DEPRESSO Depresso e Outras Doenas As pessoas deprimidas

  • Slides: 79
Download presentation
DEPRESSÃO

DEPRESSÃO

Depressão e Outras Doenças As pessoas deprimidas encontram-se tão ou mais incapacitados quanto aqueles

Depressão e Outras Doenças As pessoas deprimidas encontram-se tão ou mais incapacitados quanto aqueles com outras doenças crônicas (hipertensão, artrite e diabetes mellitus), sendo que a função social é uma das mais comprometidas nestes indivíduos. Wells et al. , 1989

Custos Totais da Depressão Inglaterra e Gales = £ 3, 5 bilhões Estados Unidos

Custos Totais da Depressão Inglaterra e Gales = £ 3, 5 bilhões Estados Unidos = U$ 43, 7 bilhões Kind & Sorensen, 1993; Greenberg et al. , 1993

Morbi-mortalidade A depressão está associada a um alto grau de morbidade de quase todas

Morbi-mortalidade A depressão está associada a um alto grau de morbidade de quase todas as doenças físicas, incluindo doença cárdio-vascular e problemas respiratórios (Sims & Prior, 1978; Sims, 1988). Além disso, os pacientes depressivos possuem uma taxa de mortalidade mais alta do que a esperada, especialmente em relação às doenças cárdio-vasculares (Avery & Winokur, 1976; Roose e Dalack, 1992).

Fatores de Risco para Recorrência 1. História de múltiplos e/ou frequentes episódios 2. Depressão

Fatores de Risco para Recorrência 1. História de múltiplos e/ou frequentes episódios 2. Depressão dupla 3. Início após os 60 anos de idade 4. Duração longa dos episódios 5. História familiar de doença afetiva 6. Ansiedade ou abuso de drogas

Suicídio e Depressão 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. Idade acima

Suicídio e Depressão 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. Idade acima de 45 anos Sexo masculino Estado civil: não casado Ocupação desempregado Tentativas anteriores Antecedentes familiares Doença Crônica, Dor Crônica Isolamento social Desesperança

DEPRESSÃO O QUE É ? • ABATIMENTO MORAL OU FÍSICO. • (AURÉLIO BUARQUE DE

DEPRESSÃO O QUE É ? • ABATIMENTO MORAL OU FÍSICO. • (AURÉLIO BUARQUE DE HOLANDA) • É UMA TRISTEZA PROFUNDA E PROLONGADA. • (DEPRESSÃO - ISAÍAS CLARO) • É A EXPRESSÃO DA REVOLTA, É A TRISTEZA DETERIORADA. • (DR. JAIDER RODRIGUES - FOLHA ESPÍRITA - ABRIL/98) • É A TRISTEZA INDEVIDA QUE SE TRANSFIGUROU EM DES NIMO, OBSCURECENDO O VALOR DO TRABALHO. (CHICO XAVIER - ENTREVISTA)

EXPLICAÇÕES DO EVANGELHO NOSSA CONDIÇÃO ESPÍRITOS COMPROMETIDOS DIANTE DAS LEIS DIVINAS. A SENTIR -

EXPLICAÇÕES DO EVANGELHO NOSSA CONDIÇÃO ESPÍRITOS COMPROMETIDOS DIANTE DAS LEIS DIVINAS. A SENTIR - VAGA TRISTEZA NOS LEVA - ESPÉCIE DE APATIA - A VIDA AMARGA HABITANTES DE UM PLANETA DE PROVAS E EXPIAÇÕES - INFELIZES É O NOSSO ESPÍRITO ASPIRANDO A UMA VIDA MELHOR À FELICIDADE À LIBERDADE SE REBELA QUE AINDA NÃO MERECE CAI NO DES NIMO NA TRISTEZA NO ABATIMENTO (O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO - CAP. V)

ATENÇÃO ! SIMPLES TRISTEZA NÃO É DEPRESSÃO. (ALEXANDER LOWEN - O CORPO EM DEPRESSÃO)

ATENÇÃO ! SIMPLES TRISTEZA NÃO É DEPRESSÃO. (ALEXANDER LOWEN - O CORPO EM DEPRESSÃO) QUAL A DIFERENÇA ? DEPRESSÃO TRISTEZA - IMOBILIZA - INCAPAZ DE COMANDAR OS DESEJOS - NÃO HÁ REAÇÕES - DESMOTIVAÇÃO PARA VIVER - PERDA DA ENERGIA DO ORGANISMO - NÃO HÁ IMOBILIZAÇÃO - FALA DE SEUS SENTIMENTOS - É REAÇÃO NORMAL AOS INFORTÚNIOS (O CORPO EM DEPRESSÃO - ALEXANDER LOWEN)

QUEM PODERÁ CONTRAIR ? PESSOAS DE TODAS E QUAISQUER CONDIÇÕES QUAL A DURAÇÃO ?

QUEM PODERÁ CONTRAIR ? PESSOAS DE TODAS E QUAISQUER CONDIÇÕES QUAL A DURAÇÃO ? SEMANAS MESES ANOS DEPENDE PERSONALIDADE FATORES VIDA ATUAL PODE PERDURAR POR TODA A ENCARNAÇÃO E ACOMPANHAR O ESPÍRITO DESENCARNADO. (DEPRESSÃO - ISAÍAS CLARO)

GRAUS DA DEPRESSÃO VARIADOS PODE MANIFESTAR-SE DE FORMA - CRÔNICA OU AGUDA - PASSAGEIRA

GRAUS DA DEPRESSÃO VARIADOS PODE MANIFESTAR-SE DE FORMA - CRÔNICA OU AGUDA - PASSAGEIRA OU PERMANENTE - BRANDA OU GRAVE PERFIL DO DEPRESSIVO 1. APARÊNCIA TRISTE E ABATIDA. 2. PREOCUPAÇÕES COM DOENÇAS FÍSICAS. 3. PASSA MUITAS HORAS SENTADO OU DEITADO. 4. DESINTERESSE POR QUASE TUDO. 5. MOVIMENTOS E FALA SE TORNAM LENTOS. 6. INSÔNIA OU HIPERSÔNIA. 7. FADIGA OU PERDA DE ENERGIA. 8. SENSAÇÕES DE DESVALORIZAÇÃO OU CULPA. 9. DIMINUIÇÃO DA CAPACIDADE DE PENSAR. 10. VONTADE DE MORRER. (DEPRESSÃO - ISAÍAS CLARO)

CARACTERÍSTICA COMUM MENTE FIXADA NAS EXPERIÊNCIAS INFELIZES QUE O AFLIGIRAM. REVELA INCOMPREENSÃO DO SENTIDO

CARACTERÍSTICA COMUM MENTE FIXADA NAS EXPERIÊNCIAS INFELIZES QUE O AFLIGIRAM. REVELA INCOMPREENSÃO DO SENTIDO REAL DA VIDA. NÃO ACEITAÇÃO DO SOFRIMENTO GERANDO REVOLTA TRISTEZA DETERIORADA DEPRESSÃO

CONTRIBUIÇÃO DO ESPIRITISMO É A CHAVE COM A QUAL TUDO SE EXPLICA O QUE

CONTRIBUIÇÃO DO ESPIRITISMO É A CHAVE COM A QUAL TUDO SE EXPLICA O QUE SOMOS DE ONDE VIEMOS PARA ONDE IREMOS PORQUE SOFREMOS VEM REVELAR A IMORTALIDADE DA ALMA A EXISTÊNCIA DO MUNDO ESPIRITUAL A VIDA CORPÓREA TORNA-SE SIMPLES PASSAGEM BREVE ESTADA PASSA A TER UM REAL SENTIDO (O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO - CAP. II)

