Descargas Atmosfricas raios Nuvens de Tempestade As tempestades




















- Slides: 20
Descargas Atmosféricas (raios)
Nuvens de Tempestade As tempestades envolvem grandes nuvens de chuva chamadas "cumulus nimbus". Estas são nuvens "carregadas", medindo 10 ou mais quilômetros de diâmetro na base, e de 10 a 20 quilômetros de altura.
Formação do Raio Campo Elétrico ioniza o ar Descarga líder (100 km / s) invisível Quando a descarga líder está entre 20 e 50 m do solo surge a descarga de conexão esta sim visível
Formação do Raio Campo Elétrico ioniza o ar Descarga líder (100 km / s) invisível Quando a descarga líder está entre 20 e 50 m do solo surge a descarga de conexão esta sim visível
Mito: “ Um raio nunca cai 2 vezes no mesmo lugar. . . ”
Lendas, Crenças e Crendices l l l Não abanar para o raio em dias de tempestade; Acender velas; Ficar escondido; Rezar encolhidinho; Cobrir espelhos; Carregar amuleto colhido no local da queda de um raio.
Magnitude de corrente do Raio. l Lâmpada de 100 W: 0, 8 amperes l 0, 1% excede 200. 000 amperes. l 0, 7% excede 100. 000 amperes. l 6% excede 60. 000 amperes. l 50% excede 15. 000 amperes.
Raio, Relâmpago e Trovão l Raio: é uma gigantesca faísca elétrica, dissipada rapidamente sobre a terra, causando efeitos danosos. l Relâmpago: é a luz gerada pelo arco elétrico do raio. l Trovão: é ao ruído ( estrondo) produzido pelo deslocamento do ar devido ao súbito aquecimento causado pela descarga do raio.
Efeitos sobre os seres vivos: l Parada Cardíaca. l Tensão de Passo. l Tensão de Toque. l Descarga Lateral. l Descarga Direta.
Principais Prejuízos: l Incêndios em florestas, campos e prédios; l Destruição de estruturas e arvores; l Colapso na rede de energia elétrica; l Interferência na radio transmissão; l Acidentes na aviação e embarcações; l Acidentes nas torres de poços e plataformas de petróleo; l Mortes em seres humanos e animais.
Locais a serem evitados: l l l Picos de colinas. Topo de construções. Campos abertos, campos de futebol. Estacionamentos. Piscinas, lagos e costa marítimas. Sob arvores isoladas.
Monitoramento dos Raios Número de raios por ano por quilômetro quadrado
Monitoramento dos Raios
O SPDA (Pára-Raios) a) Sistema de captação. b) Sistema de descidas. c) Sistema de aterramento.
Método Franklin l Este método é baseado na proposta de Benjamim Franklin e tem por base uma haste elevada. Esta haste na forma de ponta , produz, sob a nuvem carregada, uma alta concentração de cargas elétricas, juntamente com um campo elétrico intenso. Isto produz a ionização do ar , diminuindo a altura efetiva da nuvem carregada, o que propicia o raio através do rompimento da rigidez dielétrica do ar.
Método Franklin- ngulos de proteção Prédio Residencial l 45° - prédios até 20 metros l 35° – prédios de 20 a 30 m. l 25 ° – prédios de 31 e 45 m.
Método Franklin- Exemplos
Método da Gaiola de Faraday. O método Faraday é também conhecido como método da utilização dos condutores em malha ou gaiola. l Captores em malha consistem em uma rede de condutores dispostos no plano horizontal ou inclinado sobre o volume a proteger. As gaiolas de Faraday são formadas por uma rede de condutores envolvendo todos os lados do volume a proteger. l Quanto menor forem as distancias dos condutores das malhas, maior será o nível de proteção. l
Ainda sobre a Gaiola de Faraday l Este método é o mais utilizado mundialmente. l É o mais recomendado para edifícios com grandes áreas e grandes alturas (obrigatório em prédios com mais de 60 m).
Exemplo de aplicação da gaiola de faraday.