DEPENDNCIA QUMICA Drogas e Famlia Um Olhar Pratico

  • Slides: 60
Download presentation
DEPENDÊNCIA QUÍMICA Drogas e Família Um Olhar Pratico Sobre Descoberta e Tratamento

DEPENDÊNCIA QUÍMICA Drogas e Família Um Olhar Pratico Sobre Descoberta e Tratamento

DROGAS Uma Guerra Perdida?

DROGAS Uma Guerra Perdida?

Eu como Espírita convicto não vejo alternativa mais viável a nível de conhecimento se

Eu como Espírita convicto não vejo alternativa mais viável a nível de conhecimento se você não tiver estudado sobre o que os Espíritos nos informam sobre as drogas, bem como sermos diferentes das demais pessoas.

Explico a seguir. . .

Explico a seguir. . .

UM PONTO IMPORTANTE, QUE TODO ESPÍRITA PRECISA SABER SOBRE A DEPENDÊNCIA QUÍMICA.

UM PONTO IMPORTANTE, QUE TODO ESPÍRITA PRECISA SABER SOBRE A DEPENDÊNCIA QUÍMICA.

Desde 1998, a Organização Mundial da Saúde (OMS) incluiu o bem-estar espiritual como uma

Desde 1998, a Organização Mundial da Saúde (OMS) incluiu o bem-estar espiritual como uma das definições de saúde, ao lado do aspecto físico, mental e social. Antes, a OMS definia saúde como o estado de completo bem-estar biológico, psicológico e social do indivíduo e desconsiderava o bem estar espiritual, isto é, o sofrimento da alma; tinha, portanto, uma visão reducionista, organicista da natureza humana, não a vendo em sua totalidade: Mente, Corpo e Espírito. Mas, após a data mencionada acima, ela passou a definir saúde como o estado de completo bem-estar do ser humano integral: biológico, psicológico e espiritual.

Desta forma, a obsessão espiritual oficialmente passou a ser conhecida na Medicina como possessão

Desta forma, a obsessão espiritual oficialmente passou a ser conhecida na Medicina como possessão e estado de transe, que é um item do CID - Código Internacional de Doenças - que permite o diagnóstico da interferência espiritual Obsessora. O CID 10, item F. 44. 3 - Define estado de transe e possessão como a perda transitória da identidade com manutenção de consciência do meio-ambiente, fazendo a distinção entre os normais, ou seja, os que acontecem por incorporação ou atuação dos espíritos, dos que são patológicos, provocados por doença.

A obsessão espiritual como doença da alma, já é reconhecida pela Medicina. Na prática,

A obsessão espiritual como doença da alma, já é reconhecida pela Medicina. Na prática, embora o Código Internacional de Doenças (CID) seja conhecido no mundo todo, lamentavelmente o que se percebe ainda é que boa partes dos médicos continuam a rotularem todas as pessoas que dizem ouvir vozes ou ver espíritos como psicóticas e os tratam com medicamentos pesados pelo resto de suas vidas.

459. Os Espíritos influem sobre nossos sentimentos e nossas ações? “A este respeito sua

459. Os Espíritos influem sobre nossos sentimentos e nossas ações? “A este respeito sua influência é maior do que credes porque, frequentemente, são eles que vos dirigem. ” (Allan Kardec – Livro dos Espíritos)

VAMOS ENTÃO A DEFINIÇÃO DA DEPENDÊNCIA QUIMÍCA

VAMOS ENTÃO A DEFINIÇÃO DA DEPENDÊNCIA QUIMÍCA

Conceito de Dependência Química É uma doença crônica bio, psico, social e ESPIRITUAL resultante

Conceito de Dependência Química É uma doença crônica bio, psico, social e ESPIRITUAL resultante da interação com substâncias psicoativas que inclui a compulsão repetitiva e intensa de consumo com a finalidade de experimentar efeitos psíquicos e físicos ou evitar o desconforto que sua falta ocasiona. É uma doença progressiva, incurável e fatal. Não existe nenhum remédio que cura. Única forma de sair do problema é parar de USAR.

O que pretendemos Trabalhar hoje aqui?

O que pretendemos Trabalhar hoje aqui?

Que aprendamos a ser Diferentes. . .

Que aprendamos a ser Diferentes. . .