OS SOFRIMENTOS E AS DIFICULDADES PASSAM A SER COMPREENDIDOS E ACEITOS COMO INCIDENTES DE

OS SOFRIMENTOS E AS DIFICULDADES PASSAM A SER COMPREENDIDOS E ACEITOS COMO INCIDENTES DE CURTA DURAÇÃO. GERANDO FORÇAS PARA O ENFRENTAMENTO DE TODAS AS SITUAÇÕES AFLIGENTES. ESTÍMULOS PARA A RECUPERAÇÃO DA ALEGRIA DE VIVER. (O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO - CAP. II)

REFLEXÃO RESISTI COM ENERGIA A ESSAS IMPRESSÕES QUE VOS ENFRAQUECEM A VONTADE. DIANTE DAS

REFLEXÃO RESISTI COM ENERGIA A ESSAS IMPRESSÕES QUE VOS ENFRAQUECEM A VONTADE. DIANTE DAS INQUIETAÇÕES E TRIBULAÇÕES DA VIDA, SEDE FORTES E CORAJOSOS, CUMPRINDO RESOLUTOS, AS DIVERSAS OBRIGAÇÕES QUE DEUS VOS CONFIOU. FRANÇOIS GENÉVE (O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO - CAP. V)

CAUSAS DA DEPRESSÃO O PRÓPRIO DEPRESSIVO A DEPRESSÃO TEM A SUA MATRIZ NO ESPÍRITO

CAUSAS DA DEPRESSÃO O PRÓPRIO DEPRESSIVO A DEPRESSÃO TEM A SUA MATRIZ NO ESPÍRITO A CONDIÇÃO ÍNTIMA DO ESPÍRITO É QUE O DETERMINARÁ OU NÃO À DEPRESSÃO. PORQUE TANTOS DEPRESSIVOS NA TERRA ? A MAIORIA ACALENTA IDÉIAS NEGATIVAS PESSIMISMOS MAL-ESTARES - ENFRAQUECEM AS RESISTÊNCIAS MORAIS - DEBILITAM OS VALORES ESPIRITUAIS - DESARTICULAM O EQUILÍBRIO MENTAL DA ALMA PROCEDEM AS REALIZAÇÕES EDIFICANTES E OS PROCESSOS DEGENERATIVOS QUE SE EXTERIORIZAM NO CORPO (“DEPRESSÃO” - ISAÍAS CLARO) ADO LT RESU

IMATURIDADE ESPIRITUAL A MAIORIA DA HUMANIDADE TERRENA VIVE PARA AS NECESSIDADES ORG NICAS E

IMATURIDADE ESPIRITUAL A MAIORIA DA HUMANIDADE TERRENA VIVE PARA AS NECESSIDADES ORG NICAS E MATERIAIS A PESSOA IMATURA ESPIRITUALMENTE DESATENTA AOS ASPECTOS ESPIRITUAIS DA VIDA TORNA-SE SEM VALORES MORAIS E ESPIRITUAIS PARA O ENFRENTAMENTO DAS VICISSITUDES EGOÍSTA (“DEPRESSÃO” - ISAÍAS CLARO) EXIGENTE INGRATA REBELDE

IMATURIDADE ESPIRITUAL A PESSOA IMATURA ESPIRITUALMENTE VIVE DOMINADA PELA INSTABILIDADE EMOCIONAL JÚBILO E TRISTEZA

IMATURIDADE ESPIRITUAL A PESSOA IMATURA ESPIRITUALMENTE VIVE DOMINADA PELA INSTABILIDADE EMOCIONAL JÚBILO E TRISTEZA CONFIANÇA E SUSPEITA AMOR E ANIMOSIDADE CONDUZIRÃO A ENFERMIDADES EMOCIONAIS QUE SÃO SOMATIZADAS REAPARECENDO NA ÁREA ORG NICA COM CARÁTER DESTRUIDOR (“DEPRESSÃO” - ISAÍAS CLARO) DEPRESSÃO

COMPORTAMENTO MATERIALISTA NÃO CRÊ NA VIDA ESPIRITUAL CONSEQÜÊNCIAS - DIRIGE TODOS OS SEUS PENSAMENTOS

COMPORTAMENTO MATERIALISTA NÃO CRÊ NA VIDA ESPIRITUAL CONSEQÜÊNCIAS - DIRIGE TODOS OS SEUS PENSAMENTOS PARA A VIDA TERRESTRE. - OS BENS DA TERRA SÃO OS MAIS PRECIOSOS - MOVIMENTA TODOS OS RECURSOS PARA CONSEGUI-LOS - A PERDA DO MENOR DELES CAUSA IMENSO PESAR POSTURA DIANTE DAS VICISSITUDES UM ENGANO UMA DECEPÇÃO UMA AMBIÇÃO INSATISFEITA UMA INJUSTIÇA ORGULHO OU VAIDADE FERIDOS VERDADEIRA TORTURA QUE INFLIGE A SI MESMO (O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO CAP. II - ITENS 5 A 7)

COMPORTAMENTO MATERIALISTA REFLEXÃO NÃO DEVE A CRIATURA DESCONSIDERAR SEUS DEVERES PERANTE O CORPO, A

COMPORTAMENTO MATERIALISTA REFLEXÃO NÃO DEVE A CRIATURA DESCONSIDERAR SEUS DEVERES PERANTE O CORPO, A FAMÍLIA, O TRABALHO, O ESTUDO E A SOCIEADE. TODAVIA, DESPREZAR OS INTERESSES ESPIRITUAIS E ETERNOS LHE ACARRETARÁ PERTURBAÇÃO ÍNTIMA E DESESTRUTURAÇÃO EMOCIONAL. (“DEPRESSÃO” - ISAÍAS CLARO)

SENTIMENTO DE PERDA É UMA DAS CAUSAS MAIS FREQÜENTES DA DEPRESSÃO TIPOS DE PERDA

SENTIMENTO DE PERDA É UMA DAS CAUSAS MAIS FREQÜENTES DA DEPRESSÃO TIPOS DE PERDA - MORTE DE PESSOA QUERIDA - PERDA : - DA SAÚDE - DE OBJETOS - DE STATUS SOCIAL - DE FILHOS QUE PARTEM - DO EMPREGO - DA JUVENTUDE - DIVÓRCIO - ETC. DEPRESSÃO PELO SENTIMENTO DE PERDA DECORRE DO APEGO (“DEPRESSÃO” - ISAÍAS CLARO)

CAUSAS DO APEGO - SENTIMENTO DE POSSE - FRAGILIDADE HUMANA - DEPENDÊNCIA - INSEGURANÇA

CAUSAS DO APEGO - SENTIMENTO DE POSSE - FRAGILIDADE HUMANA - DEPENDÊNCIA - INSEGURANÇA - MATERIALISMO - MEDOS - DÚVIDAS OU DESCRENÇA DA VIDA ESPIRITUAL - IMORTALIDADE - VINCULAÇÕES ESPIRITUAIS E AFETIVAS - ORGULHO - EGOÍSMO (“DEPRESSÃO” - ISAÍAS CLARO) PERGUNTA DE ALLAN KARDEC AOS ESPÍRITOS DENTRE OS VÍCIOS, QUAL O QUE SE PODE CONSIDERAR RADICAL ? RESPOSTA: O EGOÍSMO - DELE DERIVA TODO O MAL - NELE ESTÁ A VERDADEIRA CHAGA DA SOCIEDADE - NEUTRALIZA TODAS AS OUTRAS QUALIDADES - É INCOMPATÍVEL COM A JUSTIÇA, O AMOR E A CARIDADE ( O LIVRO DOS ESPÍRITOS - CAP. XII - Q. 913 )

