal para e. g. pintar os lados opostos da diagonal com cores diferentes. Seria bom saber o comprimento da diagonal antes de adquirir o material para “marcar” a diagonal O mesmo pode ser feito em relação ao piso. Cf. e. g. o site “Como fazer para pintar listras na parede” - Neste site as listras estão na vertical, mas querendo fazer as listras em diagonal, podemos usar o Teorema de Pitágoras para calcular a quantidade de material necessária para marcar as listras.

Cont. Exemplos de aplicações do Teorema de Pitágoras no mundo real Tirolesa: comprimento do

Cont. Exemplos de aplicações do Teorema de Pitágoras no mundo real Tirolesa: comprimento do cabo

Cont. Exemplos de aplicações do Teorema de Pitágoras no mundo real Rigidez do triângulo*:

Cont. Exemplos de aplicações do Teorema de Pitágoras no mundo real Rigidez do triângulo*: aplicações em construções, e. g. cancelas, porteiras, portões – comprimento da travessa diagonal; pontes, estruturas/construções ---------------------------------- * “Proposição” I. 8 dos Elementos de Euclides. Veja também a matéria no site https: //pathaisa. webnode. com. br/rigidez-do-triangulo/.

Cont. Exemplos de aplicações do Teorema de Pitágoras no mundo real: rigidez do triângulo

Cont. Exemplos de aplicações do Teorema de Pitágoras no mundo real: rigidez do triângulo IMECC https: //sciencing. com/real-life-uses-pythagorean -theorem-8247514. html Quantos triângulos retângulos há nessas estruturas? Certamente podemos usar o Teorema de Pitágoras para calcular a quantidade de ferro (ou outro material) para construí-las!

Porteiras/Cancelas, Portões: podemos usar o Teorema de Pitágoras para calcular/dar o comprimento da travessa

Porteiras/Cancelas, Portões: podemos usar o Teorema de Pitágoras para calcular/dar o comprimento da travessa diagonal Vídeo "legal" sobre a construção de uma porteira.

Cont. Exemplos de aplicações do Teorema de Pitágoras no mundo real

Cont. Exemplos de aplicações do Teorema de Pitágoras no mundo real

Cont. Exemplos de aplicações do Teorema de Pitágoras no mundo real Para mais usos

Cont. Exemplos de aplicações do Teorema de Pitágoras no mundo real Para mais usos do Teorema de Pitágoras na construção civil veja o site https: //abordandoamatematica. wordpress. com/2015/09/24/a-matematica-na-construcao-civil/

Cont. Exemplos de aplicações do Teorema de Pitágoras no mundo real Veja e. g.

Cont. Exemplos de aplicações do Teorema de Pitágoras no mundo real Veja e. g. “Distância euclidiana” na Wikipédia. Distância euclidiana (no plano euclidiano) – fórmula da (menor) distância entre dois pontos em termos das coordenadas dos pontos Cálculo da raio da Terra Admitindo que para uma pessoa de 1, 60 m de altura a distância do horizonte é de 4, 52 km (v. este site*), calcule o raio da Terra. D = 4, 52 km h = 1, 6 m R=? *http: //gigamatematica. blogspot. com/2013/03/qual-distancia-da-linha-do-horizonte. html

Cont. Exemplos de aplicações do Teorema de Pitágoras no mundo real e. g. ETC.

Cont. Exemplos de aplicações do Teorema de Pitágoras no mundo real e. g. ETC.

Exemplos de aplicações do Teorema de Pitágoras em demonstrações Recíproca do Teorema de Pitágoras

Exemplos de aplicações do Teorema de Pitágoras em demonstrações Recíproca do Teorema de Pitágoras (Proposição I. 48 – última “Proposição”/Teorema do capítulo I dos Elementos de Euclides) Lei dos cossenos (Proposições II. 12 e II. 13 dos Elementos de Euclides) Fórmula cos² + sen² = 1 …

Uma consequência importante do Teorema de Pitágoras A existência de números irracionais (não fracionários).

Uma consequência importante do Teorema de Pitágoras A existência de números irracionais (não fracionários). Usando o Teorema de Pitágoras é possível mostrar que o comprimento da hipotenusa de um triângulo retângulo isósceles (qualquer), com o comprimento dos catetos sendo um número natural, é um número irracional (não é um número fracionário).

