Deus Uno e Trino A festa da TRINDADE

  • Slides: 12
Download presentation
Deus Uno e Trino

Deus Uno e Trino

A festa da TRINDADE Convida-nos a reflectir sobre o Mistério da vida íntima de

A festa da TRINDADE Convida-nos a reflectir sobre o Mistério da vida íntima de Deus e conhecer melhor quem é o nosso Deus. Ele revela-se como Pai, Filho e Espírito Santo. Deus, que conduz a nossa história, faz-nos seus filhos e está connosco para sempre.

A 1. ª Leitura apresenta o Deus da ALIANÇA. (Dt 4, 32 -34. 39

A 1. ª Leitura apresenta o Deus da ALIANÇA. (Dt 4, 32 -34. 39 -40) É parte de um discurso de Moisés, no final da sua vida, em que resume a Aliança e suas exigências. Convida Israel a contemplar a história e o contínuo empenho do Senhor no sentido de oferecer ao seu povo a Vida e a Salvação. Dá pistas para reconhecer o verdadeiro rosto de Deus.

É um Deus que estabelece COMUNHÃO com o seu Povo. Vem ao encontro dos

É um Deus que estabelece COMUNHÃO com o seu Povo. Vem ao encontro dos homens, fala com eles, indica caminhos seguros de liberdade e de vida, está sempre atento aos problemas dos homens, intervém para nos libertar de tudo aquilo que nos oprime e para nos oferecer perspectivas de vida plena e verdadeira.

- Conclui convidando o Povo a cumprir os mandamentos do Senhor, pois são sugestões

- Conclui convidando o Povo a cumprir os mandamentos do Senhor, pois são sugestões de um Deus que nos ama. * O Antigo Testamento não conhecia o Mistério da Trindade. Nessa etapa, aparece a UNICIDADE e a ESPIRITUALIDADE de Deus, e a sua OMNIPOTÊNCIA e MISERICÓRDIA Na 2. ª Leitura, S. Paulo ressalta que mediante o Espírito podemos chamar a Deus "Abba", "PAI". (Rom 8, 14 -17)

No Evangelho, Jesus envia os discípulos em Missão para pregar o Evangelho e Baptizar

No Evangelho, Jesus envia os discípulos em Missão para pregar o Evangelho e Baptizar em nome da TRINDADE. (Mt 28, 16 -20) O texto descreve o encontro final entre Jesus e os discípulos. Nele aparece uma fórmula trinitária usada no baptismo cristão. Ser baptizado é estabelecer uma relação pessoal com a Trindade. Os discípulos recebem a missão de introduzir todos os homens na família de Deus.

+ A celebração da festa da Trindade não é um convite para decifrar o

+ A celebração da festa da Trindade não é um convite para decifrar o Mistério de um Deus em três pessoas, mas um convite para contemplar Deus que é AMOR e vive em comunhão de pessoas e Convida-nos a participar da vida íntima de Deus.

O PREFÁCIO de hoje afirma: "Com o vosso Filho único e o Espírito Santo

O PREFÁCIO de hoje afirma: "Com o vosso Filho único e o Espírito Santo sois um só Deus e um só Senhor. Não uma única pessoa, mas três pessoas num só Deus. Tudo o que revelastes e nós acreditamos a respeito da vossa glória, atribuímos igualmente ao Filho e ao Espírito Santo. E, proclamando que sois o Deus eterno e verdadeiro, adoramos cada uma das pessoas, na mesma natureza e igual majestade". Este Mistério é algo tão sublime, que supera a nossa capacidade de compreender, mas podemos e devemos crescer no conhecimento de Deus. . . Sabemos da existência deste Mistério, porque Jesus nos revelou.

Porque nos revelou Cristo este Mistério? + Certamente, não foi para ser um problema

Porque nos revelou Cristo este Mistério? + Certamente, não foi para ser um problema para a nossa compreensão. Pelo contrário, porque Deus nos ama, ele quer que participemos ainda mais de perto da sua vida de amor. O próprio Cristo apontou-nos o modo: "Se alguém me ama, guardará as minhas palavras; e meu Pai o amará e nós viremos a ele e faremos nele a nossa MORADA. . . "

Nós somos um Templo da Trindade. - Em nós o PAI, que nos chamou

Nós somos um Templo da Trindade. - Em nós o PAI, que nos chamou do nada, insuflou-nos o sopro da vida, deu-nos um nome, confiou-nos uma missão. - Em nós o FILHO, que entregou a sua vida por nós, imagem do Filho de Deus a ser imitada e reproduzida por todos nós. - Em nós o ESPÍRITO SANTO, que nos ilumina e fortalece nos caminhos de Deus. E toda esta maravilha começou em nós desde o nosso BAPTISMO.

A Santíssima Trindade é a melhor Comunidade. Nela somos chamados a renovar o nosso

A Santíssima Trindade é a melhor Comunidade. Nela somos chamados a renovar o nosso compromisso baptismal, de ser reflexos da Trindade, sinais de comunhão, partilha e esperança, num mundo tão dividido, individualista e desesperançado. Crer na Trindade é viver a fé profundamente e experimentar pessoalmente o Amor do Pai. Quem crê na Trindade é também solidário com todos os homens.

- A Bíblia conta que em Moisés, após ter falado com Deus, dois raios

- A Bíblia conta que em Moisés, após ter falado com Deus, dois raios de luz tão intensa iluminavam a sua face, que não podiam olhar para ele. . . Que todos quantos nos encontrarem esta semana, após este nosso encontro com Deus nesta celebração, possam ver em nós alguém que também se encontrou com o seu Deus. . . Original: Pe. Antônio G. Dalla Costa CS Adaptação: Pe. Manuel José Torres Lima 07. 06. 2009