CAUSAS DA DEPRESSÃO RESSENTIMENTOS DIFICULDADE DE CONCEDER O PERDÃO CAPACIDADE DE PERDOAR 1º GRUPO

CAUSAS DA DEPRESSÃO RESSENTIMENTOS DIFICULDADE DE CONCEDER O PERDÃO CAPACIDADE DE PERDOAR 1º GRUPO OS QUE NÃO PERDOAM NUNCA 2º GRUPO 3º GRUPO OS QUE NÃO CONSEGUEM PERDOAR NO MOMENTO OS QUE PERDOAM MAIORIA Nº MUITO PEQUENO (“DEPRESSÃO” - ISAÍAS CLARO)

O PORQUÊ DA DIFICULDADE DE PERDOAR O PERDÃO SINCERO É FILHO ESPONT NEO DO

O PORQUÊ DA DIFICULDADE DE PERDOAR O PERDÃO SINCERO É FILHO ESPONT NEO DO AMOR. EMMANUEL PORTANTO O PERDÃO ESTARÁ NA DEPENDÊNCIA DO AMOR. QUEM AINDA NÃO AMA, COMO IRÁ PERDOAR ? E O AMOR ESTARÁ NA DEPENDÊNCIA DO DESENVOLVIMENTO DA MORALIDADE E DA INTELIGÊNCIA. ( O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO - CAP. XI - ITEM 9 )

PERFIL DO RESSENTIDO - PERMITE-SE INFLUENCIAR PELA IGNOR NCIA OU MALDADE ALHEIA. - REVOLTA-SE

PERFIL DO RESSENTIDO - PERMITE-SE INFLUENCIAR PELA IGNOR NCIA OU MALDADE ALHEIA. - REVOLTA-SE CONTRA PESSOAS E SITUAÇÕES QUE NÃO CORRESPONDAM ÀS SUAS EXPECTATIVAS. - TORTURA-SE PELA OCORRÊNCIA INFELIZ. - FIXA O QUADRO NA MENTE REALIMENTANDO A MÁGOA. CONSEQÜÊNCIAS O RESSENTIMENTO COMO FORÇA DESTRUTIVA ACABA AGREDINDO E FERINDO AQUELE QUE DELE SE ALIMENTA. O ÓDIO E O RANCOR ESCRAVIZAM, DEPRIMEM, ENCHEM A ALMA DE FEL E DE SOMBRIA SUSCETIBILIDADE, TORNANDO-A ANSIOSA E INFELIZ. (“DEPRESSÃO” - ISAÍAS CLARO) ( O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO - CAP. X )

SENTIMENTO DE CULPA AS LEIS MORAIS SÃO LEIS DIVINAS QUE REGEM AS RELAÇÕES DA

SENTIMENTO DE CULPA AS LEIS MORAIS SÃO LEIS DIVINAS QUE REGEM AS RELAÇÕES DA CRIATURA COM DEUS CONSIGO MESMA COM SEUS SEMELHANTES ONDE ESTÃO ESCRITAS ? NA CONSCIÊNCIA - A CONSCIÊNCIA É O ÁRBITRO INTERNO QUE CHAMA A NOSSA ATENÇÃO PARA O SUCEDIDO, CONCITANDO-NOS AO ARREPENDIMENTO E À REPARAÇÃO. - A CONSCIÊNCIA REFLETE O NOSSO INTERIOR. (“DEPRESSÃO” - ISAÍAS CLARO) ( O LIVRO DOS ESPÍRITOS - 3ª P. - CAP. I )

ERRO E SENTIMENTO DE CULPA QUANDO ERRAMOS A CONSCIÊNCIA ACUSA. COMEÇAMOS A SOFRER. A

ERRO E SENTIMENTO DE CULPA QUANDO ERRAMOS A CONSCIÊNCIA ACUSA. COMEÇAMOS A SOFRER. A DOR FIXA O APRENDIZADO. PERCEBEMOS QUE O SOFRIMENTO É CONSEQÜÊNCIA DA NOSSA ATITUDE INFELIZ. SURGE O ARREPENDIMENTO. PARA QUE O SOFRIMENTO CESSE É NECESSÁRIO A REPARAÇÃO PELO TRABALHO E MELHORIA ÍNTIMA. MAS SE NOS ENTREGAMOS A AUTOFLAGELAÇÃO AO REMORSO INÚTIL AO SENTIMENTO DE CULPA PERDEMOS O EFEITO EDUCATIVO DO SOFRIMENTO. AGRAVAMOS OS MALES. FACULTAMOS À INSTALAÇÃO DA DEPRESSÃO. (“DEPRESSÃO” - ISAÍAS CLARO)

OBSESSÃO DEFINIÇÃO GENÉRICA É A AÇÃO PERSISTENTE QUE UM ESPÍRITO MAU EXERCE SOBRE UMA

OBSESSÃO DEFINIÇÃO GENÉRICA É A AÇÃO PERSISTENTE QUE UM ESPÍRITO MAU EXERCE SOBRE UMA PESSOA. (O EVANGELHO SEGUNDOO ESPIRITISMO - CAP. XXVIII) COMO ACONTECE AS VIBRAÇÕES DOS NOSSOS PENSAMENTOS, SENTIMENTOS, ASPIRAÇÕES, DEFEITOS, VÍCIOS, ETC. , ATRAEM E PERMITEM A APROXIMAÇÃO DE ESPÍRITOS QUE SINTONIZAM CONOSCO. SINTONIA BASEIA-SE NA SEMELHANÇA DE NÍVEL MORAL. PORTANTO PODEMOS SER INFLUENCIADOS E NOSSA CONDUTA PODE SER MODIFICADA PELAS SUGESTÕES DE ESPÍRITOS BONS OU MAUS. (“DEPRESSÃO” - ISAÍAS CLARO )

AUTO-OBSESSÃO QUANDO O ENCARNADO OU DESENCARNADO ESTACIONA NA FIXAÇÃO MENTAL INFERIOR. A OBSESSÃO PODE

AUTO-OBSESSÃO QUANDO O ENCARNADO OU DESENCARNADO ESTACIONA NA FIXAÇÃO MENTAL INFERIOR. A OBSESSÃO PODE SER : INTENCIONAL OU ATIVA O ESPÍRITO OBSERVA, AGUARDANDO O MOMENTO FAVORÁVEL PARA FAZER O MAL. INCONSCIENTE OU PASSIVA NÃO HÁ INTENÇÃO MALÉFICA. BUSCA COMPANHIA COM A QUAL SENTE-SE CONFORTADO, SE AFINIZA. EFEITOS DA OBSESSÃO - NÃO CONSEGUE FICAR ALEGRE - A VONTADE ENFRAQUECE - PENSAMENTOS DEPRIMENTES - NÃO CONSEGUE LER ASSUNTOS EDIFICANTES - NÃO CONSEGUE ORAR - JULGA-SE VÍTIMA - INSTABILIDADE EMOCIONAL - CHORO - IRRITAÇÃO - RAIVA - ANSIENDADE - APATIA - DEPRESSÃO (“DEPRESSÃO” - ISAÍAS CLARO )