“As drogas constituem, na atualidade, um dos mais graves problemas de saúde mental e

“As drogas constituem, na atualidade, um dos mais graves problemas de saúde mental e orgânica. . . ” (Joanna de ngelis – Divaldo P. Franco – Conflitos Existenciais)

“Atuam diminuindo as inibições e produzindo manifestações das emoções, antes freadas, e que se

“Atuam diminuindo as inibições e produzindo manifestações das emoções, antes freadas, e que se apresentam excitadas e dominantes. . . ” (Joanna de ngelis – Divaldo P. Franco – Conflitos Existenciais)

“Na psicogênese (Estudo das causas psíquicas) das drogas encontra-se o Espírito aturdido, às vezes

“Na psicogênese (Estudo das causas psíquicas) das drogas encontra-se o Espírito aturdido, às vezes revoltado, que trás do passado uma alta carga de frustrações e rebeldia. . . ” (Joanna de ngelis – Divaldo P. Franco – Conflitos Existenciais)

“Sem dúvidas, os conflitos do lar contribuem (não é o determinante) e estes indivíduos

“Sem dúvidas, os conflitos do lar contribuem (não é o determinante) e estes indivíduos encontram nas drogas um estimulante para alcançar níveis superiores de comunicação e realização. . . ” (Joanna de ngelis – Divaldo P. Franco – Conflitos Existenciais)

“De início, uma pequena dose é suficiente para gerar estímulos agradáveis. . . A

“De início, uma pequena dose é suficiente para gerar estímulos agradáveis. . . A dependência grave, ao ser percebida já exige terapia cuidadosa e prolongada. . . ” (Joanna de ngelis – Divaldo P. Franco – Conflitos Existenciais)

“O alcoolismo instala-se em razão da substância fazer parte do jogo social, dos relacionamentos

“O alcoolismo instala-se em razão da substância fazer parte do jogo social, dos relacionamentos que primam pela futilidade, pelas aparências. . . ” (Joanna de ngelis – Divaldo P. Franco – Conflitos Existenciais)

“A educação sem dúvidas, desde a infância, é o recurso terapêutico mais valioso. .

“A educação sem dúvidas, desde a infância, é o recurso terapêutico mais valioso. . . ” (Joanna de ngelis – Divaldo P. Franco – Conflitos Existenciais)

“Estabelecida a dependência, tendo-se em vista sua gravidade, (estado avançado) o internamento hospitalar para

“Estabelecida a dependência, tendo-se em vista sua gravidade, (estado avançado) o internamento hospitalar para desintoxicação torna-se indispensável. . . Como fator primordial, o interesse do paciente na própria recuperação. . . ” (Joanna de ngelis – Divaldo P. Franco – Conflitos Existenciais)

“O dependente químico é, como todos nós, um ser possuidor de livre-arbítrio, que não

“O dependente químico é, como todos nós, um ser possuidor de livre-arbítrio, que não reúne ainda reservas morais suficientes para não se deixar escravizar pelo uso de substâncias tóxicas. . . ” Relato e Alertas dos Jovens do Além – Autores Diversos – Depto de Infância e Juventude FEEES

“O Espírito sobrevive ao corpo, e a alma atormentada pelo vício leva consigo todos

“O Espírito sobrevive ao corpo, e a alma atormentada pelo vício leva consigo todos os sentimentos e desejos. . . ” Relato e Alertas dos Jovens do Além – Autores Diversos – Depto de Infância e Juventude FEEES

VISÃO ESPÍRITA CAUSA DA PRÉ-DISPOSIÇÃO FÍSICA AS DROGAS LIBERAM COMPONENTES TÓXICOS IMPREGNANDO O PERISPÍRITO

VISÃO ESPÍRITA CAUSA DA PRÉ-DISPOSIÇÃO FÍSICA AS DROGAS LIBERAM COMPONENTES TÓXICOS IMPREGNANDO O PERISPÍRITO POR LONGO TEMPO. ONDE ESTA REGISTRADO A NOSSA MEMÓRIA. AO REENCARNAR, O PERISPÍRITO PLASMA NO NOVO CORPO FÍSICO, A PRÉ-DISPOSIÇÃO FÍSICA. DETECTADA HOJE PELA CIÊNCIA. (PSIQUIATRIA EM FACE DA REENCARNAÇÃO DR. INÁCIO FERREIRA) AS ENFERMIDADES CONGÊNITAS OU HEREDITÁRIAS NADA MAIS SÃO QUE REFLEXOS DA POSIÇÃO INFELIZ A QUE NOS CONDUZIMOS NO PASSADO. (PENSAMENTO E VIDA - EMMANUEL)

“O conhecimento do Espiritismo e do amor do Cristo são oportunidades de aprimoramento moral.

“O conhecimento do Espiritismo e do amor do Cristo são oportunidades de aprimoramento moral. Nos ensinam de onde viemos, por que sofremos e para onde vamos. . . Gerando reflexões sobre as causas e consequências do uso de substâncias tóxicas. . . ” Relato e Alertas dos Jovens do Além – Autores Diversos – Depto de Infância e Juventude FEEES

O Problema da Dependência! “Inicia-se… pelo aperitivo inocente. . . Repete-se… pelo hábito social.