Exercícios de fixação da aprendizagem = qualquer tipo de questão (problema) com o objetivo

Exercícios de fixação da aprendizagem = qualquer tipo de questão (problema) com o objetivo de treinar a aprendizagem e/ou aprofundar o conhecimento da matéria. Naturalmente, a maioria dos exercícios nos livros didáticos são desse tipo. Discutir o comentário da Luana Veja o que diz o Prof. Elon L. Lima no prefácio do seu livro Análise Real, vol. 1 – próximo slide

Cont. Exercícios de fixação “Uma parte importante do livro são seus. . exercícios. Eles

Cont. Exercícios de fixação “Uma parte importante do livro são seus. . exercícios. Eles servem para fixação da aprendizagem, desenvolvimento de alguns temas esboçados no texto e como oportunidade para o leitor verificar se realmentendeu o que acabou de ler. Soluções. . desses exercícios, de forma completa ou resumida, são apresentadas no capítulo final. Naturalmente, gostaria que o recurso às soluções que ofereço fosse feito somente depois de um sério esforço para resolver cada problema. É precisamente esse esforço que, bem ou mal sucedido, conduz ao êxito no processo de treinamento. ” Elon L. Lima, Análise Real, vol. 1, Prefácio.

Parte II – Algumas informações/alguns conhecimentos e cuidados que o Professor deve ou devia

Parte II – Algumas informações/alguns conhecimentos e cuidados que o Professor deve ou devia ter (pelo menos) - (Data) Considerando alguns princípios, como - ter Cultura é importante - o Professor deve saber mais do que os alunos (em geral) - devemos saber mais do que ensinamos (conhecer a

Algumas informações/alguns conhecimentos que o Professor do EF/EM deve ou devia ter (pelo menos)

Algumas informações/alguns conhecimentos que o Professor do EF/EM deve ou devia ter (pelo menos) Conhecer o livro Os Elementos de Euclides. Na nossa opinião, a melhor tradução dos Elementos para o português é a feita pelo Prof. Irineu Bicudo, ed. Unesp. O prof. Irineu Bicudo estudou grego profundamente e fez a tradução diretamente da versão grega, procurando passar para o português precisamente o que Euclides teria escrito. É a primeira tradução completa para o português feita a partir do texto grego. Além disso, esta tradução é acompanhada de uma longa e excelente Introdução, explicando o pensamento lógico (o método dedutivo; o que é definição, proposição/teorema, demonstração) e dando um panorama histórico. Leia esta excelente resenha sobre a tradução: http: //www. ime. unicamp. br/~msantos/UC_02_Livros. pdf. Veja também Irineu Bicudo: palestra no Youtube; entrevista no Jornal da Unesp.

Outras excelentes fontes sobre Os Elementos comentários ("guides") por David E. Joyce. Demonstrações dos

Outras excelentes fontes sobre Os Elementos comentários ("guides") por David E. Joyce. Demonstrações dos teoremas (proposições) dos Elementos no Youtube por Sandy Bultena. Os Elementos gratuito para download pelo “Projeto Gutenberg”.

Algumas informações/alguns conhecimentos que o Professor do EF/EM deve ou devia ter (pelo menos),

Algumas informações/alguns conhecimentos que o Professor do EF/EM deve ou devia ter (pelo menos), sobre o Teorema de Pitágoras: O Teorema de Pitágoras é a Proposição (teorema) 47 do “Livro” (capítulo) I dos Elementos – é a penúltima “Proposição” do “Livro” I. A última “Proposição” do Livro I, a Proposição 48, é a recíproca do Teorema de Pitágoras. Na demonstração desta, nos Elementos, é usado o Teorema de Pitágoras. A demonstração “de Euclides” (que está nos Elementos – Proposição I. 47) do Teorema de Pitágoras; A demonstração “mais bela” e a demonstração “mais curta”, cf. Elon L. Lima, Meu Professor de Matemática e outras histórias. A rigidez do triângulo é demonstrada nos Elementos na “Proposição” I. 8. Também sobre isto é interessante ver a matéria no site https: //pathaisa. webnode. com. br/rigidez-do-triangulo/.

Cuidados/Recomendações Seja crítico – reflita sobre as suas fontes/informações, e. g. - No slide

Cuidados/Recomendações Seja crítico – reflita sobre as suas fontes/informações, e. g. - No slide acima sobre a Tirolesa, usando só o Teorema de Pitágoras obtemos precisamente o comprimento do cabo da tirolesa? A gravidade não deixa o cabo curvo? - Em vários problemas, em algumas fontes, lemos que se os comprimentos dos lados de um triângulo formam um terno pitagórico então, pelo Teorema de Pitágoras, o triângulo é retângulo. A rigor, esta conclusão seria mesmo pelo Teorema de Pitágoras ou pela sua recíproca?

Cont. Cuidados/Recomendações A Internet (ainda) não tem tudo! Consulte livros – vá à biblioteca!

Cont. Cuidados/Recomendações A Internet (ainda) não tem tudo! Consulte livros – vá à biblioteca!