OUTRAS CAUSAS DA DEPRESSÃO PSICO-SOCIAIS INFLUENCIA E É INFLUENCIADO PELO MEIO. PSICO-AFETIVAS FRUSTRAÇÕES NA

OUTRAS CAUSAS DA DEPRESSÃO PSICO-SOCIAIS INFLUENCIA E É INFLUENCIADO PELO MEIO. PSICO-AFETIVAS FRUSTRAÇÕES NA VIDA DOMÉSTICA SOBRECARGA DE PROBLEMAS ENFERMIDADES SÓCIO-ECONÔMICAS DESEMPREGO PRIVAÇÃO DO NECESSÁRIO ENFERMIDADES DOENÇAS GRAVES AMPUTAÇÕES DROGAS CAUSAM DEPENDÊNCIA SENTE-SE VICIADA EMOCIONALMENTE DEBILITADA (“DEPRESSÃO” - ISAÍAS CLARO )

REFLEXÃO “ CADA CRIATURA ENCONTRA-SE EM UM DETERMINADO ESTÁGIO EVOLUTIVO, COM UMA ESCALA DE

REFLEXÃO “ CADA CRIATURA ENCONTRA-SE EM UM DETERMINADO ESTÁGIO EVOLUTIVO, COM UMA ESCALA DE VALORES E COM UMA ESTRUTURA COMPATÍVEIS COM A CONDIÇÃO QUE SE ENCONTRA. DESTE MODO, COMPREENSÍVEL QUE UMA PESSOA SE PERMITA DEPRIMIR POR UMA CIRCUNST NCIA QUE A OUTRA EM NADA AFETARIA. SÓ COM UMA PROFUNDA COMPREENSÃO DAS AFLIÇÕES HUMANAS É QUE O OBSERVADOR CONSEGUIRÁ AUXILIAR COM EFICIÊNCIA, BONDADE E AMOR OS QUE PADECEM DA DEPRESSÃO. ” ( “DEPRESSÃO” - ISAÍAS CLARO )

CONSEQÜÊNCIAS DA DEPRESSÃO EFEITOS DA DEPRESSÃO DEPENDEM GRAU PERSONALIDADE FATORES DESENCADEANTES ( “DEPRESSÃO” -

CONSEQÜÊNCIAS DA DEPRESSÃO EFEITOS DA DEPRESSÃO DEPENDEM GRAU PERSONALIDADE FATORES DESENCADEANTES ( “DEPRESSÃO” - ISAÍAS CLARO ) MOMENTO VIVIDO

NOSSO ORGANISMO POSSUI SISTEMA DE AUTODEFESA OBJETIVA PRESERVÁ-LO OU DEFENDÊ-LO ATAQUES EXTERNOS ATAQUES INTERNOS

NOSSO ORGANISMO POSSUI SISTEMA DE AUTODEFESA OBJETIVA PRESERVÁ-LO OU DEFENDÊ-LO ATAQUES EXTERNOS ATAQUES INTERNOS ( “DEPRESSÃO” - ISAÍAS CLARO )

ESTADO EMOCIONAL INTERFERE SISTEMA DE AUTODEFESA PORTANTO ESPÍRITO ESTANDO ENFERMO FICAM FORÇAS ORG NICAS

ESTADO EMOCIONAL INTERFERE SISTEMA DE AUTODEFESA PORTANTO ESPÍRITO ESTANDO ENFERMO FICAM FORÇAS ORG NICAS VULNERÁVEIS AOS INVASORES MICROBIANOS COMPROMETIMENTO DO SISTEMA IMUNOLÓGICO GERANDO CORPO ENFERMO ( “DEPRESSÃO” - ISAÍAS CLARO )

ENFERMIDADES ORG NICAS DISTÚRBIOS DIGESTIVOS ÚLCERAS DISRITMIA CARDÍACA PROBLEMAS HEPÁTICOS DISFUNÇÕES INTESTINAIS PROFUNDO DESGASTE

ENFERMIDADES ORG NICAS DISTÚRBIOS DIGESTIVOS ÚLCERAS DISRITMIA CARDÍACA PROBLEMAS HEPÁTICOS DISFUNÇÕES INTESTINAIS PROFUNDO DESGASTE ESTADOS DEGENERATIVOS INFECÇÕES ALERGIAS OSCILAÇÃO DA PRESSÃO COMPROMETIMENTO DO METABOLISMO MANIFESTAÇÕES CANCERÍGENAS AGRAVAMENTO DOS PROBLEMAS JÁ EXISTENTES ( “DEPRESSÃO” - ISAÍAS CLARO )

SOMATIZAÇÃO DISTÚRBIOS EMOCIONAIS / ESPIRITUAIS PROJETANDO-SE NO UNIVERSO ORG NICO GERANDO DOENÇAS PSICOSSOMÁTICAS É

SOMATIZAÇÃO DISTÚRBIOS EMOCIONAIS / ESPIRITUAIS PROJETANDO-SE NO UNIVERSO ORG NICO GERANDO DOENÇAS PSICOSSOMÁTICAS É NECESSÁRIO SOCORRER A ALMA, ELIMINANDO A CAUSA E NÃO APENAS CUIDAR DOS EFEITOS. SOMENTE O TRATAMENTO ORG NICO NÃO SERÁ SUFICIENTE. ( “DEPRESSÃO” - ISAÍAS CLARO )

PALAVRAS DE EMMANUEL JÁ NO ATO DA FECUNDAÇÃO O ESPÍRITO PARTICIPA DA ORGANIZAÇÃO DAS

PALAVRAS DE EMMANUEL JÁ NO ATO DA FECUNDAÇÃO O ESPÍRITO PARTICIPA DA ORGANIZAÇÃO DAS CÉLULAS DO CORPO FÍSICO, PLASMANDO-LHE OS REFLEXOS QUE LHE SÃO PRÓPRIOS. AS CHAGAS DA ALMA SE MANIFESTAM ATRAVÉS DO ENVOLTÓRIO HUMANO. HÁ ENFERMIDADES D’ALMA TÃO PERSISTENTES QUE PODEM RECLAMAR VÁRIAS ESTAÇÕES SUCESSIVAS NOS PROCESSOS REGENERADORES. ( “O CONSOLADOR” - EMMANUEL )

FATOR DESTRUTIVO DA MENTE E DA PERSONALIDADE - DESARTICULA O EQUILÍBRIO MENTAL - PROVOCA

FATOR DESTRUTIVO DA MENTE E DA PERSONALIDADE - DESARTICULA O EQUILÍBRIO MENTAL - PROVOCA ANGÚSTIA - DESPERTA FOBIAS - PRODUZ PERTURBAÇÕES DO COMPORTAMENTO - CAUSA COMPROMETIMENTOS AFETIVOS, FAMILIARES, PROFISSIONAIS E SOCIAIS - COMPROMETE A AUTO-ESTIMA - ARRASTA À APATIA - LEVA À AUTOPIEDADE - DESENCADEIA OBSESSÕES - PODE PRODUZIR LOUCURA - OUTROS MALES ( “DEPRESSÃO” - ISAÍAS CLARO )