O Problema da Dependência! “Inicia-se… pelo aperitivo inocente. . . Repete-se… pelo hábito social. . . Impõe-se… aos poucos como necessidade… Converte-se… em dominação absoluta pela dependência. ” (Joanna de Angelis – Após a Tempestade – Divaldo Franco)

“Diante de toda e qualquer desarmonia do mundo afetivo, seja com quem for e

“Diante de toda e qualquer desarmonia do mundo afetivo, seja com quem for e como for, colocai-vos, em pensamento, no lugar dos acusados, analisando as vossas tendências mais íntimas e, após verificardes se estais em condições de censurar alguém escutai o apelo do Cristo. . . Amai-vos uns aos outros, como eu vos amei. ” (André Luiz – Sexo e Destino)

(Item 16, Cap X, do ESE)

(Item 16, Cap X, do ESE)

O girassol tem esse nome por acompanhar o movimento do sol, mas o motivo

O girassol tem esse nome por acompanhar o movimento do sol, mas o motivo por trás disso sempre intrigou os cientistas. Jesus não disse “BRILHE A VOSSA LUZ”? Um estudo publicado na revista Science por uma equipe da Davis University of Califórnia revela alguns dos segredos do movimento do girassol. E tem tudo a ver com o ritmo circadiano. Os girassóis começam o dia virados de frente para o sol, no leste. Conforme as horas vão passando, a flor o acompanha até oeste. De noite elas giram de volta para o leste, recomeçando o ciclo. O movimento tem um propósito bem específico: segundo a pesquisa, essa estratégia garante um estímulo no crescimento e atrai mais insetos para polinizar. O ritmo circadiano da flor espelha aquilo que é visto em outros animais, inclusive nos humanos. Mesmo quando exposto à luz artificial, o girassol faz o movimento num ciclo constante. De acordo com os cientistas, é a primeira evidência do tipo que mostra o efeito no crescimento da flor. Não temos certeza se isso funcionaria da mesma forma em humanos, mas acho que vale uma tentativa.

“Reconhece-se o verdadeiro espírita pela sua transformação moral e pelos esforços que emprega para

“Reconhece-se o verdadeiro espírita pela sua transformação moral e pelos esforços que emprega para domar suas inclinações más. . . ” (Evangelho Segundo o Espiritismo)

“Tudo me é lícito, mas nem tudo me convém. . . ” (Evangelho Segundo

“Tudo me é lícito, mas nem tudo me convém. . . ” (Evangelho Segundo o Espiritismo)

EU CREIO NUM MUNDO MELHOR

EU CREIO NUM MUNDO MELHOR

Na Realidade

Na Realidade

EU CREIO NUM MUNDO MELHOR

EU CREIO NUM MUNDO MELHOR

“Tudo é possível àquele que crê. . . ” (Jesus – Marcos 9 -23)

“Tudo é possível àquele que crê. . . ” (Jesus – Marcos 9 -23)

A NOSSA MENTE É O QUE NOS DEFINE ?

A NOSSA MENTE É O QUE NOS DEFINE ?

A MAIORIA DAS PESSOAS , DEIXA O PENSAMENTO CORRER LIVREMENTE, AO SABOR DAS IMPRESSÕES

A MAIORIA DAS PESSOAS , DEIXA O PENSAMENTO CORRER LIVREMENTE, AO SABOR DAS IMPRESSÕES QUE EMERGEM DO SEU INSCONSCIENTE E DAS INFLUÊNCIAS EXTERIORES.

 SEJA NA ALEGRIA, SEJA NA DOR. . .

SEJA NA ALEGRIA, SEJA NA DOR. . .

A reforma íntima, consiste num processo de aprimoramento dos atributos do EU, através do

A reforma íntima, consiste num processo de aprimoramento dos atributos do EU, através do exercício de elevar os pensamentos, os sentimentos e as ações com o objetivo final de aprender a “amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo, assim como a si mesmo”.

VÍCIOS E DELITOS – Joanna de Angelis- 40

VÍCIOS E DELITOS – Joanna de Angelis- 40

Precisamos revisar nossas concepções sobre os vícios. Não podemos entendê-los como uma problemática que

Precisamos revisar nossas concepções sobre os vícios. Não podemos entendê-los como uma problemática que abrange, exclusivamente, delinquentes e vadios. Em verdade, viciados são todos aqueles que se enfraqueceram diante da vida e se refugiaram na dependência de pessoas ou substância. Hammed – As Dores da Alma

Qual o meio prático mais eficaz que o homem tem de se melhorar nesta

Qual o meio prático mais eficaz que o homem tem de se melhorar nesta vida e de resistir ao arrastamento do mal? “Um sábio da Antiguidade vos disse: Conhece-te a ti mesmo. ” O Livro dos Espíritos – Questão 919 Page 46

