DESAFIOS NA FORMAO DE PROFESSORES A todos aqueles

  • Slides: 15
Download presentation
DESAFIOS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES A todos aqueles que se habilitam ao exercício constante

DESAFIOS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES A todos aqueles que se habilitam ao exercício constante da pergunta. Profa. Dra. Maria Socorro Lucena Lima

v v As discussões apresentadas são parte do: Mestrado em Educação – Linha: Didáctica

v v As discussões apresentadas são parte do: Mestrado em Educação – Linha: Didáctica e Formação Docente – Universidade Estadual do Ceará (UECE). GEPEFE (Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Formação de Professores) sob a orientação da Profª. Drª. Selma Garrido Pimenta, da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo – FEUSP. Centro de Investigação

O objetivo dessa reflexão é trazer para o debate as relações que se estabelecem

O objetivo dessa reflexão é trazer para o debate as relações que se estabelecem entre o escrito e o vivido na formação de professores, nas últimas décadas, buscando perceber os desafios desse processo. Indagamos até que ponto os professores que frequentam os cursos de formação docente em continuum compreendem o porquê das mudanças que ocorrem.

Reformas políticas; A exigência legal de qualificação; Mudança na legislação da educação; Professor: mediador

Reformas políticas; A exigência legal de qualificação; Mudança na legislação da educação; Professor: mediador Mudando o modelo de professor, mudam os rumos da sua formação.

Desafio n Entre o vivido e o escrito a docência está no desafio de

Desafio n Entre o vivido e o escrito a docência está no desafio de fazer com que a teoria ilumine a prática transforme a teoria. Está ainda, a responsabilidade de formar o professor de hoje, mesmo sabendo das contradições e problemas do contexto atual.

A universidade vive “submetida às injunções do Estado e do mercado” (Trindade 2002: 25).

A universidade vive “submetida às injunções do Estado e do mercado” (Trindade 2002: 25). Relatório da Comissão Internacional da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura-Delors (UNESCO). Os acordos internacionais trouxeram consequências para a Educação e para a formação docente.

Tendências investigativas em formação de professores • Professor reflexivo; • Os saberes docentes; •

Tendências investigativas em formação de professores • Professor reflexivo; • Os saberes docentes; • Professor pesquisador; • Intelectual crítico; • Tendência freireana; • Tendências ecológicas.

Estudos e Pesquisas Caminhos da Formação v v v No Brasil, a partir de

Estudos e Pesquisas Caminhos da Formação v v v No Brasil, a partir de 1990, os estudos fundamentados na epistemologia da prática. Schön (1983, 1987, 1980): conhecimento na ação, reflexão na ação e a reflexão sobre a ação e sobre a reflexão na ação. Zeichner, Nóvoa, Isabel Alarcão, Contreras, Pimenta, Isabel Cunha, Bernardete Gatti, entre outros.

Estudos de Selma Garrido Pimenta - a mobilização dos saberes da experiência seria o

Estudos de Selma Garrido Pimenta - a mobilização dos saberes da experiência seria o primeiro passo para o processo de construção da identidade docente dos futuros professores; - os saberes pedagógicos – dois pontos fundamentais para a formação de professores: - superação da fragmentação de saberes (científicos, pedagógicos e da experiência) e prática social, como ponto de partida e de chegada para a formação de professores

A formação de professores e a formação de formadores de professores passa necessariamente por

A formação de professores e a formação de formadores de professores passa necessariamente por processos de interações com pessoas (crianças, adolescentes, adultos) portadores de histórias de vida construídas em contextos culturalmente diversificados. A primeira exigência para um profissional reflexivo, crítico e empenhado é construir no cotidiano respostas a estas diversidades. Formosinho e Oliveira-Formosinho 2001)

v Os elementos essenciais nos processos de formação inicial e contínua dos professores: a

v Os elementos essenciais nos processos de formação inicial e contínua dos professores: a compreensão da intencionalidade docente vista no enfoque dos saberes e a identificação da cultura docente em ação. Therrien & Damasceno (2000)

Para terminar: v v v Temos que datar e endereçar” (Paulo Freire); Identidade –

Para terminar: v v v Temos que datar e endereçar” (Paulo Freire); Identidade – em construção; “A prática de pensar a prática é a melhor maneira de pensar a educação e o ensino” (Paulo Freire); Para a gravidade se transformar em gravidez é preciso cautela reflexiva e competência colectiva (Cortella); Professor aprendiz da prática docente; Professor intelectual em processo de construção;

Para refletir: v v v Tirar do papel as teorias pedagógicas e tentar vivenciá-las

Para refletir: v v v Tirar do papel as teorias pedagógicas e tentar vivenciá-las é um desafio enfrentado por muitos docentes da universidade, que trabalham com formação de professores. Esperamos que essa conversa nos ajude a refletir sobre a formação do professor, de maneira contextualizada, em suas possibilidades e limites nos cursos de magistério, tanto nos estudos realizados, como nos desdobramentos metodológicos deles decorrentes. A gente só ultrapassa o que compreende

Nossas pesquisas: v v v O Estágio Supervisionado como elemento de mediação entre a

Nossas pesquisas: v v v O Estágio Supervisionado como elemento de mediação entre a universidade e a comunidade (UFC 1994). A formação contínua de professores nos caminhos e descaminhos do desenvolvimento profissional (USP 2001). O professor formador entre o escrito e o vivido (USP – Professora Selma Garrido Pimenta e Univ. Minho – Professor João Formosinho).

Outras pesquisas: A Monografia como espaço de formação docente; - - O estágio supervisionado:

Outras pesquisas: A Monografia como espaço de formação docente; - - O estágio supervisionado: contribuições, possibilidades e limites nos cursos de formação de professores; Vida e trabalho: a formação em contexto, articulando a formação contínua e o desenvolvimento profissional de professores e coordenadores da rede municipal de