SUICÍDIO CONSEQÜÊNCIA MAIS TERRÍVEL DA DEPRESSÃO PODE SER DIRETO OU CONSCIENTE É AQUELE EM

SUICÍDIO CONSEQÜÊNCIA MAIS TERRÍVEL DA DEPRESSÃO PODE SER DIRETO OU CONSCIENTE É AQUELE EM QUE A PESSOA DECIDE POR ELIMINAR A PRÓPRIA VIDA (AUTO-AGRESSÃO) NÃO CRÊ QUE HAJA SAÍDA PARA O SEU PROBLEMA. ACREDITA QUE ELIMINANDO A VIDA ORG NICA ESTARÁ LIVRANDO-SE DA DOR. INDIRETO OU INCONSCIENTE A MORTE NÃO É BUSCADA DELIBERADAMENTE. ENTREGA-SE AO DESALENTO. NEGA-SE A VIVER. (DEPRESSÃO ) CONSUMIDAS AS FORÇAS FÍSICAS E PSÍQUICAS O CORPO NÃO PERMITE QUE A ALMA NELE SE MANTENHA, EXPULSANDO-A. ( “DEPRESSÃO” - ISAÍAS CLARO )

REFLEXÃO SUICÍDIO, TERRÍVEL E LAMENTÁVEL ENGANO, REVESTIDO DE PROFUNDA DECEPÇÃO DIANTE DA VIDA QUE

REFLEXÃO SUICÍDIO, TERRÍVEL E LAMENTÁVEL ENGANO, REVESTIDO DE PROFUNDA DECEPÇÃO DIANTE DA VIDA QUE NÃO SE EXTINGUE COM A MORTE DO CORPO FÍSICO. O SUICIDA NÃO SE LIVRA DOS SOFRIMENTOS, MAS AGRAVA-OS, VENDO-SE NUMA SITUAÇÃO MUITO MAIS DOLOROSA NO PLANO ESPIRITUAL E NAS FUTURAS REENCARNAÇÕES. DE TODOS OS DESVIOS DA VIDA HUMANA O SUICÍDIO É O MAIOR DELES PELA CARACTERÍSTICA DE FALSO HEROÍSMO, DE NEGAÇÃO DA LEI DO AMOR E DE SUPREMA REBELDIA À VONTADE DE DEUS, CUJA JUSTIÇA NUNCA SE FEZ SEM A LUZ DA MISERICÓRDIA. EMMANUEL ( “O CONSOLADOR” )

TORNE-SE MADURO EMOCIONALMENTE MEDITE SOBRE A REENCARNAÇÃO ENTENDERÁ AS DESIGUALDADES E COMPREENDERÁ MELHOR A

TORNE-SE MADURO EMOCIONALMENTE MEDITE SOBRE A REENCARNAÇÃO ENTENDERÁ AS DESIGUALDADES E COMPREENDERÁ MELHOR A VIDA E A JUSTIÇA DIVINA OBSERVE SUA CONDUTA DIANTE DA VIDA ESPIRITUALIZADA OU MATERIALISTA DESENVOLVA O GOSTO PELA BOA LEITURA MUITO AUXILIARÁ NO AUTOCONHECIMENTO E NA LIBERTAÇÃO DIANTE DAS VICISSITUDES - EVITE ATURDIR-SE - EXAMINE-AS COM SERENIDADE - BUSQUE POSSÍVEIS SOLUÇÕES AFLIÇÃO PELA AFLIÇÃO, NÃO RESOLVERÁ PROBLEMA ALGUM ( DEPRESSÃO - ISAÍAS CLARO )

ESPIRITUALIZE-SE NECESS. MATERIAIS NECESS. ESPIRITUAIS DO CORPO DA ALMA SE A VIDA ESTÁ CENTRADA

ESPIRITUALIZE-SE NECESS. MATERIAIS NECESS. ESPIRITUAIS DO CORPO DA ALMA SE A VIDA ESTÁ CENTRADA NAS NECESSIDADES MATERIAIS EM DETRIMENTO DAS ESPIRITUAIS HAVERÁ DESNIVELAMENTO - A ALMA ESTARÁ DESATENDIDA NAS SUAS NECESSIDADES BÁSICAS. - PODERÃO OCORRER PERTURBAÇÕES ESPIRITUAIS ALERTA ! VOCÊ NÃO PODE DEIXAR DE ATENDER ÀS SUAS NECESSIDADES MATERIAIS, MAS ISTO NÃO PODE CONSTITUIR IMPEDIMENTO NA BUSCA DA SUA ESPIRITUALIZAÇÃO. ( DEPRESSÃO - ISAÍAS CLARO )

DESAPEGUE-SE EXCESSIVO APEGO DESAPEGO PODE LEVAR TRARÁ À DEPRESSÃO PELO SENTIMENTO DE PERDA -

DESAPEGUE-SE EXCESSIVO APEGO DESAPEGO PODE LEVAR TRARÁ À DEPRESSÃO PELO SENTIMENTO DE PERDA - MENOS SENTIMENTO DE POSSE - MENOS ABATIMENTO DIANTE DE UMA PERDA - MAIS ATENÇÃO AOS BENS ESPIRITUAIS COMO VENCER - REFLITA SEMPRE NA TRANSITORIEDADE DA POSSE DOS BENS MATERIAIS. - BUSQUE OS VALORES ESPIRITUAIS, OS ÚNICOS QUE NOS ACOMPANHARÃO SEMPRE. - ALIMENTE A CERTEZA DA VIDA APÓS A MORTE FARÁ ATENUAR OU DESAPARECER O SENTIMENTO DE PERDA. ( DEPRESSÃO - ISAÍAS CLARO )

PERDOE SEMPRE COMO ELIMINAR A MÁGOA 1º CONSCIENTIZE-SE A MÁGOA ENVENENA, AUTODESTRÓI O PERDÃO

PERDOE SEMPRE COMO ELIMINAR A MÁGOA 1º CONSCIENTIZE-SE A MÁGOA ENVENENA, AUTODESTRÓI O PERDÃO TRAZ IMENSOS BENEFÍCIOS O AGRESSOR SE TORNA UM DEVEDOR DIANTE DAS LEIS DA VIDA 2º ESFORCE-SE - NÃO PERMITA QUE A MÁGOA SE ALOJE NA SUA CASA MENTAL. - TRABALHE SUA MENTE NO SENTIDO DE FIXAR O LADO MELHOR DO AGRESSOR - NÃO AJA COMO JUIZ EM CAUSA PRÓPRIA 3º LIBERTE-SE DO DESGASTE QUE A MÁGOA PROVOCA. FAÇA ISTO POR AMOR E RESPEITO A SI MESMO, A DEUS E A VIDA. . . ( DEPRESSÃO - ISAÍAS CLARO )

PERDOE-SE E RECOMECE LEMBRE-SE REMOER ACONTECIMENTO INFELIZ, NÃO AJUDA. FIXAR-SE NO REMORSO ESTÉRIL, NÃO

PERDOE-SE E RECOMECE LEMBRE-SE REMOER ACONTECIMENTO INFELIZ, NÃO AJUDA. FIXAR-SE NO REMORSO ESTÉRIL, NÃO APROVEITA. ESTACIONAR NA CULPA, NADA ACRESCENTA. JOANNA DE NGELIS RECOMECE - RETIRE LIÇÕES PRECIOSAS DOS ERROS COMETIDOS. - SUPERE A CULPA E INSISTA NA CONDUTA CORRETA. - RECOMPENSE A ATITUDE INFELIZ COM A REALIZAÇÃO DE ATITUDES FELIZES. - ORE, PEDINDO FORÇAS PARA REERGUER-SE E RECOMEÇAR. - LEVANTE-SE QUANTAS VEZES FOREM NECESSÁRIAS. - SEJA OTIMISTA E AVANCE PARA A FRENTE E PARA O ALTO. ( DEPRESSÃO - ISAÍAS CLARO )