“Embora Sócrates não seja o autor da frase “Conhece-te a ti mesmo "ele a

“Embora Sócrates não seja o autor da frase “Conhece-te a ti mesmo "ele a imortalizou. O grande filósofo ateniense deparou-se com a expressão ao visitar o Santuário de Delfos. No pórtico do grande templo esta escrito “O homem, conhece-te a ti mesmo e conhecerás os deuses e o universo” Cultivo das Emoções – Conhece-te a ti mesmo – Marlon Reikdal Page 47

“O filosofo ensinou a humanidade a questionar, muito mais que se preocupar com respostas,

“O filosofo ensinou a humanidade a questionar, muito mais que se preocupar com respostas, que geralmente são superficiais. Por meio de novas perguntas chega-se a descobertas mais profundas e verdadeiras a respeito de nós mesmos. A questão essencial é: “ Quem Sou Eu”? ” Cultivo das Emoções – Conhece-te a ti mesmo – Marlon Reikdal Page 48

“Desconhecemos nosso mundo íntimo, nos tornamos expertos em olhar para fora. Exploramos o universo

“Desconhecemos nosso mundo íntimo, nos tornamos expertos em olhar para fora. Exploramos o universo e conhecemos as estrelas distantes, mas ainda não possuímos lentes de olhar o nosso próprio mundo interno Espelho da Alma: Uma Jornada Terapêutica – Cap. 8 – O autodescobrimento e o significado existencial – Núcleo de estudos psicológicos Joanna D´ ngelis Page 49

“Joanna D´ ngelis esclarece a importância dessa decisão: “ A necessidade, portanto, do autodescobrimento,

“Joanna D´ ngelis esclarece a importância dessa decisão: “ A necessidade, portanto, do autodescobrimento, em uma panorâmica racional torna-se inadiável, a fim de favorecer a recuperação, quando em estado de desarmonia, ou crescimento, se portador de valores intrínsecos latentes. Autodescobrimento: Uma Busca Interior. Psicografia do médium Divaldo Franco Espelho da Alma: Uma Jornada Terapêutica – Cap. 8 / O autodescobrimento e o significado existencial / Núcleo de estudos Page 50 psicológicos Joanna D´ ngelis

Enquanto não se conscientize das próprias possibilidades, o indivíduo aturde-se em conflitos de natureza

Enquanto não se conscientize das próprias possibilidades, o indivíduo aturde-se em conflitos de natureza destrutiva, ou foge espetacularmente para estados depressivos, mergulhando em psicoses de vária ordem, que o dominam e inviabilizam a sua evolução, pelo menos momentaneamente”” Autodescobrimento: Uma Busca Interior. Psicografia do médium Divaldo Franco Espelho da Alma: Uma Jornada Terapêutica – Cap. 8 / O autodescobrimento e o significado existencial / Núcleo de estudos Page 51 psicológicos Joanna D´ ngelis

“Sem o autodescobrimento, a transformação é superficial. Podemos nos adequar completamente às exigências e

“Sem o autodescobrimento, a transformação é superficial. Podemos nos adequar completamente às exigências e seguir todas as recomendações externar do Centro Espírita, sem promover qualquer modificação interior verdadeira. Por isso, continuamos a ser arrastados pelo mal. ” Cultivo das Emoções – Conhece-te a ti mesmo – Marlon Reikdal Page 52

Page 53

Page 53

Quem deseja descobrir-se, quem deseja melhorar, precisa estar disposto a trabalhar em uma reconstrução

Quem deseja descobrir-se, quem deseja melhorar, precisa estar disposto a trabalhar em uma reconstrução pessoal, porque será necessário demolir paredes, arrancar cerâmicas, trocar a iluminação, para que no final o desafio tenha sido cumprido. Page 54

Cultivo das Emoções – Conhece-te a Ti Mesmo – Marlon Reikdal Page 55

Cultivo das Emoções – Conhece-te a Ti Mesmo – Marlon Reikdal Page 55

“O contato com a sombra obriganos a descobrir um homem novo, menor, menos importante,

“O contato com a sombra obriganos a descobrir um homem novo, menor, menos importante, porém mais verdadeiro” Cultivo das Emoções – Conhece-te a Ti Mesmo – Marlon Reikdal Page 56

“. . . a sombra, significando o lado escuro da personalidade, pode ser analisada

“. . . a sombra, significando o lado escuro da personalidade, pode ser analisada como herança dos atos ignóbeis ou infelizes que o Espírito gostaria de esquecer ou negar, mas que prosseguem em mecanismo de punição, dando lugar a conflitos e complexos perturbadores, expressando-se de forma densa. Os arquétipos junguianos - Triunfo Pessoal – Divaldo Franco – Joanna D´Angelis (Espirito) Page 57

TERMINANDO MINHA PARTE!

TERMINANDO MINHA PARTE!

SEJAMOS DIFERENTES!

SEJAMOS DIFERENTES!

Até mais. . .

Até mais. . .