Dirio de Campo O que Consiste num Instrumento

  • Slides: 14
Download presentation
Diário de Campo

Diário de Campo

O que é ? * Consiste num Instrumento de Anotações, um caderno com espaço

O que é ? * Consiste num Instrumento de Anotações, um caderno com espaço suficiente para anotações, comentários e reflexão, para uso individual do investigador no seu dia-a -dia. * Nele se anotam todas as observações de fatos concretos, fenômenos sociais, acontecimentos, relações verificadas, experiências pessoais do investigador, suas reflexões e comentários. Ele facilita criar o hábito de escrever e observar com atenção, descrever com precisão e refletir sobre os acontecimentos. *

O surgimento como método de pesquisa: * Inicialmente no Campo da Antropologia; * Trabalho

O surgimento como método de pesquisa: * Inicialmente no Campo da Antropologia; * Trabalho Clássico de Bronisław Malinowski – “Os Argonautas do Pacífico Ocidental”; * Amplamente Utilizado em pesquisas Etnográficas.

Tipos de Diário de Campo: * Descritivo * Reflexivo

Tipos de Diário de Campo: * Descritivo * Reflexivo

Diário de Campo Descritivo: * “Busca captar uma imagem da realidade, com seu máximo

Diário de Campo Descritivo: * “Busca captar uma imagem da realidade, com seu máximo detalhamento, incluindo aspectos do local, pessoas, ações e conversas observadas”. * “As notas descritivas dizem respeito ao registro das informações referentes aos acontecimentos , na seqüência em que ocorrem, podendo ser registradas ao vivo e/ou imediatamente após, e complementadas posteriormente”.

Registra-se: o Retrato dos sujeitos (aparência, maneira de vestir, modo de falar e agir,

Registra-se: o Retrato dos sujeitos (aparência, maneira de vestir, modo de falar e agir, particularidades dos indivíduos); o As visões de mundo do observado (grau de religiosidade, valores, elementos culturais ligados ao processo de trabalho, de saúde. . . ); o Reconstrução do diálogo (palavras, gestos, expressões faciais, pronuncias); o Descrição espaço físico (desenho espaço, mobília); o Comportamento do observador (aspectos que possam interferir na coleta de dados); o Descrição de atividades (detalhamento corporal); o Relatos de acontecimentos (forma como aconteceram e natureza das ações).

Diário de Campo Reflexivo: * “Apreende o ponto de vista do observador, suas percepções,

Diário de Campo Reflexivo: * “Apreende o ponto de vista do observador, suas percepções, suas idéias e preocupações”. * “As notas analíticas correspondem às reflexões pessoais: idéias , percepções e sentimentos surgidos durante a ação , nos contatos formais e informais, registrados – ao vivo ou mais imediatamente possível em forma de breves lembretes e posteriormente através de anotações mais elaboradas”.

Registra-se: o Relato pessoal do observador sobre os material descritivo, envolve especulações, problemas, sentimentos,

Registra-se: o Relato pessoal do observador sobre os material descritivo, envolve especulações, problemas, sentimentos, idéias, palpites, impressões e preconceitos; o sobre a análise (especulações e conexões do que emerge, pensamentos que ocorrem, reflexões); o sobre o método (discussão sobre metodologia); o sobre conflitos e dilemas éticos (preocupações que surgem, valores e responsabilidades); o ponto de vista do observador (estudo dos pressupostos acerca dos sujeitos e do meio); o pontos de clarificação (explicações de situações confusas).

Sistematização do Diário de Campo

Sistematização do Diário de Campo

Pode ser organizado em 3 partes: Primeira – Fatos concretos e fenômenos sociais; Segunda

Pode ser organizado em 3 partes: Primeira – Fatos concretos e fenômenos sociais; Segunda – Interpretação do que foi observado, conceitos e relações; Terceira – Conclusões, dúvidas, imprevistos, desafios, aprofundamento.

Como Fazer: * Recomenda-se que na 1ª pagina de cada conjunto de anotações haja

Como Fazer: * Recomenda-se que na 1ª pagina de cada conjunto de anotações haja um cabeçalho, contendo título, data, hora, local, nome do observador e o número do conjunto. Alguns itens para ordenamento do diário. DIÁRIO DE CAMPO DADOS DE IDENTIFICAÇÃO - Data: ____/_____ - Hora início: ______ Hora término: ______ - Local: _________________________ - Atividade/Situações vivenciada (identificação): _________

Dicas para o pesquisador: o não adiar a tarefa; o registrar antes de falar

Dicas para o pesquisador: o não adiar a tarefa; o registrar antes de falar para não confundir; o escrever as anotação e em lugar sossegado e tranqüilo; o dar-se tempo para escrever as notas; o esboçar frases-chaves e tópicos antes de começar a escrever; o escrever de forma cronológica; o deixar as conversas e acontecimentos fluírem no papel; o acrescentar o que foi esquecido na primeira escrita; o compreender que esse método é trabalhoso e demanda tempo.

“ [. . . ] os fatos devem ser registrados no Diário de Campo

“ [. . . ] os fatos devem ser registrados no Diário de Campo o quanto antes, se possível Imediatamente depois de observados, Caso contrário, a memória vai introduzir elementos que se deram; e a interpretação reflexiva, não se separa de fato concreto, virá freqüentemente a deturpá-lo”. (FALKEMBACH, 1987)

Bibliografia: o BOGDAN, R. C. ; BIKLEN, S. K. Notas de campo. In BOGDAN,

Bibliografia: o BOGDAN, R. C. ; BIKLEN, S. K. Notas de campo. In BOGDAN, R. C. ; BIKLEN, S. K. Investigação qualitativa em educação uma introdução à teorias e aos métodos. Porto: Porto Editora, 1994. P. 150 -175. o FALKEMBACH, Elza Maria F. Diário de campo : um instrumento de reflexão. In: Contexto e educação. Ijuí, RS Vol. 2, n. 7 (jul. /set. 1987), p. 19 -24 o GERHARDT, T. E. ; LOPES, M. J. M. ; ROESE, A. ; SOUZA, A. A construção e a utilização do diário de campo em pesquisas científicas. International Journal of Qualitative Methods. 2005. o VÍCTORA, C, G. et al. Pesquisa Qualitativa em Saúde: introdução ao tema. Porto Alegre: Tomo Editora, 2000.