LIBERTE-SE DA OBSESSÃO O PENSAMENTO SE IRRADIA E BUSCA ONDAS MENTAIS EQUIVALENTES, AFINIZANDO-SE E

LIBERTE-SE DA OBSESSÃO O PENSAMENTO SE IRRADIA E BUSCA ONDAS MENTAIS EQUIVALENTES, AFINIZANDO-SE E SINTONIZANDO-SE COM ELAS, INFLUENCIANDO-AS E SENDO POR ELAS INFLUENCIADO. CUIDANDO DA MENTE - PENSE SEMPRE NO QUE É BOM. - PERCEBENDO QUE PENSAMENTOS NEGATIVOS O ESTÃO ASSEDIANDO, PROCURE INTERROMPER ESSE FLUXO. LIBERTANDO-SE TRABALHE POR SUA MELHORIA ÍNTIMA, AFASTANDO DE SI A CAUSA QUE ATRAI O MAU ESPÍRITO. ( DEPRESSÃO - ISAÍAS CLARO O EVANG. SEG. ESP. - CAP. XXVIII )

REFLEXÃO “SE TODOS OS FATORES NEGATIVOS PODEM CONCORRER PARA A DEPRESSÃO, TODAS AS ATITUDES

REFLEXÃO “SE TODOS OS FATORES NEGATIVOS PODEM CONCORRER PARA A DEPRESSÃO, TODAS AS ATITUDES POSITIVAS PODEM CONCORRER PARA A PREVENÇÃO OU CURA. ” P. 909 - PODERIA O HOMEM SEMPRE VENCER SUAS MÁS TENDÊNCIAS PELOS SEUS ESFORÇOS ? R. - SIM, E ALGUMAS VEZES, POR FRACOS ESFORÇOS. É A VONTADE QUE LHE FALTA. AH! QUÃO POUCOS DENTRE VÓS FAZEM ESFORÇOS ! (DEPRESSÃO - ISAÍAS CLARO O LIVRO DOS ESPÍRITOS - 3ª P. - CAP. XII)

TRATAMENTO DA DEPRESSÃO HIGIENIZE-SE MENTALMENTE - PENSAMENTO É ENERGIA PODEROSA E ATUANTE. EMMANUEL -

TRATAMENTO DA DEPRESSÃO HIGIENIZE-SE MENTALMENTE - PENSAMENTO É ENERGIA PODEROSA E ATUANTE. EMMANUEL - PENSAMENTOS CORRETOS SÃO A BASE DA SAÚDE INTEGRAL. - PENSAMENTOS NEGATIVOS TERMINAM POR MINAR AS RESISTÊNCIAS ESPIRITUAIS E FISIOLÓGICAS. POLARIZE O PENSAMENTO COMO ? - OPTE PELOS ASPECTOS POSITIVOS DAS SITUAÇÕES E PESSOAS - TREINE NOVAS MANEIRAS DE PENSAR TROQUE O PENSAMENTO NEGATIVO PELO POSITIVO. ATENÇÃO ! VOCÊ É O QUE SE FEZ ATRAVÉS DO PENSAMENTO E SERÁ, A PARTIR DE AGORA, O QUE VIER A PENSAR INSISTENTEMENTE. ( DEPRESSÃO - ISAÍAS CLARO )

TRABALHE - TRABALHO É TODA OCUPAÇÃO ÚTIL. - É LEI DA NATUREZA LEI DIVINA.

TRABALHE - TRABALHO É TODA OCUPAÇÃO ÚTIL. - É LEI DA NATUREZA LEI DIVINA. - É UMA NECESSIDADE. - É FONTE DE EQUILÍBRIO. (ALLAN KARDEC - O LIVRO DOS ESPÍR. ) - TRABALHE TAMBÉM COM DESINTERESSE, PELA ALEGRIA DE SER ÚTIL. - A OCIOSIDADE COMO FORMA DE VIVER PRODUZ GRANDES PREJUÍZOS MORAIS. E TRANSPIRE - MOVIMENTE-SE - FAÇA CAMINHADAS - BUSQUE CONTATO COM A NATUREZA A SUORTERAPIA É TAMBÉM EXCELENTE TÉCNICA DE CURA DA DEPRESSÃO. ( DEPRESSÃO - ISAÍAS CLARO )

COMPREENDA E TRABALHE A DOR - A DOR NÃO REPRESENTA DESGRAÇA PARA A ALMA.

COMPREENDA E TRABALHE A DOR - A DOR NÃO REPRESENTA DESGRAÇA PARA A ALMA. - É AUXÍLIO PODEROSO PARA A NOSSA REDENÇÃO. - É ELEMENTO AMIGO E INDISPENSÁVEL NO RESGATE DAS NOSSAS DÍVIDAS. - PROMOVE AQUISIÇÃO DE VALORES MORAIS E ELEVAÇÃO ESPIRITUAL. RECOMENDAÇÕES DO EVANGELHO POSTURA DIANTE DA DOR “NÃO VOS AFLIJAIS QUANDO SOFRERDES. . . ” SIGNIFICA - MANTER A DOR EM SUA REAL DIMENSÃO. - NÃO AMPLIÁ-LA COM O DESESPERO, IMPACIÊNCIA, REVOLTA. - NÃO ADICIONAR SOFRIMENTO AO SOFRIMENTO. ( DEPRESSÃO - ISAÍAS CLARO O EVANGELHO SEG. O ESP. - CAP. V )

“BEM-AVENTURADOS OS AFLITOS. . . ” SIGNIFICA BEM-AVENTURADOS OS QUE TÊM OCASIÃO DE PROVAR

“BEM-AVENTURADOS OS AFLITOS. . . ” SIGNIFICA BEM-AVENTURADOS OS QUE TÊM OCASIÃO DE PROVAR A SUA FÉ A SUA FIRMEZA A SUA PERSEVERANÇA A SUBMISSÃO A DEUS PORQUE TERÃO CENTUPLICADA A ALEGRIA QUE LHES FALTA NA TERRA. DIANTE DAS TRIBULAÇÕES E DOS SOFRIMENTOS, SEDE FORTES E CORAJOSOS PARA OS SUPORTAR. AFRONTAI-OS RESOLUTOS ! TENDES FÉ EM DEUS ! ( DEPRESSÃO - ISAÍAS CLARO O EVANGELHO SEG. O ESP. - CAP. V )

CONFIE EM DEUS OS QUE CRÊEM - ENCONTRAM DEUS EM SI MESMOS, BENEFICIANDO-SE. -

CONFIE EM DEUS OS QUE CRÊEM - ENCONTRAM DEUS EM SI MESMOS, BENEFICIANDO-SE. - ENCONTRAM FORÇAS PARA VENCER A SI PRÓPRIOS E AS DIFICULDADES. OS QUE NÃO CRÊEM - NÃO EXTRAEM OS BENEFÍCIOS POSSÍVEIS. - SEM FORÇAS E SEM INSPIRAÇÃO SUPERIOR SUCUMBEM DIANTE DAS ADVERSIDADES. - ENTREGAM-SE ÀS COGITAÇÕES DE ORDEM INFERIOR - ESCRAVIZAM-SE AOS OBJETIVOS PURAMENTE MATERIAIS. - ENTRAM MAIS FACILMENTE EM DEPRESSÃO. MANTENHA O PENSAMENTO LIGADO A DEUS. SINTA-O EM SEU CORAÇÃO, DEIXANDO QUE ELE ABENÇOE E REFRIGERE SUA ALMA, SEGUINDO AVANTE SEMPRE ! ( DEPRESSÃO - ISAÍAS CLARO )

ORE FERVOROSAMENTE A ORAÇÃO QUANDO DITA COM O CORAÇÃO CONFORTA REANIMA BENEFÍCIOS DA PRECE

ORE FERVOROSAMENTE A ORAÇÃO QUANDO DITA COM O CORAÇÃO CONFORTA REANIMA BENEFÍCIOS DA PRECE - ENTRAMOS EM CONTATO COM DEUS, COM JESUS E COM OS BONS ESPÍRITOS, NOS BENEFICIANDO. - ESTIMULA AS POTENCIALIDADES - PREDISPÕE AO CRESCIMENTO INTERIOR - ATRAI A ASSISTÊNCIA DOS BONS ESPÍRITOS - DIMINUI OU FAZ CESSAR O SOFRIMENTO ORE SEMPRE, VENCENDO TODAS AS AFLIÇÕES. ( DEPRESSÃO - ISAÍAS CLARO )

CONTRIBUIÇÃO DO ESPIRITISMO COMPROVANDO A IMORTALIDADE DA ALMA A EXISTÊNCIA DA VIDA ESPIRITUAL A

CONTRIBUIÇÃO DO ESPIRITISMO COMPROVANDO A IMORTALIDADE DA ALMA A EXISTÊNCIA DA VIDA ESPIRITUAL A LEI DE CAUSA E EFEITO ADQUIRE-SE VERDADEIRA COMPREENSÃO DA VIDA ACEITAÇÃO DO SOFRIMENTO ESTRUTURA PARA O ENFRENTAMENTO DAS DIFICULDADES RESISTÊNCIA PARA VENCER A DEPRESSÃO ( DEPRESSÃO - ISAÍAS CLARO )

NO CENTRO ESPÍRITA RECEBERÁ AUXILIA : PASSE NA RECONQUISTA DA SAÚDE NO REEQUILÍBRIO DAS

NO CENTRO ESPÍRITA RECEBERÁ AUXILIA : PASSE NA RECONQUISTA DA SAÚDE NO REEQUILÍBRIO DAS EMOÇÕES ÁGUA FLUIDIFICADA CONTRIBUI PARA A RECONQUISTA DA SAÚDE INTEGRAL DESOBSESSÃO FINALIDADE DE INTERROMPER O INTERC MBIO MENTAL ENTRE OBSEDADO E OBSESSORES ORAÇÃO AUXILIARÁ A HAURIR FORÇAS, INSPIRAÇÕES E CONFIANÇA ENSINAMENTOS PROMOVEM RENOVADAS POSSIBILIDADES DE CRESCIMENTO ÍNTIMO ( DEPRESSÃO - ISAÍAS CLARO )

REFLEXÃO O AMOR É MEDICAÇÃO EM NOSSAS FERIDAS MORAIS E EMOCIONAIS. AMANDO-NOS E AMANDO

REFLEXÃO O AMOR É MEDICAÇÃO EM NOSSAS FERIDAS MORAIS E EMOCIONAIS. AMANDO-NOS E AMANDO AO PRÓXIMO, SUPERAREMOS TODAS AS AFLIÇÕES E EQUÍVOCOS. NÃO NOS FECHEMOS EM NÓS MESMOS. VAMOS AO ENCONTRO DAS DORES MAIORES QUE AS NOSSAS, QUE PERMANECEM AGUARDANDO ALGUMA CONTRIBUIÇÃO. O BEM AO PRÓXIMO É BEM PARA NÓS MESMOS. SUBSTITUAMOS OS PENSAMENTOS DEPRESSIVOSPELO SENTIMENTO DA CARIDADE. ( DEPRESSÃO - ISAÍAS CLARO )

O cérebro do alcoólatra apresenta-se enrugado. 25 anos de abuso de álcool

O cérebro do alcoólatra apresenta-se enrugado. 25 anos de abuso de álcool

O cérebro do viciado em heroína mostra áreas enormes de diminuição de atividade geral.

O cérebro do viciado em heroína mostra áreas enormes de diminuição de atividade geral. 20 anos de Heroína

O cérebro do viciado em cocaína mostra pequenos buracos múltiplos por todo o córtex

O cérebro do viciado em cocaína mostra pequenos buracos múltiplos por todo o córtex cerebral. 2 anos de cocaína

O cérebro do usuário de maconha apresenta áreas comidas, especialmente na região do lobo

O cérebro do usuário de maconha apresenta áreas comidas, especialmente na região do lobo temporal, o lugar da linguagem e do aprendizado. 12 anos de maconha (marijuana)

A depressão é considerada, por muitos pacientes e pelos leigos em geral, como conseqüência

A depressão é considerada, por muitos pacientes e pelos leigos em geral, como conseqüência de defeito de caráter ou falta de força de vontade.

TÍTULO DA PALESTRA o ã s s e r p e D e o

TÍTULO DA PALESTRA o ã s s e r p e D e o m s i t i r i p Es (Org. por Sérgio Biagi Gregório)

Depressão e Espiritismo Introdução O que é depressão? Há diferença entre depressão normal (“estar

Depressão e Espiritismo Introdução O que é depressão? Há diferença entre depressão normal (“estar para baixo”) daquela defendida pela psiquiatria? Que subsídios podemos extrair do Espiritismo?

Depressão e Espiritismo Conceito Depressão é o estado de abatimento psíquico e físico. Quando

Depressão e Espiritismo Conceito Depressão é o estado de abatimento psíquico e físico. Quando se trata do primeiro temos a “depressão nervosa”. É normal que as pessoas tenham períodos de depressão nervosa, mas quando ela é muito acentuada ou quando tende a se manter por períodos muito longos, pode-se tratar de uma perturbação mental. (Edipe) Na psiquiatria, podemos definir a depressão como o resultado de certas forças biológicas e sociais que de maneira complexa exercem funções depressivas sobre o sistema nervoso do indivíduo. A atividade depressiva, por sua vez, altera o comportamento, os sentimentos e os pensamentos do indivíduo e é este conjunto de disfunções que constituem a enfermidade depressiva. (Cammer, 1978, p. 5)

Depressão e Espiritismo Considerações Iniciais Na Bíblia, há diversos relatos sobre os padecimentos dos

Depressão e Espiritismo Considerações Iniciais Na Bíblia, há diversos relatos sobre os padecimentos dos atingidos pelo Bíblia infortúnio, principalmente dos seres humanos que perderam a fé em Deus, e com isso a esperança no futuro. Hipócrates, o pai da medicina, no século IV a. C. , estabeleceu os quatro temperamentos do ser humano – fleumático, sanguíneo, colérico e melancólico. O temperamento melancólico referia-se à depressão. Na Idade Média, a depressão esteve associada à força mística de alguma entidade misteriosa. Daí reforçar-se a crença de que não é uma doença, mas influência dos espíritos maus, dos demônios. Apenas no final do século XVIII se iniciaram estudos sobre a matéria em instituições recém-fundadas e, os hospitais especializados desvendaram a natureza médica das perturbações mentais.

Depressão e Espiritismo Variedades e Estatísticas sobre a Depressão • Tipos mais Comuns de

Depressão e Espiritismo Variedades e Estatísticas sobre a Depressão • Tipos mais Comuns de Depressão A depressão endógena (depressão cíclica, psicose maníacodepressão endógena depressiva). A depressão das doenças orgânicas (hepatite, câncer, enfarte, depressão das doenças orgânicas Parkinson). A depressão traumática (acidentes automobilísticos, acidentes de depressão traumática trabalho). Os lutos patológicos A decepção amorosa A derrocada dos dirigentes A depressão decorrente de um parto ou aborto. Depressões crônicas (neurastenia, psicastenia). Depressões crônicas

Depressão e Espiritismo Variedades e Estatísticas sobre a Depressão • Dados sobre Afetação e

Depressão e Espiritismo Variedades e Estatísticas sobre a Depressão • Dados sobre Afetação e Tratamento Depressão afeta 15 a 20% das mulheres e 5 a 10% dos homens. Mulheres são 2 vezes mais afetadas que os homens. Aproximadamente 2/3 (dois terços) das pessoas com depressão não fazem tratamento. Dos pacientes que procuram o clínico geral, apenas 50% são diagnosticados corretamente. A maioria dos pacientes deprimidos que não são tratados irão tentar suicídio pelo menos uma vez. 17% deles conseguem se matar. Com o tratamento correto, 70 a 90% dos pacientes se recuperam da depressão. (1)

Depressão e Espiritismo Variedades e Estatísticas sobre a Depressão • Números Globais e OMS

Depressão e Espiritismo Variedades e Estatísticas sobre a Depressão • Números Globais e OMS Recentemente, a Estima-se que nos países ocidentais (como os Estados Unidos), 6% da população sofrem de depressão. (nos EUA isso representa cerca de 17 milhões de pessoas). Há previsão de que, em algum momento, uma em cada cinco uma cinco pessoas venha a ter depressão. Atualmente 10% da população mundial sofrem do mal. Em dez anos, acreditase que esse número será de 20%. Organização Mundial da Saúde classificou a depressão como uma das doenças que mais causam incapacidade. É a 4. ª numa lista de 5. Até 2020 terá ocupado o 2. º posto.

Depressão e Espiritismo Depressão e Psiquiatria • Causa da Depressão A verdadeira causa da

Depressão e Espiritismo Depressão e Psiquiatria • Causa da Depressão A verdadeira causa da depressão permanece desconhecida. A explicação mais aceite é o desequilíbrio bioquímico dos neurônios responsáveis pelo controle do estado de humor. Esta afirmação baseia-se na comprovada eficácia dos antidepressivos. O fato de ser um desequilíbrio bioquímico não exclui tratamentos não farmacológicos.

Depressão e Espiritismo Depressão e Psiquiatria • A Depressão (Doença) Atinge Qualquer Um Sermos

Depressão e Espiritismo Depressão e Psiquiatria • A Depressão (Doença) Atinge Qualquer Um Sermos inteligentes, termos uma profissão rentável e estarmos bem estabelecidos não nos livra da depressão. Ela surge quando menos a esperamos. Sugerir passeios, idas ao cinema e conversação com amigos ao depressivo pode parecer lógico, mas é possível que estejamos mais desajudando do que ajudando. Como é uma doença, todas essas sugestões não conseguem tirar-lhe o sentimento de tristeza e de melancolia que nele se incrustou.

Depressão e Espiritismo Depressão e Psiquiatria • O Luto e a Melancolia em Freud

Depressão e Espiritismo Depressão e Psiquiatria • O Luto e a Melancolia em Freud “Luto e Melancolia” é um texto de 1917, em que Freud, juntamente com outros artigos sobre metapsicologia, objetiva elaborar uma teoria sobre a melancolia, partindo de questionamentos sobre o luto. Queria saber o que é normal e o que é patológico na relação entre esses dois termos. Para Freud, aquele que não consegue administrar a perda de algo, principalmente a de um ente querido, acaba se fossilizando e caindo em depressão.

Depressão e Espiritismo • Passe e Evangelho Curam a Depressão? A depressão é uma

Depressão e Espiritismo • Passe e Evangelho Curam a Depressão? A depressão é uma doença e, como tal, deve ser tratada por especialistas que, no caso, é o psiquiatra. Os passes e as palestras evangélicas auxiliam sobremaneira. Observe, por exemplo, a frase cunhada nas papeletas de passes: “A Assistência Espiritual não dispensa o tratamento médico. No livro O Evangelho Segundo o Espiritismo encontrará a solução para muitos dos seus problemas”. O tratamento médico deve estar em primeiro lugar. Os passes e as palestras são palestras complementos. Inverter essa ordem pode trazer graves incômodos ao sujeito com depressão.

Depressão e Espiritismo • Cérebros Intoxicados O Espírito André Luiz, em “No Mundo Maior”,

Depressão e Espiritismo • Cérebros Intoxicados O Espírito André Luiz, em “No Mundo Maior”, oferece-nos subsídios para compreendermos o cérebro intoxicado. É caso do sujeito que assassinou o padrasto, roubou-lhe certa quantia de dinheiro, mas não deixou pista alguma à justiça. “Conseguiu ludibriar os homens, mas não pode iludir a si mesmo”. O padrasto, já no mundo espiritual, concentrando a mente na ideia de vingança, passou a segui-lo ininterruptamente. Daí em diante não teve mais sossego, por mais que trabalhasse e cuidasse dos seus familiares. (Xavier, 1977, cap. 4)

Depressão e Espiritismo • Nostalgia e Depressão O Espírito Joana de ngelis, na mensagem

Depressão e Espiritismo • Nostalgia e Depressão O Espírito Joana de ngelis, na mensagem “Nostalgia e Depressão”, esclarece-nos que as infelicidades cultivadas tornam-se estados patológicos mais profundos de nostalgia, que induzem à depressão. Diz-nos: “Vitimado pela insegurança e pelo arrependimento, torna-se joguete da nostalgia e da depressão, perdendo a liberdade de movimentos, de ação e de aspiração, face ao estado sombrio em que se homizia. A nostalgia reflete evocações inconscientes, que parecem haver sido ricas de momentos felizes, que não mais se experimentam. Pode proceder de existências transatas do Espírito, que ora as recapitula nos recônditos profundos do ser, lamentando, sem dar-se conta, não mais as fruir; ou de ocorrências da atual”. (2)

Depressão e Espiritismo Conclusão Em vista da gravidade da depressão, que é o desarranjo

Depressão e Espiritismo Conclusão Em vista da gravidade da depressão, que é o desarranjo do nosso estado mental, saibamos cultivar pensamentos de paz, alegria e bom ânimo, alicerçados nas prédicas trazidas por Jesus.

Depressão e Espiritismo Bibliografia Consultada CAMMER, Dr. Leonardo. Saindo da Depressão. Tradução de Pedro

Depressão e Espiritismo Bibliografia Consultada CAMMER, Dr. Leonardo. Saindo da Depressão. Tradução de Pedro Ernesto Correa Ventura. São Paulo, Rio: Difec, 1978. EDIPE - ENCICLOPÉDIA DIDÁTICA DE INFORMAÇÃO E PESQUISA EDUCACIONAL. 3. ed. São Paulo: Iracema, 1987. XAVIER, F. C. No Mundo Maior, pelo Espírito André Luiz. 7. ed. Rio de Janeiro: FEB, 1977. (1) http: //www. scribd. com/doc/2515131/Depressao (em 30/08/2010) (2) http: //www. oespiritismo. com. br/mensagens/ver. php? id 1=402 (em 30/08/2010) Texto em HTML http: //www. sergiobiagigregorio. com. br/palestra/depressao-e-espiritismo. htm